Festivais RTP e festivais da MPB: entre a tradição e a modernidade (1964-1975)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10080 |
Resumo: | Nesta pesquisa, que tem por tema os festivais da canção do Brasil e de Portugal, dentro de um recorte cronológico delimitado entre 1964 e 1975, pretende-se evidenciar tudo aquilo que, na música criada e produzida no contexto dos Festivais RTP e dos Festivais da MPB, associa-se à “tradição” nacional e/ou corresponde à “modernidade”. A intenção, no entanto, não é demonstrar apenas os momentos em que a “tradição” e a “modernidade” se apresentam separadamente, mas também, e especialmente, aqueles nos quais estes elementos se entrecruzam. Mais especificamente, procura-se demonstrar que as grandes composições apresentadas nos festivais, ou seja, as canções mais simbólicas e representativas deste período passam pelo crivo da “tradição” e da “modernidade”, ou, ao menos, passam por este dualismo, entrelaçando esses componentes, o que produz novas formas, hibridizadas, sincretizadas, de modo inovador e renovador para o cancioneiro destes países. Por meio de um estudo de caso, que tem por intuito identificar possíveis hiatos existentes em um determinado objeto a ser pesquisado, e de uma análise comparada, valendo-se de um método relacional, que permite observar duas realidades distintas e, mais propriamente, suas semelhanças e diferenças, esta pesquisa se dispõe a comprovar que a musicalidade surgida nos festivais da canção origina uma “fórmula” que se caracteriza ao mesmo tempo como moderna e tradicional. No Brasil, o resultado destes cruzamentos logo foi chamado de Moderna Música Popular Brasileira, ganhando a sigla MMPB, depois MPB, vertente que se consolidou e ainda hoje é sinônimo de “brasilidade” e representa o que se reconhece como melhor na música brasileira. Em Portugal, as inovadoras canções apresentadas trouxeram a “nova música portuguesa” para o palco dos festivais, alcançando maior projeção, conquistando os portugueses e disputando o público europeu através do Festival Eurovisão, e, mesmo não tendo configurado um gênero ou uma vertente musical específica, manteve todos os requisitos para tanto e para a legítima representação de uma “portugalidade”, de uma “identidade nacional portuguesa”. O objetivo desta pesquisa, portanto, é demonstrar que o cruzamento entre a “tradição” e a “modernidade” foi o molde utilizado pelas canções mais emblemáticas dos festivais, constituindo uma “fórmula” para a produção musical que se tornou ponto de convergência na música popular destes países. As canções que levaram consigo a “modernidade”, almejada por um público ansioso por novidades, mas também as marcas da “tradição”, via de regra, estiveram entre as preferências do público-espectador, apresentaram índices de maior vendagem, foram aclamadas pela crítica, apontadas como inovadoras e renovadoras, ou mesmo se perpetuaram, sendo mimetizadas e servindo como legado para as gerações seguintes. |
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Monteiro, José Fernando SarobaBarros, José Costa D’Assunçãohttp://lattes.cnpq.br/7367148951589975Martins, Jorge Manuel MangorrinhaPassaporte E531809Barros, José Costa D’AssunçãoNascimento, Álvaro Pereira doCampos, Pedro Henrique PedreiraAlves, Amanda PalomoSilva, Leonardo Santana da304.343.988-02http://lattes.cnpq.br/53538522051909492023-12-21T18:57:00Z2023-12-21T18:57:00Z2020-07-21MONTEIRO, José Fernando Saroba. Festivais RTP e festivais da MPB: entre a tradição e a modernidade (1964-1975). 2020. 449 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10080Nesta pesquisa, que tem por tema os festivais da canção do Brasil e de Portugal, dentro de um recorte cronológico delimitado entre 1964 e 1975, pretende-se evidenciar tudo aquilo que, na música criada e produzida no contexto dos Festivais RTP e dos Festivais da MPB, associa-se à “tradição” nacional e/ou corresponde à “modernidade”. A intenção, no entanto, não é demonstrar apenas os momentos em que a “tradição” e a “modernidade” se apresentam separadamente, mas também, e especialmente, aqueles nos quais estes elementos se entrecruzam. Mais especificamente, procura-se demonstrar que as grandes composições apresentadas nos festivais, ou seja, as canções mais simbólicas e representativas deste período passam pelo crivo da “tradição” e da “modernidade”, ou, ao menos, passam por este dualismo, entrelaçando esses componentes, o que produz novas formas, hibridizadas, sincretizadas, de modo inovador e renovador para o cancioneiro destes países. Por meio de um estudo de caso, que tem por intuito identificar possíveis hiatos existentes em um determinado objeto a ser pesquisado, e de uma análise comparada, valendo-se de um método relacional, que permite observar duas realidades distintas e, mais propriamente, suas semelhanças e diferenças, esta pesquisa se dispõe a comprovar que a musicalidade surgida nos festivais da canção origina uma “fórmula” que se caracteriza ao mesmo tempo como moderna e tradicional. No Brasil, o resultado destes cruzamentos logo foi chamado de Moderna Música Popular Brasileira, ganhando a sigla MMPB, depois MPB, vertente que se consolidou e ainda hoje é sinônimo de “brasilidade” e representa o que se reconhece como melhor na música brasileira. Em Portugal, as inovadoras canções apresentadas trouxeram a “nova música portuguesa” para o palco dos festivais, alcançando maior projeção, conquistando os portugueses e disputando o público europeu através do Festival Eurovisão, e, mesmo não tendo configurado um gênero ou uma vertente musical específica, manteve todos os requisitos para tanto e para a legítima representação de uma “portugalidade”, de uma “identidade nacional portuguesa”. O objetivo desta pesquisa, portanto, é demonstrar que o cruzamento entre a “tradição” e a “modernidade” foi o molde utilizado pelas canções mais emblemáticas dos festivais, constituindo uma “fórmula” para a produção musical que se tornou ponto de convergência na música popular destes países. As canções que levaram consigo a “modernidade”, almejada por um público ansioso por novidades, mas também as marcas da “tradição”, via de regra, estiveram entre as preferências do público-espectador, apresentaram índices de maior vendagem, foram aclamadas pela crítica, apontadas como inovadoras e renovadoras, ou mesmo se perpetuaram, sendo mimetizadas e servindo como legado para as gerações seguintes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn this research, whose theme is the song festivals of Brazil and Portugal, within a chronological outline delimited between 1964 and 1975, we intend to highlight everything that is associated with national tradition and/or corresponds to modernity in the music created and produced in the context of the RTP Festivals and MPB Festivals. The intention, however, is not only to demonstrate the moments when tradition and modernity are presented separately, but also, and especially, those in which these elements interrelate. More specifically, we seek to demonstrate that the great compositions presented at the festivals, that is, the most symbolic and representative songs of this period pass through the sieve of tradition and modernity, or, at least, pass through this dualism, intertwining these components, which produces new forms, hybridized, syncretized, in an innovative and renewing way for the set of songs in these countries. Through a case study, which aims to identify possible gaps in a given object to be researched, and a comparative analysis, using a relational method, which allows observing two distinct realities and, more specifically, their similarities and differences, this research is ready to prove that the musicality that appeared in the song festivals originates a “formula” that is characterized as both modern and traditional. In Brazil, the result of these crossings was soon called Modern Popular Brazilian Music (“Moderna Música Popular Brasileira”), gaining the acronym MMPB, later MPB, a dimension that was consolidated and today is synonymous of “brasility” (“brasilidade”) and represents what is recognized as the best in Brazilian music. In Portugal, the innovative songs presented brought the “new Portuguese music” (“nova música portuguesa”) to the stage of the festivals, reaching greater projection, conquering the Portuguese and disputing the European public through the Eurovision Song Contest, and, even without having configured a specific genre or musical strand, maintained all the requirements for both and for the legitimate representation of a “portugality” (“portugalidade”), of a “Portuguese national identity”. The objective of this research, therefore, is to demonstrate that the crossing between tradition and modernity was the mold used by the most emblematic songs of the festivals, constituting a “formula” for musical production that became a point of convergence in popular music in these countries. The songs that took modernity with it, coveted by an audience eager for news, but also the brands of tradition, as a rule, were among the preferences of the audience-spectator, presented higher selling rates, were critically acclaimed, pointed out as innovative and renovating, or even perpetuating themselves, being mimicked and serving as a legacy for the following generations.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisFestivais da CançãoTradiçãoModernidadeBrasilPortugalSong FestivalsTraditionModernityBrazilHistóriaFestivais RTP e festivais da MPB: entre a tradição e a modernidade (1964-1975)RTP festivals and MPB festivals: between tradition and modernity (1964-1975)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. FONTES: DOCUMENTOS. “Catálogo da 9ª Bienal de São Paulo (1967) Idioma: português”. Disponível em: <https://issuu.com/bienal/docs/namee68384> Aceso em: 25 jul. 2019. “Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 31 dez. 2013. “Constituição Política da República Portuguesa (CPRP) de 1933”. Disponível em: <http://www.parlamento.pt/Parlamento/Documents/CRP-1933.pdf> Acesso em 19 jan. 2019. “Decreto nº 27.301, 04 dez. 1936”. Regulamento da Organização Nacional Mocidade Portuguesa (MP). Disponível em: <http://www.idesporto.pt/DATA%5CDOCS%5CLEGISLACAO%5Cdoc_h13.pdf> Acesso em: 14 abr. 2018. “Decreto-Lei 263/71, Diário do Governo nº 142/1971, Série I, 18 jun. 1971”. Disponível em: <https://dre.tretas.org/dre/13737/decreto-lei-263-71-de-18-de-junho> Acesso em: 11 fev. 2019. “Decreto-Lei nº 40.341, Diário da República, nº 226, Série I, 18 out. 1955”. 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Fundo RTP/TV, Casa do Pessoal, pasta 194. Festival da Canção 1964. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 331. Festival da Canção 1969. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 331. Festival da Canção 1970. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 331. Festival da Canção 1972. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 331. Festival da Canção 1973. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 331. Festival da Canção 1974. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 332. Festival da Canção Eurovisão 1969. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 333. Festival RTP da Canção (letras das canções-recortes de imprensa). Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 331. Livro de Actas Comissão Consultiva de Programas da Televisão, 1974-1975. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 180. Livro de Actas Conselho de Exame e Classificação de Programas, 1967-1969. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 180. Livro de Actas das Reuniões do Júri de Selecção do “Grande Prémio TV da Canção – 1964”. Fundo RTP/TV, Festivais RTP da Canção, pasta 180. Rallye TV 1964. Casa do Pessoal da RTP. Fundo RTP/TV, Casa do Pessoal, pasta 194. Relatório e Contas da Casa do Pessoal da RTP. C.A.T. nº 447, 1960. Fundo RTP/TV, Casa do Pessoal, pasta 194. Relatório e Contas da Direcção Geral e Parecer do Conselho Fiscal. Casa do Pessoal da RTP. C.A.T. nº 447. Lisboa: Novotipo, 1970. Fundo RTP/TV, Casa do Pessoal, pasta 194. Relatório e Contas da Direcção Geral e Parecer do Conselho Fiscal. Casa do Pessoal da RTP. C.A.T. nº 447. Lisboa: Novotipo, 1971. Fundo RTP/TV, Casa do Pessoal, pasta 194. Relatório e Contas da Direcção Geral e Parecer do Conselho Fiscal. Casa do Pessoal da RTP, 1975. Fundo RTP/TV, Casa do Pessoal, pasta 194. RTP – Radiotelevisão Portuguesa, EP. Estatutos da Casa de Pessoal. Lisboa: Centro de Reprografia R.T.P., 1975?. Fundo RTP/TV, Casa do Pessoal, pasta 194. 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Processo de Programa nº 3188/66. Box 198 (ACCG-RTP), microfilme. Processo de Programa nº 2014/67. Box 198 (ACCG-RTP), microfilme. Processo de Programa 476/70. Box 293 (ACCG-RTP), microfilme. Processo de Programa nº 5188/70. Box 321 (ACCG-RTP), microfilme. Processo de Programa nº 560/75. Box 517 (ACCG-RTP), microfilme. ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO (AJA): Recortes de imprensa e livros – diversos. BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL (BNP): A Música nos Estados Unidos. livreto. S.I.: Publicado pela Secretaria das Informações de Guerra dos EUA, s/d. BNP, cota: B.A. 2291//10 V (Fundo Geral Monografias). AZEVEDO, Al. Pinheiro de. Balanço Político: Alocução ao país feita na Rádio e RTP pelo Almirante Pinheiro de Azevedo no dia 13 de outubro de 1975. Lisboa: Ministério da Comunicação Social/ Anuário Comercial de Portugal, 1975. BNP cota: S.C. 39261 V. Educação Estética: Regulamentos e Directivas. Mocidade Portuguesa. Lisboa: s.n., 1959. BNP SC 19111 P. Emissora Nacional de Radiodifusão. Festival de Música: 30 anos de Cultura Portuguesa. Programa. Lisboa: Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo (SNI), 1956. BNP cota: M. 1187 V. Festival da Canção. livretos. nº 01-09. Porto: Edições Sta. Cruz, 1968. BNP cota: M. 351 P. FNAT. Festival dedicado aos trabalhadores de Lisboa a que se digna assistir Sua Excelência o Senhor Presidente da República. programa. Lisboa: Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho – FNAT, 1946. BNP cota: 1962 V. LEÇA, Armando (sel./orq.). Aldeia Mais Portuguesa. música manuscrita. Seleção e orquestração de Armando Leça [modas populares ouvidas nas aldeias quando do Concurso da Aldeia Mais Portuguesa (Secretariado de Propaganda Nacional – SPN)]. S.I., s/d [1938?]. BNP cota: A.L. 7//1. Liga de Educação Estética. Estatutos da Liga de Educação Esthetica. Lisboa: Liga de Educação Estética/ Typ. A Editora, 1909. BNP SC 7473// 10 V. MELO, Carlos de. Boletim da Casa do Pessoal da Rádio Televisão Portuguesa, nº 06, 25 fev. 1965. 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Direção Avelino da Silva Tavares. ano I, nº 10. Porto: Tipografia Aliança, Lda, set. 1970. BNP cota: MPP 1 V. Mundo da Canção – MC. Direção Avelino da Silva Tavares. ano I, nº 11. Porto: Tipografia Aliança, Lda, out. 1970. BNP cota: MPP 1 V. Mundo da Canção – MC. Direção Avelino da Silva Tavares. ano I, nº 12. Porto: Tipografia Aliança, Lda, nov. 1970. BNP cota: MPP 1 V. Mundo da Canção – MC. Direção Avelino da Silva Tavares. ano II, nº 13. Porto: Tipografia Aliança, 15 dez. 1970. BNP cota: MPP 1 V. Mundo da Canção – MC. Direção Avelino da Silva Tavares. ano II, nº 14. Porto: Tipografia Aliança, 20 jan. 1971. BNP cota: MPP 1 V. Mundo da Canção – MC. Direção Avelino da Silva Tavares. ano II, nº 16. Porto: Tipografia Aliança, 20 mar. 1971. BNP cota: MPP 1 V. Mundo da Canção – MC. Direção Avelino da Silva Tavares. ano II, nº 17. Porto: Tipografia Aliança, 20 abr. 1971. BNP cota: MPP 1 V. Mundo da Canção – MC. Direção Avelino da Silva Tavares. ano II, nº 18. 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[Notas Contemporâneas: Fagner – estúdio, 2ª Parte]. 00821NTP00305VD. [Notas Contemporâneas: Jards Macalé – estúdio]. 00821NTP00321VD. [Notas Contemporâneas: Walter Franco – estúdio]. 00821NTP00361VD. [Notas Contemporâneas: Marcos Valle – estúdio]. MUSEU DO FOLCORE DO RIO DE JANEIRO (MF-RJ): NEVES, Guilherme Santos. Apareceu a Margarida no Festival da Canção. IBECC/ CNFL/ DOC. 552, 05 jan. 1968, pp. 01-04. C. 13, pasta 1, 6ª pr, Est. E 1. Biblioteca Amadeu Amaral – Museu do Folclore-RJ. SOARES, Dirceu. Moda de viola, teu cenário é uma beleza. (3)f. il. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 nov. 1978. recorte. 78.071.21T. AZEVEDO / 78.11.28 F. SP – Museu do Folclore- RJ. “Toques, ladainhas, bênçãos, pisoes e meias-luas: É festa de capoeira, camará”. (7)f. il. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 jun. 1974. recorte. REGISTRO3265 – Museu do Folclore-RJ. 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Nesta pesquisa, que tem por tema os festivais da canção do Brasil e de Portugal, dentro de um recorte cronológico delimitado entre 1964 e 1975, pretende-se evidenciar tudo aquilo que, na música criada e produzida no contexto dos Festivais RTP e dos Festivais da MPB, associa-se à “tradição” nacional e/ou corresponde à “modernidade”. A intenção, no entanto, não é demonstrar apenas os momentos em que a “tradição” e a “modernidade” se apresentam separadamente, mas também, e especialmente, aqueles nos quais estes elementos se entrecruzam. Mais especificamente, procura-se demonstrar que as grandes composições apresentadas nos festivais, ou seja, as canções mais simbólicas e representativas deste período passam pelo crivo da “tradição” e da “modernidade”, ou, ao menos, passam por este dualismo, entrelaçando esses componentes, o que produz novas formas, hibridizadas, sincretizadas, de modo inovador e renovador para o cancioneiro destes países. Por meio de um estudo de caso, que tem por intuito identificar possíveis hiatos existentes em um determinado objeto a ser pesquisado, e de uma análise comparada, valendo-se de um método relacional, que permite observar duas realidades distintas e, mais propriamente, suas semelhanças e diferenças, esta pesquisa se dispõe a comprovar que a musicalidade surgida nos festivais da canção origina uma “fórmula” que se caracteriza ao mesmo tempo como moderna e tradicional. No Brasil, o resultado destes cruzamentos logo foi chamado de Moderna Música Popular Brasileira, ganhando a sigla MMPB, depois MPB, vertente que se consolidou e ainda hoje é sinônimo de “brasilidade” e representa o que se reconhece como melhor na música brasileira. Em Portugal, as inovadoras canções apresentadas trouxeram a “nova música portuguesa” para o palco dos festivais, alcançando maior projeção, conquistando os portugueses e disputando o público europeu através do Festival Eurovisão, e, mesmo não tendo configurado um gênero ou uma vertente musical específica, manteve todos os requisitos para tanto e para a legítima representação de uma “portugalidade”, de uma “identidade nacional portuguesa”. O objetivo desta pesquisa, portanto, é demonstrar que o cruzamento entre a “tradição” e a “modernidade” foi o molde utilizado pelas canções mais emblemáticas dos festivais, constituindo uma “fórmula” para a produção musical que se tornou ponto de convergência na música popular destes países. As canções que levaram consigo a “modernidade”, almejada por um público ansioso por novidades, mas também as marcas da “tradição”, via de regra, estiveram entre as preferências do público-espectador, apresentaram índices de maior vendagem, foram aclamadas pela crítica, apontadas como inovadoras e renovadoras, ou mesmo se perpetuaram, sendo mimetizadas e servindo como legado para as gerações seguintes. |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. FONTES: DOCUMENTOS. “Catálogo da 9ª Bienal de São Paulo (1967) Idioma: português”. Disponível em: <https://issuu.com/bienal/docs/namee68384> Aceso em: 25 jul. 2019. “Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 31 dez. 2013. “Constituição Política da República Portuguesa (CPRP) de 1933”. Disponível em: <http://www.parlamento.pt/Parlamento/Documents/CRP-1933.pdf> Acesso em 19 jan. 2019. “Decreto nº 27.301, 04 dez. 1936”. Regulamento da Organização Nacional Mocidade Portuguesa (MP). Disponível em: <http://www.idesporto.pt/DATA%5CDOCS%5CLEGISLACAO%5Cdoc_h13.pdf> Acesso em: 14 abr. 2018. “Decreto-Lei 263/71, Diário do Governo nº 142/1971, Série I, 18 jun. 1971”. Disponível em: <https://dre.tretas.org/dre/13737/decreto-lei-263-71-de-18-de-junho> Acesso em: 11 fev. 2019. “Decreto-Lei nº 40.341, Diário da República, nº 226, Série I, 18 out. 1955”. 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Processo de Programa nº 3188/66. Box 198 (ACCG-RTP), microfilme. Processo de Programa nº 2014/67. Box 198 (ACCG-RTP), microfilme. Processo de Programa 476/70. Box 293 (ACCG-RTP), microfilme. Processo de Programa nº 5188/70. Box 321 (ACCG-RTP), microfilme. Processo de Programa nº 560/75. Box 517 (ACCG-RTP), microfilme. ASSOCIAÇÃO JOSÉ AFONSO (AJA): Recortes de imprensa e livros – diversos. BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL (BNP): A Música nos Estados Unidos. livreto. S.I.: Publicado pela Secretaria das Informações de Guerra dos EUA, s/d. BNP, cota: B.A. 2291//10 V (Fundo Geral Monografias). AZEVEDO, Al. Pinheiro de. Balanço Político: Alocução ao país feita na Rádio e RTP pelo Almirante Pinheiro de Azevedo no dia 13 de outubro de 1975. Lisboa: Ministério da Comunicação Social/ Anuário Comercial de Portugal, 1975. BNP cota: S.C. 39261 V. Educação Estética: Regulamentos e Directivas. Mocidade Portuguesa. Lisboa: s.n., 1959. BNP SC 19111 P. Emissora Nacional de Radiodifusão. 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[Notas Contemporâneas: Fagner – estúdio, 2ª Parte]. 00821NTP00305VD. [Notas Contemporâneas: Jards Macalé – estúdio]. 00821NTP00321VD. [Notas Contemporâneas: Walter Franco – estúdio]. 00821NTP00361VD. [Notas Contemporâneas: Marcos Valle – estúdio]. MUSEU DO FOLCORE DO RIO DE JANEIRO (MF-RJ): NEVES, Guilherme Santos. Apareceu a Margarida no Festival da Canção. IBECC/ CNFL/ DOC. 552, 05 jan. 1968, pp. 01-04. C. 13, pasta 1, 6ª pr, Est. E 1. Biblioteca Amadeu Amaral – Museu do Folclore-RJ. SOARES, Dirceu. Moda de viola, teu cenário é uma beleza. (3)f. il. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 nov. 1978. recorte. 78.071.21T. AZEVEDO / 78.11.28 F. SP – Museu do Folclore- RJ. “Toques, ladainhas, bênçãos, pisoes e meias-luas: É festa de capoeira, camará”. (7)f. il. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 jun. 1974. recorte. REGISTRO3265 – Museu do Folclore-RJ. 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