Estratégias de antecipação como recurso de leitura nas aulas de Língua Portuguesa
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15461 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é verificar como as estratégias de antecipação da leitura podem auxiliar o leitor no processo de compreensão dos textos. Essas estratégias tornaram-se o foco das atividades que foram preparadas para uma mediação pedagógica aplicada em sala de aula. Os alunos que integram o sétimo ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Coronel Moreira da Silva são o público alvo da investigação. Destaca-se, nesta pesquisa, o trabalho de antecipação que parte do professor, trazendo o debate, a discussão prévia do assunto e as orientações capazes de criar um suporte inicial para a leitura. As atividades elaboradas para o plano de mediação pedagógica visam a ajudar o aluno em ações metacognitivas de antecipação como, por exemplo, a elaboração de hipóteses, o uso do conhecimento prévio e a inferência. Usou-se o gênero notícia como base textual para a mediação, por se tratar de um gênero cujas características estruturais e funcionais facilitaram a elaboração das atividades. O título e as imagens presentes nesse gênero foram elementos fundamentais usados para estimular o pensamento do leitor. Além disso, a possibilidade de escolha de assuntos atuais e próximos do contexto dos alunos trouxe como resultado uma melhor interação com os temas. A fundamentação teórica que serve de embasamento para esta pesquisa emergiu das teorias de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Kleiman (2011), Koch e Elias (2015), Solé (1998), Dell’isola (2001), Ducrot (1987), Alves Filho (2011), Kaufman e Rodríguez (1995), Thiollent (1986) e outros. Os resultados analisados revelaram que a participação efetiva do professor como mediador nas aulas de leitura é essencial. Aplicar atividades de leitura bem direcionadas, criar critérios bem estabelecidos e estimular o aluno a usar estratégias que levam à inferência, são ações que minimizaram a dificuldade dos alunos envolvidos e despertaram um olhar mais aguçado para aquilo que está além da superfície do texto. |
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Os alunos que integram o sétimo ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Coronel Moreira da Silva são o público alvo da investigação. Destaca-se, nesta pesquisa, o trabalho de antecipação que parte do professor, trazendo o debate, a discussão prévia do assunto e as orientações capazes de criar um suporte inicial para a leitura. As atividades elaboradas para o plano de mediação pedagógica visam a ajudar o aluno em ações metacognitivas de antecipação como, por exemplo, a elaboração de hipóteses, o uso do conhecimento prévio e a inferência. Usou-se o gênero notícia como base textual para a mediação, por se tratar de um gênero cujas características estruturais e funcionais facilitaram a elaboração das atividades. O título e as imagens presentes nesse gênero foram elementos fundamentais usados para estimular o pensamento do leitor. Além disso, a possibilidade de escolha de assuntos atuais e próximos do contexto dos alunos trouxe como resultado uma melhor interação com os temas. A fundamentação teórica que serve de embasamento para esta pesquisa emergiu das teorias de Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Kleiman (2011), Koch e Elias (2015), Solé (1998), Dell’isola (2001), Ducrot (1987), Alves Filho (2011), Kaufman e Rodríguez (1995), Thiollent (1986) e outros. Os resultados analisados revelaram que a participação efetiva do professor como mediador nas aulas de leitura é essencial. Aplicar atividades de leitura bem direcionadas, criar critérios bem estabelecidos e estimular o aluno a usar estratégias que levam à inferência, são ações que minimizaram a dificuldade dos alunos envolvidos e despertaram um olhar mais aguçado para aquilo que está além da superfície do texto.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe purpose of this study is to investigate how reading anticipation strategies can help the students to understand texts. These strategies were the focus of activities that were prepared for pedagogical mediation applied in the classroom. Students in seventh year elementary from Escola Municipal Coronel Moreira da Silva were the subject of this study. In the study examined the role of anticipation. This was a teacher giving context, guidelines and stimulating debate or discussion with the students prior to reading.These activities which were taken from the pedagogical plan. There aim was to help students with the metacognitive action of anticipation. Namely elaboration of hypothese the use of prior knowledge and inference. News articles were uses as the subject of the texts, this is because the structure of the text allowed easily for anticipation. The Title and the images in the news genre were important to help stimulate the readers thoughts prior to reading. We also found that using current subjects meant that students interacted better. The theoretical basis for this research came from the theories of Bakhtin (2003), Marcuschi (2008), Kleiman (2011), Koch and Elias (2015), Solé (1998), Dell'isola (2001), Ducrot (1987), Alves Filho (2011), Kaufman and Rodríguez (1995), Thiollent (1986) and others. The results showed that the teacher’s role as a mediator to anticipation prior to reading was very important. The results demonstrated that by applying well directed reading activities, giving students criteria, and encouraging students to use strategies help avoid difficulties and delve deeper into the text.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisleitorleituraestratégias de antecipaçãoreadersreadinganticipation strategiesLetrasEstratégias de antecipação como recurso de leitura nas aulas de Língua PortuguesaStrategies of anticipation as a resource for reading in Portuguese Language classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES FILHO, F. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez. 2011. AMARAL, L. Técnica de jornal e periódico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 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Recife, v. 30, n. 2, p. 173-219, jul./dez. 2017.https://tede.ufrrj.br/retrieve/67168/2019%20-%20M%c3%a1rcia%20Freitas%20Cardoso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5141Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-10-20T23:10:16Z No. of bitstreams: 1 2019 - Márcia Freitas Cardoso.pdf: 6070555 bytes, checksum: 0865e27d58e1f0a3a5aa6945115f68f0 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-20T23:10:16Z (GMT). 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