“Que história é essa professora?” Uma reflexão sobre a história do tempo presente e sua contribuição para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elimar Machado de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15038
Resumo: Repensando sobre a minha própria prática docente, essa dissertação tem como intuito refletir sobre o uso da história do tempo presente nas aulas do Ensino Médio, pensando no ensino de história como algo voltado para as questões do tempo presente e dos temas sensíveis para a juventude da atualidade. Analisando as provas de Ciências Humanas do ENEM dos últimos 10 anos e propondo aulas em que esses temas são debatidos, pude verificar que o tempo presente não tem recebido o destaque que precisa para trazer uma reflexão mais assertiva para os alunos desse segmento. Ao defender uma educação que liberta, faço um paralelo sobre a aula de história, como o início de um processo, que vai além do currículo, o qual aluno se torna crítico dos acontecimentos, que os cerca, buscando explicações na História para a desigualdade social, o racismo, a homofobia, dentre outros assuntos que fazem parte do seu cotidiano. Ao propor a construção de uma revista pedagógica voltada para o Ensino Médio e que traga temas que suscitam as reflexões mencionadas acima, tento estabelecer uma ponte entre os alunos e esses temas, construindo uma narrativa que faça sentido e atinja esses jovens, fazendo com que o debate evolua, mostrando a importância da História para a construção de uma cidadania de fato.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022 .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15038Repensando sobre a minha própria prática docente, essa dissertação tem como intuito refletir sobre o uso da história do tempo presente nas aulas do Ensino Médio, pensando no ensino de história como algo voltado para as questões do tempo presente e dos temas sensíveis para a juventude da atualidade. Analisando as provas de Ciências Humanas do ENEM dos últimos 10 anos e propondo aulas em que esses temas são debatidos, pude verificar que o tempo presente não tem recebido o destaque que precisa para trazer uma reflexão mais assertiva para os alunos desse segmento. Ao defender uma educação que liberta, faço um paralelo sobre a aula de história, como o início de um processo, que vai além do currículo, o qual aluno se torna crítico dos acontecimentos, que os cerca, buscando explicações na História para a desigualdade social, o racismo, a homofobia, dentre outros assuntos que fazem parte do seu cotidiano. Ao propor a construção de uma revista pedagógica voltada para o Ensino Médio e que traga temas que suscitam as reflexões mencionadas acima, tento estabelecer uma ponte entre os alunos e esses temas, construindo uma narrativa que faça sentido e atinja esses jovens, fazendo com que o debate evolua, mostrando a importância da História para a construção de uma cidadania de fato.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRepensando mi propia práctica docente, esta disertación tiene como objetivo reflexionar sobre el uso de la historia del presente en las clases de secundaria, pensando la enseñanza de la historia como algo centrado en las cuestiones del presente y temas sensibles para los jóvenes de el presente. Analizando las pruebas de Ciencias Humanas de la ENEM de los últimos 10 años y proponiendo clases en las que se debatan estos temas, pude comprobar que la actualidad no ha recibido el énfasis que necesita para llevar una reflexión más asertiva a los estudiantes de este segmento. Al defender una educación que libera, hago un paralelo sobre la clase de historia, como el inicio de un proceso, que va más allá del currículo, en el que el estudiante se vuelve crítico con los hechos que lo rodean, buscando en la Historia explicaciones para la desigualdad social. . , racismo, homofobia, entre otros temas que forman parte de su cotidianidad. Al proponer la construcción de una revista pedagógica dirigida a la Enseñanza Media y que trae temas que suscitan las reflexiones antes mencionadas, trato de establecer un puente entre los estudiantes y estos temas, construyendo una narrativa que tenga sentido y llegue a estos jóvenes, haciendo que el debate evoluciona, mostrando la importancia de la Historia para la construcción de una ciudadanía de hecho.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisHistória do tempo presenteEnsino de HistóriaEnsino MédioENEMTemas SensíveisMemóriaHistoria del presenteEnseñanza de la HistoriaEnseñanza MediaENEMTemas SensiblesMemoriaEducação“Que história é essa professora?” Uma reflexão sobre a história do tempo presente e sua contribuição para o ensino médio"¿Qué historia es esta maestra?" Una reflexión sobre la historia del tiempo presente y su aporte a la educación secundariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBIERI, Sara. História Pública e consciência histórica. In: Almeida, Juniele Rabelo de &. Rovai, Marta G. de O. Introdução à História Pública. São Paulo: Letras e Vozes, 2011. AMADO, Janaína. A culpa nossa de cada dia: ética e história oral. Proj. História; São Paulo, (15), abr. 1997. ASSIS, Arthur. A Teoria da História de Jörn Rüsen: uma introdução. Goiânia: Editora UFG, 2010. BALANDIER, Georges. [1951]. A Situação Colonial: abordagem teórica. Cadernos Ceru v.25, n. 1, dezembro 2014. BARCA, Isabel. Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História. In: BARCA, Isabel. Perspectivas em Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho, 2001, p. 29-43. _______________. O pensamento histórico dos jovens. Braga: Universidade do Minho, 2000. BARROS, José d’Assunção. 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description Repensando sobre a minha própria prática docente, essa dissertação tem como intuito refletir sobre o uso da história do tempo presente nas aulas do Ensino Médio, pensando no ensino de história como algo voltado para as questões do tempo presente e dos temas sensíveis para a juventude da atualidade. Analisando as provas de Ciências Humanas do ENEM dos últimos 10 anos e propondo aulas em que esses temas são debatidos, pude verificar que o tempo presente não tem recebido o destaque que precisa para trazer uma reflexão mais assertiva para os alunos desse segmento. Ao defender uma educação que liberta, faço um paralelo sobre a aula de história, como o início de um processo, que vai além do currículo, o qual aluno se torna crítico dos acontecimentos, que os cerca, buscando explicações na História para a desigualdade social, o racismo, a homofobia, dentre outros assuntos que fazem parte do seu cotidiano. Ao propor a construção de uma revista pedagógica voltada para o Ensino Médio e que traga temas que suscitam as reflexões mencionadas acima, tento estabelecer uma ponte entre os alunos e esses temas, construindo uma narrativa que faça sentido e atinja esses jovens, fazendo com que o debate evolua, mostrando a importância da História para a construção de uma cidadania de fato.
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