Variação na expressão da primeira pessoa do plural em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cátia Cilene Pereira Meireles
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15455
Resumo: Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista, em especial na aplicação do contínuo de oralidade-letramento proposto por Bortoni-Ricardo (2004), que se aproxima do contínuo de gêneros textuais de Marcuschi (2001), este trabalho se inscreve como uma pesquisa-ação (cf. TRIPP, 2005) que busca desenvolver uma mediação pedagógica com o fenômeno da variação nós/ a gente em textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Por conseguinte, o objetivo geral é oferecer uma contribuição ao ensino de língua portuguesa no que diz respeito à abordagem da variação linguística em sala de aula a partir de um trabalho sistemático com o fenômeno variável em foco. Como objetivos específicos, pretendemos (i) apresentar um levantamento das variantes usadas para a representação de P4 em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental a partir de gêneros organizados ao longo do contínuo de oralidade-letramento; (ii) favorecer o letramento dos alunos para que reconheçam os contextos de uso das variantes em cada ponto do contínuo, de modo a desenvolverem a habilidade de transitar de textos representativos do polo de [+ oralidade] aos do polo de [+ letramento]. Para alcançar os objetivos propostos, elaboramos uma mediação pedagógica que permitiu trabalhar o uso das variantes, por meio de atividades de produção textual e de retextualização nos seguintes gêneros: (i) relato de experiência, representativo de textos com traços de oralidade; (ii) relatório, representativo de evento de comunicação mediado pela cultura escrita, em que normalmente se encontra com mais força a tradição gramatical. Os resultados mostraram que, de modo geral, os alunos manifestaram em suas produções a prática de escrita da sociedade letrada brasileira: no gênero não situado no polo de [+ letramento] do contínuo apareceu a alternância nós/ a gente, tão comum na fala, enquanto no gênero pertencente a esse polo o uso da variante tradicional foi semicategórico. Tais resultados refletem, por um lado, a desconstrução da crença de que a escrita só aceita a variante canônica e, por outro, o avanço no processo de letramento dos alunos, que passaram a reconhecer os contextos em que as duas variantes de P4 podem coocorrer e aqueles em que só se admite a variante canônica, de modo que se tornaram capazes de transitar de um ponto a outro do contínuo, a depender do gênero textual em se dá o evento comunicativo.
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Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15455Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista, em especial na aplicação do contínuo de oralidade-letramento proposto por Bortoni-Ricardo (2004), que se aproxima do contínuo de gêneros textuais de Marcuschi (2001), este trabalho se inscreve como uma pesquisa-ação (cf. TRIPP, 2005) que busca desenvolver uma mediação pedagógica com o fenômeno da variação nós/ a gente em textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Por conseguinte, o objetivo geral é oferecer uma contribuição ao ensino de língua portuguesa no que diz respeito à abordagem da variação linguística em sala de aula a partir de um trabalho sistemático com o fenômeno variável em foco. Como objetivos específicos, pretendemos (i) apresentar um levantamento das variantes usadas para a representação de P4 em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental a partir de gêneros organizados ao longo do contínuo de oralidade-letramento; (ii) favorecer o letramento dos alunos para que reconheçam os contextos de uso das variantes em cada ponto do contínuo, de modo a desenvolverem a habilidade de transitar de textos representativos do polo de [+ oralidade] aos do polo de [+ letramento]. Para alcançar os objetivos propostos, elaboramos uma mediação pedagógica que permitiu trabalhar o uso das variantes, por meio de atividades de produção textual e de retextualização nos seguintes gêneros: (i) relato de experiência, representativo de textos com traços de oralidade; (ii) relatório, representativo de evento de comunicação mediado pela cultura escrita, em que normalmente se encontra com mais força a tradição gramatical. Os resultados mostraram que, de modo geral, os alunos manifestaram em suas produções a prática de escrita da sociedade letrada brasileira: no gênero não situado no polo de [+ letramento] do contínuo apareceu a alternância nós/ a gente, tão comum na fala, enquanto no gênero pertencente a esse polo o uso da variante tradicional foi semicategórico. Tais resultados refletem, por um lado, a desconstrução da crença de que a escrita só aceita a variante canônica e, por outro, o avanço no processo de letramento dos alunos, que passaram a reconhecer os contextos em que as duas variantes de P4 podem coocorrer e aqueles em que só se admite a variante canônica, de modo que se tornaram capazes de transitar de um ponto a outro do contínuo, a depender do gênero textual em se dá o evento comunicativo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBased on the theoretical assumptions of Variationist Sociolinguistics, especially on the application of the orality-literacy continuum proposed by Bortoni-Ricardo (2004), which approaches the textual genres continuum by Marcuschi (2001), this work is inscribed as a action-research (TRIPP, 2005) that seeks to develop a pedagogical mediation with the phenomenon of variation nós / a gente in texts of 9th grade middle school students. Therefore, the general objective is to offer a contribution to the Portuguese language teaching with regard to the approach to linguistic variation in the classroom based on a systematic work with the variable phenomenon in focus. As specific objectives, we intend (i) to present a survey of the variants used for the representation of P4 in texts produced by middle school students from genres organized along the orality-literacy continuum; (ii) to favor the students' literacy so that they recognize the contexts of use of the variants in each point of the continuum, in order to develop the ability to move from texts representing the [+ orality] pole to those of the [+ literacy] pole. In order to reach the proposed objectives, we have developed a pedagogical mediation that has allowed the use of variants through text production activities and retextualization in the following genres: (i) experience report, representative of texts with orality traits; (ii) report, representative of an event of communication mediated by written culture, in which the grammatical tradition is usually stronger. The results have showed that, in general, the students expressed in their productions the writing practice of Brazilian literate society: in the genre not located in the [+ literacy] pole of the continuum, the alternation nós / a gente, so common in spoken speech, has appeared stronger, while in the gender belonging to this pole the use of traditional variant has been semicategorical. These results reflect, on the one hand, the deconstruction of the belief that writing only accepts the canonical variant and, on the other hand, the progress in the students' literacy process, because they have come to recognize the contexts in which the two variants of P4 can co-occur and those in which only the canonical variant is admitted, so that they have become able to move from one point to another of the continuum, depending on the textual genre in which the communicative event occurs.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisprimeira pessoa do plural (P4)Contínuo de Variaçãoletramentofirst person plural (P4)variation ContinuumliteracyLetrasVariação na expressão da primeira pessoa do plural em textos de alunos do ensino fundamental: uma proposta pedagógicaVariation in the expression of the first person of the plural in texts of middle school students: a pedagogical proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALKMIM, T.M. 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São Paulo: Contexto, pp. 81-114, 2014https://tede.ufrrj.br/retrieve/66935/2019%20-%20C%c3%a1tia%20Cilene%20Pereira%20Meireles%20Cunha.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5074Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-09-27T11:26:58Z No. of bitstreams: 1 2019 - Cátia Cilene Pereira Meireles Cunha.pdf: 7042748 bytes, checksum: 9fa35d887b7fffa6587630c73bd312f6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-27T11:26:58Z (GMT). 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description Com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista, em especial na aplicação do contínuo de oralidade-letramento proposto por Bortoni-Ricardo (2004), que se aproxima do contínuo de gêneros textuais de Marcuschi (2001), este trabalho se inscreve como uma pesquisa-ação (cf. TRIPP, 2005) que busca desenvolver uma mediação pedagógica com o fenômeno da variação nós/ a gente em textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Por conseguinte, o objetivo geral é oferecer uma contribuição ao ensino de língua portuguesa no que diz respeito à abordagem da variação linguística em sala de aula a partir de um trabalho sistemático com o fenômeno variável em foco. Como objetivos específicos, pretendemos (i) apresentar um levantamento das variantes usadas para a representação de P4 em textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental a partir de gêneros organizados ao longo do contínuo de oralidade-letramento; (ii) favorecer o letramento dos alunos para que reconheçam os contextos de uso das variantes em cada ponto do contínuo, de modo a desenvolverem a habilidade de transitar de textos representativos do polo de [+ oralidade] aos do polo de [+ letramento]. Para alcançar os objetivos propostos, elaboramos uma mediação pedagógica que permitiu trabalhar o uso das variantes, por meio de atividades de produção textual e de retextualização nos seguintes gêneros: (i) relato de experiência, representativo de textos com traços de oralidade; (ii) relatório, representativo de evento de comunicação mediado pela cultura escrita, em que normalmente se encontra com mais força a tradição gramatical. Os resultados mostraram que, de modo geral, os alunos manifestaram em suas produções a prática de escrita da sociedade letrada brasileira: no gênero não situado no polo de [+ letramento] do contínuo apareceu a alternância nós/ a gente, tão comum na fala, enquanto no gênero pertencente a esse polo o uso da variante tradicional foi semicategórico. Tais resultados refletem, por um lado, a desconstrução da crença de que a escrita só aceita a variante canônica e, por outro, o avanço no processo de letramento dos alunos, que passaram a reconhecer os contextos em que as duas variantes de P4 podem coocorrer e aqueles em que só se admite a variante canônica, de modo que se tornaram capazes de transitar de um ponto a outro do contínuo, a depender do gênero textual em se dá o evento comunicativo.
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