O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509 |
Resumo: | O trabalho foi desenvolvido tomando como pressuposto as orientações metodológicas, onde de forma criteriosa buscou-se através da análise na pesquisa de campo uma demonstração do real quadro do ensino de história, considerando aspectos: metodológicos, conteúdo e relação professor/aluno, na perspectiva de se construir uma proposta que pudesse contribuir ou possibilitar uma prática inter/transdisciplinar entre o ensino de história e áreas técnicas (e outras), priorizando a experiência com o curso de Agropecuária, sendo que a mesma aconteceu exclusivamente no Instituto Federal do Maranhão/Campus-Codó. O trabalho envolveu três turmas que cursavam integralmente a primeira série do curso técnico em agropecuária. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico), sendo um aos referidos alunos e outro aos professores; o mesmo procedimento se repetiu após a realização do projeto. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação entre o que é ensinado no ensino médio e a relação destes com sua formação profissional. Mostrou também que, não há por parte dos professores a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançada e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação ao modelo tradicional. |
id |
UFRRJ-1_85d77c1c4cd2c76381e44803cac22d98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12509 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Antonio Sérgio Moreira dosSantos, Akiko244.709.701-82http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700301T0147.755.238-30http://lattes.cnpq.br/72842096648282442023-12-22T02:09:53Z2023-12-22T02:09:53Z2009-11-27SANTOS, Antonio Sérgio Moreira dos. O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509O trabalho foi desenvolvido tomando como pressuposto as orientações metodológicas, onde de forma criteriosa buscou-se através da análise na pesquisa de campo uma demonstração do real quadro do ensino de história, considerando aspectos: metodológicos, conteúdo e relação professor/aluno, na perspectiva de se construir uma proposta que pudesse contribuir ou possibilitar uma prática inter/transdisciplinar entre o ensino de história e áreas técnicas (e outras), priorizando a experiência com o curso de Agropecuária, sendo que a mesma aconteceu exclusivamente no Instituto Federal do Maranhão/Campus-Codó. O trabalho envolveu três turmas que cursavam integralmente a primeira série do curso técnico em agropecuária. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico), sendo um aos referidos alunos e outro aos professores; o mesmo procedimento se repetiu após a realização do projeto. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação entre o que é ensinado no ensino médio e a relação destes com sua formação profissional. Mostrou também que, não há por parte dos professores a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançada e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação ao modelo tradicional.The working assumption has been developed taking as the methodological guidelines, which so carefully searched through the analysis of field research in a real demonstration of the teaching of history, considering aspects: methodological, content and the teacher / student, the prospect of to build a proposal that could help or provide a practical inter / cross between the teaching of history and technical areas (and others), focusing the experience with the technical course in Agriculture, and the same happened only in the Federal Institute of Maranhão / Campus-Codo. The study involved three groups that presented the first full series of technical progress in agriculture. Thus, it was used as data collection instrument used two questionnaires before (diagnosis), one of those students and other teachers, the same procedure was repeated after completion of the project. The first part of the research revealed that the vast majority of students do not perceive any link between what is taught in high school and the relationship of these with your training. Also showed that there are no teachers from the necessary care to contextualise knowledge and establish links with other disciplines of knowledge. With the development of the project, there was a change of attitude of students in the process of teaching and learning, especially the active form that participated in the activities, the autonomy and flexibility achieved and especially the innovative character of the method on traditional model.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação profissionalInstituto Federalensino/aprendizagemtransdisciplinaridadevocational educationFederal Officeteaching / learningtransdisciplinarityEducaçãoO ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinarThe teaching of history in the course of agriculture in the Federal Institute of Maranhão Codo Campus Building possibilities for a practical inter / transdisciplinaryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3714/2009%20-%20Antonio%20Sergio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13071/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17912/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24206/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30609/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36989/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43345/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49747/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56176/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/157Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Antonio Sergio Moreira dos Santos.pdf: 761671 bytes, checksum: 89ddcc4535fa0c1630891fabcff686df (MD5) Previous issue date: 2009-11-27info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Antônio Sérgio Moreira dos Santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain197308https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/1/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.txtbf0b3ff393e126e222f880ec33b1ce72MD51ORIGINAL2009 - Antônio Sérgio Moreira dos Santos.pdfapplication/pdf761769https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/2/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf2b4f348fceb86fe50213ce100c865d49MD52THUMBNAIL2009 - Antonio Sergio Moreira dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/3/2009%20-%20Antonio%20Sergio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD532009 - Antônio Sérgio Moreira dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/4/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD5420.500.14407/125092023-12-21 23:09:53.192oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:09:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The teaching of history in the course of agriculture in the Federal Institute of Maranhão Codo Campus Building possibilities for a practical inter / transdisciplinary |
title |
O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar |
spellingShingle |
O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar Santos, Antonio Sérgio Moreira dos educação profissional Instituto Federal ensino/aprendizagem transdisciplinaridade vocational education Federal Office teaching / learning transdisciplinarity Educação |
title_short |
O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar |
title_full |
O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar |
title_fullStr |
O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar |
title_full_unstemmed |
O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar |
title_sort |
O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar |
author |
Santos, Antonio Sérgio Moreira dos |
author_facet |
Santos, Antonio Sérgio Moreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Antonio Sérgio Moreira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Akiko |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
244.709.701-82 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700301T0 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
147.755.238-30 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7284209664828244 |
contributor_str_mv |
Santos, Akiko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação profissional Instituto Federal ensino/aprendizagem transdisciplinaridade |
topic |
educação profissional Instituto Federal ensino/aprendizagem transdisciplinaridade vocational education Federal Office teaching / learning transdisciplinarity Educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
vocational education Federal Office teaching / learning transdisciplinarity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
description |
O trabalho foi desenvolvido tomando como pressuposto as orientações metodológicas, onde de forma criteriosa buscou-se através da análise na pesquisa de campo uma demonstração do real quadro do ensino de história, considerando aspectos: metodológicos, conteúdo e relação professor/aluno, na perspectiva de se construir uma proposta que pudesse contribuir ou possibilitar uma prática inter/transdisciplinar entre o ensino de história e áreas técnicas (e outras), priorizando a experiência com o curso de Agropecuária, sendo que a mesma aconteceu exclusivamente no Instituto Federal do Maranhão/Campus-Codó. O trabalho envolveu três turmas que cursavam integralmente a primeira série do curso técnico em agropecuária. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico), sendo um aos referidos alunos e outro aos professores; o mesmo procedimento se repetiu após a realização do projeto. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação entre o que é ensinado no ensino médio e a relação destes com sua formação profissional. Mostrou também que, não há por parte dos professores a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançada e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação ao modelo tradicional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:09:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:09:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Antonio Sérgio Moreira dos. O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Antonio Sérgio Moreira dos. O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/1/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/2/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/3/2009%20-%20Antonio%20Sergio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12509/4/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf0b3ff393e126e222f880ec33b1ce72 2b4f348fceb86fe50213ce100c865d49 8c1280dca4077478b5fad29883580c72 8c1280dca4077478b5fad29883580c72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108099804004352 |