A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu: educação, cultura e política para jovens da Baixada Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Mônica da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13222
Resumo: Este trabalho tem como objetivo traçar um diálogo entre Cinema, Arte e Educação. A proposta gira em torno da discussão sobre cinema e educação e da atuação da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu nas produções desenvolvidas por ela. A pesquisa investiga como a Escola Livre de Cinema por meio da arte audiovisual potencializa o ensino da produção audiovisual e de outras formas de artes na Baixada Fluminense desenvolvendo nas juventudes do território um repertório – cultural em que variadas formas de artes (literatura, música e artes plásticas) dialogam com cotidianos dos indivíduos discentes na escola pela maneira que referencia as vivências coletivas da comunidade nas produções artísticas. Objetiva evidenciar práticas educativas culturais que se dialogam e aprofundar as compreensões do intercâmbio entre a produção audiovisual periférica desenvolvida pela Escola Livre de Cinema e as juventudes. O trabalho se divide em três partes: a primeira tem caráter teórico e discute os conceitos de educação, estudos culturais e cinema, seus campos e atributos. Na segunda, tece considerações sobre a Escola de Cinema de Nova Iguaçu e a terceira faz um apanhado das produções audiovisuais desenvolvidas no ano de 2014.
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spelling Francisco, Mônica da SilvaBerino, Aristóteles de Paula89822170700http://lattes.cnpq.br/8079382084565252Mendes, João Luiz GuerreiroSilva Junior, Jonas Alves da8702981785http://lattes.cnpq.br/10051665526245372023-12-22T02:42:37Z2023-12-22T02:42:37Z2015-04-15Francisco, Mônica da Silva. A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu: educação, cultura e política para jovens da Baixada Fluminense. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13222Este trabalho tem como objetivo traçar um diálogo entre Cinema, Arte e Educação. A proposta gira em torno da discussão sobre cinema e educação e da atuação da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu nas produções desenvolvidas por ela. A pesquisa investiga como a Escola Livre de Cinema por meio da arte audiovisual potencializa o ensino da produção audiovisual e de outras formas de artes na Baixada Fluminense desenvolvendo nas juventudes do território um repertório – cultural em que variadas formas de artes (literatura, música e artes plásticas) dialogam com cotidianos dos indivíduos discentes na escola pela maneira que referencia as vivências coletivas da comunidade nas produções artísticas. Objetiva evidenciar práticas educativas culturais que se dialogam e aprofundar as compreensões do intercâmbio entre a produção audiovisual periférica desenvolvida pela Escola Livre de Cinema e as juventudes. O trabalho se divide em três partes: a primeira tem caráter teórico e discute os conceitos de educação, estudos culturais e cinema, seus campos e atributos. Na segunda, tece considerações sobre a Escola de Cinema de Nova Iguaçu e a terceira faz um apanhado das produções audiovisuais desenvolvidas no ano de 2014.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESComme le titre l'annonce, cette étude vise à attirer un dialogue entre le cinéma, l'art et de l'éducation. La proposition se articule autour de la discussion du cinéma et de l'éducation et de la performance de Escola Livre de Cinema en ce qu'elle se développe. La recherche étudie comment l’Escola Livre de Cinema à travers l'art audiovisuel renforce l'enseignement de la production audiovisuelle et d'autres formes d'engins dans la Baixada Fluminense en développement sur le territoire jeunes répertoire une culture dans le quel diverses formes d'arts (littérature, musique, arts plastique, etc.) e dialogue avec des personnes de tous les jours des élèves de l'école par le cheminqui fait référence à des expériences collectives de la communauté dans les productions artistiques. Preuve objective pratiques éducatives culturel les qui de dialogue et d'approfondir la compréhension de l'échange entre la production audiovisuelle périphérique développé par Escola Livre de Cinema et de jeunes. Le travailest divisé en trois parties: la première a un caractère théorique et examine les concepts de l'éducation, les études culturelles et le film, leurs champs et leurs attributs. Dans le deuxième traite de l'École de Cinéma Nova Iguaçu et le troisième donne un aperçu des productions audiovisuelles développé en 2014application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçul’artl’éducationarteeducaçãoEscola Livre de Cinema de Nova IguaçuEscola Livre de CinemaEducaçãoA Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu: educação, cultura e política para jovens da Baixada FluminenseA Escola Livre de Cinéma de Nova Iguaçu: éducation, culture et politique pour jeunes de la Baixada Fluminenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMO, H. W. Condição juvenil. Cidadania/Fundação Perseu Abramo. p. 37-72. Espaços de Juventude. 2005 AGGER, B. Cultural Studies as Critical Theory. London/Washington DC: The Falmer Press. 1992. ALMEIDA, G. Apostila das Cidades Educadoras. 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description Este trabalho tem como objetivo traçar um diálogo entre Cinema, Arte e Educação. A proposta gira em torno da discussão sobre cinema e educação e da atuação da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu nas produções desenvolvidas por ela. A pesquisa investiga como a Escola Livre de Cinema por meio da arte audiovisual potencializa o ensino da produção audiovisual e de outras formas de artes na Baixada Fluminense desenvolvendo nas juventudes do território um repertório – cultural em que variadas formas de artes (literatura, música e artes plásticas) dialogam com cotidianos dos indivíduos discentes na escola pela maneira que referencia as vivências coletivas da comunidade nas produções artísticas. Objetiva evidenciar práticas educativas culturais que se dialogam e aprofundar as compreensões do intercâmbio entre a produção audiovisual periférica desenvolvida pela Escola Livre de Cinema e as juventudes. O trabalho se divide em três partes: a primeira tem caráter teórico e discute os conceitos de educação, estudos culturais e cinema, seus campos e atributos. Na segunda, tece considerações sobre a Escola de Cinema de Nova Iguaçu e a terceira faz um apanhado das produções audiovisuais desenvolvidas no ano de 2014.
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