A pesquisa como princípio científico e educativo no ensino da produção animal: efeito da lactação sobre a eficiência reprodutiva de fêmeas bovinas de corte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Carla Comerlato
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12539
Resumo: O distanciamento existente entre a prática cotidiana reprodutivista, exercida na maioria das escolas de ensino técnico, e a produção do conhecimento motivou a realização desta pesquisa, desenvolvida durante o ano de 2008 na Escola Agrotécnica Federal de Alegrete-RS (atualmente denominada Instituto Federal Farroupilha-Campus Alegrete). A adoção da “pesquisa como princípio científico e educativo” no ensino da produção animal teve como objetivo oportunizar aos estudantes estratégias metodológicas que lhes possibilitasse a construção autônoma de novos saberes para que, assim, pudessem protagonizar sua formação profissional. A pesquisa foi realizada tomando-se como referência um segundo projeto de pesquisa, de caráter tecnológico e executado por alunos do curso Técnico em Agropecuária, denominado “Efeito da lactação sobre a eficiência reprodutiva de fêmeas bovinas de corte”, no qual foram comparados três diferentes sistemas de desmame e seus efeitos sobre a eficiência reprodutiva das fêmeas bovinas. Na pesquisa didática foram empregadas metodologias qualitativas, com uso de questionários inicial e final, entrevistas semiestruturadas e observação participante e, para aferição dos resultados do projeto tecnológico, foi realizada uma Análise de Variância, utilizando-se o procedimento ANOVA e, no caso onde a ANOVA detectou efeito estatístico significativo, foi aplicado um teste de médias (Tukey), com nível de significância de 5%. Os resultados alcançados demonstraram que o emprego da “pesquisa como princípio científico e educativo” como estratégia metodológica tem efeito significativo na construção do conhecimento e, consequentemente, na evolução da aprendizagem dos alunos. Ficou demonstrado o efeito positivo que tal metodologia desencadeia nos diferentes aspectos envolvidos com a cognição, em especial quanto às relações entre aprendizagem significativa, autonomia, protagonismo e motivação. No projeto tecnológico os resultados obtidos demonstraram que houve influência da lactação na ocorrência do primeiro cio pós-parto, determinando período de serviço mais longo nas vacas com cria ao pé; também ficou demonstrado que, em condições nutricionais semelhantes, não ocorreram diferenças significativas entre a interrupção parcial (desmame interrompido) e a interrupção total (desmame precoce) da lactação, e que as técnicas de desmame interrompido e precoce reduziram o intervalo entre o parto e a nova concepção se comparadas ao desmame tradicional.
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A adoção da “pesquisa como princípio científico e educativo” no ensino da produção animal teve como objetivo oportunizar aos estudantes estratégias metodológicas que lhes possibilitasse a construção autônoma de novos saberes para que, assim, pudessem protagonizar sua formação profissional. A pesquisa foi realizada tomando-se como referência um segundo projeto de pesquisa, de caráter tecnológico e executado por alunos do curso Técnico em Agropecuária, denominado “Efeito da lactação sobre a eficiência reprodutiva de fêmeas bovinas de corte”, no qual foram comparados três diferentes sistemas de desmame e seus efeitos sobre a eficiência reprodutiva das fêmeas bovinas. Na pesquisa didática foram empregadas metodologias qualitativas, com uso de questionários inicial e final, entrevistas semiestruturadas e observação participante e, para aferição dos resultados do projeto tecnológico, foi realizada uma Análise de Variância, utilizando-se o procedimento ANOVA e, no caso onde a ANOVA detectou efeito estatístico significativo, foi aplicado um teste de médias (Tukey), com nível de significância de 5%. Os resultados alcançados demonstraram que o emprego da “pesquisa como princípio científico e educativo” como estratégia metodológica tem efeito significativo na construção do conhecimento e, consequentemente, na evolução da aprendizagem dos alunos. Ficou demonstrado o efeito positivo que tal metodologia desencadeia nos diferentes aspectos envolvidos com a cognição, em especial quanto às relações entre aprendizagem significativa, autonomia, protagonismo e motivação. No projeto tecnológico os resultados obtidos demonstraram que houve influência da lactação na ocorrência do primeiro cio pós-parto, determinando período de serviço mais longo nas vacas com cria ao pé; também ficou demonstrado que, em condições nutricionais semelhantes, não ocorreram diferenças significativas entre a interrupção parcial (desmame interrompido) e a interrupção total (desmame precoce) da lactação, e que as técnicas de desmame interrompido e precoce reduziram o intervalo entre o parto e a nova concepção se comparadas ao desmame tradicional.The gap between everyday practice of reproductive cows in most technical schools, and the production of knowledge has motivated this research, developed in 2008 at “Escola Agrotécnica Federal Alegrete-RS (now called “Instituto Federal Farroupilha-Campus Alegrete). The adoption of the research as scientific and educational principle "in the teaching of animal production had as objective that students with methodological strategies make the autonomous construction of new knowledge in order to determine their professional formation. The survey was conducted using as reference a second research project, with a technological character and performed by students from the “Ténico Agrícola” Course, entitled "Effect of lactation on reproductive performance of female beef cattle, in which were compared three different weaning systems and its effects on the reproductive efficiency of cows. The teaching research methods employed were qualitative methodologies, with the use of initial and final questionnaires, semi-structured interviews and participant observation. To determine the results of the technological project, we conducted an analysis of variance, using the ANOVA procedure and where the ANOVA detected a significant effect, we applied an average test (Tukey), with a significant 5% level. The results showed that the use of "research as scientific and educational principle" as a methodological strategy has significant effect on the construction of knowledge and hence the evolution of student learning. The positive effect that triggers such methodology in the different aspects involved in cognition, especially regarding the relationship between meaningful learning, autonomy, leadership and motivation was showed. In the technological project, results showed that there was an influence of lactation on the first estrus, determining a period of conception longer in cows with calves. It was also demonstrated that under similar nutritional conditions, there were no significant differences between the partial interruption (weaning) and total interruption (early weaning) of lactation, and the techniques of early weaning have reduced the interval between the birth and the new conception if they have been compared to the traditional weaning.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiapesquisaconstrução do conhecimentoefeito da lactaçãoresearchconstruction of knowledgethe effect of lactationEducaçãoA pesquisa como princípio científico e educativo no ensino da produção animal: efeito da lactação sobre a eficiência reprodutiva de fêmeas bovinas de corteResearch as a scientific and educational principle in the teaching of animal production: effect of lactation on reproductive performance of female beef cattle.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDEMO, P. 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