Conhecimentos populares dos alunos como referência para o ensino de Botânica no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14961 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva contribuir e/ou reativar a discussão em torno de uma proposta didático-pedagógica mais consoante com as realidades dos alunos, partindo da convicção de que abordagens pautadas na Educação Popular apresentam condições para a construção do conhecimento baseado na concepção dialógica. Para tanto, busca equacionar os possíveis pontos de junção entre as suas diferenciadas visões de mundo. Nesta pretensão foram eleitas temáticas de Botânica, normalmente ministradas de forma mecanicista, a qual é acrescido o obstáculo de nomenclaturas de difícil pronúncia que interferem no seu entendimento e aprendizado, fatores estes extremamente desestimulantes para um aprendizado consequente. A iniciativa de unir o estudo de plantas medicinais e ritualísticas a este processo tem como subsídio o fato de resgatar estes saberes ancestrais paulatinamente relegados a meras sobrevivências, por conta de uma acelerada urbanização e industrialização. Para estabelecer uma sistemática se fez necessária a construção de uma sequência didática problematizadora. De toda sorte, a execução desta dissertação, se desdobra em duas vertentes: sedução e resgate. De um lado, a necessária e urgente sedução dos alunos, através de um aprendizado significativo consciente e prazeroso que complementa os seus conhecimentos preexistentes e, de outro, uma recuperação de um conhecimento que foi fundamental para o desenvolvimento farmacológico e que hoje é descartado em função de uma lógica ancorada na causa eficiente da modernidade, de uma ciência enquanto apenas técnica. |
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Para tanto, busca equacionar os possíveis pontos de junção entre as suas diferenciadas visões de mundo. Nesta pretensão foram eleitas temáticas de Botânica, normalmente ministradas de forma mecanicista, a qual é acrescido o obstáculo de nomenclaturas de difícil pronúncia que interferem no seu entendimento e aprendizado, fatores estes extremamente desestimulantes para um aprendizado consequente. A iniciativa de unir o estudo de plantas medicinais e ritualísticas a este processo tem como subsídio o fato de resgatar estes saberes ancestrais paulatinamente relegados a meras sobrevivências, por conta de uma acelerada urbanização e industrialização. Para estabelecer uma sistemática se fez necessária a construção de uma sequência didática problematizadora. De toda sorte, a execução desta dissertação, se desdobra em duas vertentes: sedução e resgate. De um lado, a necessária e urgente sedução dos alunos, através de um aprendizado significativo consciente e prazeroso que complementa os seus conhecimentos preexistentes e, de outro, uma recuperação de um conhecimento que foi fundamental para o desenvolvimento farmacológico e que hoje é descartado em função de uma lógica ancorada na causa eficiente da modernidade, de uma ciência enquanto apenas técnica.The present study aims to contribute and / or to reactivate the discussion about pedagogic-educational proposal more related to the students’ reality, starting from the convictions of the ruled approach in Popular Education presenting conditions to a knowledge construction ruled in dialogic conception. Therefore, it tries to equate the possible junction points among its different worldviews. In this claim, Bothanical topics were elected, normally provided in a mechanical way, which is added the obstacles of hard names pronunciation that interfere in its understanding and learning, extremely discouraging factors to a sequential knowledge. The initiative to reunite the medicinal plants studies and ritualistic to this process has as a subsidy the fact of rescuing these ancertors’ knowledge gradually relegated to simple surviving, on account of a fast urbanization and industrialization. It was necessary to construct a problematizing didactic sequence to establish a systematic. Of all sorts, this dissertation execution opens two strands: seduction and rescue. On one side, students’ seduction was needed and urgent, through a conscious significant learning and pleasant that complement their preexisting knowledge and, on the other side, a knowledge recovery was fundamental to the pharmacological development that nowadays is logically put away because of modernity, of a science while just technique.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoAprendizagem significativaConhecimento científicoSenso comumDidáticaBotânicaEtnobotânicaSignificant learninScientific knowledgeCommon senseDidacticBotanyEthnobotanyEducaçãoConhecimentos populares dos alunos como referência para o ensino de Botânica no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65669/2018%20-%20Jo%c3%a3o%20Carlos%20Raguzzoni%20Lopes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4787Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-06-24T16:28:49Z No. of bitstreams: 1 2018 - João Carlos Raguzzoni Lopes.pdf: 2893409 bytes, checksum: 0a32baa7e45c0765d7081543eb5b02df (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-24T16:28:49Z (GMT). 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