Políticas de formação docente de Seropédica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomez, Lucas Gabriel Franco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13028
Resumo: A Baixada Fluminense tem sido marcada por grandes desigualdades sociais e barreiras aos exercícios dos direitos sociais básicos. Ela é vista como um lugar perigoso, com uma imagem negativa construída e consolidada pela mídia. Na busca por atores capazes de atuarem na mudança de um terreno repleto de mazelas sociais, é dada importância significativa à educação e à escola. Partiu-se do pressuposto básico de que o trabalho educacional é o resultado de políticas públicas e de boa formação docente, ou seja, ele depende de como ela é percebida pelos governantes e moldada pela legislação. A concepção de política educacional brasileira no campo da formação e qualificação docente traz ao longo da história, tentativas frágeis de melhorias, elaboradas sem a participação efetiva da população escolar, distantes da realidade concreta e do cotidiano dos professores. Almejam tornar-se uma proposta uniforme, normativa e norteadora da ação comum. Contudo, são fortemente marcadas pelo burocratismo da organização educacional, pela contraposição entre teoria e prática, pela desarticulação e descontinuidade. A presente dissertação se inseriu nesta problemática. Foi constatado que a maioria dos estudos versando sobre a formação de professores concentra-se basicamente na análise das diretrizes políticas nacionais e poucos enfocam esta realidade em cidades pequenas. Diante disto, objetivou-se identificar como as políticas nacionais de formação docente foram (re) formuladas em Seropédica e quais foram suas repercussões. Em outras palavras, identificar as repercussões das políticas nacionais na legislação municipal e os impactos dos dispositivos legais municipais no processo de formação dos professores da rede de ensino de Seropédica. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa, estruturada em um levantamento dos dispositivos legais de formação municipal de 1997 a 2016 e na realização de entrevistas semiestruturadas para captar as percepções e posições da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - Núcleo Seropédica/Paracambi sobre estas leis. Este estudo teve como referencial teórico a abordagem do ciclo de políticas de Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994) e os estudos de Bourdieu, compreendendo o processo político-educativo como uma forma de disputa de poder. Foi construído também a partir das considerações de Saviani sobre formação de professores. No capítulo 1 foi feita uma retomada dos principais dispositivos nacionais de formação de 1827 a 1988. O capítulo 2 compreendeu uma conceituação das políticas de formação considerando as especificidades do processo legislativo, as contribuições da teoria de Bourdieu e da abordagem do ciclo de políticas. No capítulo 3 foram estudadas as políticas nacionais de formação docente mais recentes de 1988 a 2016. No capítulo 4 foram apresentados os resultados da pesquisa de campo com a análise das políticas de formação docente de Seropédica. Concluiu-se que as ações do Governo Municipal buscaram cumprir formalmente a legislação nacional, contudo sem dar um encaminhamento efetivo para a questão dos professores. As políticas municipais de formação reproduziram a descontinuidade histórica do país presente desde as primeiras iniciativas formativas nacionais do século XVIII, mantidas no século XIX através de sua manutenção legislativa e ainda presentes no século XX.
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Na busca por atores capazes de atuarem na mudança de um terreno repleto de mazelas sociais, é dada importância significativa à educação e à escola. Partiu-se do pressuposto básico de que o trabalho educacional é o resultado de políticas públicas e de boa formação docente, ou seja, ele depende de como ela é percebida pelos governantes e moldada pela legislação. A concepção de política educacional brasileira no campo da formação e qualificação docente traz ao longo da história, tentativas frágeis de melhorias, elaboradas sem a participação efetiva da população escolar, distantes da realidade concreta e do cotidiano dos professores. Almejam tornar-se uma proposta uniforme, normativa e norteadora da ação comum. Contudo, são fortemente marcadas pelo burocratismo da organização educacional, pela contraposição entre teoria e prática, pela desarticulação e descontinuidade. A presente dissertação se inseriu nesta problemática. Foi constatado que a maioria dos estudos versando sobre a formação de professores concentra-se basicamente na análise das diretrizes políticas nacionais e poucos enfocam esta realidade em cidades pequenas. Diante disto, objetivou-se identificar como as políticas nacionais de formação docente foram (re) formuladas em Seropédica e quais foram suas repercussões. Em outras palavras, identificar as repercussões das políticas nacionais na legislação municipal e os impactos dos dispositivos legais municipais no processo de formação dos professores da rede de ensino de Seropédica. Para isto foi realizada uma pesquisa qualitativa, estruturada em um levantamento dos dispositivos legais de formação municipal de 1997 a 2016 e na realização de entrevistas semiestruturadas para captar as percepções e posições da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - Núcleo Seropédica/Paracambi sobre estas leis. Este estudo teve como referencial teórico a abordagem do ciclo de políticas de Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994) e os estudos de Bourdieu, compreendendo o processo político-educativo como uma forma de disputa de poder. Foi construído também a partir das considerações de Saviani sobre formação de professores. No capítulo 1 foi feita uma retomada dos principais dispositivos nacionais de formação de 1827 a 1988. O capítulo 2 compreendeu uma conceituação das políticas de formação considerando as especificidades do processo legislativo, as contribuições da teoria de Bourdieu e da abordagem do ciclo de políticas. No capítulo 3 foram estudadas as políticas nacionais de formação docente mais recentes de 1988 a 2016. No capítulo 4 foram apresentados os resultados da pesquisa de campo com a análise das políticas de formação docente de Seropédica. Concluiu-se que as ações do Governo Municipal buscaram cumprir formalmente a legislação nacional, contudo sem dar um encaminhamento efetivo para a questão dos professores. As políticas municipais de formação reproduziram a descontinuidade histórica do país presente desde as primeiras iniciativas formativas nacionais do século XVIII, mantidas no século XIX através de sua manutenção legislativa e ainda presentes no século XX.The Baixada Fluminense has been marked by great social inequalities and barriers to the exercise of basic social rights. It is seen as a dangerous place, with a negative image built and consolidated by the media. In the search for actors able to act in the change of a terrain full of social ills, significant importance is given to education and school. It started from the basic assumption that educational work is the result of public policies and good teacher training, it depends on how it is perceived by the rulers and shaped by legislation. The conception of Brazilian educational policy in the field of teacher education and qualification brings throughout history fragile attempts at improvement, elaborated without the effective participation of the school population, far from the concrete reality and daily life of teachers. They aim to become a uniform, normative and guiding proposal for common action. However, they are strongly marked by the bureaucracy of educational organization, by the contrast between theory and practice, by disarticulation and discontinuity. The present dissertation was inserted in this problematic. It was found that most of the studies dealing with teacher training are basically focused on the analysis of national policy guidelines and few focus on small cities. In view of this, the objective was to identify how the national policies of teacher education were (re) formulated in Seropédica and what their repercussions were. In other words, to identify the repercussions of the national policies in the municipal legislation and the impacts of the municipal legal devices in the process of formation of the teachers of the education network of Seropédica. For this, a qualitative research was carried out, structured in a survey of the legal devices of municipal formation from 1997 to 2016 and in the accomplishment of semistructured interviews to capture the perceptions and positions of the Municipal Secretary of Education, Culture and Sport and of the State Union of the Professionals of Education - Core Seropédica / Paracambi on these laws. This study has as theoretical reference the policy cycle approach of Bowe, Ball and Gold (1992) and Ball (1994) and Bourdieu's studies, understanding the political-educational process as a form of power dispute. It was also constructed from Saviani's considerations on teacher training. In chapter 1, a resumption of the main national training schemes was made from 1827 to 1988. Chapter 2 comprised a conceptualization of training policies considering the specificities of the legislative process, the contributions of Bourdieu's theory and the policy cycle approach. In chapter 3 the most recent national teacher training policies were studied from 1988 to 2016. In chapter 4 the results of the field research were analyzed with the analysis of the education policies of Seropédica. It was concluded that the actions of the Municipal Government sought to formally comply with national legislation, however without giving an effective referral to the question of teachers. The municipal policies of formation reproduced the historical discontinuity of the present country since the first national formative initiatives of the eighteenth century, maintained in the nineteenth century through its legislative maintenance and still present in the twentieth century.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de Educaçãociclo de políticasdisputa de poderformação de professorespolicy cyclepower struggleteacher trainingEducaçãoPolíticas de formação docente de SeropédicaSeropédica teacher education policiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8549/2017%20-%20Lucas%20Gabriel%20Franco%20Gomez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15432/2017%20-%20Lucas%20Gabriel%20Franco%20Gomez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21734/2017%20-%20Lucas%20Gabriel%20Franco%20Gomez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28118/2017%20-%20Lucas%20Gabriel%20Franco%20Gomez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34496/2017%20-%20Lucas%20Gabriel%20Franco%20Gomez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40884/2017%20-%20Lucas%20Gabriel%20Franco%20Gomez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47240/2017%20-%20Lucas%20Gabriel%20Franco%20Gomez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53662/2017%20-%20Lucas%20Gabriel%20Franco%20Gomez.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2442Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-09-13T21:15:39Z No. of bitstreams: 1 2017 - Lucas Gabriel Franco Gomez.pdf: 2229201 bytes, checksum: c7e8fcf98fa1e47bea92cbe2d0345a6d (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-13T21:15:39Z (GMT). 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