Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Paula de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11502
Resumo: A partir de uma pesquisa etnográfica em terreiros da religião umbanda na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, analisamos os diferentes regimes de proteção mobilizados nesse contexto e vislumbrados a partir de uma figura religiosa – o exu policial – um exu (entidade/espírito da umbanda) incorporado por uma mãe de santo, que tem por indumentária objetos referentes à figura de um policial. Policiais milicianos atendidos pelo exu ofertaram a ele uniformes policiais, colete à prova de balas, quepe e armas e em troca pediram a proteção de suas vidas ante um risco de morte. No contexto religioso da umbanda pretendemos analisar como diferentes agentes se posicionam em uma rede de trocas que mobiliza pessoas e coisas por onde circula simbolicamente a proteção dando ênfase à mediação do miliciano, da mãe de santo e do exu. Proponho pensar, ainda como tais pessoas mobilizam moralidades ambivalentes na resolução de seus conflitos mobilizando, ainda, um círculo de prestígio religioso que é alimentado e dramatizado no espaço público a partir das festas em comemoração aos exus, espaços onde mães, pais e filhos-de-santo, bem como as suas entidades, se rivalizam em uma disputa pelo público nos terreiros.
id UFRRJ-1_8708a4167b99bf006d65720fff7dc2e1
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/11502
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Campos, Ana Paula de SouzaMachado, Carly Barbozahttp://lattes.cnpq.br/0663218453318204Miagusko, EdsonBirman, Patrícia121.886.407-99http://lattes.cnpq.br/38385075389520932023-12-22T01:53:13Z2023-12-22T01:53:13Z2016-08-16Campos, Ana Paula de Souza. Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. 2016. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11502A partir de uma pesquisa etnográfica em terreiros da religião umbanda na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, analisamos os diferentes regimes de proteção mobilizados nesse contexto e vislumbrados a partir de uma figura religiosa – o exu policial – um exu (entidade/espírito da umbanda) incorporado por uma mãe de santo, que tem por indumentária objetos referentes à figura de um policial. Policiais milicianos atendidos pelo exu ofertaram a ele uniformes policiais, colete à prova de balas, quepe e armas e em troca pediram a proteção de suas vidas ante um risco de morte. No contexto religioso da umbanda pretendemos analisar como diferentes agentes se posicionam em uma rede de trocas que mobiliza pessoas e coisas por onde circula simbolicamente a proteção dando ênfase à mediação do miliciano, da mãe de santo e do exu. Proponho pensar, ainda como tais pessoas mobilizam moralidades ambivalentes na resolução de seus conflitos mobilizando, ainda, um círculo de prestígio religioso que é alimentado e dramatizado no espaço público a partir das festas em comemoração aos exus, espaços onde mães, pais e filhos-de-santo, bem como as suas entidades, se rivalizam em uma disputa pelo público nos terreiros.Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.From ethnographic research done at “umbanda” sacred grounds on the west side of Rio de Janeiro, we analyze the different protection regimes beared in these contexts and portrayed by a religious figure – the “exu policial” – an “exu” (entity/spirit from umbanda) embodied by a “mãe de santo” (religious celebrant – mom of saint) that has as a costume an officer uniform. Militiamen police officers assisted by the “exu” have offered it uniforms, bullet proof vests, hats, guns and in return have asked for the protection of their lives when facing the risk of death. In the religious context of the umbanda religion we intend to analyze how different agents position themselves in a trading network that mobilize people and things, in which the protection symbolically circulates, emphasizing the mediation between the militiamen, the “mãe de santo” and the “exu”. I propose thinking, moreover, how such people mobilize twofold moralities in the solution of their conflicts mobilizing, still, a prestigious religious circle that is fed and dramatized in public space via parties celebrating the “exus”, spaces where moms, sons and fathers of saint, as well as their entities, rival in attempt to gain attention from the public at the sacred grounds.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisDádivaPrestígioPoderAmbivalência MoralGiftPrestigePowerTwofold MoralityAntropologiaNa encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de JaneiroAt the crossroad the of “exu policial”: religion, militia and protection regimes in Rio de Janeiro's west sideinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALERJ. Relatório final da comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar a ação de milícias no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. ALMEIDA, Miguel Vale de. Género, masculinidade e poder. Revendo um caso do Sul de Portugal, Anuário Antropológico, p. 161-190, 1996. AUGRAS, Monique. Imaginário da magia, magia do imaginário. Petrópolis – RJ: Vozes; Editora PUC, 2009. BIRMAN, Patrícia. Transas e transes: sexo e gênero nos cultos afro-brasileiros, um sobrevôo. Estudos Feministas, Florianópolis, 13(2): 256, maio-agosto/2005. . Resenha de “Mulheres e cultos de possessão no Brasil” de Véronique Boyer Araujo. Estudos Feministas. Vol. 5, No. 1, pp. 233-235, 1997. . Fazer estilo criando gêneros: estudo sobre a construção religiosa da possessão e da diferença de gêneros em terreiros de umbanda e candomblé no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Eduerj, 1995. . O que é umbanda. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1985. & MACHADO, Carly. A violência dos justos: evangélicos, mídia e periferias da metrópole. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2012. CAMURÇA, Marcelo. Da "boa"e da "má vontade"para com a religião nos cientistas sociais da religião brasileiros. (Comentários a propósito do balanço realizado por Antônio Flávio Pierucci sobre a produção acadêmica da Sociologia da Religião no Brasil, nos últimos 25 anos). Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 21(1): 67-86, 2000. CANO, Ignacio & IOOT, Carolina. Seis por meia dúzia? Um estudo exploratório do fenômeno das chamadas “milícias” no Rio de Janeiro. In: RIBEIRO, C.; DIAS, R.; CARVALHO, S.; SOUZA E SILVA, J; WILLADINO, R.; LANNES, F.; LEHER, R.; ALVES, J. C. S.; SILVA, I.; ROCHA, L. M. & CANO, I. Segurança, tráfico e milícias. Rio de Janeiro: H. Boll, 2008. & DUARTE, Thais (coordenadores). “No sapatinho”: a evolução das milícias no Rio de Janeiro (2008-2011); Kryssia Ettel e Fernanda Novaes Cruz (pesquisadoras). Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2012. CAPONE, Stefania. A busca da África no Candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Pallas, 2009. CARDOSO, Vânia Zikán. Narrar o mundo: estórias do “povo da rua” e a narração do imprevisível. MANA 13(2): 317-345, 2007. & HEAD, Scott. Matérias nebulosas: coisas que acontecem em uma festa de exu. In: Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 35(1): 164-192, 2015. CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 73 CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998. CORRÊA, Alexandre Fernandes. Museu mefistofélico: o significado cultural da coleção de magia negra do Rio de Janeiro, primeiro patrimônio etnográfico do Brasil (1938). Ciências Humanas em Revista - São Luís, V. 4, n.2, dez. 2006. . Um museu mefistofélico: museologização da magia negra no primeiro tombamento etnográfico no Brasil. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 33-51, mai. 2014. DA MATTA, Roberto. Trabalho de campo. In: Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social. Petrópolis: Vozes, 1983. DAS, Veena& POOLE, Deborah. El estado y susmárgenes. Etnografías comparadas. Revista Académica de Relaciones Internacionales, Núm. 8 Março, 2008, UAM-AEDRI. DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012. DURKHEIM, Emile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996. FOUCAULT, Michel. Des supplices aux cellules, Ditsetécrits. Paris: Gallimard, v. 1, p. 719, 1994. . Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1989. GIUMBELLI, Emerson. O Cuidado dos Mortos: Uma História da Condenação e Legitimação do Espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997. . O “Baixo Espiritismo” e a história dos cultos mediúnicos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n. 19, p. 247-281, julho de 2003. LAIGNIER, Pablo. Do funk fluminense ao funk nacional: O grito comunicacional de favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013. LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 8, n. 1,2, p. 162-183, jan. 2006. LÉVI-STRAUSS, Claude. “O feiticeiro e sua magia” & “A eficácia simbólica”. In Antropologia Estrutural. São. Paulo: Cosac Naify, 2008. MACHADO, Carly. “É muita mistura”: projetos religiosos, políticos, sociais, midiáticos, de saúde e segurança pública nas periferias do Rio de Janeiro. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 33(2): 13-36, 2013. MAGNANI, José Guilherme Cantor. Umbanda. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1991. 74 MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1976. MAUSS, Marcel. Os elementos da magia &Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU; Edusp, 1974. MEYER, Marlyse. Caminhos do Imaginário no Brasil: Maria Padilha e toda a sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a pombagira da umbanda. In: Caminhos do Imaginário. São Paulo: Editora Universitária de São Paulo, 2001. MISSE, Michel. As ligações perigosas: mercado informal ilegal, narcotráfico e violência no Rio. In: Contemporaneidade e Educação, v 1, n. 2, p. 93 – 116, 1997. . Mercados ilegais, redes de proteção e organização local do crime no Rio de Janeiro. Estudos Avançados 21 (61), 2007. . Crime organizado e crime comum no Rio de Janeiro: diferenças e afinidades. Dossiê “crime, segurança e instituições estatais: problemas e perspectivas”. Revista de Sociologia e Política. V. 19, nº 40: 13-25 Out. 2011. MONTEIRO, Paula. Magia, racionalidade e sujeitos políticos. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, n° 26, p. 72-89, 1994. MOORE, Henrietta. Understanding sex and gender. In: INGOLD, Tim (ed.) Companion Encyclopedia of Anthropology.Londres: Routledge, 1997. MUNIZ, Jacqueline de Oliveira & DOMÍCIO Proença Jr. Muita politicagem, pouca política os problemas da polícia são. Rio de Janeiro: Estudos Avançados 21 (61), 2007. NEGRÃO, Lísias Nogueira. Magia e religião na umbanda. Revista USP, São Paulo (31): 76- 89, setembro/novembro, 1996a. . Entre a cruz e a encruzilhada. São Paulo: Edusp, 1996b. OLIVEIRA, Jonas Henrique de. O corpo como significado ou o significado do corpo: poder, violência e masculinidade na polícia militar. Revista Vivência. n. 35, p. 101-117, 2010. OLIVEIRA, Pedro Paulo de. Aspectos sociológicos da fofoca. In: Pensando bem: estudos de sociologia da moral. Org. Alexandre Werneck, Luís Roberto Cardoso de Oliveira. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2014. ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999. OOSTERBAAN, Martijn. Batman returns: brazilian conflicts and the popular culture of sovereignty. Conflict and Society: Advances in Research. Berghahn Books, p. 197–215, 2015. PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. In: A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume- Dumará, 1995. 75 PEIXOTO, Fabio Costa. Ordenamento territorial e a Zona Oeste do município do Rio de Janeiro: um breve olhar sobre a construção do território carioca durante a primeira metade do século XX. Revista Oculum Ensaios, n. 5, 2006. PIERUCCI, Antônio Flávio. Sociologia da Religião - Área Impuramente Acadêmica. In: S. Miceli (org.). O que ler na Ciência Social brasileira (1970-1995). vol. 2 Sociologia. São Paulo/Brasília: Ed. Sumaré/ANPOCS/CAPES, p. 237-286, 1999. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo, Companhia das Letras, 2001. RIBEIRO, Gustavo Lins. A globalização popular e o sistema mundial não hegemônico. São Paulo:Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.25 no. 74, 2010. RIBEIRO, Paulo Jorge & OLIVERIA, Rosane. O impacto da ação das milícias em relação às políticas públicas de segurança no Rio de Janeiro. Crime e Globalização: Documentos de debate. Amsterdan: TNI Briefing Series, 2010. SAID, Edward. Orientalismo - O Oriente como invenção do Ocidente. Tradução: Rosaura Eichenberg, São Paulo: Companhia de Bolso, 2007. SARACENI, Rubens. Livro de Exu. O Mistério Revelado. São Paulo: Maras, 2011. SEIBLITZ, Zelia. A gira profana. In: BROWN, Diana et al. Umbanda e política. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1985. (Cadernos do ISER, 18). SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner.Org. LIGIÉRO, Z.; tradução SILVA, A. R. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e umbanda: caminhos da devoção brasileira. 2. Ed. São Paulo: Selo Negro, 2005. . O Antropólogo e sua Magia: Trabalho de Campo e Texto Etnográfico nas Pesquisas Antropológicas sobre Religiões Afro-brasileiras. 1ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. . Exu do Brasil: tropos de uma identidade afro-brasileira nos trópicos. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 55 nº 2, 2012. SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In; SILVA, Tomaz Tadeu (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos culturais. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2000. STOLCKE, Verena. Sexo está para gênero, assim como raça para etnicidade?. Revista Estudos Afro-Asiáticos, n. 20, p. 101-119, 1991. TELLES, Vera. Ilegalismos urbanos e a Cidade. Novos Estudos, Cebrap, no.84, p. 152-163, 2009. . Fronteiras da lei como campo de disputa: notas inconclusas a partir de um percurso de pesquisa. In: BIRMAN, Patrícia, LEITE; Márcia Pereira; MACHADO, Carly & SÁ CARNEIRO, Sandra de (orgs). Dispositivos urbanos e trama dos viventes: ordens e resistências. Rio de Janeiro: Editora FGV, p. 56-75, 2015. 76 TURNER, Victor. Floresta dos Símbolos, Niterói: Editora UFF, 2005. . O processo ritual. Petrópolis: Vozes, 1974. VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: Individualismo e cultura: Notas para uma Antropologia da Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1991. VICTORIANO, Benedicto Anselmo Domingos. O prestígio religioso na Umbanda: dramatização de poder. São Paulo: Annablume, 2005. ZALUAR, Alba; CONCEIÇÃO, Isabel Siqueira. Favela sob o controle das milícias no Rio de Janeiro: que paz?, São Paulo em Perspectiva, v. 21, n. 2, p. 89-101, jul./dez, 2007. & BARCELLOS, Christovam. Mortes prematuras e conflito armado pelo domínio das favelas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 28, n° 81, 2013.https://tede.ufrrj.br/retrieve/63412/2016%20-%20Ana%20Paula%20de%20Souza%20Campos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4249Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-12-08T12:41:25Z No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Paula de Souza Campos.pdf: 774853 bytes, checksum: ac10430ed6c0bd373c1e95eab58a4a98 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-08T12:41:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Paula de Souza Campos.pdf: 774853 bytes, checksum: ac10430ed6c0bd373c1e95eab58a4a98 (MD5) Previous issue date: 2016-08-16info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2016 - Ana Paula de Souza Campos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11502/1/2016%20-%20Ana%20Paula%20de%20Souza%20Campos.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2016 - Ana Paula de Souza Campos.pdf.txtExtracted Texttext/plain285782https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11502/2/2016%20-%20Ana%20Paula%20de%20Souza%20Campos.pdf.txt7c8e03f24c65f5655eb4e506cee0f09bMD52ORIGINAL2016 - Ana Paula de Souza Campos.pdf2016 - Ana Paula de Souza Camposapplication/pdf774853https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11502/3/2016%20-%20Ana%20Paula%20de%20Souza%20Campos.pdfac10430ed6c0bd373c1e95eab58a4a98MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11502/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/115022023-12-21 22:53:13.934oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T01:53:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv At the crossroad the of “exu policial”: religion, militia and protection regimes in Rio de Janeiro's west side
title Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro
Campos, Ana Paula de Souza
Dádiva
Prestígio
Poder
Ambivalência Moral
Gift
Prestige
Power
Twofold Morality
Antropologia
title_short Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro
title_full Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro
title_sort Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro
author Campos, Ana Paula de Souza
author_facet Campos, Ana Paula de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Paula de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carly Barboza
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0663218453318204
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miagusko, Edson
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Birman, Patrícia
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 121.886.407-99
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3838507538952093
contributor_str_mv Machado, Carly Barboza
Miagusko, Edson
Birman, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Dádiva
Prestígio
Poder
Ambivalência Moral
topic Dádiva
Prestígio
Poder
Ambivalência Moral
Gift
Prestige
Power
Twofold Morality
Antropologia
dc.subject.eng.fl_str_mv Gift
Prestige
Power
Twofold Morality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Antropologia
description A partir de uma pesquisa etnográfica em terreiros da religião umbanda na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, analisamos os diferentes regimes de proteção mobilizados nesse contexto e vislumbrados a partir de uma figura religiosa – o exu policial – um exu (entidade/espírito da umbanda) incorporado por uma mãe de santo, que tem por indumentária objetos referentes à figura de um policial. Policiais milicianos atendidos pelo exu ofertaram a ele uniformes policiais, colete à prova de balas, quepe e armas e em troca pediram a proteção de suas vidas ante um risco de morte. No contexto religioso da umbanda pretendemos analisar como diferentes agentes se posicionam em uma rede de trocas que mobiliza pessoas e coisas por onde circula simbolicamente a proteção dando ênfase à mediação do miliciano, da mãe de santo e do exu. Proponho pensar, ainda como tais pessoas mobilizam moralidades ambivalentes na resolução de seus conflitos mobilizando, ainda, um círculo de prestígio religioso que é alimentado e dramatizado no espaço público a partir das festas em comemoração aos exus, espaços onde mães, pais e filhos-de-santo, bem como as suas entidades, se rivalizam em uma disputa pelo público nos terreiros.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T01:53:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T01:53:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Campos, Ana Paula de Souza. Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. 2016. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11502
identifier_str_mv Campos, Ana Paula de Souza. Na encruzilhada do exu policial: religião, milícia e regimes de proteção na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. 2016. 76 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ALERJ. Relatório final da comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar a ação de milícias no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. ALMEIDA, Miguel Vale de. Género, masculinidade e poder. Revendo um caso do Sul de Portugal, Anuário Antropológico, p. 161-190, 1996. AUGRAS, Monique. Imaginário da magia, magia do imaginário. Petrópolis – RJ: Vozes; Editora PUC, 2009. BIRMAN, Patrícia. Transas e transes: sexo e gênero nos cultos afro-brasileiros, um sobrevôo. Estudos Feministas, Florianópolis, 13(2): 256, maio-agosto/2005. . Resenha de “Mulheres e cultos de possessão no Brasil” de Véronique Boyer Araujo. Estudos Feministas. Vol. 5, No. 1, pp. 233-235, 1997. . Fazer estilo criando gêneros: estudo sobre a construção religiosa da possessão e da diferença de gêneros em terreiros de umbanda e candomblé no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Eduerj, 1995. . O que é umbanda. São Paulo: Abril Cultural: Brasiliense, 1985. & MACHADO, Carly. A violência dos justos: evangélicos, mídia e periferias da metrópole. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2012. CAMURÇA, Marcelo. Da "boa"e da "má vontade"para com a religião nos cientistas sociais da religião brasileiros. (Comentários a propósito do balanço realizado por Antônio Flávio Pierucci sobre a produção acadêmica da Sociologia da Religião no Brasil, nos últimos 25 anos). Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 21(1): 67-86, 2000. CANO, Ignacio & IOOT, Carolina. Seis por meia dúzia? Um estudo exploratório do fenômeno das chamadas “milícias” no Rio de Janeiro. In: RIBEIRO, C.; DIAS, R.; CARVALHO, S.; SOUZA E SILVA, J; WILLADINO, R.; LANNES, F.; LEHER, R.; ALVES, J. C. S.; SILVA, I.; ROCHA, L. M. & CANO, I. Segurança, tráfico e milícias. Rio de Janeiro: H. Boll, 2008. & DUARTE, Thais (coordenadores). “No sapatinho”: a evolução das milícias no Rio de Janeiro (2008-2011); Kryssia Ettel e Fernanda Novaes Cruz (pesquisadoras). Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2012. CAPONE, Stefania. A busca da África no Candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Pallas, 2009. CARDOSO, Vânia Zikán. Narrar o mundo: estórias do “povo da rua” e a narração do imprevisível. MANA 13(2): 317-345, 2007. & HEAD, Scott. Matérias nebulosas: coisas que acontecem em uma festa de exu. In: Revista Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 35(1): 164-192, 2015. CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 73 CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998. CORRÊA, Alexandre Fernandes. Museu mefistofélico: o significado cultural da coleção de magia negra do Rio de Janeiro, primeiro patrimônio etnográfico do Brasil (1938). Ciências Humanas em Revista - São Luís, V. 4, n.2, dez. 2006. . Um museu mefistofélico: museologização da magia negra no primeiro tombamento etnográfico no Brasil. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 33-51, mai. 2014. DA MATTA, Roberto. Trabalho de campo. In: Relativizando: Uma Introdução à Antropologia Social. Petrópolis: Vozes, 1983. DAS, Veena& POOLE, Deborah. El estado y susmárgenes. Etnografías comparadas. Revista Académica de Relaciones Internacionales, Núm. 8 Março, 2008, UAM-AEDRI. DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012. DURKHEIM, Emile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996. FOUCAULT, Michel. Des supplices aux cellules, Ditsetécrits. Paris: Gallimard, v. 1, p. 719, 1994. . Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1989. GIUMBELLI, Emerson. O Cuidado dos Mortos: Uma História da Condenação e Legitimação do Espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997. . O “Baixo Espiritismo” e a história dos cultos mediúnicos. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n. 19, p. 247-281, julho de 2003. LAIGNIER, Pablo. Do funk fluminense ao funk nacional: O grito comunicacional de favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013. LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 8, n. 1,2, p. 162-183, jan. 2006. LÉVI-STRAUSS, Claude. “O feiticeiro e sua magia” & “A eficácia simbólica”. In Antropologia Estrutural. São. Paulo: Cosac Naify, 2008. MACHADO, Carly. “É muita mistura”: projetos religiosos, políticos, sociais, midiáticos, de saúde e segurança pública nas periferias do Rio de Janeiro. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, 33(2): 13-36, 2013. MAGNANI, José Guilherme Cantor. Umbanda. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1991. 74 MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1976. MAUSS, Marcel. Os elementos da magia &Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU; Edusp, 1974. MEYER, Marlyse. Caminhos do Imaginário no Brasil: Maria Padilha e toda a sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a pombagira da umbanda. In: Caminhos do Imaginário. São Paulo: Editora Universitária de São Paulo, 2001. MISSE, Michel. As ligações perigosas: mercado informal ilegal, narcotráfico e violência no Rio. In: Contemporaneidade e Educação, v 1, n. 2, p. 93 – 116, 1997. . Mercados ilegais, redes de proteção e organização local do crime no Rio de Janeiro. Estudos Avançados 21 (61), 2007. . Crime organizado e crime comum no Rio de Janeiro: diferenças e afinidades. Dossiê “crime, segurança e instituições estatais: problemas e perspectivas”. Revista de Sociologia e Política. V. 19, nº 40: 13-25 Out. 2011. MONTEIRO, Paula. Magia, racionalidade e sujeitos políticos. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, n° 26, p. 72-89, 1994. MOORE, Henrietta. Understanding sex and gender. In: INGOLD, Tim (ed.) Companion Encyclopedia of Anthropology.Londres: Routledge, 1997. MUNIZ, Jacqueline de Oliveira & DOMÍCIO Proença Jr. Muita politicagem, pouca política os problemas da polícia são. Rio de Janeiro: Estudos Avançados 21 (61), 2007. NEGRÃO, Lísias Nogueira. Magia e religião na umbanda. Revista USP, São Paulo (31): 76- 89, setembro/novembro, 1996a. . Entre a cruz e a encruzilhada. São Paulo: Edusp, 1996b. OLIVEIRA, Jonas Henrique de. O corpo como significado ou o significado do corpo: poder, violência e masculinidade na polícia militar. Revista Vivência. n. 35, p. 101-117, 2010. OLIVEIRA, Pedro Paulo de. Aspectos sociológicos da fofoca. In: Pensando bem: estudos de sociologia da moral. Org. Alexandre Werneck, Luís Roberto Cardoso de Oliveira. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2014. ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999. OOSTERBAAN, Martijn. Batman returns: brazilian conflicts and the popular culture of sovereignty. Conflict and Society: Advances in Research. Berghahn Books, p. 197–215, 2015. PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. In: A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume- Dumará, 1995. 75 PEIXOTO, Fabio Costa. Ordenamento territorial e a Zona Oeste do município do Rio de Janeiro: um breve olhar sobre a construção do território carioca durante a primeira metade do século XX. Revista Oculum Ensaios, n. 5, 2006. PIERUCCI, Antônio Flávio. Sociologia da Religião - Área Impuramente Acadêmica. In: S. Miceli (org.). O que ler na Ciência Social brasileira (1970-1995). vol. 2 Sociologia. São Paulo/Brasília: Ed. Sumaré/ANPOCS/CAPES, p. 237-286, 1999. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo, Companhia das Letras, 2001. RIBEIRO, Gustavo Lins. A globalização popular e o sistema mundial não hegemônico. São Paulo:Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.25 no. 74, 2010. RIBEIRO, Paulo Jorge & OLIVERIA, Rosane. O impacto da ação das milícias em relação às políticas públicas de segurança no Rio de Janeiro. Crime e Globalização: Documentos de debate. Amsterdan: TNI Briefing Series, 2010. SAID, Edward. Orientalismo - O Oriente como invenção do Ocidente. Tradução: Rosaura Eichenberg, São Paulo: Companhia de Bolso, 2007. SARACENI, Rubens. Livro de Exu. O Mistério Revelado. São Paulo: Maras, 2011. SEIBLITZ, Zelia. A gira profana. In: BROWN, Diana et al. Umbanda e política. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1985. (Cadernos do ISER, 18). SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner.Org. LIGIÉRO, Z.; tradução SILVA, A. R. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e umbanda: caminhos da devoção brasileira. 2. Ed. São Paulo: Selo Negro, 2005. . O Antropólogo e sua Magia: Trabalho de Campo e Texto Etnográfico nas Pesquisas Antropológicas sobre Religiões Afro-brasileiras. 1ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. . Exu do Brasil: tropos de uma identidade afro-brasileira nos trópicos. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 55 nº 2, 2012. SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In; SILVA, Tomaz Tadeu (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos culturais. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2000. STOLCKE, Verena. Sexo está para gênero, assim como raça para etnicidade?. Revista Estudos Afro-Asiáticos, n. 20, p. 101-119, 1991. TELLES, Vera. Ilegalismos urbanos e a Cidade. Novos Estudos, Cebrap, no.84, p. 152-163, 2009. . Fronteiras da lei como campo de disputa: notas inconclusas a partir de um percurso de pesquisa. In: BIRMAN, Patrícia, LEITE; Márcia Pereira; MACHADO, Carly & SÁ CARNEIRO, Sandra de (orgs). Dispositivos urbanos e trama dos viventes: ordens e resistências. Rio de Janeiro: Editora FGV, p. 56-75, 2015. 76 TURNER, Victor. Floresta dos Símbolos, Niterói: Editora UFF, 2005. . O processo ritual. Petrópolis: Vozes, 1974. VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: Individualismo e cultura: Notas para uma Antropologia da Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1991. VICTORIANO, Benedicto Anselmo Domingos. O prestígio religioso na Umbanda: dramatização de poder. São Paulo: Annablume, 2005. ZALUAR, Alba; CONCEIÇÃO, Isabel Siqueira. Favela sob o controle das milícias no Rio de Janeiro: que paz?, São Paulo em Perspectiva, v. 21, n. 2, p. 89-101, jul./dez, 2007. & BARCELLOS, Christovam. Mortes prematuras e conflito armado pelo domínio das favelas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 28, n° 81, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11502/1/2016%20-%20Ana%20Paula%20de%20Souza%20Campos.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11502/2/2016%20-%20Ana%20Paula%20de%20Souza%20Campos.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11502/3/2016%20-%20Ana%20Paula%20de%20Souza%20Campos.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/11502/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
7c8e03f24c65f5655eb4e506cee0f09b
ac10430ed6c0bd373c1e95eab58a4a98
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108070903152640