A educação no Instituto Federal de Rondônia: visando à reprodução ou à transformação social?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Iranira Geminiano de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12482
Resumo: Este estudo objetiva analisar as diretrizes e funções social, educacional, pedagógica e política do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, a partir do ponto de vista de professores e de estudantes, na tentativa de compreender em que medida essas diretrizes e funções determinam o caráter de reprodução ou de transformação social. Para tanto, o objetivo se desdobrou em análise da função da educação, demonstrando o ideal de homem que a Instituição pretende formar; averiguação da relação entre o que se planejava e o que se executava e; por último, em descrição do nível de satisfação docente e discente. Questões de privilégio cultural e econômico de classes mais abastadas, em comparação às de classes menos favorecidas foram inevitáveis, dado o foco da abordagem – modelo educacional conservador versus perspectiva transformadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo bibliográfico, coleta e interpretação de dados de grupos focais e de aplicação de questionários a quatro professores e a vinte estudantes do terceiro ano (do ensino técnico integrado ao ensino médio). Os dados coletados apontaram que os estudantes consideravam ser função institucional a formação de técnicos para o mercado de trabalho, enquanto os professores entendiam ser função da Instituição formar o técnico e o intelectual. Em conformidade com as respostas obtidas, identificamos três perspectivas diferenciadas em relação ao trabalho educacional desenvolvido no IFRO: 1) descumprimento da função de formação técnica e de formação da cultura geral necessária à continuação dos estudos; 2) formação pessoal cidadã para o mundo do trabalho e para o prosseguimento acadêmico; 3) formação técnica para o trabalho em empresas e indústrias. Os sujeitos da pesquisa apontaram problemas institucionais de ordem pedagógica, política e estrutural que comprometiam o processo de ensino e de aprendizagem. No tocante às práticas pedagógicas, os professores transitavam entre as tendências tradicional e histórico-crítica. Os docentes da pesquisa, ainda que tentassem realizar uma educação transformadora, reconheceram a Instituição como altamente conservadora e demonstraram ser conscientes de que poderiam não estar educando na perspectiva da transformação social. Nesse sentido, mostraram-se parcialmente satisfeitos com os resultados de seus trabalhos. Já os estudantes acreditavam estar recebendo uma educação transformadora. Em suas opiniões, porém, havia necessidade de melhoria, pois havia potencial institucional para tanto; todavia, de acordo com eles, faltava vontade política. A conclusão deste trabalho apontou para uma definição do IFRO, Campus Porto Velho Calama, como uma instituição conservadora com tentativas isoladas de educação transformadora, o que, nesse caso, configura-se como um local de disputas políticas e ideológicas.
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spelling Melo, Iranira Geminiano deSanchez, Liliane Barreira989.914.697-877875754985048131Oliveira, Lia Maria Teixeira deLeroux, Liliane742.566.022-91http://lattes.cnpq.br/88922190009731702023-12-22T02:09:08Z2023-12-22T02:09:08Z2014-02-24MELO, Iranira Geminiano de. A educação no Instituto Federal de Rondônia: visando à reprodução ou à transformação social?. 2014. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12482Este estudo objetiva analisar as diretrizes e funções social, educacional, pedagógica e política do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, a partir do ponto de vista de professores e de estudantes, na tentativa de compreender em que medida essas diretrizes e funções determinam o caráter de reprodução ou de transformação social. Para tanto, o objetivo se desdobrou em análise da função da educação, demonstrando o ideal de homem que a Instituição pretende formar; averiguação da relação entre o que se planejava e o que se executava e; por último, em descrição do nível de satisfação docente e discente. Questões de privilégio cultural e econômico de classes mais abastadas, em comparação às de classes menos favorecidas foram inevitáveis, dado o foco da abordagem – modelo educacional conservador versus perspectiva transformadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo bibliográfico, coleta e interpretação de dados de grupos focais e de aplicação de questionários a quatro professores e a vinte estudantes do terceiro ano (do ensino técnico integrado ao ensino médio). Os dados coletados apontaram que os estudantes consideravam ser função institucional a formação de técnicos para o mercado de trabalho, enquanto os professores entendiam ser função da Instituição formar o técnico e o intelectual. Em conformidade com as respostas obtidas, identificamos três perspectivas diferenciadas em relação ao trabalho educacional desenvolvido no IFRO: 1) descumprimento da função de formação técnica e de formação da cultura geral necessária à continuação dos estudos; 2) formação pessoal cidadã para o mundo do trabalho e para o prosseguimento acadêmico; 3) formação técnica para o trabalho em empresas e indústrias. Os sujeitos da pesquisa apontaram problemas institucionais de ordem pedagógica, política e estrutural que comprometiam o processo de ensino e de aprendizagem. No tocante às práticas pedagógicas, os professores transitavam entre as tendências tradicional e histórico-crítica. Os docentes da pesquisa, ainda que tentassem realizar uma educação transformadora, reconheceram a Instituição como altamente conservadora e demonstraram ser conscientes de que poderiam não estar educando na perspectiva da transformação social. Nesse sentido, mostraram-se parcialmente satisfeitos com os resultados de seus trabalhos. Já os estudantes acreditavam estar recebendo uma educação transformadora. Em suas opiniões, porém, havia necessidade de melhoria, pois havia potencial institucional para tanto; todavia, de acordo com eles, faltava vontade política. A conclusão deste trabalho apontou para uma definição do IFRO, Campus Porto Velho Calama, como uma instituição conservadora com tentativas isoladas de educação transformadora, o que, nesse caso, configura-se como um local de disputas políticas e ideológicas.This study aims at analyzing the guidelines and social, educational, pedagogic and political functions of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, from the opinion of teachers and students in the attempt to comprehend to what extent those guidelines and functions determine the social reproduction or transformation character. In order to do so, this objective unfolded into analysis of education function, showing the ideal of human being the Institution intends to form; investigation of the relation between what was planned and what was carried out and; last, description of level of teacher and student satisfaction. Questions of cultural and economic privilege of wealthier classes, compared to the less favored ones, were inevitable, concerning the approach focus – conservative educational model versus transformative perspective. This is a qualitative research with bibliographic study, collection and interpretation of focus groups data and applying of questionnaires to four teachers and twenty students from the third year of high school (technical teaching integrated to high school). Data collected showed that students thought that the Institution has to qualify technicians for the work market, while the teachers understand that the Institution has to qualify students not only technically but also intellectually. The answers obtained from the questionnaires allowed us to identify three different perspectives on educational work developed at IFRO: 1) non-fulfillment of the technical qualification function and of the general culture qualification, both necessary to the continuation of studies; 2) personal citizenship formation for the work market and for the academic follow-up; 3) technical qualification for work in companies and industries. The subjects of this research pointed out institutional problems of pedagogic, political and structural order, which affected the teaching and learning process. When it comes to pedagogical practices, the teachers transited between traditional and historic-critical tendencies. The teachers of this research, although trying to practice a transformative education, recognized the Institution as highly conservative. The revealed themselves as conscious of the fact that they might not be educating in the social transformation perspective. Thus, they were partially satisfied with the results of their work. On the other hand, the students believed they were going by the process of transformative education. Nevertheless, in their opinion there was the need of enhancement, once the institutional potential exists; however, according to them, political will lacks. The conclusion of this study pointed to a definition of IFRO, Campus Porto Velho Calama, as a conservative institution, with isolated attempts to practice transformative education, what, in this case, can be described as a place of political and ideological dispute.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducaçãoreprodução socialtransformação socialEducationsocial reproductionsocial transformationEducaçãoA educação no Instituto Federal de Rondônia: visando à reprodução ou à transformação social?Education at the Federal Institute of Rondônia: aiming at reproduction or social transformation?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, Theodor W. et al. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado (Notas para uma investigação). In: ADORNO, Theodor W. et al. Um mapa da ideologia. 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description Este estudo objetiva analisar as diretrizes e funções social, educacional, pedagógica e política do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, a partir do ponto de vista de professores e de estudantes, na tentativa de compreender em que medida essas diretrizes e funções determinam o caráter de reprodução ou de transformação social. Para tanto, o objetivo se desdobrou em análise da função da educação, demonstrando o ideal de homem que a Instituição pretende formar; averiguação da relação entre o que se planejava e o que se executava e; por último, em descrição do nível de satisfação docente e discente. Questões de privilégio cultural e econômico de classes mais abastadas, em comparação às de classes menos favorecidas foram inevitáveis, dado o foco da abordagem – modelo educacional conservador versus perspectiva transformadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo bibliográfico, coleta e interpretação de dados de grupos focais e de aplicação de questionários a quatro professores e a vinte estudantes do terceiro ano (do ensino técnico integrado ao ensino médio). Os dados coletados apontaram que os estudantes consideravam ser função institucional a formação de técnicos para o mercado de trabalho, enquanto os professores entendiam ser função da Instituição formar o técnico e o intelectual. Em conformidade com as respostas obtidas, identificamos três perspectivas diferenciadas em relação ao trabalho educacional desenvolvido no IFRO: 1) descumprimento da função de formação técnica e de formação da cultura geral necessária à continuação dos estudos; 2) formação pessoal cidadã para o mundo do trabalho e para o prosseguimento acadêmico; 3) formação técnica para o trabalho em empresas e indústrias. Os sujeitos da pesquisa apontaram problemas institucionais de ordem pedagógica, política e estrutural que comprometiam o processo de ensino e de aprendizagem. No tocante às práticas pedagógicas, os professores transitavam entre as tendências tradicional e histórico-crítica. Os docentes da pesquisa, ainda que tentassem realizar uma educação transformadora, reconheceram a Instituição como altamente conservadora e demonstraram ser conscientes de que poderiam não estar educando na perspectiva da transformação social. Nesse sentido, mostraram-se parcialmente satisfeitos com os resultados de seus trabalhos. Já os estudantes acreditavam estar recebendo uma educação transformadora. Em suas opiniões, porém, havia necessidade de melhoria, pois havia potencial institucional para tanto; todavia, de acordo com eles, faltava vontade política. A conclusão deste trabalho apontou para uma definição do IFRO, Campus Porto Velho Calama, como uma instituição conservadora com tentativas isoladas de educação transformadora, o que, nesse caso, configura-se como um local de disputas políticas e ideológicas.
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