O estudo da função afim através de experimentos na cinemática: uma experiência interdisciplinar
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15538 |
Resumo: | Atualmente tem-se discutido a relevância de projetos interdisciplinares no contexto escolar e no meio acadêmico, objetivando o desenvolvimento global do educando, e o ensino através de práticas que estimulem os alunos a refletirem sobre os temas estudados de forma crítica e transformadora. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) incentivem a prática interdisciplinar, além do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que promove, entre outras coisas, a aproximação de disciplinas do Ensino Médio, as aulas ministradas de matemática e, em particular sobre funções afins, costumam ser apresentadas de uma maneira tradicional, sem que o aluno se sinta estimulado a aprender. Nesse contexto, elaborou-se uma pesquisa sobre uma abordagem interdisciplinar com a utilização de um instrumento lúdico no ensino de funções afins com alunos do primeiro ano do ensino médio do curso de formação de professores de uma escola da Rede Estadual de Ensino, situada no município de Queimados, RJ. Tal pesquisa consistiu num estudo de caso, cujo objetivo foi avaliar, no grupo pesquisado, o progresso da aprendizagem de funções afins e a motivação para estudar matemática, mediante uma abordagem interdisciplinar do tema por meio de experimentos físicos no ramo da cinemática. A atividade de pesquisa consistiu em várias etapas. Na primeira delas, foram aplicados um questionário sobre motivação em matemática e um pré-teste, com a finalidade de avaliar o nível de motivação dos alunos em aprender matemática e o conhecimento prévio sobre funções afins e movimento retilíneo uniforme. Após isso, foram realizados experimentos com o uso de um trenzinho de brinquedo movido a pilha, o qual realizava movimento retilíneo uniforme numa ferrovia, também de brinquedo. Foram estabelecidos alguns marcos na estrada e, com o auxílio de celulares dos próprios alunos, foi filmado o movimento do móvel pelo trajeto. Então os alunos obtiveram, através da leitura do vídeo, o instante em que o móvel passou em cada marco inicialmente estabelecido. Os experimentos ocorreram com o móvel em duas velocidades distintas e também com movimento a favor e contra a orientação da trajetória, propiciando ao professor trabalhar com os conteúdos de função afim e movimento uniforme. Finalmente foram aplicados um pós-teste sobre funções afins e movimento retilíneo uniforme e um novo questionário sobre motivação em matemática, o qual avaliou as impressões dos alunos sobre a experiência realizada. Após isso, foram confrontados os resultados obtidos nos testes realizados para avaliar a evolução da aprendizagem sobre funções afins e a motivação para aprender matemática antes e depois da experiência. Essas avaliações foram feitas de forma quali-quantitativa, analisando os índices obtidos nos testes e a maneira como os alunos registraram suas respostas discursivas nos mesmos. |
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Castilho, Rafael CorrêaBarbosa, Aline MauricioCPF: 087.080.467-78Barbosa, Aline MauricioOliveira Júnior, Montauban Moreira deEsquincalha, Agnaldo da ConceiçãoCPF: 073.865.467-18http://lattes.cnpq.br/26444104158520712023-12-22T03:19:11Z2023-12-22T03:19:11Z2015-08-31CASTILHO, Rafael Corrêa. O estudo da função afim através de experimentos na cinemática: uma experiência interdisciplinar. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15538Atualmente tem-se discutido a relevância de projetos interdisciplinares no contexto escolar e no meio acadêmico, objetivando o desenvolvimento global do educando, e o ensino através de práticas que estimulem os alunos a refletirem sobre os temas estudados de forma crítica e transformadora. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) incentivem a prática interdisciplinar, além do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que promove, entre outras coisas, a aproximação de disciplinas do Ensino Médio, as aulas ministradas de matemática e, em particular sobre funções afins, costumam ser apresentadas de uma maneira tradicional, sem que o aluno se sinta estimulado a aprender. Nesse contexto, elaborou-se uma pesquisa sobre uma abordagem interdisciplinar com a utilização de um instrumento lúdico no ensino de funções afins com alunos do primeiro ano do ensino médio do curso de formação de professores de uma escola da Rede Estadual de Ensino, situada no município de Queimados, RJ. Tal pesquisa consistiu num estudo de caso, cujo objetivo foi avaliar, no grupo pesquisado, o progresso da aprendizagem de funções afins e a motivação para estudar matemática, mediante uma abordagem interdisciplinar do tema por meio de experimentos físicos no ramo da cinemática. A atividade de pesquisa consistiu em várias etapas. Na primeira delas, foram aplicados um questionário sobre motivação em matemática e um pré-teste, com a finalidade de avaliar o nível de motivação dos alunos em aprender matemática e o conhecimento prévio sobre funções afins e movimento retilíneo uniforme. Após isso, foram realizados experimentos com o uso de um trenzinho de brinquedo movido a pilha, o qual realizava movimento retilíneo uniforme numa ferrovia, também de brinquedo. Foram estabelecidos alguns marcos na estrada e, com o auxílio de celulares dos próprios alunos, foi filmado o movimento do móvel pelo trajeto. Então os alunos obtiveram, através da leitura do vídeo, o instante em que o móvel passou em cada marco inicialmente estabelecido. Os experimentos ocorreram com o móvel em duas velocidades distintas e também com movimento a favor e contra a orientação da trajetória, propiciando ao professor trabalhar com os conteúdos de função afim e movimento uniforme. Finalmente foram aplicados um pós-teste sobre funções afins e movimento retilíneo uniforme e um novo questionário sobre motivação em matemática, o qual avaliou as impressões dos alunos sobre a experiência realizada. Após isso, foram confrontados os resultados obtidos nos testes realizados para avaliar a evolução da aprendizagem sobre funções afins e a motivação para aprender matemática antes e depois da experiência. Essas avaliações foram feitas de forma quali-quantitativa, analisando os índices obtidos nos testes e a maneira como os alunos registraram suas respostas discursivas nos mesmos.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCurrently, the relevance of interdisciplinary projects in school and academic contexts has been discussed aiming at the global development of the students and the teaching through practices that encourage students to reflect on the themes studied in a critical and transforming way. Although the PCN (National Curriculum Parameters, used in Brazil) encourage interdisciplinary practices, and the ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio, a test used for admission in universities in Brazil), which promotes, among other things, further integration between subjects in high school, mathematics classes and, in particular, that about affine functions, are often presented in a traditional way, in which the students are not motivated to learn. In this context, a survey was conducted about an interdisciplinary approach with the use of a ludic tool in teaching affine functions to the first year of high school of a teachers training course of a public school, located in the city of Queimados, RJ. Such research consisted of a case study whose objective was to evaluate in the study group, the progress of learning affine functions and the motivation to study mathematics with an interdisciplinary approach of the theme through physical experiments in the kinematics area. The research activity consisted of several stages. In the first, there were applied a motivational questionnaire and a pre-test in order to assess the level of student motivation in learning mathematics and the prior knowledge of affine functions and uniform rectilinear motion. After this, experiments were carried out using a toy train, which accomplished a railway uniform rectilinear motion. Some milestones on the road have been established and, with the aid of the cell phones from the students, the movement was filmed. Quickly the students obtained, through the reading of the video, the instant that the mobile passed at each milestone. The experiments took place with the train in two distinct speeds, and also in the direction of the path and against the direction of the path, allowing the teacher to work with content related to affine functions and uniform movement. Finally there were applied a post-test about affine functions and uniform rectilinear motion and a new motivational questionnaire in mathematics, which evaluated the impressions of students about the experiment conducted. After that, the results obtained in the tests to assess the evolution of learning about affine functions and motivation to learn mathematics were confronted before and after the experiment. These assessments were made qualitatively and quantitatively by analyzing the scores obtained in the test and the way the students recorded their discursive answers in them.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRRJBrasilInstituto de Ciências ExatasFunção afimInterdisciplinaridadeCinemáticaExperimentoAffine functionInterdisciplinarityKinematicsExperimentMatemáticaO estudo da função afim através de experimentos na cinemática: uma experiência interdisciplinarThe study of affine functions using experiments in kinematics: an interdisciplinary experienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11577/2015%20-%20Rafael%20Corr%c3%aaa%20Castilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16936/2015%20-%20Rafael%20Corr%c3%aaa%20Castilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23256/2015%20-%20Rafael%20Corr%c3%aaa%20Castilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29634/2015%20-%20Rafael%20Corr%c3%aaa%20Castilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36008/2015%20-%20Rafael%20Corr%c3%aaa%20Castilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42404/2015%20-%20Rafael%20Corr%c3%aaa%20Castilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48782/2015%20-%20Rafael%20Corr%c3%aaa%20Castilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55232/2015%20-%20Rafael%20Corr%c3%aaa%20Castilho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3126Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-11-29T17:42:54Z No. of bitstreams: 1 2015 - Rafael Corrêa Castilho.pdf: 7152943 bytes, checksum: ee9dbe428126ef8e0815c43de7f7607c (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-29T17:42:54Z (GMT). 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