Olhando para as práticas e aprendendo com quem faz: compreensão do fazer da educação antirracista a partir da análise das narrativas de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grion, Aline Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13025
Resumo: Este estudo teve como objetivo discutir os processos e espaços formativos vivenciados por educadores cujas práticas se alinham com a educação antirracista. Objetivou também observar os usos e opiniões sobre os aparatos legislativos contidos na lei nº 1 10.639/03, ampliada pela 11.645/08 que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, bem como as demais referências legais que endossam as práticas em educação para as relações raciais. Além disso, o trabalho buscou compreender as expectativas dos educadores sobre as possíveis mudanças em seus alunos através das suas práticas em educação antirracista e conhecer e analisar suas práticas cotidianas em educação antirracista. A metodologia utilizada foi a análise de entrevistas semiestruturadas com focos nas narrativa de vida e nas trajetórias de formação do professor. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados entre os participantes Seminário e Oficinas “Reflexões Sobre a Identidade Negra nas Escolas e Práticas Bem Sucedidas na Aplicação da Lei 10.639/03” realizado em parceria com o Programa de Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos e a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, através do Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira (PENESB/UFF). O presente trabalho apresenta breves considerações acerca da escola e de estratégias que esta instituição utiliza para informar aos seus alunos sobre a organização das relações raciais e suas hierarquias. Aponta também as contribuições de Boaventura Souza Santos para a construção de uma educação antirracista, tendo em vista a concepção de indissociabilidade entre política e epistemologia, para pensar as pressões que as práticas emancipatórias sobre o pensamento hegemônico. As conclusões se concentram na visibilidade do trabalho destes educadores para o bom funcionamento da educação antirracista e também as dificuldades na implementação de ações voltadas para a educação das relações étnico-raciais que se encontram no plano institucional e também no plano das relações interpessoais. Outro ponto relevante são as redes que estes educadores formam e participam, que têm como principais funções a troca, o apoio, a formação e o acolhimento. Além das percepções acerca dos alunos inseridos em contexto de educação antirracista os educadores percebem condutas menos pautadas no racismo, no preconceito e na discriminação. Percebem, que os alunos negros apresentam autoestima mais elevada e menos tolerância com atitudes e falas racistas.
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Objetivou também observar os usos e opiniões sobre os aparatos legislativos contidos na lei nº 1 10.639/03, ampliada pela 11.645/08 que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, bem como as demais referências legais que endossam as práticas em educação para as relações raciais. Além disso, o trabalho buscou compreender as expectativas dos educadores sobre as possíveis mudanças em seus alunos através das suas práticas em educação antirracista e conhecer e analisar suas práticas cotidianas em educação antirracista. A metodologia utilizada foi a análise de entrevistas semiestruturadas com focos nas narrativa de vida e nas trajetórias de formação do professor. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados entre os participantes Seminário e Oficinas “Reflexões Sobre a Identidade Negra nas Escolas e Práticas Bem Sucedidas na Aplicação da Lei 10.639/03” realizado em parceria com o Programa de Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos e a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, através do Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira (PENESB/UFF). O presente trabalho apresenta breves considerações acerca da escola e de estratégias que esta instituição utiliza para informar aos seus alunos sobre a organização das relações raciais e suas hierarquias. Aponta também as contribuições de Boaventura Souza Santos para a construção de uma educação antirracista, tendo em vista a concepção de indissociabilidade entre política e epistemologia, para pensar as pressões que as práticas emancipatórias sobre o pensamento hegemônico. As conclusões se concentram na visibilidade do trabalho destes educadores para o bom funcionamento da educação antirracista e também as dificuldades na implementação de ações voltadas para a educação das relações étnico-raciais que se encontram no plano institucional e também no plano das relações interpessoais. Outro ponto relevante são as redes que estes educadores formam e participam, que têm como principais funções a troca, o apoio, a formação e o acolhimento. Além das percepções acerca dos alunos inseridos em contexto de educação antirracista os educadores percebem condutas menos pautadas no racismo, no preconceito e na discriminação. Percebem, que os alunos negros apresentam autoestima mais elevada e menos tolerância com atitudes e falas racistas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis study aims to discuss the processes and formative spaces experienced by teachers whose practices are aligned with anti-racist education. Moreover, it approaches the uses and opinions concerning the legal instruments in Law 10.639/03, amended by Law 11.645/08, which in-clude the requirement to teach “History of Afro-Brazilian and Indigenous Culture” and other legal references to support educational practices turned to racial relations in the official cur-riculum of the education network. The work sought to understand the teachers’ expectations about the possible changes of their students through their practices and to know and analyze their daily practices under anti-racist education. The methodology made use of semi-structured interviews with focus on life narratives and histories of teachers’ preparation. The research subjects were drawn out of the participants of the Seminar and Workshop “Insights on Black Identity in Schools and Successful Practices of the Enactment of Law 10.693/03” held jointly with the Program of Prospection and Qualification in Creative Territories and the Faculty of Education of the Universidade Federal Fluminense through the Education Program about the Black in the Brazilian Society (PENESB/UFF). We briefly discuss about the school and its strategies to tell students about the organization of social relations and their hierar-chies. We also present the contributions of Boaventura Souza Santos for the construction of an anti-racist education in the light of the indissolubility between politics and epistemology to approach pressures on emancipatory practices about the hegemonic thought. The findings point to the visibility of the teachers’ work for the proper functioning of the anti-racist educa-tion and the difficulties faced by the implementation of actions towards the education of eth-nic-racial relations both on the level of t institutional and inter-personal relations. Another relevant issue approached concerns the networks such teachers form and participate working as exchange, support, qualification and acceptance. Besides the insights of the students in-serted in the context of anti-racist education, we realized that there are fewer stances aligned with racism, prejudice and discrimination as, for example, it is the case of black students who seem to show higher self-esteem and less tolerance of racist attitudes and speechapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEducação antirracistaformação de professoresLeis10.639/03 e 11.645/08anti-racist educationteacher educationlaws 10.639/03 11.645/08EducaçãoOlhando para as práticas e aprendendo com quem faz: compreensão do fazer da educação antirracista a partir da análise das narrativas de educadores...info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBOLETIM INFORMATIVO DO TERRITÓRIO CRIATIVO. Universidade Federal Fluminense/MinC. Madureira, ago. 2016 . 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Educação cidadã, etnia e raça: O trato pedagógico da diversidade GOMES, Nilma. Educação cidadã, etnia e raça: O trato pedagógico da diversidade. . Racismo e antiRacismo e anti--racismo na educação: repensando nossa escolaracismo na educação: repensando nossa escola. Organização Eliane . Organização Eliane Cavalleiro. São Paulo: Simmus, 2001.Cavalleiro. São Paulo: Simmus, 2001. ______; OMES, N. L. Trajetórias esc ______; OMES, N. L. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de olares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? estereótipos ou ressignificação cultural? Revista Brasileira EducaçãoRevista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, , Rio de Janeiro, n. 21, 2002.n. 21, 2002. ______. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: ______. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: Uma breve discuUma breve discussão. ssão. Educação antirracista: caminhos abertos pela lei Federal Educação antirracista: caminhos abertos pela lei Federal nº10. 639/03nº10. 639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, . Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.Alfabetização e Diversidade, 2005. ______ ______; JESUS,; JESUS, Rodrigo Ednilson deRodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho . As práticas pedagógicas de trabalho com com relaçõesrelações étnicoétnico--raciais na escola na perspectiva de Leiraciais na escola na perspectiva de Lei nº nº 10.639/2003: desafios para a 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em RevistaEducar em Revista, Curitiba: , Curitiba: Editora UFPR, n. 47, jan./mar. 2013. p. 19Editora UFPR, n. 47, jan./mar. 2013. p. 19--33.33. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. O SILÊNCIO; um ritual pedagógico a favor O SILÊNCIO; um ritual pedagógico a favor da discriminação racial da discriminação racial -- (um estudo acerca da discriminação racial como fator de (um estudo acerca da discriminação racial como fator de seletividade na escola pública de primeiro grau 1seletividade na escola pública de primeiro grau 1-- a 4 sériea 4 série).). Dissertação (Mestrado em Dissertação (Mestrado em Educação) UFMG, Minas Gerais, 1985.Educação) UFMG, Minas Gerais, 1985. 118 GUIMARÃES, GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo . Antonio Sérgio Alfredo . Cor e raça: Cor e raça: Raça, cor e outros conceitos Raça, cor e outros conceitos analíticos. In: analíticos. In: Raça: novas perspectivas antropológicas. Raça: novas perspectivas antropológicas. Organização Livio Sansone e Organização Livio Sansone e Osmundo Araújo Pinho. 2 ed. rev. Salvador : Associação Brasileira de Antropologia: Osmundo Araújo Pinho. 2 ed. rev. 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description Este estudo teve como objetivo discutir os processos e espaços formativos vivenciados por educadores cujas práticas se alinham com a educação antirracista. Objetivou também observar os usos e opiniões sobre os aparatos legislativos contidos na lei nº 1 10.639/03, ampliada pela 11.645/08 que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, bem como as demais referências legais que endossam as práticas em educação para as relações raciais. Além disso, o trabalho buscou compreender as expectativas dos educadores sobre as possíveis mudanças em seus alunos através das suas práticas em educação antirracista e conhecer e analisar suas práticas cotidianas em educação antirracista. A metodologia utilizada foi a análise de entrevistas semiestruturadas com focos nas narrativa de vida e nas trajetórias de formação do professor. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados entre os participantes Seminário e Oficinas “Reflexões Sobre a Identidade Negra nas Escolas e Práticas Bem Sucedidas na Aplicação da Lei 10.639/03” realizado em parceria com o Programa de Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos e a Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, através do Programa de Educação Sobre o Negro na Sociedade Brasileira (PENESB/UFF). O presente trabalho apresenta breves considerações acerca da escola e de estratégias que esta instituição utiliza para informar aos seus alunos sobre a organização das relações raciais e suas hierarquias. Aponta também as contribuições de Boaventura Souza Santos para a construção de uma educação antirracista, tendo em vista a concepção de indissociabilidade entre política e epistemologia, para pensar as pressões que as práticas emancipatórias sobre o pensamento hegemônico. As conclusões se concentram na visibilidade do trabalho destes educadores para o bom funcionamento da educação antirracista e também as dificuldades na implementação de ações voltadas para a educação das relações étnico-raciais que se encontram no plano institucional e também no plano das relações interpessoais. Outro ponto relevante são as redes que estes educadores formam e participam, que têm como principais funções a troca, o apoio, a formação e o acolhimento. Além das percepções acerca dos alunos inseridos em contexto de educação antirracista os educadores percebem condutas menos pautadas no racismo, no preconceito e na discriminação. Percebem, que os alunos negros apresentam autoestima mais elevada e menos tolerância com atitudes e falas racistas.
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