Planejamento estratégico de comunicação para o Instituto Federal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15342 |
Resumo: | Esta dissertação é fruto de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) cujo resultado se findou na proposição de um planejamento estratégico de comunicação para a Instituição. O IFRJ é uma autarquia federal, com atuação nos diferentes níveis e modalidades de ensino, sendo organizado em uma estrutura multicampi e pluridisciplinar, em que são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Instituto Federal vivencia um momento de transição, que demanda esforços combinados entre comunicação e estratégia, marcado por diversos fatores como rápido crescimento do Instituto, diferenciação na estrutura dos campi, mudanças de denominações e logotipos da Instituição, modificações na Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCom), entre outros, no qual se destacam a falta de um planejamento estratégico de comunicação e de um plano de comunicação institucional, apesar de ambos constarem no Regimento Geral do IFRJ. O objetivo foi elaborar uma proposta de plano estratégico de comunicação bianual 2019-2020 para integração ao planejamento estratégico do IFRJ, e para isto realizou-se levantamento documental sobre as normas da comunicação em organizações públicas; entrevista para apurar a visão dos gestores do IFRJ e integrantes da CGCom sobre a atuação e o papel da Comunicação no Instituto e sua relação com a estratégia; mapeamento inicial dos públicos estratégicos (stakeholders); e apresentação deste trabalho para integração no planejamento estratégico por meio do Portfólio de Projetos Estratégicos do IFRJ. A pesquisa utilizou como técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, diário de campo na observação participante e roteiro semiestruturado para entrevistas. Na análise dos dados foi realizada análise de conteúdo. Na perspectiva teórica, o trabalho reuniu duas áreas de conhecimento – Comunicação e Administração –, para a proposição de um modelo estratégico sobre a comunicação organizacional de uma empresa de natureza pública. Buscou-se a inserção do conceito de comunicação pública na realização deste estudo, pois compreendeu-se que instituições federais de educação devem atender às demandas sociais nas suas áreas de atuação e ao cidadão com vistas para o futuro, investindo na construção do relacionamento com os seus públicos. Neste contexto foi construído o produto de inovação tecnológica: plano estratégico de comunicação bianual 2019-2020, com intuito de aperfeiçoar a comunicação institucional, contribuindo na sistematização e eficácia do trabalho da CGCom e cumprir atribuições que constam nos documentos internos da instituição. Ao final da pesquisa, o plano foi apresentado na CGCom e validado pela coordenadora-geral de Comunicação Social do IFRJ. |
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Santos, Fernanda Gomes dosGalindo, Flávia Luzia Oliveira da Cunha962.910.527-68Galindo, Flávia Luzia Oliveira da CunhaTeixeira, Eduardo Ariel de SouzaJosé Mauro Gonçalves Nunes091.097.387-38http://lattes.cnpq.br/90213588131747502023-12-22T03:14:14Z2023-12-22T03:14:14Z2019-05-10SANTOS, Fernanda Gomes dos. Planejamento estratégico de comunicação para o Instituto Federal do Rio de Janeiro. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15342Esta dissertação é fruto de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) cujo resultado se findou na proposição de um planejamento estratégico de comunicação para a Instituição. O IFRJ é uma autarquia federal, com atuação nos diferentes níveis e modalidades de ensino, sendo organizado em uma estrutura multicampi e pluridisciplinar, em que são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Instituto Federal vivencia um momento de transição, que demanda esforços combinados entre comunicação e estratégia, marcado por diversos fatores como rápido crescimento do Instituto, diferenciação na estrutura dos campi, mudanças de denominações e logotipos da Instituição, modificações na Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCom), entre outros, no qual se destacam a falta de um planejamento estratégico de comunicação e de um plano de comunicação institucional, apesar de ambos constarem no Regimento Geral do IFRJ. O objetivo foi elaborar uma proposta de plano estratégico de comunicação bianual 2019-2020 para integração ao planejamento estratégico do IFRJ, e para isto realizou-se levantamento documental sobre as normas da comunicação em organizações públicas; entrevista para apurar a visão dos gestores do IFRJ e integrantes da CGCom sobre a atuação e o papel da Comunicação no Instituto e sua relação com a estratégia; mapeamento inicial dos públicos estratégicos (stakeholders); e apresentação deste trabalho para integração no planejamento estratégico por meio do Portfólio de Projetos Estratégicos do IFRJ. A pesquisa utilizou como técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, diário de campo na observação participante e roteiro semiestruturado para entrevistas. Na análise dos dados foi realizada análise de conteúdo. Na perspectiva teórica, o trabalho reuniu duas áreas de conhecimento – Comunicação e Administração –, para a proposição de um modelo estratégico sobre a comunicação organizacional de uma empresa de natureza pública. Buscou-se a inserção do conceito de comunicação pública na realização deste estudo, pois compreendeu-se que instituições federais de educação devem atender às demandas sociais nas suas áreas de atuação e ao cidadão com vistas para o futuro, investindo na construção do relacionamento com os seus públicos. Neste contexto foi construído o produto de inovação tecnológica: plano estratégico de comunicação bianual 2019-2020, com intuito de aperfeiçoar a comunicação institucional, contribuindo na sistematização e eficácia do trabalho da CGCom e cumprir atribuições que constam nos documentos internos da instituição. Ao final da pesquisa, o plano foi apresentado na CGCom e validado pela coordenadora-geral de Comunicação Social do IFRJ.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation is the result of an applied research, with a qualitative approach, carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ), whose result ended in the proposal of a strategic communication planning for the Institution. The IFRJ is a federal authority, acting in different levels and modalities of teaching, being organized in a multicampi and multidisciplinary structure, in which teaching, research and extension activities are developed. The Federal Institute experiences a moment of transition, which demands combined efforts between communication and strategy, marked by several factors such as the Institute's rapid growth, differentiation in the structure of the campuses, changes of denominations and logos of the Institution, modifications in the General Coordination of Social Communication (CGCom), among others, which highlights the lack of strategic communication planning and an institutional communication plan, although both are included in the IFRJ General Rules. The main objective was to prepare a proposal for a strategic biannual communication plan 2019-2020 to integrate the strategic planning of the IFRJ, for which a documentary survey was carried out on the norms of communication in public organizations; interview to clarify the vision of IFRJ managers and members of CGCom about the performance and role of Communication in the Institute and its relationship with strategy; initial mapping of stakeholders; and presentation of this work for integration in strategic planning through the IFRJ Strategic Projects Portfolio. The research used as data collection techniques: documentary research, field diary on participant observation and semi-structured interview script. In the analysis of the data content analysis was performed. In the theoretical perspective, the work brought together two areas of knowledge - Communication and Administration -, for the proposition of a strategic model on the organizational communication of a public company. It was sought to insert the concept of public communication in the realization of this study, since it was understood that federal education institutions must meet the social demands in their areas of action and the citizen with a view to the future, investing in the construction of the relationship with the their audiences. In this context, the product of technological innovation was built: strategic biannual communication plan 2019-2020, with the purpose of improving the institutional communication, contributing to the systematization and effectiveness of CGCom's work and to fulfill the attributions contained in the internal documents of the institution. At the end of the research, the plan was presented at CGCom and validated by IFRJ's General Coordinator of Social Communication.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPlanejamento EstratégicoComunicação PúblicaComunicação OrganizacionalStrategic PlanningPublic CommunicationOrganizational CommunicationAdministraçãoPlanejamento estratégico de comunicação para o Instituto Federal do Rio de JaneiroStrategic communication planning for the Federal Institute of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMORIM, L. R. de; OLIVEIRA, R. F. de. O lugar da comunicação estratégica e relacional nas organizações educacionais. In: SCROFERNEKER, C. M. A. (Org.). De qual comunicação organizacional estamos falando? [recurso eletrônico] Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. ALMEIDA, M. I. R. de; CRUZ, J. M. F. 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Esta dissertação é fruto de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) cujo resultado se findou na proposição de um planejamento estratégico de comunicação para a Instituição. O IFRJ é uma autarquia federal, com atuação nos diferentes níveis e modalidades de ensino, sendo organizado em uma estrutura multicampi e pluridisciplinar, em que são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Instituto Federal vivencia um momento de transição, que demanda esforços combinados entre comunicação e estratégia, marcado por diversos fatores como rápido crescimento do Instituto, diferenciação na estrutura dos campi, mudanças de denominações e logotipos da Instituição, modificações na Coordenação-Geral de Comunicação Social (CGCom), entre outros, no qual se destacam a falta de um planejamento estratégico de comunicação e de um plano de comunicação institucional, apesar de ambos constarem no Regimento Geral do IFRJ. O objetivo foi elaborar uma proposta de plano estratégico de comunicação bianual 2019-2020 para integração ao planejamento estratégico do IFRJ, e para isto realizou-se levantamento documental sobre as normas da comunicação em organizações públicas; entrevista para apurar a visão dos gestores do IFRJ e integrantes da CGCom sobre a atuação e o papel da Comunicação no Instituto e sua relação com a estratégia; mapeamento inicial dos públicos estratégicos (stakeholders); e apresentação deste trabalho para integração no planejamento estratégico por meio do Portfólio de Projetos Estratégicos do IFRJ. A pesquisa utilizou como técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, diário de campo na observação participante e roteiro semiestruturado para entrevistas. Na análise dos dados foi realizada análise de conteúdo. Na perspectiva teórica, o trabalho reuniu duas áreas de conhecimento – Comunicação e Administração –, para a proposição de um modelo estratégico sobre a comunicação organizacional de uma empresa de natureza pública. Buscou-se a inserção do conceito de comunicação pública na realização deste estudo, pois compreendeu-se que instituições federais de educação devem atender às demandas sociais nas suas áreas de atuação e ao cidadão com vistas para o futuro, investindo na construção do relacionamento com os seus públicos. Neste contexto foi construído o produto de inovação tecnológica: plano estratégico de comunicação bianual 2019-2020, com intuito de aperfeiçoar a comunicação institucional, contribuindo na sistematização e eficácia do trabalho da CGCom e cumprir atribuições que constam nos documentos internos da instituição. Ao final da pesquisa, o plano foi apresentado na CGCom e validado pela coordenadora-geral de Comunicação Social do IFRJ. |
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SANTOS, Fernanda Gomes dos. Planejamento estratégico de comunicação para o Instituto Federal do Rio de Janeiro. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
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