Educação ambiental no currículo escolar do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12583 |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde – Goiás em relação às questões ambientais e se estes possuem consciência acerca dos impactos ambientais e da degradação dos recursos naturais da região em que residem. Assim, partimos do pressuposto que a Educação Ambiental é um dos temas transversais a serem implementados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional, além da proposta de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que propõem a articulação entre ciência, trabalho, tecnologia e cultura, visando a uma formação profissional crítico-reflexiva, emancipatória e transformadora.Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica em livros e artigos periódicos recentes, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos assim como a legislação em vigor, que proporcionam embasamento a esta temática. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, utilizou como procedimento metodológico questionário estruturado com catorze questões fechadas e uma questão aberta direcionado aos alunos do terceiro e quarto período matutino e vespertino da instituição como também registros resultantes da observação da pesquisadora no cotidiano escolar.Os resultados demonstram que há uma visão conservacionista em relação à Educação Ambiental no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verdecomo um distanciamento entre teoria e prática,fazendo com que a mesma não se coloque no exercício cotidiano da escola, somente em eventos ou datas comemorativas ou por intermédio do interesse de algum docente.Portanto, esperamos que os resultados desta pesquisa sirvam como fonte de reflexão para o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária,gerando ações participativas que envolvam alunos, professores, servidores, pais e a comunidade em geral, buscando o debate, grupos de discussão e trabalho além de soluções às questões socioambientais locais e regionais |
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Ferreira, Viviane ProtoSoares, Ana Maria Dantas120.078.891-53https://orcid.org/0000-0003-2991-7106http://lattes.cnpq.br/3776117532043539Soares, Ana Maria Dantas120.078.891-53https://orcid.org/0000-0003-2991-7106http://lattes.cnpq.br/3776117532043539Estolano, Lilian Couto Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/8241978928027519Jesus, Vanessa Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/6135019505603958004.129.461-06http://lattes.cnpq.br/96593914500544952023-12-22T02:12:30Z2023-12-22T02:12:30Z2020-03-03FERREIRA, Viviane Proto. Educação ambiental no currículo escolar do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12583A presente dissertação teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde – Goiás em relação às questões ambientais e se estes possuem consciência acerca dos impactos ambientais e da degradação dos recursos naturais da região em que residem. Assim, partimos do pressuposto que a Educação Ambiental é um dos temas transversais a serem implementados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional, além da proposta de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que propõem a articulação entre ciência, trabalho, tecnologia e cultura, visando a uma formação profissional crítico-reflexiva, emancipatória e transformadora.Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica em livros e artigos periódicos recentes, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos assim como a legislação em vigor, que proporcionam embasamento a esta temática. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, utilizou como procedimento metodológico questionário estruturado com catorze questões fechadas e uma questão aberta direcionado aos alunos do terceiro e quarto período matutino e vespertino da instituição como também registros resultantes da observação da pesquisadora no cotidiano escolar.Os resultados demonstram que há uma visão conservacionista em relação à Educação Ambiental no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verdecomo um distanciamento entre teoria e prática,fazendo com que a mesma não se coloque no exercício cotidiano da escola, somente em eventos ou datas comemorativas ou por intermédio do interesse de algum docente.Portanto, esperamos que os resultados desta pesquisa sirvam como fonte de reflexão para o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária,gerando ações participativas que envolvam alunos, professores, servidores, pais e a comunidade em geral, buscando o debate, grupos de discussão e trabalho além de soluções às questões socioambientais locais e regionaisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation aimed to analyze the perception of the students of the technical course in agriculture of the Federal Institute Goiano Campus Rio Verde - Goiás in relation to the environmental issues and if they are aware about the environmental impacts and the degradation of the natural resources of the region where they live. Thus, we assume that Environmental Education is one of the cross-cutting themes to be implemented according to the National Curriculum Parameters as well as what has been explained by the National Curriculum Guidelines for Vocational Education, besides the proposal of formation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology that propose the articulation between science, work, technology and culture aiming at a critical-reflexive, emancipatory and transformative professional formation. For this, we initially conducted bibliographic research in recent books and periodical articles in order to substantiate the theoretical and historical elements as well as the current legislation, which provide the basis for this theme. The research, in a qualitative approach, used as a methodological procedure a structured questionnaire with fourteen closed questions and one open question directed to students of the third and fourth morning and afternoon of the institution as well as records resulting from the observation of the researcher in the school routine. The results show that there is still a conservationist view on Environmental Education at the Federal Institute Goiano Campus Rio Verde as well as a gap between theory and practice, so that it is not placed in the daily exercise of the school, only events or commemorative dates or through the interest of some teacher. Thus, we hope that the results of this research will serve as a source of reflection for the Pedagogical Political Project of the Technical Course in Farming, generating participatory actions involving students, teachers, servants, parents and the community in general, seeking debate, discussion groups and work and solutions to local and regional socio-environmental issues.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação profissionalCurrículoQuestões socioambientaisSocial and environmental issuesProfessional educationCurriculumEducaçãoEducação ambiental no currículo escolar do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio VerdeEnvironmental education in the school curriculum of the technical course in agriculture of the Federal Institute Goiano Campus Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPPLE, M. W. 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A presente dissertação teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde – Goiás em relação às questões ambientais e se estes possuem consciência acerca dos impactos ambientais e da degradação dos recursos naturais da região em que residem. Assim, partimos do pressuposto que a Educação Ambiental é um dos temas transversais a serem implementados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional, além da proposta de formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que propõem a articulação entre ciência, trabalho, tecnologia e cultura, visando a uma formação profissional crítico-reflexiva, emancipatória e transformadora.Para isso, realizamos pesquisa bibliográfica em livros e artigos periódicos recentes, a fim de fundamentar os elementos teóricos e históricos assim como a legislação em vigor, que proporcionam embasamento a esta temática. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, utilizou como procedimento metodológico questionário estruturado com catorze questões fechadas e uma questão aberta direcionado aos alunos do terceiro e quarto período matutino e vespertino da instituição como também registros resultantes da observação da pesquisadora no cotidiano escolar.Os resultados demonstram que há uma visão conservacionista em relação à Educação Ambiental no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verdecomo um distanciamento entre teoria e prática,fazendo com que a mesma não se coloque no exercício cotidiano da escola, somente em eventos ou datas comemorativas ou por intermédio do interesse de algum docente.Portanto, esperamos que os resultados desta pesquisa sirvam como fonte de reflexão para o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária,gerando ações participativas que envolvam alunos, professores, servidores, pais e a comunidade em geral, buscando o debate, grupos de discussão e trabalho além de soluções às questões socioambientais locais e regionais |
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