O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Antonio Sérgio Moreira dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509
Resumo: O trabalho foi desenvolvido tomando como pressuposto as orientações metodológicas, onde de forma criteriosa buscou-se através da análise na pesquisa de campo uma demonstração do real quadro do ensino de história, considerando aspectos: metodológicos, conteúdo e relação professor/aluno, na perspectiva de se construir uma proposta que pudesse contribuir ou possibilitar uma prática inter/transdisciplinar entre o ensino de história e áreas técnicas (e outras), priorizando a experiência com o curso de Agropecuária, sendo que a mesma aconteceu exclusivamente no Instituto Federal do Maranhão/Campus-Codó. O trabalho envolveu três turmas que cursavam integralmente a primeira série do curso técnico em agropecuária. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico), sendo um aos referidos alunos e outro aos professores; o mesmo procedimento se repetiu após a realização do projeto. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação entre o que é ensinado no ensino médio e a relação destes com sua formação profissional. Mostrou também que, não há por parte dos professores a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançada e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação ao modelo tradicional.
id UFRRJ-1_85d77c1c4cd2c76381e44803cac22d98
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12509
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Santos, Antonio Sérgio Moreira dosSantos, Akiko244.709.701-82http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700301T0147.755.238-30http://lattes.cnpq.br/72842096648282442023-12-22T02:09:53Z2023-12-22T02:09:53Z2009-11-27SANTOS, Antonio Sérgio Moreira dos. O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509O trabalho foi desenvolvido tomando como pressuposto as orientações metodológicas, onde de forma criteriosa buscou-se através da análise na pesquisa de campo uma demonstração do real quadro do ensino de história, considerando aspectos: metodológicos, conteúdo e relação professor/aluno, na perspectiva de se construir uma proposta que pudesse contribuir ou possibilitar uma prática inter/transdisciplinar entre o ensino de história e áreas técnicas (e outras), priorizando a experiência com o curso de Agropecuária, sendo que a mesma aconteceu exclusivamente no Instituto Federal do Maranhão/Campus-Codó. O trabalho envolveu três turmas que cursavam integralmente a primeira série do curso técnico em agropecuária. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico), sendo um aos referidos alunos e outro aos professores; o mesmo procedimento se repetiu após a realização do projeto. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação entre o que é ensinado no ensino médio e a relação destes com sua formação profissional. Mostrou também que, não há por parte dos professores a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançada e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação ao modelo tradicional.The working assumption has been developed taking as the methodological guidelines, which so carefully searched through the analysis of field research in a real demonstration of the teaching of history, considering aspects: methodological, content and the teacher / student, the prospect of to build a proposal that could help or provide a practical inter / cross between the teaching of history and technical areas (and others), focusing the experience with the technical course in Agriculture, and the same happened only in the Federal Institute of Maranhão / Campus-Codo. The study involved three groups that presented the first full series of technical progress in agriculture. Thus, it was used as data collection instrument used two questionnaires before (diagnosis), one of those students and other teachers, the same procedure was repeated after completion of the project. The first part of the research revealed that the vast majority of students do not perceive any link between what is taught in high school and the relationship of these with your training. Also showed that there are no teachers from the necessary care to contextualise knowledge and establish links with other disciplines of knowledge. With the development of the project, there was a change of attitude of students in the process of teaching and learning, especially the active form that participated in the activities, the autonomy and flexibility achieved and especially the innovative character of the method on traditional model.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação profissionalInstituto Federalensino/aprendizagemtransdisciplinaridadevocational educationFederal Officeteaching / learningtransdisciplinarityEducaçãoO ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinarThe teaching of history in the course of agriculture in the Federal Institute of Maranhão Codo Campus Building possibilities for a practical inter / transdisciplinaryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3714/2009%20-%20Antonio%20Sergio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13071/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17912/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24206/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30609/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36989/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43345/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49747/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56176/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/157Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Antonio Sergio Moreira dos Santos.pdf: 761671 bytes, checksum: 89ddcc4535fa0c1630891fabcff686df (MD5) Previous issue date: 2009-11-27info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Antônio Sérgio Moreira dos Santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain197308https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/1/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.txtbf0b3ff393e126e222f880ec33b1ce72MD51ORIGINAL2009 - Antônio Sérgio Moreira dos Santos.pdfapplication/pdf761769https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/2/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf2b4f348fceb86fe50213ce100c865d49MD52THUMBNAIL2009 - Antonio Sergio Moreira dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/3/2009%20-%20Antonio%20Sergio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD532009 - Antônio Sérgio Moreira dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/4/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD5420.500.14407/125092023-12-21 23:09:53.192oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:09:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The teaching of history in the course of agriculture in the Federal Institute of Maranhão Codo Campus Building possibilities for a practical inter / transdisciplinary
title O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
spellingShingle O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
Santos, Antonio Sérgio Moreira dos
educação profissional
Instituto Federal
ensino/aprendizagem
transdisciplinaridade
vocational education
Federal Office
teaching / learning
transdisciplinarity
Educação
title_short O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
title_full O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
title_fullStr O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
title_full_unstemmed O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
title_sort O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
author Santos, Antonio Sérgio Moreira dos
author_facet Santos, Antonio Sérgio Moreira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Antonio Sérgio Moreira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Akiko
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 244.709.701-82
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700301T0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 147.755.238-30
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7284209664828244
contributor_str_mv Santos, Akiko
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional
Instituto Federal
ensino/aprendizagem
transdisciplinaridade
topic educação profissional
Instituto Federal
ensino/aprendizagem
transdisciplinaridade
vocational education
Federal Office
teaching / learning
transdisciplinarity
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv vocational education
Federal Office
teaching / learning
transdisciplinarity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description O trabalho foi desenvolvido tomando como pressuposto as orientações metodológicas, onde de forma criteriosa buscou-se através da análise na pesquisa de campo uma demonstração do real quadro do ensino de história, considerando aspectos: metodológicos, conteúdo e relação professor/aluno, na perspectiva de se construir uma proposta que pudesse contribuir ou possibilitar uma prática inter/transdisciplinar entre o ensino de história e áreas técnicas (e outras), priorizando a experiência com o curso de Agropecuária, sendo que a mesma aconteceu exclusivamente no Instituto Federal do Maranhão/Campus-Codó. O trabalho envolveu três turmas que cursavam integralmente a primeira série do curso técnico em agropecuária. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico), sendo um aos referidos alunos e outro aos professores; o mesmo procedimento se repetiu após a realização do projeto. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação entre o que é ensinado no ensino médio e a relação destes com sua formação profissional. Mostrou também que, não há por parte dos professores a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançada e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação ao modelo tradicional.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:09:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Antonio Sérgio Moreira dos. O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509
identifier_str_mv SANTOS, Antonio Sérgio Moreira dos. O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/1/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/2/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/3/2009%20-%20Antonio%20Sergio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/4/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf0b3ff393e126e222f880ec33b1ce72
2b4f348fceb86fe50213ce100c865d49
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108099804004352