A gestão do conhecimento para o desenvolvimento de inovações em micro e pequenas empresas
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15258 |
Resumo: | A grande competitividade nos mercados mundiais faz com que os produtos tenham um ciclo de vida mais curto, por isso as empresas precisam estar, cada vez mais, inovando para se manterem no mercado. A inovação está intimamente relacionada à forma que as empresas realizam a gestão do conhecimento internamente. É salutar a importância que o conhecimento tácito tem para o aprendizado organizacional, porém o desafio maior das empresas é transformá-lo em conhecimento explícito e disseminá-lo pela organização. Dessa forma, a empresa pode inovar nos seus produtos e processos, a ponto de culminar em um depósito de patente. A patente pode ser considerada como um esforço do processo inovativo de um país. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar como acontece a geração do conhecimento para a criação de inovações que resultam em depósitos de patentes, por microempresas e empresas de pequeno porte, tendo em vista que essas empresas são relevantes para a economia brasileira. Para tanto, foram visitadas e entrevistadas três empresas que participaram do Projeto Piloto de Exame Prioritário de Patentes, no ano de 2016, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ao final da pesquisa foram encontrados como resultados informações que contribuíram para traçar o perfil das empresas estudadas e concluir que essas empresas de pequeno porte realizam a gestão do conhecimento, embora sem que haja nenhuma metodologia específica, porém cada uma valoriza o conhecimento científico advindo de profissionais altamente capacitados, como mestres e doutores e entendem a crucial importância da gestão do conhecimento no desenvolvimento de inovações. Para tanto, se utilizam de mecanismos como a interação entre a empresa e a universidade e também procuram outras parcerias e associações, até mesmo com outras empresas, para o desenvolvimento de novos produtos que possam vir a ser patenteados, de forma a garantir maior competitividade e acesso ao mercado internacional. |
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É salutar a importância que o conhecimento tácito tem para o aprendizado organizacional, porém o desafio maior das empresas é transformá-lo em conhecimento explícito e disseminá-lo pela organização. Dessa forma, a empresa pode inovar nos seus produtos e processos, a ponto de culminar em um depósito de patente. A patente pode ser considerada como um esforço do processo inovativo de um país. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar como acontece a geração do conhecimento para a criação de inovações que resultam em depósitos de patentes, por microempresas e empresas de pequeno porte, tendo em vista que essas empresas são relevantes para a economia brasileira. Para tanto, foram visitadas e entrevistadas três empresas que participaram do Projeto Piloto de Exame Prioritário de Patentes, no ano de 2016, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ao final da pesquisa foram encontrados como resultados informações que contribuíram para traçar o perfil das empresas estudadas e concluir que essas empresas de pequeno porte realizam a gestão do conhecimento, embora sem que haja nenhuma metodologia específica, porém cada uma valoriza o conhecimento científico advindo de profissionais altamente capacitados, como mestres e doutores e entendem a crucial importância da gestão do conhecimento no desenvolvimento de inovações. Para tanto, se utilizam de mecanismos como a interação entre a empresa e a universidade e também procuram outras parcerias e associações, até mesmo com outras empresas, para o desenvolvimento de novos produtos que possam vir a ser patenteados, de forma a garantir maior competitividade e acesso ao mercado internacional.The great competitiveness in world markets makes the products have a shorter life cycle, so companies need to be increasingly innovating to stay in the market. Innovation is closely related to the way that companies carry out knowledge management internally. Is salutary the importance that tacit knowledge has for organizational learning, but the biggest challenge for companies is to transform it into explicit knowledge and disseminate it through the organization. In this way, the company can innovate in its products and processes, to the point of culminating in a patent deposit. The patent can be considered as an effort of a country's innovative process. Therefore, the present research aims at evaluating how the generation of knowledge for the creation of innovations that result in patent deposits, by micro and small companies, taking into account that these companies are relevant to the Brazilian economy. For this purpose, three companies that participated in the Priority Patent Examination Pilot Project, in the year 2016, of the National Institute of Industrial Property (INPI) were visited and interviewed. At the end of the research were found results that contributed to the profile of the companies studied and to conclude that these small companies carry out knowledge management, although there is no specific methodology, but each one values the scientific knowledge coming from professionals as masters and doctors, and understand the crucial importance of knowledge management in the development of innovations. To this end, mechanisms such as the interaction between the company and the university are used and also seek other partnerships and associations, even with other companies, for the development of new products that can be patented, in order to guarantee greater competitiveness and access to the international market.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoGestão do ConhecimentoinovaçãopatentesKnowledge managementinnovationPatentsAdministraçãoA gestão do conhecimento para o desenvolvimento de inovações em micro e pequenas empresasKnowledge management for the development of innovations in micro and small companiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9375/2018%20-%20Cibele%20Lopes%20Rizzuto%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15822/2018%20-%20Cibele%20Lopes%20Rizzuto%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22190/2018%20-%20Cibele%20Lopes%20Rizzuto%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28526/2018%20-%20Cibele%20Lopes%20Rizzuto%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35004/2018%20-%20Cibele%20Lopes%20Rizzuto%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41402/2018%20-%20Cibele%20Lopes%20Rizzuto%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47798/2018%20-%20Cibele%20Lopes%20Rizzuto%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54210/2018%20-%20Cibele%20Lopes%20Rizzuto%20de%20Oliveira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2605Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-03-20T18:38:31Z No. of bitstreams: 1 2018 - Cibele Lopes Rizzuto de Oliveira.pdf: 1844652 bytes, checksum: bffd0ef77ba64a8156a90b0fde3bb1ab (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-20T18:38:31Z (GMT). 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