Produção textual e conhecimento local: uma experiência no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas – Campus Maués.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Vilma de Jesus de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12595
Resumo: Esta dissertação investiga o ensino de gêneros textuais na escola com objetivo de trabalhar a produção escrita dos alunos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas - Campus Maués, experimentando uma ação pedagógica no ensino dos gêneros dissertativo argumentativo e memórias literárias sobre temas do cotidiano da cidade de Maués/AM, mais especificamente, as práticas culturais da etnia Sateré-Mawé, o guaraná e as atividades de subsistência dos moradores da Ilha da Vera Cruz, de modo a estimular os alunos a construírem conhecimento sobre suas identidades locais. A orientação teórica adotada nesta dissertação baseia-se na Linguística Textual e na vertente sociointeracionista em que os sujeitos, protagonistas sociais, em suas produções orais e escritas se comunicam através de interação com outros sujeitos num processo dialógico na manifestação de sua cultura, de sua história e de sua identidade. Para tanto, retratamos nossa experiência através da pesquisa qualitativa cujo interesse está em focar a qualidade que ela apresenta. Os dados coletados provêm da aplicação de questionário, atividade de campo, entrevistas, relato das práticas adotadas nas oficinas de produção de texto: O cotidiano de Maués e Memórias do povo, com duração 37h e análise das redações dos alunos com o intuito de investigar a presença das estratégias de processamento textual abordadas nos estudos da Linguística Textual. Podemos demonstrar que a proposta de nosso projeto de pesquisa em realizar as oficinas de produção textual sobre temas do cotidiano dos alunos do curso profissionalizante favoreceu aos sujeitos envolvidos à ampliação do seu conhecimento local e forneceu ao professor recursos que não se limitam apenas ao ensino através de livros da biblioteca, de suporte em internet ou em livro didático; Além do envolvimento dos alunos nas atividades, nas entrevistas e nas discussões sobre a etnia Sataré-Mawé, o guaraná, Ilha da Vera Cruz e a produção escrita sem tanta resistência. Portanto, os estudos teóricos, as investigações, a adesão à nossa pesquisa e a experiência construída, convida-nos a fortalecer o nosso compromisso de professor de língua portuguesa que considera o texto, a principal ferramenta para o ensino de língua, buscando sempre novas metodologias que incentivem os alunos ao texto escrito. Na certeza que a prática da escrita é uma atividade fundamental para atender a sociedade letrada contemporânea.
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Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12595Esta dissertação investiga o ensino de gêneros textuais na escola com objetivo de trabalhar a produção escrita dos alunos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas - Campus Maués, experimentando uma ação pedagógica no ensino dos gêneros dissertativo argumentativo e memórias literárias sobre temas do cotidiano da cidade de Maués/AM, mais especificamente, as práticas culturais da etnia Sateré-Mawé, o guaraná e as atividades de subsistência dos moradores da Ilha da Vera Cruz, de modo a estimular os alunos a construírem conhecimento sobre suas identidades locais. A orientação teórica adotada nesta dissertação baseia-se na Linguística Textual e na vertente sociointeracionista em que os sujeitos, protagonistas sociais, em suas produções orais e escritas se comunicam através de interação com outros sujeitos num processo dialógico na manifestação de sua cultura, de sua história e de sua identidade. Para tanto, retratamos nossa experiência através da pesquisa qualitativa cujo interesse está em focar a qualidade que ela apresenta. Os dados coletados provêm da aplicação de questionário, atividade de campo, entrevistas, relato das práticas adotadas nas oficinas de produção de texto: O cotidiano de Maués e Memórias do povo, com duração 37h e análise das redações dos alunos com o intuito de investigar a presença das estratégias de processamento textual abordadas nos estudos da Linguística Textual. Podemos demonstrar que a proposta de nosso projeto de pesquisa em realizar as oficinas de produção textual sobre temas do cotidiano dos alunos do curso profissionalizante favoreceu aos sujeitos envolvidos à ampliação do seu conhecimento local e forneceu ao professor recursos que não se limitam apenas ao ensino através de livros da biblioteca, de suporte em internet ou em livro didático; Além do envolvimento dos alunos nas atividades, nas entrevistas e nas discussões sobre a etnia Sataré-Mawé, o guaraná, Ilha da Vera Cruz e a produção escrita sem tanta resistência. Portanto, os estudos teóricos, as investigações, a adesão à nossa pesquisa e a experiência construída, convida-nos a fortalecer o nosso compromisso de professor de língua portuguesa que considera o texto, a principal ferramenta para o ensino de língua, buscando sempre novas metodologias que incentivem os alunos ao texto escrito. Na certeza que a prática da escrita é uma atividade fundamental para atender a sociedade letrada contemporânea.This dissertation investigates the teaching of textual genres in the school with the objective of working the written production of the students of the Agricultural Technical Course of the Federal Institute of Amazonas - Campus Maués, experiencing a pedagogical action in the teaching of the argumentative essay genres and literary memories on daily life in Maués / AM, more specifically the cultural practices of the Sateré-Mawé ethnic group, the guaraná and the subsistence activities of the inhabitants of the Island of Vera Cruz, in order to stimulate students to build knowledge about their local identities. The theoretical orientation adopted in this dissertation is based on Textual Linguistics and on the socio-interactionist side in which the subjects, social protagonists, in their oral and written productions communicate through interaction with other subjects in a dialogical process in the manifestation of their culture, their history and your identity. To do so, we portray our experience through qualitative research whose interest is in focusing on the quality it presents. The collected data come from the application of a questionnaire, field activity, interviews, reports of the practices adopted in the workshops of text production: Maués' daily life and Memories of the people, with duration 37h and analysis of the essays of the students with the intention of investigating the presence of the textual processing strategies addressed in the studies of Textual Linguistics. We can conclude that the proposal of our research project to carry out textual production workshops on subjects of daily life of the students of the vocational course favored the subjects involved in the expansion of their local knowledge and provided the teacher with resources that are not limited to teaching through books from the library, online support or textbooks. We found the involvement of the students in the activities, interviews and discussions about Sataré-Mawé, guaraná and Vera Cruz Island, as well as the practice of written production without such resistance. Therefore, theoretical studies, research, adherence to our research and built experience, invites us to strengthen our commitment as a Portuguese language teacher who considers the text, the main tool for language teaching, always seeking new methodologies that encourage students to write. In the certainty that the practice of writing is a fundamental activity to attend the contemporary literate societyapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaação pedagógicagêneros textuaisMauésculturapedagogical actiontextual genresMauésCulture.EducaçãoProdução textual e conhecimento local: uma experiência no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas – Campus Maués.Textual production and local knowledge: An experience in the Agricultural Technical Course of the Federal Institute of Amazonas - Campus Mauésinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABAURRE, Maria Luiza M et al., Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008. ALMEIDA, Rita Heloisa de. O diretório dos índios: Um projeto de civilização no Brasil no século XVIII, Brasília, UNB, 1997. ANTUNES, Irandé. Aulas de Português: encontro & interação. 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description Esta dissertação investiga o ensino de gêneros textuais na escola com objetivo de trabalhar a produção escrita dos alunos do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas - Campus Maués, experimentando uma ação pedagógica no ensino dos gêneros dissertativo argumentativo e memórias literárias sobre temas do cotidiano da cidade de Maués/AM, mais especificamente, as práticas culturais da etnia Sateré-Mawé, o guaraná e as atividades de subsistência dos moradores da Ilha da Vera Cruz, de modo a estimular os alunos a construírem conhecimento sobre suas identidades locais. A orientação teórica adotada nesta dissertação baseia-se na Linguística Textual e na vertente sociointeracionista em que os sujeitos, protagonistas sociais, em suas produções orais e escritas se comunicam através de interação com outros sujeitos num processo dialógico na manifestação de sua cultura, de sua história e de sua identidade. Para tanto, retratamos nossa experiência através da pesquisa qualitativa cujo interesse está em focar a qualidade que ela apresenta. Os dados coletados provêm da aplicação de questionário, atividade de campo, entrevistas, relato das práticas adotadas nas oficinas de produção de texto: O cotidiano de Maués e Memórias do povo, com duração 37h e análise das redações dos alunos com o intuito de investigar a presença das estratégias de processamento textual abordadas nos estudos da Linguística Textual. Podemos demonstrar que a proposta de nosso projeto de pesquisa em realizar as oficinas de produção textual sobre temas do cotidiano dos alunos do curso profissionalizante favoreceu aos sujeitos envolvidos à ampliação do seu conhecimento local e forneceu ao professor recursos que não se limitam apenas ao ensino através de livros da biblioteca, de suporte em internet ou em livro didático; Além do envolvimento dos alunos nas atividades, nas entrevistas e nas discussões sobre a etnia Sataré-Mawé, o guaraná, Ilha da Vera Cruz e a produção escrita sem tanta resistência. Portanto, os estudos teóricos, as investigações, a adesão à nossa pesquisa e a experiência construída, convida-nos a fortalecer o nosso compromisso de professor de língua portuguesa que considera o texto, a principal ferramenta para o ensino de língua, buscando sempre novas metodologias que incentivem os alunos ao texto escrito. Na certeza que a prática da escrita é uma atividade fundamental para atender a sociedade letrada contemporânea.
publishDate 2017
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