O estado da arte da agroecologia na UFRRJ com enfoque nas produções acadêmicas em agroecologia na pós graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Beatriz Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12122
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O principal objetivo foi pesquisar o Estado do Conhecimento da Agroecologia em nível de pósgraduação, através de um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas que tenham enfoque em agroecologia. Visando atingir os objetivos, fez-se uma busca acerca da atual situação da Agroecologia na Educação, onde foram identificadas instituições que oferecem os cursos em nível técnico, superior e pós-graduação. Além disso, a pesquisa inclinou-se nas buscas históricas da Agroecologia na UFRRJ a fim de caracterizar a Universidade como uma das pioneiras neste campo da ciência. Para tanto, foram localizados atores de fundamental importância do decorrer de aproximadamente três décadas de dedicação, estudo e prática da Agroecologia, incluindo pesquisadores, extensionistas, ex-alunos e professores. Por fim, através de busca de dados e pesquisa in loco, foram feitos levantamentos das dissertações e teses defendidas e publicadas nesta Universidade que contemplem a Agroecologia como seu enfoque principal. Durante a pesquisa foram realizadas entrevistas com professores atuantes, aposentados ou não, componentes do corpo docente da universidade, ou que fizeram parte de um grupo de construção do saber da agroecologia e que atualmente atuam em áreas afins, em diferentes locais. Para o levantamento de dados foram usados os sites relacionados com o Ministério da Educação, como SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), Portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Plataforma Sucupira, além das pesquisas nos sites da Universidade e na Biblioteca Central da UFRRJ. Os resultados da pesquisa apontam que há uma continuidade do trabalho iniciado através do movimento estudantil, na década de 60, que discutia os caminhos reversos ao do crescimento econômico através da expansão do agronegócio e seus impactos. Constata-se que embora muito se tenha conquistado, em nível de reconhecimento acadêmico, se comparado ao início da pesquisa acerca do tema, a Agroecologia ainda não se consolidou nos vieses da universidade. Porém, os ideais se perpetuam, e as conquistas vão sendo percebidas em longo prazo. Determina-se, ainda, que muito embora se produza academicamente sobre Agroecologia na Universidade, perde-se no reconhecimento e na contribuição deste tema em relação às referências nacionais, posto que, de acordo com as pesquisas realizadas, a Universidade deixa de se fazer presente nas principais listagens de instituições que oferecem ensino em Agroecologia, por esta constar como área de conhecimento ou por fazer referência a diferentes nomenclaturas
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spelling Guimarães, Beatriz RibeiroOliveira, Lia Maria Teixeira de40856640778Santos, Ramofly Bicalho dosLima, Viviane Cristina Silva05331554792http://lattes.cnpq.br/81935487903023242023-12-22T02:03:12Z2023-12-22T02:03:12Z2017-02-21Guimarães, Beatriz Ribeiro. O estado da arte da agroecologia na UFRRJ com enfoque nas produções acadêmicas em agroecologia na pós graduação. 2017. [124 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12122Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O principal objetivo foi pesquisar o Estado do Conhecimento da Agroecologia em nível de pósgraduação, através de um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas que tenham enfoque em agroecologia. Visando atingir os objetivos, fez-se uma busca acerca da atual situação da Agroecologia na Educação, onde foram identificadas instituições que oferecem os cursos em nível técnico, superior e pós-graduação. Além disso, a pesquisa inclinou-se nas buscas históricas da Agroecologia na UFRRJ a fim de caracterizar a Universidade como uma das pioneiras neste campo da ciência. Para tanto, foram localizados atores de fundamental importância do decorrer de aproximadamente três décadas de dedicação, estudo e prática da Agroecologia, incluindo pesquisadores, extensionistas, ex-alunos e professores. Por fim, através de busca de dados e pesquisa in loco, foram feitos levantamentos das dissertações e teses defendidas e publicadas nesta Universidade que contemplem a Agroecologia como seu enfoque principal. Durante a pesquisa foram realizadas entrevistas com professores atuantes, aposentados ou não, componentes do corpo docente da universidade, ou que fizeram parte de um grupo de construção do saber da agroecologia e que atualmente atuam em áreas afins, em diferentes locais. Para o levantamento de dados foram usados os sites relacionados com o Ministério da Educação, como SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), Portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Plataforma Sucupira, além das pesquisas nos sites da Universidade e na Biblioteca Central da UFRRJ. Os resultados da pesquisa apontam que há uma continuidade do trabalho iniciado através do movimento estudantil, na década de 60, que discutia os caminhos reversos ao do crescimento econômico através da expansão do agronegócio e seus impactos. Constata-se que embora muito se tenha conquistado, em nível de reconhecimento acadêmico, se comparado ao início da pesquisa acerca do tema, a Agroecologia ainda não se consolidou nos vieses da universidade. Porém, os ideais se perpetuam, e as conquistas vão sendo percebidas em longo prazo. Determina-se, ainda, que muito embora se produza academicamente sobre Agroecologia na Universidade, perde-se no reconhecimento e na contribuição deste tema em relação às referências nacionais, posto que, de acordo com as pesquisas realizadas, a Universidade deixa de se fazer presente nas principais listagens de instituições que oferecem ensino em Agroecologia, por esta constar como área de conhecimento ou por fazer referência a diferentes nomenclaturasThis research was carried out at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The main objective was to research the State of Agroecology Knowledge at the postgraduate level, through a bibliographical survey of the academic productions that focus on agroecology. Aiming at reaching the objectives, a search was made about the current situation of Agroecology in Education, where institutions were identified that offer the courses at a technical, higher and postgraduate level. In addition, the research was inclined in the historical searches of Agroecology at UFRRJ in order to characterize the University as one of the pioneers in this field of science. To this end, actors of fundamental importance were located in the course of approximately three decades of dedication, study and practice of Agroecology, including researchers, extensionists, alumni and teachers. Finally, through data search and in loco research, surveys of the dissertations and theses defended and published in this University have been made that contemplate Agroecology as its main focus. During the research, interviews were conducted with working teachers, retired or not, faculty members of the university, or who were part of a group of knowledge construction of agroecology and currently work in related areas in different places. In order to collect data, we used the sites related to the Ministry of Education, such as SISTEC (National Information System for Professional and Technological Education), Portal CAPES (Coordination for Improvement of Higher Level Personnel) and Sucupira Platform, as well as researches in University sites and the UFRRJ Central Library. The results of the research indicate that there is a continuity of work initiated through the student movement in the 60s, which discussed the reverse paths to economic growth through the expansion of agribusiness and its impacts. It is observed that although much has been achieved, in terms of academic recognition, compared to the beginning of research on the subject, Agroecology has not yet consolidated in the biases of the university. But ideals perpetuate themselves, and achievements are perceived in the long run. It is also determined that although it is produced academically on Agroecology in the University, it is lost in the recognition and contribution of this theme in relation to the national references, since, according to the research carried out, the University is no longer present In the main listings of institutions that offer teaching in Agroecology, because it is listed as an area of knowledge or because it refers to different nomenclatures.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAgroecologiaPós-GraduaçãoEstado da Arte ou do ConhecimentoAgroecologyPostgraduateState of the art or KnowledgeCiências HumanasO estado da arte da agroecologia na UFRRJ com enfoque nas produções acadêmicas em agroecologia na pós graduaçãoThe state of the art of agroecology at the UFRRJ with focus on the academic productions in agroecology at postgraduate levelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Lucimar Santiago. 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Guimarães, Beatriz Ribeiro
Agroecologia
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description Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O principal objetivo foi pesquisar o Estado do Conhecimento da Agroecologia em nível de pósgraduação, através de um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas que tenham enfoque em agroecologia. Visando atingir os objetivos, fez-se uma busca acerca da atual situação da Agroecologia na Educação, onde foram identificadas instituições que oferecem os cursos em nível técnico, superior e pós-graduação. Além disso, a pesquisa inclinou-se nas buscas históricas da Agroecologia na UFRRJ a fim de caracterizar a Universidade como uma das pioneiras neste campo da ciência. Para tanto, foram localizados atores de fundamental importância do decorrer de aproximadamente três décadas de dedicação, estudo e prática da Agroecologia, incluindo pesquisadores, extensionistas, ex-alunos e professores. Por fim, através de busca de dados e pesquisa in loco, foram feitos levantamentos das dissertações e teses defendidas e publicadas nesta Universidade que contemplem a Agroecologia como seu enfoque principal. Durante a pesquisa foram realizadas entrevistas com professores atuantes, aposentados ou não, componentes do corpo docente da universidade, ou que fizeram parte de um grupo de construção do saber da agroecologia e que atualmente atuam em áreas afins, em diferentes locais. Para o levantamento de dados foram usados os sites relacionados com o Ministério da Educação, como SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), Portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Plataforma Sucupira, além das pesquisas nos sites da Universidade e na Biblioteca Central da UFRRJ. Os resultados da pesquisa apontam que há uma continuidade do trabalho iniciado através do movimento estudantil, na década de 60, que discutia os caminhos reversos ao do crescimento econômico através da expansão do agronegócio e seus impactos. Constata-se que embora muito se tenha conquistado, em nível de reconhecimento acadêmico, se comparado ao início da pesquisa acerca do tema, a Agroecologia ainda não se consolidou nos vieses da universidade. Porém, os ideais se perpetuam, e as conquistas vão sendo percebidas em longo prazo. Determina-se, ainda, que muito embora se produza academicamente sobre Agroecologia na Universidade, perde-se no reconhecimento e na contribuição deste tema em relação às referências nacionais, posto que, de acordo com as pesquisas realizadas, a Universidade deixa de se fazer presente nas principais listagens de instituições que oferecem ensino em Agroecologia, por esta constar como área de conhecimento ou por fazer referência a diferentes nomenclaturas
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