M-learning e realidade virtual aplicados ao ensino técnico de agropecuária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Compto, Gabriel Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12623
Resumo: O presente trabalho constitui uma investigação sobre as potencialidades do M-Learning (aprendizagem móvel) e Realidade Virtual no curso técnico em Agropecuária, tendo em vista que essas ferramentas tecnológicas podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na Amazônia, área geográfica onde está inserido o Campus Tefé. As ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para sanar dificuldades de acesso ao local de estudo, aproximando o aluno ao experimento que se pretende abordar, tendo em vista que o uso de passeios virtuais em ambientes de Realidade Virtual através de dispositivos móveis já é uma realidade vivida na educação. Este projeto possui como delimitação o uso de tecnologias móveis, em especial smartphones e o uso de Realidade Virtual Imersiva no curso técnico de nível médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tefé. O objeto deste projeto é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas do curso de nível médio técnico em Agropecuária, nas suas diversas séries, por intermédio do uso dos conceitos de M-Learning e Realidade Virtual. Os seus objetos específicos são: aplicar o conceito de aprendizagem móvel nas disciplinas do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Aplicar um aplicativo móvel de Realidade Virtual Imersiva nos alunos do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Investigar o impacto da Realidade Virtual Imersiva através de um ambiente virtual e óculos VR de baixo custo no curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé. O referencial teórico desta pesquisa parte do princípio que o uso de M-Learning e Realidade Virtual podem ser inseridos no processo de ensino de aprendizagem nos cursos de agropecuária. Desta forma, foram levantados os estados da arte sobre “Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”, “M-Learning”, “Realidade Virtual e Aplicações da Realidade Virtual na Educação”. A pesquisa deste projeto de dissertação foi dividida em três etapas: 1ª Etapa – levantamento dos dados das pesquisas referentes ao tema do projeto; 2ª Etapa – desenvolvimento do projeto e aplicação do projeto, para tal foi utilizada a pesquisa-ação; 3ª Etapa – análise dos resultados e finalização da escrita da dissertação. A pesquisa evidenciou que o uso TICs, em particular smartphones e Realidade Virtual, podem ser inseridas no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico de nível médio em Agropecuária e que o aluno ao ser imerso nesse ambiente virtual pode aprender com as interações de objetos dispostos no ambiente de Realidade Virtual.
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spelling Compto, Gabriel PinheiroMarino, Tiago BadreCPF: 099.420.597-09Cruz, Sergio Manuel Serra daNascimento, Bruno Santos doCPF: 956.591.022-04http://lattes.cnpq.br/54327878439531432023-12-22T02:14:00Z2023-12-22T02:14:00Z2019-08-27COMPTO, Gabriel Pinheiro. M-learning e realidade virtual aplicados ao ensino técnico de agropecuária. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12623O presente trabalho constitui uma investigação sobre as potencialidades do M-Learning (aprendizagem móvel) e Realidade Virtual no curso técnico em Agropecuária, tendo em vista que essas ferramentas tecnológicas podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na Amazônia, área geográfica onde está inserido o Campus Tefé. As ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para sanar dificuldades de acesso ao local de estudo, aproximando o aluno ao experimento que se pretende abordar, tendo em vista que o uso de passeios virtuais em ambientes de Realidade Virtual através de dispositivos móveis já é uma realidade vivida na educação. Este projeto possui como delimitação o uso de tecnologias móveis, em especial smartphones e o uso de Realidade Virtual Imersiva no curso técnico de nível médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tefé. O objeto deste projeto é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas do curso de nível médio técnico em Agropecuária, nas suas diversas séries, por intermédio do uso dos conceitos de M-Learning e Realidade Virtual. Os seus objetos específicos são: aplicar o conceito de aprendizagem móvel nas disciplinas do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Aplicar um aplicativo móvel de Realidade Virtual Imersiva nos alunos do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Investigar o impacto da Realidade Virtual Imersiva através de um ambiente virtual e óculos VR de baixo custo no curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé. O referencial teórico desta pesquisa parte do princípio que o uso de M-Learning e Realidade Virtual podem ser inseridos no processo de ensino de aprendizagem nos cursos de agropecuária. Desta forma, foram levantados os estados da arte sobre “Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”, “M-Learning”, “Realidade Virtual e Aplicações da Realidade Virtual na Educação”. A pesquisa deste projeto de dissertação foi dividida em três etapas: 1ª Etapa – levantamento dos dados das pesquisas referentes ao tema do projeto; 2ª Etapa – desenvolvimento do projeto e aplicação do projeto, para tal foi utilizada a pesquisa-ação; 3ª Etapa – análise dos resultados e finalização da escrita da dissertação. A pesquisa evidenciou que o uso TICs, em particular smartphones e Realidade Virtual, podem ser inseridas no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico de nível médio em Agropecuária e que o aluno ao ser imerso nesse ambiente virtual pode aprender com as interações de objetos dispostos no ambiente de Realidade Virtual.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis Project is a research about the potentialities of M-Learning (mobile learning) and Virtual Reality in the technical course in Farming, considering that these technological tools can enhance the teaching-learning process in the Amazon, geographic area where it is located the Campus Tefé. Technological tools can be used to solve difficulties of access to the study site, bringing the student closer to the experiment to be approached, considering that the use of virtual tours in Virtual Reality environments through mobile devices is already a reality lived in education. This project has delimitation the use of mobile technologies, especially smartphones and the use of Immersive Virtual Reality in the technical high school course in Farming from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - Campus Tefé. The object of this project is to contribute to the teaching-learning process of the subjects of the technical high school course in Farming, in its several grades, through the use of the concepts of M-Learning and Virtual Reality. Its specific objects are: Apply the concept of mobile learning in the subjects of the technical course in Farming of IFAM - Campus Tefé; Apply an immersive virtual reality mobile application to the students of the technical course in Farming of IFAM - Campus Tefé; To investigate the impacts of Immersive Virtual Reality through a virtual environment and low cost VR glasses in the technical course in Farming of IFAM - Campus Tefé. The theoretical framework of this research presumes that the use of M-Learning and Virtual Reality can be placed in the teaching process of learning in agriculture courses. Thus, the state of the art on Use of Information and Communication Technologies in Education, M-Learning, Virtual Reality and Applications of Virtual Reality in Education were raised. The research of this dissertation project was divided into three stages: 1st Stage - survey of research data related to the project theme; 2nd Stage - project development and project application, for this purpose was used action research; 3rd Stage - analysis of the results and finalization of the dissertation writing. The research evidenced that the use of ICTs, in particular smartphones and Virtual Reality, can be placed in the teaching-learning process of the high school technical course in Farming and that the student being immersed into a virtual environment can learn from the interactions of objects arranged. in the Virtual Reality environment.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaM-LearningRealidade VirtualTICs na EducaçãoTécnico em AgropecuáriaVirtual RealityICTs in EducationAgriculture and Faming technicianEducaçãoM-learning e realidade virtual aplicados ao ensino técnico de agropecuáriaM-learning and virtual reality applied to agricultural technical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, C. A.; ROSA, J. C. S.; MATOS, E. S. . Fantastic Pirates: software de apoio ao ensino e à aprendizagem infantil. 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description O presente trabalho constitui uma investigação sobre as potencialidades do M-Learning (aprendizagem móvel) e Realidade Virtual no curso técnico em Agropecuária, tendo em vista que essas ferramentas tecnológicas podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem na Amazônia, área geográfica onde está inserido o Campus Tefé. As ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para sanar dificuldades de acesso ao local de estudo, aproximando o aluno ao experimento que se pretende abordar, tendo em vista que o uso de passeios virtuais em ambientes de Realidade Virtual através de dispositivos móveis já é uma realidade vivida na educação. Este projeto possui como delimitação o uso de tecnologias móveis, em especial smartphones e o uso de Realidade Virtual Imersiva no curso técnico de nível médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tefé. O objeto deste projeto é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem das disciplinas do curso de nível médio técnico em Agropecuária, nas suas diversas séries, por intermédio do uso dos conceitos de M-Learning e Realidade Virtual. Os seus objetos específicos são: aplicar o conceito de aprendizagem móvel nas disciplinas do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Aplicar um aplicativo móvel de Realidade Virtual Imersiva nos alunos do curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé; Investigar o impacto da Realidade Virtual Imersiva através de um ambiente virtual e óculos VR de baixo custo no curso técnico em agropecuária do IFAM – Campus Tefé. O referencial teórico desta pesquisa parte do princípio que o uso de M-Learning e Realidade Virtual podem ser inseridos no processo de ensino de aprendizagem nos cursos de agropecuária. Desta forma, foram levantados os estados da arte sobre “Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”, “M-Learning”, “Realidade Virtual e Aplicações da Realidade Virtual na Educação”. A pesquisa deste projeto de dissertação foi dividida em três etapas: 1ª Etapa – levantamento dos dados das pesquisas referentes ao tema do projeto; 2ª Etapa – desenvolvimento do projeto e aplicação do projeto, para tal foi utilizada a pesquisa-ação; 3ª Etapa – análise dos resultados e finalização da escrita da dissertação. A pesquisa evidenciou que o uso TICs, em particular smartphones e Realidade Virtual, podem ser inseridas no processo de ensino-aprendizagem do curso técnico de nível médio em Agropecuária e que o aluno ao ser imerso nesse ambiente virtual pode aprender com as interações de objetos dispostos no ambiente de Realidade Virtual.
publishDate 2019
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