Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Júlio César Valladares da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15209
Resumo: Este trabalho foi realizado na Prefeitura Universitária do campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), em Seropédica – RJ. As Unidades Organizacionais (UOrg) Núcleo de Apoio Técnico-Operacional (NATO) e Setor de Serviços Comunitários (SSC) constituem o campo da pesquisa que objetivou desenvolver um sistema de informação digital para suporte à decisão do NATO e do SSC, também o recorte onde fora empregada a metodologia que consiste em (i) planejar uma melhoria da prática existente; (ii) agir para implementar a melhoria planejada; (iii) acompanhar e descrever os efeitos da ação utilizando técnicas de pesquisa consagradas e; (iv) avaliar a eficácia da ação de mudança (melhoria) da prática. Tal metodologia possibilitou a definição das melhorias necessárias para desenvolver o sistema de informação digital denominado Sistema Gerenciador de Ordens de Serviço (SIGOS), mais especificamente a interface gráfica do usuário projetada e implantada, inicialmente, no SSC, setor de manutenção especializado em serviços elétricos e telefônicos que atende todo o campus Seropédica da UFRuralRJ. Considerando a prescrição de Royce (1970) que aponta como suficientes para o desenvolvimento de um produto [software] pequeno, duas etapas: (i) a etapa de análise e (ii) a etapa de codificação; após as análises processadas durante e após cada acompanhamento realizado no SSC procedeu-se à etapa de design e codificação da interface do SIGOS. Os resultados da pesquisa de campo delinearam a necessidade de projetar funcionalidades como, por exemplo, a inserção de materiais utilizados na manutenção, cálculo de quantidades e valores dos materiais; marcação de Ordens de Serviço visualizadas; inserção de dados sobre manutenções pendentes; envio de informações por correio eletrônico aos solicitantes de serviços de manutenção e expedição de relatórios e de Ordens de Serviço emergenciais no Setor de manutenção. O produto obtido foi uma interface gráfica do SIGOS, com funcionalidades específicas que atendem às necessidades comunicacionais do SSC no retorno de informações ao NATO e aos solicitantes de serviços de manutenção. Considera-se que o SIGOS tornou os processos de acompanhamento da solicitação e da execução de serviços de manutenção mais eficientes no âmbito do campus Seropédica da UFRuralRJ, posto que sua utilização tornou mais célere o processo de comunicação entre o NATO, o SSC e os solicitantes de serviços de manutenção, eliminando parte do processo de comunicação, antes vigente.
id UFRRJ-1_9ea53a18bfd8099885b7beedc4bf392b
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15209
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Fonseca, Júlio César Valladares daOlivares, Gustavo Lopes008.333.307-05Olivares, Gustavo LopesFerreira, Marcelo SalesMacedo, Marcelo Álvaro019.381.107-30http://lattes.cnpq.br/36036379121830992023-12-22T03:11:33Z2023-12-22T03:11:33Z2018-06-28FONSECA, Júlio César Valladares da. Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15209Este trabalho foi realizado na Prefeitura Universitária do campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), em Seropédica – RJ. As Unidades Organizacionais (UOrg) Núcleo de Apoio Técnico-Operacional (NATO) e Setor de Serviços Comunitários (SSC) constituem o campo da pesquisa que objetivou desenvolver um sistema de informação digital para suporte à decisão do NATO e do SSC, também o recorte onde fora empregada a metodologia que consiste em (i) planejar uma melhoria da prática existente; (ii) agir para implementar a melhoria planejada; (iii) acompanhar e descrever os efeitos da ação utilizando técnicas de pesquisa consagradas e; (iv) avaliar a eficácia da ação de mudança (melhoria) da prática. Tal metodologia possibilitou a definição das melhorias necessárias para desenvolver o sistema de informação digital denominado Sistema Gerenciador de Ordens de Serviço (SIGOS), mais especificamente a interface gráfica do usuário projetada e implantada, inicialmente, no SSC, setor de manutenção especializado em serviços elétricos e telefônicos que atende todo o campus Seropédica da UFRuralRJ. Considerando a prescrição de Royce (1970) que aponta como suficientes para o desenvolvimento de um produto [software] pequeno, duas etapas: (i) a etapa de análise e (ii) a etapa de codificação; após as análises processadas durante e após cada acompanhamento realizado no SSC procedeu-se à etapa de design e codificação da interface do SIGOS. Os resultados da pesquisa de campo delinearam a necessidade de projetar funcionalidades como, por exemplo, a inserção de materiais utilizados na manutenção, cálculo de quantidades e valores dos materiais; marcação de Ordens de Serviço visualizadas; inserção de dados sobre manutenções pendentes; envio de informações por correio eletrônico aos solicitantes de serviços de manutenção e expedição de relatórios e de Ordens de Serviço emergenciais no Setor de manutenção. O produto obtido foi uma interface gráfica do SIGOS, com funcionalidades específicas que atendem às necessidades comunicacionais do SSC no retorno de informações ao NATO e aos solicitantes de serviços de manutenção. Considera-se que o SIGOS tornou os processos de acompanhamento da solicitação e da execução de serviços de manutenção mais eficientes no âmbito do campus Seropédica da UFRuralRJ, posto que sua utilização tornou mais célere o processo de comunicação entre o NATO, o SSC e os solicitantes de serviços de manutenção, eliminando parte do processo de comunicação, antes vigente.This work was carried out at the Prefeitura Universitária of the Seropédica campus of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), in Seropédica - RJ. The Organizational Units (UOrg) Núcleo de Apoio Técnico-Operacional (NATO) and Setor de Serviços Comunitários (SSC) constitute the field of research that aimed to develop a digital information system to support the decision of the NATO and of the and SSC, also the cut where the methodology was used, which consists of (i) planning an improvement of existing practice; (ii) act to implement the planned improvement; (iii) to monitor and describe the effects of the action using consecrated research techniques; (iv) to evaluate the effectiveness of the change (improvement) of the practice. This methodology made it possible to define the necessary improvements to develop the digital information system called the Sistema Gerenciador de Ordens de Serviço (SIGOS), more specifically the graphical user interface designed and implemented initially in the SSC, a maintenance sector specialized in electrical services and that serves the entire Seropédica campus of UFRuralRJ. Considering the prescription of Royce (1970) which points out as sufficient for the development of a small software, two stages: (i) the analysis step and (ii) the coding step; after the analyzes processed during and after each follow-up performed in the SSC, the SIGOS interface design and coding step was carried out. The results of the field research delineated the need to design functionalities such as the insertion of materials used in maintenance, calculation of quantities and values of materials; marking of Service Orders displayed; insertion of pending maintenance data; sending information by electronic mail to applicants for maintenance services; dispatch of reports and Emergency Service Orders in the maintenance sector. The product obtained was a SIGOS graphical interface, with specific functionalities that meet the communication needs of the SSC in providing feedback to NATO and maintenance service requesters. SIGOS is considered to have made follow-up procedures for requesting and performing maintenance services more efficient within the Seropédica campus of UFRuralRJ, since its use has made the communication process between NATO, SSC and applicants faster of maintenance services, eliminating part of the communication process, previously in force.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasDesenvolvimento de softwareSistema de Informação DigitalInterface gráfica do usuárioSoftware developmentDigital Information SystemGraphical User InterfaceAdministraçãoDesenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJDevelopment of a digital information system to support the decision of maintenance service managers at the Seropédica campus of UFRuralRJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDERSON, D. J.; CARMICHAEL, A. Essential Kanban condensed. 1. ed. Seattle: Lean Kanban University Press, 2016. ANDERSON, D. J. Kanban com o pioneiro: Entrevista com David J. Anderson. Anselmo Martelini , Eric Fer, Leonardo Campos , Rafael Buzon (Entrevistadores). 20 ago. 2012. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/articles/kanban-david-anderson-conceitos-e-mitos> Acesso em: 23 de agosto de 2017 ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília-D.F., v. 32, n. 1, p. 17-22, jan./abr., 2003. BARNLUND, D. C. A transactional model of communication. Language behavior: a book of readings in communication, p. 43-61, 1970. BERLO, D. K. The Process of Communication: an Introduction to Theory and Practice. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1960. BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Cláudio Dutra (Tradutor). Florianópolis: FIESC/IEL, 1997. BPM CBOK – Guia para o gerenciamento de processos de negócio. Corpo Comum do Conhecimento – ABPMP BPM CBOK V3.0, Association of Business Process Management Professionals, 2013. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 out. 1988, Seção 1, p. 1. ______. Senado Federal. Política pública de utilização de software livre. Brasília, DF: Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado Federal, 2012 CHANDLER, D. The Transmission Model of Communication. Australia: University of Western, 1994. COLEMAN, C. V. Visual Experiences: a concise guide to Digital Interface Design. 1. ed. New York: CRC Press & Chapman Hall, 2017. DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. DAVENPORT, T. H. Putting de enterprise into the enterprise system. Harvard Business Review. p. 1221-1231, jul./ago. 1998. DEMING, W. E. Qualidade: a revolução na produtividade. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. DIJKSTRA, E. W. The Humble Programmer. ACM Turing Lecture. 1972 DIX, A.; FINLAY, J.; ABOWD, G.; BEALE, R. Human-computer interaction. 3. ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2004. FERREIRA, A. B. H. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. ed. Especial. Rio de Janeiro: Positivo, 2008. Revisado conforme Acordo Ortográfico. FONSECA FILHO, C. História da computação: o caminho do pensamento e da tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. 205 p. FONSECA, J. C. V. Agendamento de serviços de manutenção: uma proposta para o Setor de Serviços Comunitários da Prefeitura Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 59 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica-RJ, set/2013. Encadernação Capa Dura. GLADWELL, M. Creation Myth: Xerox PARC, Apple, and the truth about innovation. The New Yorker Magazine, Annals of business. 16 mai. 2011. Disponível em: <https://www.newyorker.com/magazine/2011/05/16/creation-myth>. Acesso em: 18 out. 2017. GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processo. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 6-19, jan./mar. 2000. GUEDES, G. T. A. UML 2: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo : Novatec Editora, 2011. HASTIE, S.; WOJEWODA, S. Standish Group: Chaos Report 2015-Q&A with Jennifer Lynch. Publicado em 15 out. 2015. Recuperado em 30 dez. 2015, de InfoQ. Disponível em: <http://www.infoq.com/articles/standish-chaos-2015>. Acesso em: 18 dez. 2017. ISSA, T.; ISAIAS, P. Sustainable design: HCI, usability and environmental concerns. London: Springer-Verlag, 2015. KOONTZ, H.; O’DONNELL, C. Princípios de administração. 2. ed. Carlos Afonso Malferrari (Tradutor). São Paulo: Pioneira, 1989. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003. KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de computadores e a Internet: uma abordagem top-down. Daniel Vieira (Tradutor). 6. ed.. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: Princípios e Tendências – 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais: administrando a empresa digital. 7. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Calos Irineu da Costa (Tradutor). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LEMOS, A. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais, 1997. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/ interac.html>. Acesso em: 10 dez. 2017. MAHONEY, M. S. The roots of software engineering. CWI Quarterly, Princeton University, p. 325–334, v. 3, n. 4, fev. 1990. MIRANDA, S. V.; STREIT, R. H. O Processo de Gestão da Informação em Organizações Públicas. In: I Encontro de Administração da Informação - EnADI/2007. Florianópolis-SC. Out. 2007. MOTTA, P. R. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. NAUR, P.; RANDELL, B. (Editores). Engenharia de software: Relatório sobre uma conferência patrocinada pelo Comitê de Ciência da OTAN, Garmisch, Alemanha, 7 a 11 de outubro de 1968, Bruxelas, Divisão de Assuntos Científicos, OTAN, janeiro de 1969, 231 p. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. OLIVEIRA NETTO, A. A. IHC – Interação Humano Computador – Modelagem e gerência de interfaces com o usuário. 2. ed. Florianópolis: VisualBooks, 2004. OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 1997. PALUDO, A. V. Administração Pública para Auditor Fiscal da Receita Federal e Auditor Fiscal do Trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. PAULK, M. C. Using the software CMM with small projects and small organizations. In: Eugene McGuire (Org.) Software process improvement: concepts and practices. Hershey, USA and London, UK: Idea Group Publishing, 1999. PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2010. RANDELL, B. (1981) Software Engineering in 1968. ReseachGate, 2014. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/234831470 />. Acesso em: 12 dez. 2017. ROYCE, W. W. Managing the Development of Large Software Systems. Proceedings of IEEE WESCON, nº 26, p. 328-388, 1970. SANCHES, O. M. Estratégias para a implantação e gerência de sistemas de informação de apoio à tomada de decisões. Revista de Administração Pública – RAP, Rio de Janeiro, n. 31, v. 4, p. 68-100, Jul./ago. de 1997. SCHRAMM, W. L. The process and effects of mass communication. Urbana: University of Illinois Press, p. 3-26, 1965. SHANNON, C. E.; WEAVER, W. The Mathematical Theory of Communication. 10. ed. Urbana: University of Illinois Press, 1964. SILVA Jr., O. F. P. Avaliando os sistemas de informações executivas nos processos decisórios das instituições universitárias brasileiras. Florianópolis, 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. SNELLEN, I. Electronic Governance: Implications for Citizens, Politicians and Public Servants International Review of Administrative Sciences, n. 68, p. 183-198, Jun. 2002. SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 SPECTOR, A. Z.; GIFFORD, D. K. A Computer Science Perspective of Bridge Design. Communications of the ACM, v. 29, n. 4, p. 267-283, abr. 1986. STANDISH GROUP. The CHAOS Report 1994. Disponível em: < https://standishgroup.com/sample_research_files/chaos_report_1994.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017. ______. The CHAOS Report 2014. Disponível em: < https://standishgroup.com/sample_research_files/CHAOSReport2014.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017. TEIXEIRA, R. R. Models of communication and health practices. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n. 1, 1997. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011 TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. UNITED STATES PATENT AND TRADEMARK OFFICE. Douglas C. Engelbart Attorneys. X-Y Position Indicator for a Display System. US3541541A, jun. 1967, nov. 1970. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Deliberação nº 015, de 23 de março de 2012. Conselho Universitário. Disponível em: < http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/deliberacoes/consu/Deliberacoes_2012/Delib%20015-2012%20CONSU%20-%20ESTATUTO%20e%20REGIMENTO.pdf>. Acesso em: 30. mar. 2016. ______.Institucional. Disponível em: <http://ufrrj.br/portal/modulo/reitoria/index.php>. Acesso em: 30 mar. 2016. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014. WHITENTON, K.; PERNICE, K.; CAYA, P.; NIELSEN, J. Application design showcase. 2. ed. Fremont: Nielsen Norman Group, 2012. WALKENBACH, J. Excel 2013: Power Programming with VBA. 1. Ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013. ZUBOFF, S. Automatizar / informatizar: as duas faces da tecnologia inteligente. Revista de Administração de Empresas, n. 6, v. 34, p. 80-91, 1994.https://tede.ufrrj.br/retrieve/71623/2018%20-%20J%c3%balio%20C%c3%a9sar%20Valladares%20da%20Fonseca.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6189Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-10T17:53:49Z No. of bitstreams: 1 2018 - Júlio César Valladares da Fonseca.pdf: 5274148 bytes, checksum: 23de4686feee0191ed5e52b54d784526 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-10T17:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Júlio César Valladares da Fonseca.pdf: 5274148 bytes, checksum: 23de4686feee0191ed5e52b54d784526 (MD5) Previous issue date: 2018-06-28info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2018 - Júlio César Valladares da Fonseca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4411https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15209/1/2018%20-%20J%c3%balio%20C%c3%a9sar%20Valladares%20da%20Fonseca.pdf.jpg3e12cc9985c46984a4002e4d4ce7003dMD51TEXT2018 - Júlio César Valladares da Fonseca.pdf.txtExtracted Texttext/plain258028https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15209/2/2018%20-%20J%c3%balio%20C%c3%a9sar%20Valladares%20da%20Fonseca.pdf.txt6b7f8f051988e1a23dfefa501aaa2e46MD52ORIGINAL2018 - Júlio César Valladares da Fonseca.pdfapplication/pdf5274148https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15209/3/2018%20-%20J%c3%balio%20C%c3%a9sar%20Valladares%20da%20Fonseca.pdf23de4686feee0191ed5e52b54d784526MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15209/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/152092023-12-22 00:11:33.141oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Development of a digital information system to support the decision of maintenance service managers at the Seropédica campus of UFRuralRJ
title Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ
spellingShingle Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ
Fonseca, Júlio César Valladares da
Desenvolvimento de software
Sistema de Informação Digital
Interface gráfica do usuário
Software development
Digital Information System
Graphical User Interface
Administração
title_short Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ
title_full Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ
title_sort Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ
author Fonseca, Júlio César Valladares da
author_facet Fonseca, Júlio César Valladares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Júlio César Valladares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Olivares, Gustavo Lopes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 008.333.307-05
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Olivares, Gustavo Lopes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Macedo, Marcelo Álvaro
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 019.381.107-30
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3603637912183099
contributor_str_mv Olivares, Gustavo Lopes
Olivares, Gustavo Lopes
Ferreira, Marcelo Sales
Macedo, Marcelo Álvaro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de software
Sistema de Informação Digital
Interface gráfica do usuário
Software development
Digital Information System
Graphical User Interface
topic Desenvolvimento de software
Sistema de Informação Digital
Interface gráfica do usuário
Software development
Digital Information System
Graphical User Interface
Administração
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description Este trabalho foi realizado na Prefeitura Universitária do campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), em Seropédica – RJ. As Unidades Organizacionais (UOrg) Núcleo de Apoio Técnico-Operacional (NATO) e Setor de Serviços Comunitários (SSC) constituem o campo da pesquisa que objetivou desenvolver um sistema de informação digital para suporte à decisão do NATO e do SSC, também o recorte onde fora empregada a metodologia que consiste em (i) planejar uma melhoria da prática existente; (ii) agir para implementar a melhoria planejada; (iii) acompanhar e descrever os efeitos da ação utilizando técnicas de pesquisa consagradas e; (iv) avaliar a eficácia da ação de mudança (melhoria) da prática. Tal metodologia possibilitou a definição das melhorias necessárias para desenvolver o sistema de informação digital denominado Sistema Gerenciador de Ordens de Serviço (SIGOS), mais especificamente a interface gráfica do usuário projetada e implantada, inicialmente, no SSC, setor de manutenção especializado em serviços elétricos e telefônicos que atende todo o campus Seropédica da UFRuralRJ. Considerando a prescrição de Royce (1970) que aponta como suficientes para o desenvolvimento de um produto [software] pequeno, duas etapas: (i) a etapa de análise e (ii) a etapa de codificação; após as análises processadas durante e após cada acompanhamento realizado no SSC procedeu-se à etapa de design e codificação da interface do SIGOS. Os resultados da pesquisa de campo delinearam a necessidade de projetar funcionalidades como, por exemplo, a inserção de materiais utilizados na manutenção, cálculo de quantidades e valores dos materiais; marcação de Ordens de Serviço visualizadas; inserção de dados sobre manutenções pendentes; envio de informações por correio eletrônico aos solicitantes de serviços de manutenção e expedição de relatórios e de Ordens de Serviço emergenciais no Setor de manutenção. O produto obtido foi uma interface gráfica do SIGOS, com funcionalidades específicas que atendem às necessidades comunicacionais do SSC no retorno de informações ao NATO e aos solicitantes de serviços de manutenção. Considera-se que o SIGOS tornou os processos de acompanhamento da solicitação e da execução de serviços de manutenção mais eficientes no âmbito do campus Seropédica da UFRuralRJ, posto que sua utilização tornou mais célere o processo de comunicação entre o NATO, o SSC e os solicitantes de serviços de manutenção, eliminando parte do processo de comunicação, antes vigente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Júlio César Valladares da. Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15209
identifier_str_mv FONSECA, Júlio César Valladares da. Desenvolvimento de um sistema de informação digital para suporte a decisão de gestores de serviços de manutenção no campus Seropédica da UFRuralRJ. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ANDERSON, D. J.; CARMICHAEL, A. Essential Kanban condensed. 1. ed. Seattle: Lean Kanban University Press, 2016. ANDERSON, D. J. Kanban com o pioneiro: Entrevista com David J. Anderson. Anselmo Martelini , Eric Fer, Leonardo Campos , Rafael Buzon (Entrevistadores). 20 ago. 2012. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/articles/kanban-david-anderson-conceitos-e-mitos> Acesso em: 23 de agosto de 2017 ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília-D.F., v. 32, n. 1, p. 17-22, jan./abr., 2003. BARNLUND, D. C. A transactional model of communication. Language behavior: a book of readings in communication, p. 43-61, 1970. BERLO, D. K. The Process of Communication: an Introduction to Theory and Practice. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1960. BONSIEPE, G. Design: do material ao digital. Cláudio Dutra (Tradutor). Florianópolis: FIESC/IEL, 1997. BPM CBOK – Guia para o gerenciamento de processos de negócio. Corpo Comum do Conhecimento – ABPMP BPM CBOK V3.0, Association of Business Process Management Professionals, 2013. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 out. 1988, Seção 1, p. 1. ______. Senado Federal. Política pública de utilização de software livre. Brasília, DF: Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado Federal, 2012 CHANDLER, D. The Transmission Model of Communication. Australia: University of Western, 1994. COLEMAN, C. V. Visual Experiences: a concise guide to Digital Interface Design. 1. ed. New York: CRC Press & Chapman Hall, 2017. DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. DAVENPORT, T. H. Putting de enterprise into the enterprise system. Harvard Business Review. p. 1221-1231, jul./ago. 1998. DEMING, W. E. Qualidade: a revolução na produtividade. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990. DIJKSTRA, E. W. The Humble Programmer. ACM Turing Lecture. 1972 DIX, A.; FINLAY, J.; ABOWD, G.; BEALE, R. Human-computer interaction. 3. ed. Harlow: Pearson Education Limited, 2004. FERREIRA, A. B. H. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. ed. Especial. Rio de Janeiro: Positivo, 2008. Revisado conforme Acordo Ortográfico. FONSECA FILHO, C. História da computação: o caminho do pensamento e da tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. 205 p. FONSECA, J. C. V. Agendamento de serviços de manutenção: uma proposta para o Setor de Serviços Comunitários da Prefeitura Universitária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 59 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica-RJ, set/2013. Encadernação Capa Dura. GLADWELL, M. Creation Myth: Xerox PARC, Apple, and the truth about innovation. The New Yorker Magazine, Annals of business. 16 mai. 2011. Disponível em: <https://www.newyorker.com/magazine/2011/05/16/creation-myth>. Acesso em: 18 out. 2017. GONÇALVES, J. E. L. As empresas são grandes coleções de processo. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 6-19, jan./mar. 2000. GUEDES, G. T. A. UML 2: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo : Novatec Editora, 2011. HASTIE, S.; WOJEWODA, S. Standish Group: Chaos Report 2015-Q&A with Jennifer Lynch. Publicado em 15 out. 2015. Recuperado em 30 dez. 2015, de InfoQ. Disponível em: <http://www.infoq.com/articles/standish-chaos-2015>. Acesso em: 18 dez. 2017. ISSA, T.; ISAIAS, P. Sustainable design: HCI, usability and environmental concerns. London: Springer-Verlag, 2015. KOONTZ, H.; O’DONNELL, C. Princípios de administração. 2. ed. Carlos Afonso Malferrari (Tradutor). São Paulo: Pioneira, 1989. KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003. KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de computadores e a Internet: uma abordagem top-down. Daniel Vieira (Tradutor). 6. ed.. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: Princípios e Tendências – 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais: administrando a empresa digital. 7. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Calos Irineu da Costa (Tradutor). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LEMOS, A. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais, 1997. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/ interac.html>. Acesso em: 10 dez. 2017. MAHONEY, M. S. The roots of software engineering. CWI Quarterly, Princeton University, p. 325–334, v. 3, n. 4, fev. 1990. MIRANDA, S. V.; STREIT, R. H. O Processo de Gestão da Informação em Organizações Públicas. In: I Encontro de Administração da Informação - EnADI/2007. Florianópolis-SC. Out. 2007. MOTTA, P. R. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. NAUR, P.; RANDELL, B. (Editores). Engenharia de software: Relatório sobre uma conferência patrocinada pelo Comitê de Ciência da OTAN, Garmisch, Alemanha, 7 a 11 de outubro de 1968, Bruxelas, Divisão de Assuntos Científicos, OTAN, janeiro de 1969, 231 p. NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. OLIVEIRA NETTO, A. A. IHC – Interação Humano Computador – Modelagem e gerência de interfaces com o usuário. 2. ed. Florianópolis: VisualBooks, 2004. OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, 1997. PALUDO, A. V. Administração Pública para Auditor Fiscal da Receita Federal e Auditor Fiscal do Trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. PAULK, M. C. Using the software CMM with small projects and small organizations. In: Eugene McGuire (Org.) Software process improvement: concepts and practices. Hershey, USA and London, UK: Idea Group Publishing, 1999. PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2010. RANDELL, B. (1981) Software Engineering in 1968. ReseachGate, 2014. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/234831470 />. Acesso em: 12 dez. 2017. ROYCE, W. W. Managing the Development of Large Software Systems. Proceedings of IEEE WESCON, nº 26, p. 328-388, 1970. SANCHES, O. M. Estratégias para a implantação e gerência de sistemas de informação de apoio à tomada de decisões. Revista de Administração Pública – RAP, Rio de Janeiro, n. 31, v. 4, p. 68-100, Jul./ago. de 1997. SCHRAMM, W. L. The process and effects of mass communication. Urbana: University of Illinois Press, p. 3-26, 1965. SHANNON, C. E.; WEAVER, W. The Mathematical Theory of Communication. 10. ed. Urbana: University of Illinois Press, 1964. SILVA Jr., O. F. P. Avaliando os sistemas de informações executivas nos processos decisórios das instituições universitárias brasileiras. Florianópolis, 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. SNELLEN, I. Electronic Governance: Implications for Citizens, Politicians and Public Servants International Review of Administrative Sciences, n. 68, p. 183-198, Jun. 2002. SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 SPECTOR, A. Z.; GIFFORD, D. K. A Computer Science Perspective of Bridge Design. Communications of the ACM, v. 29, n. 4, p. 267-283, abr. 1986. STANDISH GROUP. The CHAOS Report 1994. Disponível em: < https://standishgroup.com/sample_research_files/chaos_report_1994.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017. ______. The CHAOS Report 2014. Disponível em: < https://standishgroup.com/sample_research_files/CHAOSReport2014.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017. TEIXEIRA, R. R. Models of communication and health practices. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n. 1, 1997. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011 TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. UNITED STATES PATENT AND TRADEMARK OFFICE. Douglas C. Engelbart Attorneys. X-Y Position Indicator for a Display System. US3541541A, jun. 1967, nov. 1970. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Deliberação nº 015, de 23 de março de 2012. Conselho Universitário. Disponível em: < http://www.ufrrj.br/soc/DOCS/deliberacoes/consu/Deliberacoes_2012/Delib%20015-2012%20CONSU%20-%20ESTATUTO%20e%20REGIMENTO.pdf>. Acesso em: 30. mar. 2016. ______.Institucional. Disponível em: <http://ufrrj.br/portal/modulo/reitoria/index.php>. Acesso em: 30 mar. 2016. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014. WHITENTON, K.; PERNICE, K.; CAYA, P.; NIELSEN, J. Application design showcase. 2. ed. Fremont: Nielsen Norman Group, 2012. WALKENBACH, J. Excel 2013: Power Programming with VBA. 1. Ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013. ZUBOFF, S. Automatizar / informatizar: as duas faces da tecnologia inteligente. Revista de Administração de Empresas, n. 6, v. 34, p. 80-91, 1994.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15209/1/2018%20-%20J%c3%balio%20C%c3%a9sar%20Valladares%20da%20Fonseca.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15209/2/2018%20-%20J%c3%balio%20C%c3%a9sar%20Valladares%20da%20Fonseca.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15209/3/2018%20-%20J%c3%balio%20C%c3%a9sar%20Valladares%20da%20Fonseca.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15209/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e12cc9985c46984a4002e4d4ce7003d
6b7f8f051988e1a23dfefa501aaa2e46
23de4686feee0191ed5e52b54d784526
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108204403654656