A restauração prodigiosa de Portugal , 1640-1668

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, João André de Araújo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13817
Resumo: O objetivo desta dissertação é propor uma análise sobre os discursos que apresentaram a Restauração de Portugal, em 1640, como uma “Restauração prodigiosa”. Estes textos tratam, por exemplo, dos milagres que corroboravam a aclamação do duque de Bragança – D.João IV – como rei de Portugal, da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira do reino e dos milagres que determinaram as vitórias dos portugueses nas batalhas contra Castela. Estes discursos estão presentes num diversificado conjunto de fontes composto por sermões, panfletos, crônicas, narrativas de eventos, textos jurídicos e uma hagiografia. Através de uma análise sobre estes textos, buscamos compreender a função que os milagres e a devoção mariana desempenharam na constituição da legitimidade política da Restauração. Deste modo, a dissertação sugere que a “Restauração prodigiosa” foi um importante componente a legitimar a revolta que propôs o fim do Portugal dos Habsburgos. Contudo, esta dimensão política dos fenômenos prodigiosos só pode ser compreendia enquanto parte do conjunto de práticas e atitudes de crenças católicas dos portugueses dos seiscentos, que concebia a Providência Divina como atuante e decisiva no destino da comunidade civil.
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spelling Faria, João André de AraújoSantos, Beatriz Catão Cruz859.908.097-00http://lattes.cnpq.br/9235997733221109101.621.087-61http://lattes.cnpq.br/70566031971741582023-12-22T02:51:39Z2023-12-22T02:51:39Z2010-08-25Faria, João André de Araújo. A Restauração de Portugal Prodigiosa, 1640-1668. 2010. [133 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13817O objetivo desta dissertação é propor uma análise sobre os discursos que apresentaram a Restauração de Portugal, em 1640, como uma “Restauração prodigiosa”. Estes textos tratam, por exemplo, dos milagres que corroboravam a aclamação do duque de Bragança – D.João IV – como rei de Portugal, da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira do reino e dos milagres que determinaram as vitórias dos portugueses nas batalhas contra Castela. Estes discursos estão presentes num diversificado conjunto de fontes composto por sermões, panfletos, crônicas, narrativas de eventos, textos jurídicos e uma hagiografia. Através de uma análise sobre estes textos, buscamos compreender a função que os milagres e a devoção mariana desempenharam na constituição da legitimidade política da Restauração. Deste modo, a dissertação sugere que a “Restauração prodigiosa” foi um importante componente a legitimar a revolta que propôs o fim do Portugal dos Habsburgos. Contudo, esta dimensão política dos fenômenos prodigiosos só pode ser compreendia enquanto parte do conjunto de práticas e atitudes de crenças católicas dos portugueses dos seiscentos, que concebia a Providência Divina como atuante e decisiva no destino da comunidade civil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.This study proposes a revision of documents that consider the Portuguese Restoration, in 1640, as a “Prodigious Restoration” and approach historical themes such as the miracles that cheered and corroborated the Duke of Bragança as the King of Portugal, the crowning of Our Lady of Conceição as the Patron Saint of the Kingdom and the miracles that have determined important Portuguese victories against Castela. Along the diversified ensemble of sources, composed by sermons, pamphlets, chronicles, description of events, juridical documents and an hagiography a withdraw will be stating the function of the miracles and the marial devotion as building-up elements on the legitimating political process of the Restoration, thus suggesting that the “Prodigious Restoration” has influenced and sustained the revolution towards the end of the era of the Hapsburgs in Portugal. That political thesis on those prodigious phenomenons may only be understood as part of the catholic faithful attitudes and religious practices from the Portuguese of the 16th century for whom the Divine Providence power had the most effective role on the destiny of their civil societyapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisRestauração de Portugaldevoção e identidadeculto à Virgem MariaPortuguese Restorationdevotion and identityworship to the Virgin MaryHistóriaA restauração prodigiosa de Portugal , 1640-1668The Virgin Mary and the Prodigious Portugal Restoration, 1640-1668info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANÔNIMO. Relaçam da aclamação que se fez na capitania do Rio de Janeiro (...) ao (...) Rey Dom João o IV. Em Lisboa: por Iorge Rodrigues : a custa de Domingos Aluares livreiro, anno 1641. Na web: http://purl.pt/12091 ANÔNIMO. 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description O objetivo desta dissertação é propor uma análise sobre os discursos que apresentaram a Restauração de Portugal, em 1640, como uma “Restauração prodigiosa”. Estes textos tratam, por exemplo, dos milagres que corroboravam a aclamação do duque de Bragança – D.João IV – como rei de Portugal, da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira do reino e dos milagres que determinaram as vitórias dos portugueses nas batalhas contra Castela. Estes discursos estão presentes num diversificado conjunto de fontes composto por sermões, panfletos, crônicas, narrativas de eventos, textos jurídicos e uma hagiografia. Através de uma análise sobre estes textos, buscamos compreender a função que os milagres e a devoção mariana desempenharam na constituição da legitimidade política da Restauração. Deste modo, a dissertação sugere que a “Restauração prodigiosa” foi um importante componente a legitimar a revolta que propôs o fim do Portugal dos Habsburgos. Contudo, esta dimensão política dos fenômenos prodigiosos só pode ser compreendia enquanto parte do conjunto de práticas e atitudes de crenças católicas dos portugueses dos seiscentos, que concebia a Providência Divina como atuante e decisiva no destino da comunidade civil.
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