Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karollen Lima da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13900
Resumo: Nessa pesquisa, pretendemos investigar o processo de certificação do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, localizado no bairro da Praça 14 de Janeiro, na cidade de Manaus, estado do Amazonas. A comunidade negra se constituiu a partir da migração de maranhenses, dentre eles ex-escravizados que, em fins do século XIX, se deslocaram da cidade de Alcântara, no estado do Maranhão, para a região amazônica. Com a vinda desses grupos negros, foram trazidas suas manifestações culturais e religiosas, sendo o festejo de São Benedito a primeira comemoração realizada por esses sujeitos na cidade manauara. A festa do santo preto tem sido transmitida de geração a geração entre as famílias maranhenses e seus descendentes, e foi um fator essencial para a materialização da sua certificação pela Fundação Cultural Palmares (FCP), no ano de 2014. Durante esse processo, houve a mobilização do patrimônio cultural negro, que permitiu legitimar a identidade quilombola, abrindo caminhos para o reconhecimento do Quilombo do Barranco como Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, em 2015. Partindo disso, realizaremos uma análise do festejo do santo preto, bem como da certificação quilombola através dos jornais A crítica e Amazonas Em tempo, e incorporaremos, ainda, as etnografias e a cartografia social produzida sobre a comunidade negra, os documentos oficiais e os registros familiares de forma complementar.
id UFRRJ-1_9d2b806fd58959be80e7a6ab7abe33a2
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/13900
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Silva, Karollen Lima daNascimento, Álvaro Pereira do778.067.437-15http://lattes.cnpq.br/8828847259602722Nascimento, Álvaro Pereira doCosta, Carlos Eduardo Coutinho daMonteiro, Lívia NascimentoMoraes, Daniela Paiva Yabeta de016.494.192-44http://lattes.cnpq.br/45051378748682022023-12-22T02:52:14Z2023-12-22T02:52:14Z2020-05-29SILVA, Karollen Lima da. Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016). 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13900Nessa pesquisa, pretendemos investigar o processo de certificação do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, localizado no bairro da Praça 14 de Janeiro, na cidade de Manaus, estado do Amazonas. A comunidade negra se constituiu a partir da migração de maranhenses, dentre eles ex-escravizados que, em fins do século XIX, se deslocaram da cidade de Alcântara, no estado do Maranhão, para a região amazônica. Com a vinda desses grupos negros, foram trazidas suas manifestações culturais e religiosas, sendo o festejo de São Benedito a primeira comemoração realizada por esses sujeitos na cidade manauara. A festa do santo preto tem sido transmitida de geração a geração entre as famílias maranhenses e seus descendentes, e foi um fator essencial para a materialização da sua certificação pela Fundação Cultural Palmares (FCP), no ano de 2014. Durante esse processo, houve a mobilização do patrimônio cultural negro, que permitiu legitimar a identidade quilombola, abrindo caminhos para o reconhecimento do Quilombo do Barranco como Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, em 2015. Partindo disso, realizaremos uma análise do festejo do santo preto, bem como da certificação quilombola através dos jornais A crítica e Amazonas Em tempo, e incorporaremos, ainda, as etnografias e a cartografia social produzida sobre a comunidade negra, os documentos oficiais e os registros familiares de forma complementar.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn this research, we aim to investigate the certification process of urban “Quilombo Barranco de São Benedito”, located at Praça 14 de Janeiro, in the city of Manaus, Amazon, Brazil. The community of this Quilombo was formed due to a migration of Black people, amongst whom were former slaves that moved from the city of Alcântara, in the State of Maranhão, to Amazon, at the end of the nineteenth (XIX) century. With the move, the black community brought with themselves their cultural and religious manifestations. Saint Benedict’s festival being the first to be celebrated by them in Manaus. This festival, celebrating the black Saint, has been passed down from generation to generation amongst the families that came from Maranhão to their descendents and was a deciding factor to materialize the certification of said festival by the Palmares Cultural Foundation (“Fundação Cultural Palmares” – FCP) in the year of 2014. During this process, a mobilization of black cultural heritage happened, that allowed legitimization of Quilombo identity, openning the path for “Quilombo do Barranco” being recognized as intangible cultural heritage in Amazon in the year 2015. Having that as a start point, we make a study of the Black Saint's festival, as well as the quilombo community certification through newspapers A crítica and Amazonas em tempo, whilst incorporating the ethnographies and social cartographies made about the black community, with official documents and family records to suplement.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisCertificação quilombolaComunidade do Barranco de São BeneditoFestaPatrimônio cultural negroIdentidade quilombolaQuilombo certificationFestivalBlack cultural heritageQuilombo identityHistóriaPatrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis--- 1.1 Periódicos --- Jornal A crítica, edição 22.200, 7 de janeiro de 2013. Jornal A crítica, edição 22.200, 14 de janeiro de 2013. Jornal Em tempo, edição 8.679, 8 de abril de 2013. Jornal Amazonas Em tempo, nº 8335. Manaus, 25 de abril de 2014. Jornal A crítica, nº 22.839. Manaus, 19 de outubro de 2014. Jornal A crítica, nº 22.846. Manaus, 26 de outubro de 2014. Jornal Amazonas Em tempo, nº 8539. Manaus, 16 de novembro de 2014. Jornal A crítica, nº 22.872. Manaus, 21 de novembro de 2014. Jornal Amazonas Em Tempo nº 8.682. Manaus, 10 de abril de 2015. Jornal A crítica, nº 22.013. Manaus, 14 de abril de 2015. Jornal Amazonas Em tempo, nº 8.945. Manaus, 20 de novembro de 2015. Jornal A crítica nº 23.234. Manaus, 21 de novembro de 2015. Jornal A crítica, nº 23.596. Manaus, 21 de novembro de 2016. Jornal A crítica. Edição Digital, Manaus, 12 de janeiro de 2018. --- 1.2 Documentos --- Certidão do Cartório do Registro Especial, Títulos e Documentos do Estado do Amazonas, na Comarca de Manaus, no requerimento apresentado pelo Sr. Raimundo Nascimento Fonseca, numa transcrição integral em 19 de agosto de 1963: Certidão extraída do Registro Especial, Títulos e Documentos do Livro B número quarenta e três b (nº 43), Manaus, 19 de agosto de 1963. --- 1.3- Etnografias e cartografia social da comunidade --- ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. (coord.). Comunidade Negra de São Benedito da Praça 14 de Janeiro. Série – Movimentos Sociais e Conflitos nas Cidades da Amazônia - Fascículo 16. Manaus, 2007. MONTEIRO, Mário Ypiranga. Cultos de Santos & festas profanos religiosas. Manaus: Imprensa Oficial, 1983. SILVA, Jamily Souza. A festa de São Benedito no bairro da praça 14. In: SAMPAIO, Patricia (Org.) O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/ CNPq, 2011. --- 1.4. Sites --- BIOGRAFIA de Maria Severa Nascimento Fonseca “Vó Severa”. Associação Crioulas do Quilombo. Disponível em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=347554538921544&set=a.121209734889360.1073741830.100010010011947&type=3&theater>. Acesso em: 30 de janeiro de 2017. BRASIL. Portaria nº 104, de 23 de setembro de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 set. 2014. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/diarios/77122315/dou-secao-1-24- 09-2014-pg-21>. Acesso em 5 de setembro de 2017. HISTÓRIA do bairro Praça 14. No Amazonas é assim, 2014. Disponível em: <https://noamazonaseassim.com.br/historia-do-bairro-praca-14>. Acesso em 14 de fevereiro de 2020. ALE-AM. Lei Nº 4201 de 23/07/2015 que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas o Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, Praça 14 de Janeiro.Disponível<http://sapl.al.am.leg.br/sapl_documentos/norma_juridica/8655_texto_integral>. Acesso em 05 set. 2017. MPF. Conte sua história. Ministério Público Federal, s/d. Disponível em: <http://www.mpf.mp.br/am/projetos-especiais/memorial/conte-sua-historia/jamily-souza-dasilva> Acesso em: 20 de setembro de 2018.. MDH. Programa Brasil Quilombola. Disponível em: <https://www.mdh.gov.br/navegue-portemas/igualdade-racial/artigos-igualdade-racial/programa-brasil-quilombola>. Acesso em 10 de janeiro de 2020. NOVA Cartografia Social da Amazônia. Fundo Amazônia, s/d. Disponível em: <http://www.fundoamazonia.gov.br/pt/projeto/Nova-Cartografia-Social-na-Amazonia/>. Acesso em: 5 de fevereiro de 2020. IPHAN. Artigo 216 da Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/legislacao/Constituicao_Federal_art_216.pdf> Acesso em 05 de set de 2017 --- 2. Literatura de referência --- ABREU, Martha, Cultura imaterial e patrimônio nacional: uma nova leitura sobre o passado cultural brasileiro. Alguns comentários sobre o decreto 3.551 de 2000, In: Soihet, R., Gontijo, R. Abreu, M. Cultura política e usos do passado. Civilização Brasileira, 2007. ABREU, M. e MATTOS, H. “Remanescentes das Comunidades dos Quilombos”: memória do cativeiro, patrimônio cultural e direito à reparação. In: Mauad, Almeida e Santhiago, História Pública no Brasil. São Paulo, Letra e Voz, 2016. ABREU, Martha; ASSUNÇÃO, Matthias. “Da Cultura popular à cultura negra”. In: ABREU, M.; XAVIER, G.; MONTEIRO, L.; BRASIL, E. Cultura Negra, novos desafios para os historiadores. (Volume 1). Niterói: Eduff, 2018 ABREU, Martha C. O Império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830-1900). Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fapesp, 1999. ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. (Coord.). Comunidade Negra de São Benedito da Praça 14 de Janeiro. (Série Movimentos Sociais e Conflitos nas Cidades da Amazônia). Fascículo 16. Manaus, 2007. ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Quilombolas e novas etnias. Manaus: UEA Edições, 2011. ALENCAR, Rívia Ryker Bandeira de. Salvaguarda de bens registrados : patrimônio cultural do Brasil : apoio e fomento / coordenação e organização Rívia Ryker Bandeira de Alencar. – Brasília: IPHAN, 2017 ALBUQUERQUE. Wlamyra R. de. O Jogo da Dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras,2009. ARRUTI, José Maurício. A emergência dos remanescentes: notas para o diálogo entre indígenas e quilombolas. Mana: Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 7-38, 1997. ASSUNÇÃO, Alvadir. O auto do boi-bumbá Corre Campo e outros Famas. Manaus: Edições Muiraquitã, 2008. BARROS, Cleusa M. Matos de. São Benedito, O santo negro. Coleção Cidadãos do Reino. Editora Paulinas, 1998. BARTH, F. Etnicidade e o Conceito de Cultura. Antropolítica, n. 19, 2005, p. 16. BARTH, F. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENARD, Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. Tradução de Elcio Fernandes. São Paulo: UNESP, 1998. BONATES, KK. Capoeiragem Baré. In: SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. BRAGA, Sérgio Ivan Gil Braga. Danças e andanças de negros na Amazônia: por onde anda o filho de Catirina? In: SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e História do Brasil. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988. CERETTA, Celestino. Histórico da Paróquia de Fátima – Praça 14. Manaus, 1990. CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. (Col. Memória e Sociedade). CHUVA, Márcia. Possíveis narrativas sobre duas décadas de patrimônio: de 1982 a 2002. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 35, 2017 CRUZ, Heloísa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na Oficina do Historiador: Conversas sobre História e Imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, dez., 2007. CUNHA, Maria Clementina Pereira da. Ecos da Folia: uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. __________ . Carnavais e outras festas. Campinas: EDUNICAMP, CECULT, 2002. DOMINGUES, Petrônio. Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica. Mediações: Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 10, n. 1, p. 25-40, jan./jun, 2005. DUARTE, Durango. A imprensa amazonense: chantagem, política e lama. 1. ed. Manaus: DDC Comunicações, 2005. DURKEIM, Émile. As Formas Elementares de Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. Tradução de Perea Neto. São Paulo: Paulinas, 1989. EVARISTO, Conceição. Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, n. 25, v. 13, 2. sem., 2009a. FERLINI, Vera Lucia Amaral. Folguedos, feiras e feriados: aspectos socioeconômicos das festas no mundo dos engenhos. In: JANCSO, István; KANTOR, Íris. (Orgs.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa. São Paulo: Imprensa Oficial; Hucitec; Edusp; Fapesp, 2001. FUNES, Eurípedes A. Nasci nas matas, nunca tive Senhor: História e memória dos mocambos do baixo Amazonas. In: REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos. A liberdade por um fio. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. GARCIA, Canclini, N. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n.23, 1994. GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Ed. Claro Enigma, 2015. GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, 2003. GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo brasileiro. Rio de Janeiro, n°. 92/93 (jan/jun.), 1988b. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento e FONSECA, M. C. L. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio. In: Chagas, Mário e Abreu, Regina, Memória e Patrimônio. DP&A Editora, Uni-Rio, Faperj, 2003. GUARINELLO, Noberto Luiz. Festa trabalho e cotidiano. In: JANCSO, István; KANTOR, Íris. (Orgs.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa. São Paulo: Imprensa Oficial; Hucitec; Edusp; Fapesp, 2001, p. 972. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. HEYMANN, Luciana. O “devoir de mémoire” na França contemporânea: entre a memória, história, legislação e direitos. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006. LIRA, Lúcia Maria Barbosa. Construção identitária da Comunidade do Barranco: Festa de São Benedito. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. LUCA, Tânia Regina. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. LUFT, Schirley. Meio ambiente e Amazônia: os desmatamentos nos jornais O Liberal do Pará e A Crítica do Amazonas. São Paulo: Annablume, 2005. MELLO E SOUZA, Marina de. Catolicismo negro no Brasil: santos e minkisis, uma reflexão sobre a miscigenação cultural. Afro-Ásia, n. 28, 2002. MONTEIRO, Elaine. Branco quer aprender dança de preto: valorização e reconhecimento no registro do patrimônio imaterial afro-brasileiro. In: ABREU, M.; XAVIER, G.; MONTEIRO, L.; BRASIL, E. Cultura Negra, novos desafios para os historiadores (Volume 1). Niterói: Eduff, 2018. O’DWYER, Eliane Catarino. O papel social do antropólogo. Aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: E-papers, 2010. OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos. Topoi, v. 7, n. 12, jan/jun, 2006. PACHECO, Conceição de M. dos Santos, 1964 - A constituição, a formulação e a circulação do tambor decrioula do Maranhão / Conceição de Maria dos Santos Pacheco. 2013. PEREIRA, Manuel Nunes. A introdução do Negro na Amazônia. Boletim Geográfico, n. 77, 1949, p. 509-515. PEREIRA, José Carlos. Devoções Marginais: interfaces do imaginário religioso. Porto Alegre, RS: Zouk, 2005. PINHEIRO, Luís Balkar S. P. De mocambeiro a cabano: notas sobre a presença negra na Amazônia na primeira metade do século XIX. Terra das Águas – Núcleo de Estudos Amazônicos/Unb, Brasília: Paralelo 15, 1999. PINHEIRO, Luís Balkar Sá Peixoto. Na contramão da história: mundos do trabalho na cidade da borracha (Manaus, 1920-1945). Canoa do Tempo: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas, v. 1, n. 1, (2007a). Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007a. PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Nos meandros da cidade: cotidiano e trabalho na Manaus da borracha, 1880-1920. Canoa do Tempo: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas, v. 1, n. 1 (2007b). Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007b. POZZA NETO, Provino. Alforrias escravas na Província do Amazonas. In: SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. PRANDI, Reginaldo. As Religiões negras no Brasil para uma sociologia dos cultos afrobrasileiros. Revista USP. São Paulo, n. 28, dez/fev, 1995-1996. REIS, João José & GOMES, Flávio dos Santos. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo, Cia das Letras, 1996. RIOS, Ana Maria; MATTOS, Hebe. O pós-abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. Topoi, v. 5, n. 8, jan./jun., 2004. ROSA, Vinícius Alves da. A comunidade do Barranco de São Benedito em Manaus: processos para o reconhecimento do território quilombola. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas), Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018. SALLES, Vicente. O Negro no Pará. Rio de Janeiro: FGV/UFPA, 1971. SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. ________. Escravos e Escravidão africana na Amazônia. In: SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. ________. Floresta negra: a experiência e o impacto da escravidão africana na Região Amazônica. Carta Fundamental, 2014 SANTOS, Daniela Silva dos. Território e Territorialidade: o quilombo do Barranco de São Benedito em Manaus. Zona de Impacto. Manaus, v. 2, n. 19 p. 91-94, jul/dez, 2017. SANTOS, Francisco Jorge dos et al. Cem anos de imprensa no Amazonas (1851-1950). Catálogo de Jornais. 2. ed. Manaus: Editora Umberto Calderaro, 1990. SANTOS, Francisco Jorge dos. Nos confins ocidentais da Amazônia portuguesa: mando metropolitano e prática do poder régio na Capitania do Rio Negro no século XVIII. Manaus: UFAM, 2012. SANTOS, Viviane da Silva. Santo de casa faz milagre: desenho e representação dos oratórios populares domésticos em Feira de Santana, 2014. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SILVA, Jamily Souza. A festa de São Benedito no bairro da praça 14. In: SAMPAIO, Patrícia (Org.) O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. SILVA, Karollen Lima. A festa de São Benedito através do jornal A crítica 1979-2014. Monografia (Conclusão de curso de graduação), Faculdade de História, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2017. SILVA, Ana Luiza dos Santos. Convergência midiática: uma análise comportamental do jornal Amazonas Em Tempo na era digital. 2017. 40f. Trabalho de graduação (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Faculdade de Informação e Comunicação, Ufam, Manaus, 2017. TAVEIRA, Eula Dantas. A história do jornal de maior circulação do Amazonas. Intercom. Mato Grosso do Sul, 2001. VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. São Paulo: Brasiliense, 1987https://tede.ufrrj.br/retrieve/71597/2020%20-%20Karollen%20Lima%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6186Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-06T21:26:11Z No. of bitstreams: 1 2020 - Karollen Lima da Silva.pdf: 2564709 bytes, checksum: d2f96f93670d12b7192d7af8ee1ace81 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T21:26:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Karollen Lima da Silva.pdf: 2564709 bytes, checksum: d2f96f93670d12b7192d7af8ee1ace81 (MD5) Previous issue date: 2020-05-29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2020 - Karollen Lima da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3287https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13900/1/2020%20-%20Karollen%20Lima%20da%20Silva.pdf.jpgdce0ec83f2f6abfbf8568a5b50887605MD51TEXT2020 - Karollen Lima da Silva.pdf.txtExtracted Texttext/plain329979https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13900/2/2020%20-%20Karollen%20Lima%20da%20Silva.pdf.txt40db6b1079cda268fc032acb121bfa90MD52ORIGINAL2020 - Karollen Lima da Silva.pdfapplication/pdf2564709https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13900/3/2020%20-%20Karollen%20Lima%20da%20Silva.pdfd2f96f93670d12b7192d7af8ee1ace81MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13900/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/139002023-12-21 23:52:14.284oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:52:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)
title Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)
spellingShingle Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)
Silva, Karollen Lima da
Certificação quilombola
Comunidade do Barranco de São Benedito
Festa
Patrimônio cultural negro
Identidade quilombola
Quilombo certification
Festival
Black cultural heritage
Quilombo identity
História
title_short Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)
title_full Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)
title_fullStr Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)
title_full_unstemmed Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)
title_sort Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016)
author Silva, Karollen Lima da
author_facet Silva, Karollen Lima da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Karollen Lima da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Álvaro Pereira do
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 778.067.437-15
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8828847259602722
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nascimento, Álvaro Pereira do
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Monteiro, Lívia Nascimento
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Moraes, Daniela Paiva Yabeta de
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 016.494.192-44
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4505137874868202
contributor_str_mv Nascimento, Álvaro Pereira do
Nascimento, Álvaro Pereira do
Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Monteiro, Lívia Nascimento
Moraes, Daniela Paiva Yabeta de
dc.subject.por.fl_str_mv Certificação quilombola
Comunidade do Barranco de São Benedito
Festa
Patrimônio cultural negro
Identidade quilombola
topic Certificação quilombola
Comunidade do Barranco de São Benedito
Festa
Patrimônio cultural negro
Identidade quilombola
Quilombo certification
Festival
Black cultural heritage
Quilombo identity
História
dc.subject.eng.fl_str_mv Quilombo certification
Festival
Black cultural heritage
Quilombo identity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História
description Nessa pesquisa, pretendemos investigar o processo de certificação do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, localizado no bairro da Praça 14 de Janeiro, na cidade de Manaus, estado do Amazonas. A comunidade negra se constituiu a partir da migração de maranhenses, dentre eles ex-escravizados que, em fins do século XIX, se deslocaram da cidade de Alcântara, no estado do Maranhão, para a região amazônica. Com a vinda desses grupos negros, foram trazidas suas manifestações culturais e religiosas, sendo o festejo de São Benedito a primeira comemoração realizada por esses sujeitos na cidade manauara. A festa do santo preto tem sido transmitida de geração a geração entre as famílias maranhenses e seus descendentes, e foi um fator essencial para a materialização da sua certificação pela Fundação Cultural Palmares (FCP), no ano de 2014. Durante esse processo, houve a mobilização do patrimônio cultural negro, que permitiu legitimar a identidade quilombola, abrindo caminhos para o reconhecimento do Quilombo do Barranco como Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, em 2015. Partindo disso, realizaremos uma análise do festejo do santo preto, bem como da certificação quilombola através dos jornais A crítica e Amazonas Em tempo, e incorporaremos, ainda, as etnografias e a cartografia social produzida sobre a comunidade negra, os documentos oficiais e os registros familiares de forma complementar.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:52:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:52:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Karollen Lima da. Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016). 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13900
identifier_str_mv SILVA, Karollen Lima da. Patrimônio cultural, festa e construção identitária: uma análise do processo de certificação quilombola da Comunidade do Barranco de São Benedito (2010-2016). 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv --- 1.1 Periódicos --- Jornal A crítica, edição 22.200, 7 de janeiro de 2013. Jornal A crítica, edição 22.200, 14 de janeiro de 2013. Jornal Em tempo, edição 8.679, 8 de abril de 2013. Jornal Amazonas Em tempo, nº 8335. Manaus, 25 de abril de 2014. Jornal A crítica, nº 22.839. Manaus, 19 de outubro de 2014. Jornal A crítica, nº 22.846. Manaus, 26 de outubro de 2014. Jornal Amazonas Em tempo, nº 8539. Manaus, 16 de novembro de 2014. Jornal A crítica, nº 22.872. Manaus, 21 de novembro de 2014. Jornal Amazonas Em Tempo nº 8.682. Manaus, 10 de abril de 2015. Jornal A crítica, nº 22.013. Manaus, 14 de abril de 2015. Jornal Amazonas Em tempo, nº 8.945. Manaus, 20 de novembro de 2015. Jornal A crítica nº 23.234. Manaus, 21 de novembro de 2015. Jornal A crítica, nº 23.596. Manaus, 21 de novembro de 2016. Jornal A crítica. Edição Digital, Manaus, 12 de janeiro de 2018. --- 1.2 Documentos --- Certidão do Cartório do Registro Especial, Títulos e Documentos do Estado do Amazonas, na Comarca de Manaus, no requerimento apresentado pelo Sr. Raimundo Nascimento Fonseca, numa transcrição integral em 19 de agosto de 1963: Certidão extraída do Registro Especial, Títulos e Documentos do Livro B número quarenta e três b (nº 43), Manaus, 19 de agosto de 1963. --- 1.3- Etnografias e cartografia social da comunidade --- ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. (coord.). Comunidade Negra de São Benedito da Praça 14 de Janeiro. Série – Movimentos Sociais e Conflitos nas Cidades da Amazônia - Fascículo 16. Manaus, 2007. MONTEIRO, Mário Ypiranga. Cultos de Santos & festas profanos religiosas. Manaus: Imprensa Oficial, 1983. SILVA, Jamily Souza. A festa de São Benedito no bairro da praça 14. In: SAMPAIO, Patricia (Org.) O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/ CNPq, 2011. --- 1.4. Sites --- BIOGRAFIA de Maria Severa Nascimento Fonseca “Vó Severa”. Associação Crioulas do Quilombo. Disponível em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=347554538921544&set=a.121209734889360.1073741830.100010010011947&type=3&theater>. Acesso em: 30 de janeiro de 2017. BRASIL. Portaria nº 104, de 23 de setembro de 2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 set. 2014. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/diarios/77122315/dou-secao-1-24- 09-2014-pg-21>. Acesso em 5 de setembro de 2017. HISTÓRIA do bairro Praça 14. No Amazonas é assim, 2014. Disponível em: <https://noamazonaseassim.com.br/historia-do-bairro-praca-14>. Acesso em 14 de fevereiro de 2020. ALE-AM. Lei Nº 4201 de 23/07/2015 que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas o Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, Praça 14 de Janeiro.Disponível<http://sapl.al.am.leg.br/sapl_documentos/norma_juridica/8655_texto_integral>. Acesso em 05 set. 2017. MPF. Conte sua história. Ministério Público Federal, s/d. Disponível em: <http://www.mpf.mp.br/am/projetos-especiais/memorial/conte-sua-historia/jamily-souza-dasilva> Acesso em: 20 de setembro de 2018.. MDH. Programa Brasil Quilombola. Disponível em: <https://www.mdh.gov.br/navegue-portemas/igualdade-racial/artigos-igualdade-racial/programa-brasil-quilombola>. Acesso em 10 de janeiro de 2020. NOVA Cartografia Social da Amazônia. Fundo Amazônia, s/d. Disponível em: <http://www.fundoamazonia.gov.br/pt/projeto/Nova-Cartografia-Social-na-Amazonia/>. Acesso em: 5 de fevereiro de 2020. IPHAN. Artigo 216 da Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/legislacao/Constituicao_Federal_art_216.pdf> Acesso em 05 de set de 2017 --- 2. Literatura de referência --- ABREU, Martha, Cultura imaterial e patrimônio nacional: uma nova leitura sobre o passado cultural brasileiro. Alguns comentários sobre o decreto 3.551 de 2000, In: Soihet, R., Gontijo, R. Abreu, M. Cultura política e usos do passado. Civilização Brasileira, 2007. ABREU, M. e MATTOS, H. “Remanescentes das Comunidades dos Quilombos”: memória do cativeiro, patrimônio cultural e direito à reparação. In: Mauad, Almeida e Santhiago, História Pública no Brasil. São Paulo, Letra e Voz, 2016. ABREU, Martha; ASSUNÇÃO, Matthias. “Da Cultura popular à cultura negra”. In: ABREU, M.; XAVIER, G.; MONTEIRO, L.; BRASIL, E. Cultura Negra, novos desafios para os historiadores. (Volume 1). Niterói: Eduff, 2018 ABREU, Martha C. O Império do Divino: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830-1900). Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fapesp, 1999. ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. (Coord.). Comunidade Negra de São Benedito da Praça 14 de Janeiro. (Série Movimentos Sociais e Conflitos nas Cidades da Amazônia). Fascículo 16. Manaus, 2007. ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Quilombolas e novas etnias. Manaus: UEA Edições, 2011. ALENCAR, Rívia Ryker Bandeira de. Salvaguarda de bens registrados : patrimônio cultural do Brasil : apoio e fomento / coordenação e organização Rívia Ryker Bandeira de Alencar. – Brasília: IPHAN, 2017 ALBUQUERQUE. Wlamyra R. de. O Jogo da Dissimulação: abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras,2009. ARRUTI, José Maurício. A emergência dos remanescentes: notas para o diálogo entre indígenas e quilombolas. Mana: Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 7-38, 1997. ASSUNÇÃO, Alvadir. O auto do boi-bumbá Corre Campo e outros Famas. Manaus: Edições Muiraquitã, 2008. BARROS, Cleusa M. Matos de. São Benedito, O santo negro. Coleção Cidadãos do Reino. Editora Paulinas, 1998. BARTH, F. Etnicidade e o Conceito de Cultura. Antropolítica, n. 19, 2005, p. 16. BARTH, F. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENARD, Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. Tradução de Elcio Fernandes. São Paulo: UNESP, 1998. BONATES, KK. Capoeiragem Baré. In: SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. BRAGA, Sérgio Ivan Gil Braga. Danças e andanças de negros na Amazônia: por onde anda o filho de Catirina? In: SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e História do Brasil. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988. CERETTA, Celestino. Histórico da Paróquia de Fátima – Praça 14. Manaus, 1990. CHARTIER, Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. (Col. Memória e Sociedade). CHUVA, Márcia. Possíveis narrativas sobre duas décadas de patrimônio: de 1982 a 2002. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 35, 2017 CRUZ, Heloísa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Na Oficina do Historiador: Conversas sobre História e Imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, dez., 2007. CUNHA, Maria Clementina Pereira da. Ecos da Folia: uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. __________ . Carnavais e outras festas. Campinas: EDUNICAMP, CECULT, 2002. DOMINGUES, Petrônio. Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica. Mediações: Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 10, n. 1, p. 25-40, jan./jun, 2005. DUARTE, Durango. A imprensa amazonense: chantagem, política e lama. 1. ed. Manaus: DDC Comunicações, 2005. DURKEIM, Émile. As Formas Elementares de Vida Religiosa: o sistema totêmico na Austrália. Tradução de Perea Neto. São Paulo: Paulinas, 1989. EVARISTO, Conceição. Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, n. 25, v. 13, 2. sem., 2009a. FERLINI, Vera Lucia Amaral. Folguedos, feiras e feriados: aspectos socioeconômicos das festas no mundo dos engenhos. In: JANCSO, István; KANTOR, Íris. (Orgs.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa. São Paulo: Imprensa Oficial; Hucitec; Edusp; Fapesp, 2001. FUNES, Eurípedes A. Nasci nas matas, nunca tive Senhor: História e memória dos mocambos do baixo Amazonas. In: REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos. A liberdade por um fio. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. GARCIA, Canclini, N. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n.23, 1994. GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Ed. Claro Enigma, 2015. GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, 2003. GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo brasileiro. Rio de Janeiro, n°. 92/93 (jan/jun.), 1988b. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio como categoria de pensamento e FONSECA, M. C. L. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio. In: Chagas, Mário e Abreu, Regina, Memória e Patrimônio. DP&A Editora, Uni-Rio, Faperj, 2003. GUARINELLO, Noberto Luiz. Festa trabalho e cotidiano. In: JANCSO, István; KANTOR, Íris. (Orgs.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa. São Paulo: Imprensa Oficial; Hucitec; Edusp; Fapesp, 2001, p. 972. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. HEYMANN, Luciana. O “devoir de mémoire” na França contemporânea: entre a memória, história, legislação e direitos. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006. LIRA, Lúcia Maria Barbosa. Construção identitária da Comunidade do Barranco: Festa de São Benedito. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. LUCA, Tânia Regina. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005. LUFT, Schirley. Meio ambiente e Amazônia: os desmatamentos nos jornais O Liberal do Pará e A Crítica do Amazonas. São Paulo: Annablume, 2005. MELLO E SOUZA, Marina de. Catolicismo negro no Brasil: santos e minkisis, uma reflexão sobre a miscigenação cultural. Afro-Ásia, n. 28, 2002. MONTEIRO, Elaine. Branco quer aprender dança de preto: valorização e reconhecimento no registro do patrimônio imaterial afro-brasileiro. In: ABREU, M.; XAVIER, G.; MONTEIRO, L.; BRASIL, E. Cultura Negra, novos desafios para os historiadores (Volume 1). Niterói: Eduff, 2018. O’DWYER, Eliane Catarino. O papel social do antropólogo. Aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: E-papers, 2010. OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos. Topoi, v. 7, n. 12, jan/jun, 2006. PACHECO, Conceição de M. dos Santos, 1964 - A constituição, a formulação e a circulação do tambor decrioula do Maranhão / Conceição de Maria dos Santos Pacheco. 2013. PEREIRA, Manuel Nunes. A introdução do Negro na Amazônia. Boletim Geográfico, n. 77, 1949, p. 509-515. PEREIRA, José Carlos. Devoções Marginais: interfaces do imaginário religioso. Porto Alegre, RS: Zouk, 2005. PINHEIRO, Luís Balkar S. P. De mocambeiro a cabano: notas sobre a presença negra na Amazônia na primeira metade do século XIX. Terra das Águas – Núcleo de Estudos Amazônicos/Unb, Brasília: Paralelo 15, 1999. PINHEIRO, Luís Balkar Sá Peixoto. Na contramão da história: mundos do trabalho na cidade da borracha (Manaus, 1920-1945). Canoa do Tempo: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas, v. 1, n. 1, (2007a). Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007a. PINHEIRO, Maria Luiza Ugarte. Nos meandros da cidade: cotidiano e trabalho na Manaus da borracha, 1880-1920. Canoa do Tempo: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas, v. 1, n. 1 (2007b). Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007b. POZZA NETO, Provino. Alforrias escravas na Província do Amazonas. In: SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. PRANDI, Reginaldo. As Religiões negras no Brasil para uma sociologia dos cultos afrobrasileiros. Revista USP. São Paulo, n. 28, dez/fev, 1995-1996. REIS, João José & GOMES, Flávio dos Santos. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo, Cia das Letras, 1996. RIOS, Ana Maria; MATTOS, Hebe. O pós-abolição como problema histórico: balanços e perspectivas. Topoi, v. 5, n. 8, jan./jun., 2004. ROSA, Vinícius Alves da. A comunidade do Barranco de São Benedito em Manaus: processos para o reconhecimento do território quilombola. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas), Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018. SALLES, Vicente. O Negro no Pará. Rio de Janeiro: FGV/UFPA, 1971. SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. ________. Escravos e Escravidão africana na Amazônia. In: SAMPAIO, Patrícia (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. ________. Floresta negra: a experiência e o impacto da escravidão africana na Região Amazônica. Carta Fundamental, 2014 SANTOS, Daniela Silva dos. Território e Territorialidade: o quilombo do Barranco de São Benedito em Manaus. Zona de Impacto. Manaus, v. 2, n. 19 p. 91-94, jul/dez, 2017. SANTOS, Francisco Jorge dos et al. Cem anos de imprensa no Amazonas (1851-1950). Catálogo de Jornais. 2. ed. Manaus: Editora Umberto Calderaro, 1990. SANTOS, Francisco Jorge dos. Nos confins ocidentais da Amazônia portuguesa: mando metropolitano e prática do poder régio na Capitania do Rio Negro no século XVIII. Manaus: UFAM, 2012. SANTOS, Viviane da Silva. Santo de casa faz milagre: desenho e representação dos oratórios populares domésticos em Feira de Santana, 2014. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SILVA, Jamily Souza. A festa de São Benedito no bairro da praça 14. In: SAMPAIO, Patrícia (Org.) O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Editora Açaí/CNPq, 2011. SILVA, Karollen Lima. A festa de São Benedito através do jornal A crítica 1979-2014. Monografia (Conclusão de curso de graduação), Faculdade de História, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2017. SILVA, Ana Luiza dos Santos. Convergência midiática: uma análise comportamental do jornal Amazonas Em Tempo na era digital. 2017. 40f. Trabalho de graduação (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Faculdade de Informação e Comunicação, Ufam, Manaus, 2017. TAVEIRA, Eula Dantas. A história do jornal de maior circulação do Amazonas. Intercom. Mato Grosso do Sul, 2001. VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. São Paulo: Brasiliense, 1987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13900/1/2020%20-%20Karollen%20Lima%20da%20Silva.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13900/2/2020%20-%20Karollen%20Lima%20da%20Silva.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13900/3/2020%20-%20Karollen%20Lima%20da%20Silva.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13900/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dce0ec83f2f6abfbf8568a5b50887605
40db6b1079cda268fc032acb121bfa90
d2f96f93670d12b7192d7af8ee1ace81
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107866538835968