Ensaios: achados e perdidos de uma pesquisa entre formação de professores e relações interraciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria José da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13042
Resumo: Esta pesquisa é um trabalho com narrativas e se desenvolve no campo dos estudos da educação para as relações étnico- raciais. Os esforços implicados neste trabalho se deram na tentativa para compreender um pouco melhor aspectos do racismo brasileiro impregnados nos cotidianos das escolas, da educação e nos processos de subjetivação. Para isto, encontrei com cinco professoras que lecionam em escolas da Baixada Fluminense- Ana, Cláudia, Letícia, Vaniele e Cislene - com a intenção de que elas oferecessem pistas de como as discussões e aplicações da Lei 10.639/03 vem se dando nas escolas onde atuam. No entanto, os encontros trouxeram muitas inquietações. Uma delas foi ver que esta pesquisa não daria um passo sequer sem a minha presença dentro dela. E que fui atrás das professoras muito mais com o intuito de buscar nelas aquilo que não teria coragem de falar. Esta pesquisa, então, trata das implicações dos encontros entre as minhas dificuldades em assumir a dificuldade racial e com as dificuldades de outros professores com a problemática da negação e do silenciamento do racismo. Só foi possível dar corpo a esta narrativa assumindo riscos e reivindicando o ensaio como linguagem da experiência (LARROSA, 2012; SKLIAR, 2012). Autores como Gomes (2005), Oliveira (2012), Sodré (1999) e Munanga (2005) me ajudaram a pensar que a questão racial é uma tarefa de puxar vários fios, pois é uma discussão que se liga a um terreno muito delicado: as nossas representações e os nossos valores sobre o negro na sociedade. E que mexer com certas imagens é o grande desafio da educação como estratégia na luta contra o racismo. O maior esforço desta pesquisa se vincula, assim, a um dos maiores esforços que o campo das relações étnico-raciais enfrenta – romper com os acordos de silenciamentos. Assim, é importante que se fale do racismo, de como ele se encarna nas nossas vidas, tecendo redes com experiências de diversos sujeitos que nos mostrem o racismo em suas diversas faces, dando passos para combatê-lo pela raiz.
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Os esforços implicados neste trabalho se deram na tentativa para compreender um pouco melhor aspectos do racismo brasileiro impregnados nos cotidianos das escolas, da educação e nos processos de subjetivação. Para isto, encontrei com cinco professoras que lecionam em escolas da Baixada Fluminense- Ana, Cláudia, Letícia, Vaniele e Cislene - com a intenção de que elas oferecessem pistas de como as discussões e aplicações da Lei 10.639/03 vem se dando nas escolas onde atuam. No entanto, os encontros trouxeram muitas inquietações. Uma delas foi ver que esta pesquisa não daria um passo sequer sem a minha presença dentro dela. E que fui atrás das professoras muito mais com o intuito de buscar nelas aquilo que não teria coragem de falar. Esta pesquisa, então, trata das implicações dos encontros entre as minhas dificuldades em assumir a dificuldade racial e com as dificuldades de outros professores com a problemática da negação e do silenciamento do racismo. Só foi possível dar corpo a esta narrativa assumindo riscos e reivindicando o ensaio como linguagem da experiência (LARROSA, 2012; SKLIAR, 2012). Autores como Gomes (2005), Oliveira (2012), Sodré (1999) e Munanga (2005) me ajudaram a pensar que a questão racial é uma tarefa de puxar vários fios, pois é uma discussão que se liga a um terreno muito delicado: as nossas representações e os nossos valores sobre o negro na sociedade. E que mexer com certas imagens é o grande desafio da educação como estratégia na luta contra o racismo. O maior esforço desta pesquisa se vincula, assim, a um dos maiores esforços que o campo das relações étnico-raciais enfrenta – romper com os acordos de silenciamentos. Assim, é importante que se fale do racismo, de como ele se encarna nas nossas vidas, tecendo redes com experiências de diversos sujeitos que nos mostrem o racismo em suas diversas faces, dando passos para combatê-lo pela raiz.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESLa investigación es un trabajo con narraciones y se desarrolla en el campo de los estudios de la educación para las relaciones étnico-raciales. Los esfuerzos involucrados en esta investigación se dan en un intento de comprender un poco mejor los aspectos del racismo brasileño impregnadas diariamente en la escuela, en la educación, y en los procesos de subjetividad. Para esto, he encontrado cinco profesoras que enseñan en las escuelas de la Baixada Fluminense – Ana, Cláudia, Letícia, Vaniele e Cislene – con la intención de que ofrecerían pistas sobre como las discusiones y aplicaciones de la Ley 10.639/03 ha estado sucediendo en las escuelas donde trabajan. Sin embargo, las reuniones levantaron muchos cuestionamientos. Uno de ellos, fue que la investigación no iba a caminar un solo paso sin mi presencia. Y que busqué las profesoras mucho más con el fin de conseguir lo que yo no tendría coraje para decir. La investigación, entonces, aborda las implicaciones de las reuniones entre mis dificultades en la toma de la dificultad racial y con las dificultades de otros profesores con la problemática de la negación y del silenciamiento del racismo. Sólo fue posible dar contenido a este trabajo asumiendo riesgos y reivindicando el ensayo como lenguaje de la experiencia (LARROSA, 2012; SKLIAR, 2012). Autores como Gomes (2005) e Munanga (2005) me ayudaron a pensar que la cuestión racial es una tarea que mueve muchos hilos, pues es una discusión que se conecta a un campo muy delicado: las nuestras representaciones y los nuestros valores acerca del negro en la sociedad. Y meterse con ciertas imágenes es el gran desafío de la educación como estrategia en la lucha en contra el racismo. Lo mayor esfuerzo de esta investigación se vincula, todavía, por uno de los mayores esfuerzos que el campo de las relaciones étnico-raciales enfrenta – romper con los acuerdos de silenciamientos. Por lo tanto, es importante que se hable del racismo, sobre la forma en que encarna en nuestras vidas, la construcción de redes con experiencias de diversos sujetos que nos muestran el racismo y sus diferentes matices, caminando para combatirlo desde la raízapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEducaçãoRelações RaciaisFormação de ProfessoresEducaciónRelaciones RacialesFormación del ProfesoresEducaçãoEnsaios: achados e perdidos de uma pesquisa entre formação de professores e relações interraciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Nilda; LEITE, R.G. A necessidade da orientação coletiva nos estudos sobre cotidiano — duas experiências. Revista Portuguesa de Educação. 2001. Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37414203>. Acesso em: 19 mar. 2015. 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description Esta pesquisa é um trabalho com narrativas e se desenvolve no campo dos estudos da educação para as relações étnico- raciais. Os esforços implicados neste trabalho se deram na tentativa para compreender um pouco melhor aspectos do racismo brasileiro impregnados nos cotidianos das escolas, da educação e nos processos de subjetivação. Para isto, encontrei com cinco professoras que lecionam em escolas da Baixada Fluminense- Ana, Cláudia, Letícia, Vaniele e Cislene - com a intenção de que elas oferecessem pistas de como as discussões e aplicações da Lei 10.639/03 vem se dando nas escolas onde atuam. No entanto, os encontros trouxeram muitas inquietações. Uma delas foi ver que esta pesquisa não daria um passo sequer sem a minha presença dentro dela. E que fui atrás das professoras muito mais com o intuito de buscar nelas aquilo que não teria coragem de falar. Esta pesquisa, então, trata das implicações dos encontros entre as minhas dificuldades em assumir a dificuldade racial e com as dificuldades de outros professores com a problemática da negação e do silenciamento do racismo. Só foi possível dar corpo a esta narrativa assumindo riscos e reivindicando o ensaio como linguagem da experiência (LARROSA, 2012; SKLIAR, 2012). Autores como Gomes (2005), Oliveira (2012), Sodré (1999) e Munanga (2005) me ajudaram a pensar que a questão racial é uma tarefa de puxar vários fios, pois é uma discussão que se liga a um terreno muito delicado: as nossas representações e os nossos valores sobre o negro na sociedade. E que mexer com certas imagens é o grande desafio da educação como estratégia na luta contra o racismo. O maior esforço desta pesquisa se vincula, assim, a um dos maiores esforços que o campo das relações étnico-raciais enfrenta – romper com os acordos de silenciamentos. Assim, é importante que se fale do racismo, de como ele se encarna nas nossas vidas, tecendo redes com experiências de diversos sujeitos que nos mostrem o racismo em suas diversas faces, dando passos para combatê-lo pela raiz.
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