O drama do gênio na metafísica do Belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no Torquato Tasso de Goethe
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13506 |
Resumo: | Para Schopenhauer, o que caracteriza o gênio é o excedente da faculdade de conhecer (genialidade) que lhe possibilita acesso imediato à Ideia por meio da contemplação intuitiva, enquanto puro sujeito do conhecimento. Todavia, esta mesma potencialidade amplifica a vontade do gênio, quando este retoma a condição de indivíduo. Segundo o filósofo, o excedente da faculdade de conhecer pode tomar duas orientações, excludentes entre si: a orientação objetiva, quando ele se torna livre da servidão da vontade, ou a orientação subjetiva, ocasião em que o excedente se coloca a serviço da vontade individual. Por conta dessas duas orientações do excedente, o gênio ora se abstém do sofrimento, ora sofre de maneira extremada. O presente trabalho pretende apresentar a hipótese de que o gênio vivencia um drama existencial, que ultrapassa sobremodo o sofrimento natural inerente aos outros homens. Para tanto, objetiva-se recorrer à obra Torquato Tasso do Goethe, citada pelo próprio Schopenhauer. |
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Silva, Iasmim Cristina Martins daChevitarese, Leandro Pinheiro1084537745http://lattes.cnpq.br/3068706676553943Debona, VilmarCacciola, Maria Lucia130.173.257-50http://lattes.cnpq.br/20557188169970732023-12-22T02:47:51Z2023-12-22T02:47:51Z2016-03-02Silva, Iasmim Cristina Martins da. O drama do gênio na metafísica do Belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no Torquato Tasso de Goethe. 2016. [72 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13506Para Schopenhauer, o que caracteriza o gênio é o excedente da faculdade de conhecer (genialidade) que lhe possibilita acesso imediato à Ideia por meio da contemplação intuitiva, enquanto puro sujeito do conhecimento. Todavia, esta mesma potencialidade amplifica a vontade do gênio, quando este retoma a condição de indivíduo. Segundo o filósofo, o excedente da faculdade de conhecer pode tomar duas orientações, excludentes entre si: a orientação objetiva, quando ele se torna livre da servidão da vontade, ou a orientação subjetiva, ocasião em que o excedente se coloca a serviço da vontade individual. Por conta dessas duas orientações do excedente, o gênio ora se abstém do sofrimento, ora sofre de maneira extremada. O presente trabalho pretende apresentar a hipótese de que o gênio vivencia um drama existencial, que ultrapassa sobremodo o sofrimento natural inerente aos outros homens. Para tanto, objetiva-se recorrer à obra Torquato Tasso do Goethe, citada pelo próprio Schopenhauer.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESTo Schopenhauer, a genius is characterized by the surplus of the faculty of knowing, which allows these individuals to have immediate access to the Idea through the intuitive contemplation, while a pure being of the knowledge. However, this potentiality amplifies the genius’ will, when the status of individual is retaken. According to the philosopher, the surplus of the faculty of knowing may take two guidances, which exclude themselves: the objective guidance, when one is freed from the bondage of the will, or the indirect guidance, occasion when the surplus is available to the individual guidance. As a consequence of the surplus, the genius either neglects suffering or suffers radically. This work intends to present the following hypothesis: the genius goes through existential drama that greatly surpasses the natural suffering inherent to other people. Thereunto Torquato Tasso, Goethe’s work, was utilized, since it has been mentioned by Schopenhauerapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisGenius; ;ContemplationGênioContemplaçãoDramaCiências HumanasO drama do gênio na metafísica do Belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no Torquato Tasso de GoetheThe drama of genius in the metaphysics of the Beautiful of Schopenhauer: its highest expression in the Torquato Tasso de Goetheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisReferências Bibliográficas Obras de Schopenhauer: SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo como Vontade e como Representação. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005. ____________. O Mundo como Vontade e Representação. Trad. Eduardo Ribeiro da Fonseca. Curitiba: Editora UFPR, 2014. ____________. Metafísica do belo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2003. ____________. 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GULLAR, Ferreira. Sobre arte Sobre poesia: (uma luz do chão). Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. LUCCHESI, Marco. Introdução In: TORQUATO, Tasso. Jerusalém Libertada. Trad. José Ramos Coelho. Rio de Janeiro: Topbooks, 1998. MAIA, Muriel. A outra face do nada. Petrópolis: Editora Vozes em co-edição com Internacionale Schopenhauer- Vereinigung, 2001. MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001. MOLDER, Maria Filomena. Introdução. In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Torquato Tasso. Um drama. Trad. João Barrento. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1999 NOVALIS, Friedrich von Hardenberg. Pólen. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Iluminuras, 2009. PESSOA, Fernando. Seleção poética de Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1960. ROSSET, Clément. Écrits sur Schopenhauer. Paris: Presses Universitaires de France, 2001. PERNIN, Marie-José. Schopenhauer: decifrando o enigma do mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995. SAFRANSKI, Rüdiger. 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