Pelo progresso da sociedade: a imprensa protestante no Rio de Janeiro imperial (1864-1873)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13877 |
Resumo: | O propósito central desta dissertação é analisar o processo de inserção das ideias protestantes na sociedade brasileira oitocentista. Nosso foco é a divulgação dessas ideias tomando como ponto de partida a análise da imprensa protestante da segunda metade do século XIX e o diálogo que esta imprensa manteve com jornais católicos e obras de políticos liberais brasileiros. Determinados temas serão privilegiados, pois renderam intensos debates a nível político e religioso, por exemplo: a criação do primeiro jornal evangélico brasileiro, Imprensa Evangélica, em 1864; os debates em torno da liberdade religiosa; a questão da cidadania dos não-católicos; e a Questão Religiosa, em 1873. Dentre os principais temas analisados estão o discurso religioso e o discurso político dos presbiterianos, dos ultramontanos e dos liberais. Como referencial teórico, esta pesquisa partiu das reflexões de Pierre Bourdieu a respeito do campo religioso e sua relação com o campo político. A metodologia de pesquisa utilizada está baseada nas ideias do contextualismo linguístico esboçadas por Quentin Skinner e John Pocock. Com essa pesquisa, concluímos que os missionários presbiterianos utilizaram a imprensa como principal meio para não só divulgarem a mensagem evangélica no campo religioso brasileiro, mas também para mobilizarem as forças liberais a favor da ampliação e garantia dos direitos civis dos não-católicos, baseados principalmente na ideia do progresso. No entanto, ao terem empreendido essa luta no campo religioso e político, os presbiterianos não abriram mão de suas ideias religiosas, demonstrando o limite da relação que mantinham com as ideias liberais. Dessa forma, também fica comprovado que em meio ao confronto discursivo travado contra o ultramontanismo, havia pontos em que os dois grupos religiosos concordavam. |
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Medeiros, Pedro Henrique Cavalcante deBasile, Marcello Otávio Neri de CamposBasile, Marcello Otávio Neri de CamposRodrigues, Claudiahttps://orcid.org/0000-0001-6630-9842http://lattes.cnpq.br/9404294693649713Santirocch, Ítalo Domingoshttp://lattes.cnpq.br/14198213297637252023-12-22T02:52:02Z2023-12-22T02:52:02Z2014-07-31MEDEIROS, Pedro Henrique Cavalcante de. Pelo progresso da sociedade: a imprensa protestante no Rio de Janeiro imperial (1864-1873). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13877O propósito central desta dissertação é analisar o processo de inserção das ideias protestantes na sociedade brasileira oitocentista. Nosso foco é a divulgação dessas ideias tomando como ponto de partida a análise da imprensa protestante da segunda metade do século XIX e o diálogo que esta imprensa manteve com jornais católicos e obras de políticos liberais brasileiros. Determinados temas serão privilegiados, pois renderam intensos debates a nível político e religioso, por exemplo: a criação do primeiro jornal evangélico brasileiro, Imprensa Evangélica, em 1864; os debates em torno da liberdade religiosa; a questão da cidadania dos não-católicos; e a Questão Religiosa, em 1873. Dentre os principais temas analisados estão o discurso religioso e o discurso político dos presbiterianos, dos ultramontanos e dos liberais. Como referencial teórico, esta pesquisa partiu das reflexões de Pierre Bourdieu a respeito do campo religioso e sua relação com o campo político. A metodologia de pesquisa utilizada está baseada nas ideias do contextualismo linguístico esboçadas por Quentin Skinner e John Pocock. Com essa pesquisa, concluímos que os missionários presbiterianos utilizaram a imprensa como principal meio para não só divulgarem a mensagem evangélica no campo religioso brasileiro, mas também para mobilizarem as forças liberais a favor da ampliação e garantia dos direitos civis dos não-católicos, baseados principalmente na ideia do progresso. No entanto, ao terem empreendido essa luta no campo religioso e político, os presbiterianos não abriram mão de suas ideias religiosas, demonstrando o limite da relação que mantinham com as ideias liberais. Dessa forma, também fica comprovado que em meio ao confronto discursivo travado contra o ultramontanismo, havia pontos em que os dois grupos religiosos concordavam.The central purpose of this dissertation is to analyze the process of insertion of Protestant ideas in nineteenth-century Brazilian society. Our focus is to disseminate these ideas by taking as a starting point the analysis of the Protestant press in the second half of the nineteenth century and the dialogue that the press had with Catholic newspapers and works of Brazilian liberal politicians. Certain topics will be privileged because yielded intense discussions at political level and religious, for example the creation of the first Brazilian evangelical newspaper, Evangelical Press, 1864; the debates on religious freedom; the issue of citizenship of non-Catholics; and a Religious Issue in 1873. Among the main topics discussed are religious discourse and political discourse of the Presbyterians, the ultramontanos and liberal. The theoretical reflections of this search left of Pierre Bourdieu about the religious field and its relation to the political field. The research methodology used is based on the ideas of linguistic contextualism outlined by Quentin Skinner and John Pocock. With this research, we conclude that the Presbyterian missionaries used the media as a primary means to disseminate not only the Gospel message in the Brazilian religious field, but also to mobilize the liberal forces in favor of expanding and securing civil rights of nonCatholics, mainly based the idea of progress. However, to have undertaken this fight in the religious and political spheres, the Presbyterians have not opened up their religious ideas, demonstrating the limits of the relationship they had with the liberal ideas. Thus, it is also proven that amid the discursive confrontation waged against ultramontanismo, there were points where the two religious groups agreed.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisImprensa religiosaPresbiterianismoLiberalismoReligious pressPresbyterianismLiberalismHistóriaPelo progresso da sociedade: a imprensa protestante no Rio de Janeiro imperial (1864-1873)For the progress of society: press Protestant in Imperial Rio de Janeiro (1864-1873)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBASTOS, Aureliano Cândido Tavares. Cartas do Solitário. 3ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938. BLACKFORD, Alexander Latimer. Algumas considerações sobre os obstaculos ao progresso do evangelho no Brazil, apresentadas ao Presbyterio do Rio de Janeiro em sua sessão de 16 de julho de 1867, por A. L. Blackford. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio annual de A. L. Blackford apresentado ao Presbyterio do Rio de Janeiro em sessão do em Rio de Janeiro a 14 de Agosto de 1872. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio annual de A. L. Blackford, pastor em Rio de Janeiro, apresentado ao Presbyterio em sua sessão de 20 de julho de 1871, em Rio de Janeiro, nº 11 Travessa da Barreira. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio annual de A. L. Blackford, pastor em São Paulo, appresentado ao Presbyterio em sua sessão de 12 de julho de 1867, em Rio de Janeiro, nº 49 Rua Conde d‟Eu. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio de A. L. Blackford, from Julho 1867 até Agosto 1868. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio de A. L. Blackford pelo anno presbyterial proximo passado. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio de A. L. Blackford sobre seus trabalhos evangelicos, desde a ultima reunião do Presbyterio em Agosto do anno proximo passado até esta data, e um resumo do progresso e actual estado da Igreja do Rio de Janeiro. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio de A. L. Blackford pelo anno presbyterial findo a 5 de Agosto de 1874. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatório sobre o comeso da obra Evangelica na cidade e provincia de São Paulo. 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Chamberlain, Pastor da Igreja de San Paulo, apresentado ao Presbyterio do Rio de Janeiro na sessão de 1871. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859- 1875). ________________. Relatorio dos trabalhos evangelicos de G. W. Chamberlain, durante o anno presbyterial de 1873-4 apresentado ao Secretario do Presbyterio depois das sessões que tiveram lugar na cidade de S. Paulo desde 5 até 13 de Agosto de 1874. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). CONCEIÇÃO, José Manoel da. Porque o Brasil carece (da pregação) do evangelho?. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio breve de viagem e trabalhos no interesse do evangelho. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. 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O propósito central desta dissertação é analisar o processo de inserção das ideias protestantes na sociedade brasileira oitocentista. Nosso foco é a divulgação dessas ideias tomando como ponto de partida a análise da imprensa protestante da segunda metade do século XIX e o diálogo que esta imprensa manteve com jornais católicos e obras de políticos liberais brasileiros. Determinados temas serão privilegiados, pois renderam intensos debates a nível político e religioso, por exemplo: a criação do primeiro jornal evangélico brasileiro, Imprensa Evangélica, em 1864; os debates em torno da liberdade religiosa; a questão da cidadania dos não-católicos; e a Questão Religiosa, em 1873. Dentre os principais temas analisados estão o discurso religioso e o discurso político dos presbiterianos, dos ultramontanos e dos liberais. Como referencial teórico, esta pesquisa partiu das reflexões de Pierre Bourdieu a respeito do campo religioso e sua relação com o campo político. A metodologia de pesquisa utilizada está baseada nas ideias do contextualismo linguístico esboçadas por Quentin Skinner e John Pocock. Com essa pesquisa, concluímos que os missionários presbiterianos utilizaram a imprensa como principal meio para não só divulgarem a mensagem evangélica no campo religioso brasileiro, mas também para mobilizarem as forças liberais a favor da ampliação e garantia dos direitos civis dos não-católicos, baseados principalmente na ideia do progresso. No entanto, ao terem empreendido essa luta no campo religioso e político, os presbiterianos não abriram mão de suas ideias religiosas, demonstrando o limite da relação que mantinham com as ideias liberais. Dessa forma, também fica comprovado que em meio ao confronto discursivo travado contra o ultramontanismo, havia pontos em que os dois grupos religiosos concordavam. |
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MEDEIROS, Pedro Henrique Cavalcante de. Pelo progresso da sociedade: a imprensa protestante no Rio de Janeiro imperial (1864-1873). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. |
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Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio annual de A. L. Blackford, pastor em São Paulo, appresentado ao Presbyterio em sua sessão de 12 de julho de 1867, em Rio de Janeiro, nº 49 Rua Conde d‟Eu. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio de A. L. Blackford, from Julho 1867 até Agosto 1868. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio de A. L. Blackford pelo anno presbyterial proximo passado. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio de A. L. Blackford sobre seus trabalhos evangelicos, desde a ultima reunião do Presbyterio em Agosto do anno proximo passado até esta data, e um resumo do progresso e actual estado da Igreja do Rio de Janeiro. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatorio de A. L. Blackford pelo anno presbyterial findo a 5 de Agosto de 1874. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. Relatório sobre o comeso da obra Evangelica na cidade e provincia de São Paulo. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). BÍBLIA Sagrada contendo o Antigo e o Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2003. 225 BÍBLIA Ave Maria. Disponível em: <http://www.bibliacatolica.com.br/01/23/15.php>. Acesso em: 08 jan. 2013. CARVALHOSA, Modesto Perestrello Barros de. Relatorio annual que ao Presbyterio do Rio de Janeiro apresenta M. P. B. de Carvalhosa. IGREJA PRESBITERIANA DO RIO DE JANEIRO. Centro de Documentação: CENDOC. Relatórios Pastorais (1859-1875). ________________. 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