Argentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11485 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar os processos de consagração dos movimentos de arte abstrata argentinos e brasileiro iniciados nas décadas de 1940 e 1950, especificamente as relações dos atores desses movimentos com debates intelectuais e políticos da época. Observa-se como o concretismo absorve debates dos campos intelectual e político (marxismo, trotskismo) para afirmar o movimento como marcador de uma ruptura no campo da arte moderna, atestado pela vinculação entre arte e vida. Outro aspecto do trabalho diz respeito ao modo como os artistas que protagonizaram esses movimentos são trazidos de distintas formas na construção da narrativa para o concretismo como Escola que se hegemoniza no campo da arte moderna brasileira e argentina a partir da década de 1950. |
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Araújo, Elson Ferreira deSant’anna, Sabrina Marques Parracho080.779.297-70Sant’anna, Sabrina Marques ParrachoPerruso, Marco AntonioBôas, Glaucia Kruse Villas953.160.942-04http://lattes.cnpq.br/39774862529235282023-12-22T01:53:05Z2023-12-22T01:53:05Z2015-06-10ARAÚJO, Elson Ferreira de. Argentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismo. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11485Este trabalho tem por objetivo analisar os processos de consagração dos movimentos de arte abstrata argentinos e brasileiro iniciados nas décadas de 1940 e 1950, especificamente as relações dos atores desses movimentos com debates intelectuais e políticos da época. Observa-se como o concretismo absorve debates dos campos intelectual e político (marxismo, trotskismo) para afirmar o movimento como marcador de uma ruptura no campo da arte moderna, atestado pela vinculação entre arte e vida. Outro aspecto do trabalho diz respeito ao modo como os artistas que protagonizaram esses movimentos são trazidos de distintas formas na construção da narrativa para o concretismo como Escola que se hegemoniza no campo da arte moderna brasileira e argentina a partir da década de 1950.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEl objeivo de este trabajo es analizar el proceso de consagración de los movimientos de arte abstracto argentino e brasileño enpezados en los años de 1940 y 1950, específicamente las relaciones de los agentes de estos movimientos con debates intelectuales y politicos sucedidos en la época. Es observado como el concretismo absorbe discusiones de los ámbitos intelectuales y politicos (marxismo y trotskismo) para afirmar el movimiento como indicador de una ruptura en el campo del arte moderno, atestiguada por la vinculación entre arte y vida. Otro aspecto de la obra se relaciona con el modo como los artistas que llevaron a cabo estos movimientos son recobrados de diferentes maneras en la construción narrativa del concretismo como Escuela hegemonizada en el campo del arte moderno brasileño y argentino desde 1950.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisConcretismoMarxismoArte ModernaArte ModernoSociologiaArgentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismoArgentina y Brasil en las décadas de 1940 y 1950: ideas de modernidad desde el concretismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMARAL, Aracy (org.). Projeto Construtivo Brasileiro na Arte: 1950- 1962. Rio de Janeiro: MAM, 1977. ALORI, et all. El Estado y los Actores Sociales en la Historia Argentina: desde sus orígenes al presente. Buenos Aires: Ed. Biblos, 2005. 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Este trabalho tem por objetivo analisar os processos de consagração dos movimentos de arte abstrata argentinos e brasileiro iniciados nas décadas de 1940 e 1950, especificamente as relações dos atores desses movimentos com debates intelectuais e políticos da época. Observa-se como o concretismo absorve debates dos campos intelectual e político (marxismo, trotskismo) para afirmar o movimento como marcador de uma ruptura no campo da arte moderna, atestado pela vinculação entre arte e vida. Outro aspecto do trabalho diz respeito ao modo como os artistas que protagonizaram esses movimentos são trazidos de distintas formas na construção da narrativa para o concretismo como Escola que se hegemoniza no campo da arte moderna brasileira e argentina a partir da década de 1950. |
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