Projeto Balde Cheio como ferramenta de educação e transferência de tecnologia aplicada à bovinocultura de leite em pequenas propriedades rurais no município de São João Evangelista (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Márcio Agostinho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12684
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos verificar a viabilidade da produção de leite em pequenas propriedades do município de São João Evangelista (MG), após a implantação do Projeto Balde Cheio, implementado pela Embrapa Pecuária Sudeste e, averiguar a contribuição da aprendizagem adquirida pelos discentes de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista, após aulas teóricas e práticas sobre o Projeto, para melhor qualificação acadêmica e profissional. Para coleta de dados sobre a viabilidade da produção de leite nas propriedades, foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas a nove produtores do município, que participaram do Projeto, além de um Técnico Extensionista, um Supervisor Regional, um Coordenador Estadual e um Coordenador Nacional vinculados ao Projeto. A aprendizagem adquirida pelos discentes foi verificada através de questionário pré e pós-atividades em sala de aula e a campo, aplicados a 30 discentes da disciplina “Bovinocultura de Leite” do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMG. Os dados coletados foram tratados e analisados através da técnica de Triangulação de Dados. O estudo constatou que após a participação no Projeto Balde Cheio, os produtores conseguiram visualizar potencial de viabilidade da atividade leiteira em suas propriedades, incrementada pela maior quantidade de leite e rentabilidade conseguidos. Referente à investigação acadêmica, o aprendizado se mostrou como uma ferramenta essencial para a formação e para melhoramento das atividades produtivas que se relacionam com os estudos dos alunos, proporcionando-lhes oportunidade de aprimorar o conhecimento através da articulação desses com a prática.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12684Esta pesquisa teve como objetivos verificar a viabilidade da produção de leite em pequenas propriedades do município de São João Evangelista (MG), após a implantação do Projeto Balde Cheio, implementado pela Embrapa Pecuária Sudeste e, averiguar a contribuição da aprendizagem adquirida pelos discentes de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista, após aulas teóricas e práticas sobre o Projeto, para melhor qualificação acadêmica e profissional. Para coleta de dados sobre a viabilidade da produção de leite nas propriedades, foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas a nove produtores do município, que participaram do Projeto, além de um Técnico Extensionista, um Supervisor Regional, um Coordenador Estadual e um Coordenador Nacional vinculados ao Projeto. A aprendizagem adquirida pelos discentes foi verificada através de questionário pré e pós-atividades em sala de aula e a campo, aplicados a 30 discentes da disciplina “Bovinocultura de Leite” do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMG. Os dados coletados foram tratados e analisados através da técnica de Triangulação de Dados. O estudo constatou que após a participação no Projeto Balde Cheio, os produtores conseguiram visualizar potencial de viabilidade da atividade leiteira em suas propriedades, incrementada pela maior quantidade de leite e rentabilidade conseguidos. Referente à investigação acadêmica, o aprendizado se mostrou como uma ferramenta essencial para a formação e para melhoramento das atividades produtivas que se relacionam com os estudos dos alunos, proporcionando-lhes oportunidade de aprimorar o conhecimento através da articulação desses com a prática.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aimed to verify the viability of milk production in small farms of the city of São João Evangelista (MG), after the implementation of the Projeto Balde Cheio, implemented by Embrapa Pecuária Sudeste and to verify the contribution of learning acquired by students of Baccalaureate in Agronomy of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), campus São João Evangelista, after theoretical and practical classes on the Project, for better academic and professional qualification. To collect data on the viability of milk production on the farms, it was used the application of semi-structured interviews to nine producers of the municipality, who participated in the Project, as well as an Extension Technician, a Regional Supervisor, a State Coordinator and a National Coordinator linked to the project. The learning acquired by the students was verified through a questionnaire before and after classroom and field activities, applied to 30 students from the “Milk Cattle Culture” discipline of the IFMG Bachelor Degree in Agronomy. The collected data were treated and analyzed using the Data Triangulation technique. The study found that after participating in the Projeto Balde Cheio, the farmers were able to visualize the viability potential of the dairy activity on their properties, increased by the greater amount of milk and profitability achieved. Regarding academic research, learning has proved to be an essential tool for the formation and improvement of productive activities that relate to students' studies, providing them with the opportunity to improve their knowledge through their articulation with practice.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPecuária LeiteiraTransferência de TecnologiaProjeto Balde CheioDairy CattleTechnology TransferFull Bucket ProjectEducaçãoProjeto Balde Cheio como ferramenta de educação e transferência de tecnologia aplicada à bovinocultura de leite em pequenas propriedades rurais no município de São João Evangelista (MG)Full Bucket Project as an education and technology transfer tool applied to dairy cattle farming in small rural properties in the municipality of São João Evangelista (MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES-MAZOTTI, A. J. 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Full Bucket Project
Educação
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description Esta pesquisa teve como objetivos verificar a viabilidade da produção de leite em pequenas propriedades do município de São João Evangelista (MG), após a implantação do Projeto Balde Cheio, implementado pela Embrapa Pecuária Sudeste e, averiguar a contribuição da aprendizagem adquirida pelos discentes de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus São João Evangelista, após aulas teóricas e práticas sobre o Projeto, para melhor qualificação acadêmica e profissional. Para coleta de dados sobre a viabilidade da produção de leite nas propriedades, foi utilizada a aplicação de entrevistas semiestruturadas a nove produtores do município, que participaram do Projeto, além de um Técnico Extensionista, um Supervisor Regional, um Coordenador Estadual e um Coordenador Nacional vinculados ao Projeto. A aprendizagem adquirida pelos discentes foi verificada através de questionário pré e pós-atividades em sala de aula e a campo, aplicados a 30 discentes da disciplina “Bovinocultura de Leite” do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFMG. Os dados coletados foram tratados e analisados através da técnica de Triangulação de Dados. O estudo constatou que após a participação no Projeto Balde Cheio, os produtores conseguiram visualizar potencial de viabilidade da atividade leiteira em suas propriedades, incrementada pela maior quantidade de leite e rentabilidade conseguidos. Referente à investigação acadêmica, o aprendizado se mostrou como uma ferramenta essencial para a formação e para melhoramento das atividades produtivas que se relacionam com os estudos dos alunos, proporcionando-lhes oportunidade de aprimorar o conhecimento através da articulação desses com a prática.
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