Percepção dos impactos ambientais causados pelos dejetos da suinocultura na área do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Rio Pomba, Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Marconi Furtado
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12425
Resumo: Diante do contínuo e crescente desenvolvimento da prática da suinocultura em confinamento, que é considerada pelos órgãos de fiscalização ambiental como de alto potencial poluidor, este trabalho foi realizado como forma de contribuição para uma formação consciente dos alunos matriculados no curso Técnico em Zootecnia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba/MG, tendo como objetivo geral fornecer subsídios para uma maior interação do processo educacional do CEFET - Rio Pomba e o mercado de trabalho, nas atividades relacionadas à suinocultura. Para este fim, foram selecionados os alunos matriculados no 3º ano do curso técnico com formação em Zootecnia, cuja matriz curricular aborda de forma mais ampla e evidente o estudo da suinocultura. A turma foi composta por 34 alunos, que constituíram o universo possível da pesquisa. O estudo proposto compreendeu o desenvolvimento das atividades em 3 etapas. Na etapa 1 procurou-se diagnosticar o nível de percepção que os alunos possuem a respeito dos danos e benefícios que os dejetos oriundos da exploração das atividades da suinocultura no CEFET causam ao meio ambiente. Na etapa 2 foram desenvolvidos estudos junto aos alunos, permitindo-se identificar os impactos ambientais, relacionando ações, componentes ambientais, e coletando informações sobre as técnicas mais adequadas para a ponderação relativa dos impactos. Na etapa 3 procurou-se reavaliar o nível de percepção individual quanto aos impactos ambientais negativos e positivos. Os resultados observados neste estudo apontaram uma falha no conteúdo curricular do curso Técnico com formação em Zootecnia. Comprovou-se que os alunos formandos neste curso possuem uma visão reducionista a respeito dos impactos ambientais gerados pelos dejetos oriundos da suinocultura, dificultando o entendimento e a visão do futuro profissional em relação aos impactos causados por esta prática, visto que, o mercado de trabalho e os órgãos de fiscalização ambiental vêm se tornando cada vez mais exigentes no controle dos danos ao meio ambiente. A intervenção didática relacionada à questão ambiental permitiu aos alunos uma visão ampliada quanto aos efeitos que esta prática proporciona. Em conseqüência dos estudos realizados e dos resultados obtidos, fazem-se necessárias propostas pedagógicas. Uma ação pedagógica interdisciplinar torna-se de grande importância, pois a educação ambiental é um tema contextualizado, sistêmico, e está inserido na formação integral do técnico para o exercício da cidadania, respeitando todas as formas de vida, e se posicionando de forma ativa quanto aos processos de transformação social-políticoeconômico. Este trabalho buscou a formação da sinergia entre educação, produção e qualidade de vida.
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Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2006.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12425Diante do contínuo e crescente desenvolvimento da prática da suinocultura em confinamento, que é considerada pelos órgãos de fiscalização ambiental como de alto potencial poluidor, este trabalho foi realizado como forma de contribuição para uma formação consciente dos alunos matriculados no curso Técnico em Zootecnia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba/MG, tendo como objetivo geral fornecer subsídios para uma maior interação do processo educacional do CEFET - Rio Pomba e o mercado de trabalho, nas atividades relacionadas à suinocultura. Para este fim, foram selecionados os alunos matriculados no 3º ano do curso técnico com formação em Zootecnia, cuja matriz curricular aborda de forma mais ampla e evidente o estudo da suinocultura. A turma foi composta por 34 alunos, que constituíram o universo possível da pesquisa. O estudo proposto compreendeu o desenvolvimento das atividades em 3 etapas. Na etapa 1 procurou-se diagnosticar o nível de percepção que os alunos possuem a respeito dos danos e benefícios que os dejetos oriundos da exploração das atividades da suinocultura no CEFET causam ao meio ambiente. Na etapa 2 foram desenvolvidos estudos junto aos alunos, permitindo-se identificar os impactos ambientais, relacionando ações, componentes ambientais, e coletando informações sobre as técnicas mais adequadas para a ponderação relativa dos impactos. Na etapa 3 procurou-se reavaliar o nível de percepção individual quanto aos impactos ambientais negativos e positivos. Os resultados observados neste estudo apontaram uma falha no conteúdo curricular do curso Técnico com formação em Zootecnia. Comprovou-se que os alunos formandos neste curso possuem uma visão reducionista a respeito dos impactos ambientais gerados pelos dejetos oriundos da suinocultura, dificultando o entendimento e a visão do futuro profissional em relação aos impactos causados por esta prática, visto que, o mercado de trabalho e os órgãos de fiscalização ambiental vêm se tornando cada vez mais exigentes no controle dos danos ao meio ambiente. A intervenção didática relacionada à questão ambiental permitiu aos alunos uma visão ampliada quanto aos efeitos que esta prática proporciona. Em conseqüência dos estudos realizados e dos resultados obtidos, fazem-se necessárias propostas pedagógicas. Uma ação pedagógica interdisciplinar torna-se de grande importância, pois a educação ambiental é um tema contextualizado, sistêmico, e está inserido na formação integral do técnico para o exercício da cidadania, respeitando todas as formas de vida, e se posicionando de forma ativa quanto aos processos de transformação social-políticoeconômico. Este trabalho buscou a formação da sinergia entre educação, produção e qualidade de vida.With respect to the continuing and growing development of the practice of pig farming (swine-culture) in confinement, which is considered by environmental fiscal organs as a potentially high polluter, this paper was realized as a kind of contribution to the conscious formation of students enrolled in the course Técnico in Zootecnia at Federal Center of Technological Education (CEFET) in Rio Pomba, Minas Gerais, which has as its general objective to provide subsidies for greater interaction in the educational process at CEFET in Rio Pomba, the job market, and in activities related to pig farming. For this end, students enrolled in the third year of the technical course with instruction in Zootecnia, whose core curriculum approaches the study of swine-culture in a wider and more evident way, were selected. The group was composed of 34 students, which constitutes the possible universe of research. The study proposed included the development of the activities in three stages. The first stage sought to diagnose the level of awareness that the students possess with respect to the damages and benefits to the environment caused by biological waste stemming from swine culture activities at CEFET. In the second stage, studies were developed together with the students, which permitted the identification of environmental impacts, the relation of actions and environmental components, the collection of information about the most adequate techniques for the consideration of the impacts. The third stage sought to re-evaluate individual awareness levels of positive and negative environmental impacts. The results observed in this study point to a failure in the curriculum content of the Technical course with instruction in Zootecnia. It was proven that the students who graduated in this course posses a reduced vision with respect to the environmental impacts generated by biological waste originating from pig farming, impeding the understanding and the vision of the future professional in relation to the impacts caused by this practice, seeing that, the job market and the environmental fiscal organs are becoming more and more demanding in the control of environmental damages. The didactic intervention, related to the environmental issue, allowed the students an enlarged vision of the effects of this practice. As a consequence of the studies realized and results obtained, some necessary pedagogical proposals are made. An interdisciplinary pedagogical action becomes of great importance, for environmental education is a contextual theme, systemic, and is inserted in the complete formation of the professional for the exercise of citizenship, the respecting all forms of life, and the positioning oneself in an active way with respect to the process of social political and economic change. This paper sought the formation of synergy between education, production and quality of life.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiasuinocultura em confinamentoimpactos ambientaispercepção ambientaleducação agrícola.pig farming in confinementenvironmental impactsenvironmental awarenessagricultural education.EducaçãoPercepção dos impactos ambientais causados pelos dejetos da suinocultura na área do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Rio Pomba, Minas GeraisPerception of environmental impacts caused pig farming residues at the Federal Center of Technological Education (CEFET), Rio Pomba, Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3621/2006%20-%20Marconi%20Furtado%20Coelho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17692/2006%20-%20Marconi%20Furtado%20Coelho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24032/2006%20-%20Marconi%20Furtado%20Coelho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30383/2006%20-%20Marconi%20Furtado%20Coelho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36775/2006%20-%20Marconi%20Furtado%20Coelho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43185/2006%20-%20Marconi%20Furtado%20Coelho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49549/2006%20-%20Marconi%20Furtado%20Coelho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55972/2006%20-%20Marconi%20Furtado%20Coelho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/104Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:30Z (GMT). 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