Avaliação do processo ensino/aprendizagem no Proeja do Instituto Federal do Tocantis campus Araguatins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Kênya Maria Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12789
Resumo: O presente trabalho surgiu mediante inquietações advindas da experiência com o acompanhamento pedagógico no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal do Tocantins Campus Araguatins, entre os anos de 2008 a 2009. Focalizamos, dentre outras situações-problemas, aspectos referentes à avaliação da aprendizagem. No ensinoaprendizagem a avaliação deve constituir-se como o início para tomada de decisões, e não apenas como fim do processo pedagógico. Frente ao surgimento de programa de inclusão de Jovens e Adultos na modalidade de Educação Profissional indagamos: quais são os procedimentos avaliativos utilizados na prática educativa dessa instituição? Para responder tal questionamento realizamos uma pesquisa que objetivou analisar as práticas pedagógicas utilizadas na avaliação do processo ensino/aprendizagem no curso Técnico PROEJA em Agroindústria do IFTO Araguatins, por meio de declaração verbal docente. A pesquisa de abordagem qualitativa contemplou: estudos teóricos dos procedimentos e concepções avaliativos; elaboração e aplicação de um questionário semi-estruturado junto aos docentes da única turma do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Araguatins; estudo, produção e divulgação dos dados referentes aos resultados do questionário. O corpus investigado é composto de 15 docentes que ministraram aulas no segundo semestre de 2009 na referida turma. Os conceitos atribuídos pelos docentes ao termo avaliar assinalam que a avaliação é um meio para verificar tanto o nível de aprendizagem, as habilidades e competências adquiridas, os sucessos e as dificuldades do estudante, como para verificar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, utilizando-se desses resultados para aprimorar as práticas pedagógicas. Constatamos a preferência dos docentes pelo uso da prova escrita, integrado-se à função formativa e diagnóstica da avaliação e instrumentos avaliativos tais como: atividade diária, provas orais e seminários. Tais instrumentos terão assertividade nas Instituições de Ensino à medida que contribuírem para diagnosticar efetivamente dificuldades e avanços do aprendizado do aluno e proporcione ações que contribuam para a melhoria do sistema de ensino/aprendizagem. Cabe ressaltar que esta reflexão poderá ser aprimorada e disseminada pelos educadores no âmbito do Instituto e nas demais esferas educacionais.
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No ensinoaprendizagem a avaliação deve constituir-se como o início para tomada de decisões, e não apenas como fim do processo pedagógico. Frente ao surgimento de programa de inclusão de Jovens e Adultos na modalidade de Educação Profissional indagamos: quais são os procedimentos avaliativos utilizados na prática educativa dessa instituição? Para responder tal questionamento realizamos uma pesquisa que objetivou analisar as práticas pedagógicas utilizadas na avaliação do processo ensino/aprendizagem no curso Técnico PROEJA em Agroindústria do IFTO Araguatins, por meio de declaração verbal docente. A pesquisa de abordagem qualitativa contemplou: estudos teóricos dos procedimentos e concepções avaliativos; elaboração e aplicação de um questionário semi-estruturado junto aos docentes da única turma do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Araguatins; estudo, produção e divulgação dos dados referentes aos resultados do questionário. O corpus investigado é composto de 15 docentes que ministraram aulas no segundo semestre de 2009 na referida turma. Os conceitos atribuídos pelos docentes ao termo avaliar assinalam que a avaliação é um meio para verificar tanto o nível de aprendizagem, as habilidades e competências adquiridas, os sucessos e as dificuldades do estudante, como para verificar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, utilizando-se desses resultados para aprimorar as práticas pedagógicas. Constatamos a preferência dos docentes pelo uso da prova escrita, integrado-se à função formativa e diagnóstica da avaliação e instrumentos avaliativos tais como: atividade diária, provas orais e seminários. Tais instrumentos terão assertividade nas Instituições de Ensino à medida que contribuírem para diagnosticar efetivamente dificuldades e avanços do aprendizado do aluno e proporcione ações que contribuam para a melhoria do sistema de ensino/aprendizagem. Cabe ressaltar que esta reflexão poderá ser aprimorada e disseminada pelos educadores no âmbito do Instituto e nas demais esferas educacionais.The present work originated by concerns arising from experience with pedagogical support in the course of the National Integration of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults (PROEJA) of the Federal Campus Araguatins Tocantins, between the years 2008/2009. We focus, among other situations, problems, issues related to assessment of learning. In the teaching-learning evaluation should establish itself as the top decision-making, not just as an end of the educational process. Due to the appearance of inclusion program for Youth and Adult Vocational Education in the form we ask: what are the evaluation procedures used in educational practice that institution? To answer this question we conducted a survey that aimed to analyze the teaching practices used in the evaluation of teaching and learning in the course of the Agribusiness Forum in PROEJA IFTO Araguatins through teaching verbal statement. The qualitative study included: theoretical concepts and procedures of evaluation, development and implementation of a semi-structured questionnaire from teachers the only of the Technical Course on the Agribusiness the campus Araguatins; Tech, study, production and dissemination of data regarding the results of the questionnaire. The corpus investigated is composed of 15 teachers who taught classes in the second half of 2009 in that class. The concepts assigned by teachers to evaluate term indicate that evaluation is a means to verify both the level of learning, skills and competences acquired, the successes and difficulties of the student, such as ensuring that the learning objectives were achieved, using if these results to improve teaching practices. We note the preference of teachers for the use of written evidence to the integrated formative and diagnostic assessment, that assessment tasks such as daily activity, oral examinations and seminars. Such instruments will be assertive in universities and colleges as they contribute effectively to diagnose difficulties advances of student learning and provide actions that contribute to improving the system of teaching and learning. It is noteworthy that this reflection can be enhanced and disseminated by educators within the Office and in other spheres of educationapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAssessment, Teaching/Learning, Professional Education for Youth and Adults.Avaliação, Ensino/aprendizagem, Educação Profissional de Jovens e Adultos.Ciências HumanasAvaliação do processo ensino/aprendizagem no Proeja do Instituto Federal do Tocantis campus Araguatinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ALMEIDA, Fernando José de. Avaliação educacional em debate: experiências no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2005. ALMEIDA, M. F da P. M de. A avaliação da aprendizagem e seus desdobradamentos. In: Avaliação. RAIES. V. 2, nº 2, junho, 1997. p. 37-50. ARAGUATINS, Escola Agrotécnica Federal de. Histórico da Instituição. 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Lopes, Kênya Maria Vieira
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description O presente trabalho surgiu mediante inquietações advindas da experiência com o acompanhamento pedagógico no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica, na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal do Tocantins Campus Araguatins, entre os anos de 2008 a 2009. Focalizamos, dentre outras situações-problemas, aspectos referentes à avaliação da aprendizagem. No ensinoaprendizagem a avaliação deve constituir-se como o início para tomada de decisões, e não apenas como fim do processo pedagógico. Frente ao surgimento de programa de inclusão de Jovens e Adultos na modalidade de Educação Profissional indagamos: quais são os procedimentos avaliativos utilizados na prática educativa dessa instituição? Para responder tal questionamento realizamos uma pesquisa que objetivou analisar as práticas pedagógicas utilizadas na avaliação do processo ensino/aprendizagem no curso Técnico PROEJA em Agroindústria do IFTO Araguatins, por meio de declaração verbal docente. A pesquisa de abordagem qualitativa contemplou: estudos teóricos dos procedimentos e concepções avaliativos; elaboração e aplicação de um questionário semi-estruturado junto aos docentes da única turma do Curso Técnico em Agroindústria do Campus Araguatins; estudo, produção e divulgação dos dados referentes aos resultados do questionário. O corpus investigado é composto de 15 docentes que ministraram aulas no segundo semestre de 2009 na referida turma. Os conceitos atribuídos pelos docentes ao termo avaliar assinalam que a avaliação é um meio para verificar tanto o nível de aprendizagem, as habilidades e competências adquiridas, os sucessos e as dificuldades do estudante, como para verificar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos, utilizando-se desses resultados para aprimorar as práticas pedagógicas. Constatamos a preferência dos docentes pelo uso da prova escrita, integrado-se à função formativa e diagnóstica da avaliação e instrumentos avaliativos tais como: atividade diária, provas orais e seminários. Tais instrumentos terão assertividade nas Instituições de Ensino à medida que contribuírem para diagnosticar efetivamente dificuldades e avanços do aprendizado do aluno e proporcione ações que contribuam para a melhoria do sistema de ensino/aprendizagem. Cabe ressaltar que esta reflexão poderá ser aprimorada e disseminada pelos educadores no âmbito do Instituto e nas demais esferas educacionais.
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Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de fevereiro de 2005. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio e para a Educação Profissional técnica de nível médio de forma integrada ao Ensino Médio, 2005b. ______. Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância, Brasília, 2010a. ______. Ministério da Educação. Lei nº 4024 de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf.> Acesso em 22 de maio de 2010b. ______. Lei nº 7.044 de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei 5.682, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. 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