A implementação do curso técnico integrado ao ensino médio de informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sombra, Larissa Jussara Leite de Brito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12670
Resumo: Desde o surgimento da Educação Profissionalizante no país, em seus primórdios, com a escola de aprendizes e artífices, já coexistia a dicotomia entre Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Essa disparidade era vislumbrada sobre a égide da diferenciação de oferta de saberes, onde a qualificação profissional era proporcionada para os filhos de trabalhadores, fincada em um ensino curricular inflexível, a fim de qualificá-los para o mercado de trabalho. Ao longo do processo histórico, as legislações educacionais sempre têm procurado atender às demandas do mercado de trabalho, bem como de interesses e alianças políticas. Com o propósito de romper com esse sistema, no governo Lula, mediante a Lei n.º 11.892 de 29 de dezembro 2008, surge uma proposta inovadora de oferta no Ensino Profissionalizante: os Institutos Federais trazem consigo o desafio de ofertar Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Ou seja, oferecer essa modalidade de ensino amparados na Resolução CNE/CEB Nº 06/2012, que dispõe sobre a orientação de oferta de Ensino Técnico Integrado ao Médio, Ensino Técnico Subsequente, Ensino PROEJA e Ensino Superior, através dos cursos de Tecnologias e Licenciaturas. Dentre essas modalidades de ensino coexistentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima no Campus Boa Vista, esta pesquisa tem como objeto de estudo o Ensino Técnico Integrado ao Médio, e procura refletir sobre a evolução da educação profissionalizante no país, que permeou a implementação do Ensino Integral; mudança essa ocorrida em 2015 no campus Boa Vista. E, sendo o Curso Técnico Integrado Integral ao Médio em Informática um dos pioneiros, esta pesquisa busca analisar, através da perspectiva discente, o sujeito dessa modificação. Torna-se salutar conhecer quais as expectativas, principais mudanças de rotina de estudo, infraestrutura disponibilizada e desenvolvimento curricular foram desencadeadas ao longo do curso, no período letivo de 2015 a 2017, com o intuito de possibilitar reflexões e auferir sugestões dos participantes da pesquisa
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spelling Sombra, Larissa Jussara Leite de BritoSouza, Nádia Maria Pereira dehttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275http://lattes.cnpq.br/3482614478463727Paiva, Liz Denize Carvalhohttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674http://lattes.cnpq.br/9816342888670620Souza, Nádia Maria Pereira dehttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275http://lattes.cnpq.br/3482614478463727Santos, Ramofly Bicalho doshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955Barbosa, Jane Rangel Alveshttp://lattes.cnpq.br/0937248866076875896.013.602-63http://lattes.cnpq.br/51938710926645242023-12-22T02:16:01Z2023-12-22T02:16:01Z2018-10-18SANTANA, Larissa Jussara Leite de. A implementação do curso técnico integrado ao ensino médio de informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. 2018.179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12670Desde o surgimento da Educação Profissionalizante no país, em seus primórdios, com a escola de aprendizes e artífices, já coexistia a dicotomia entre Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Essa disparidade era vislumbrada sobre a égide da diferenciação de oferta de saberes, onde a qualificação profissional era proporcionada para os filhos de trabalhadores, fincada em um ensino curricular inflexível, a fim de qualificá-los para o mercado de trabalho. Ao longo do processo histórico, as legislações educacionais sempre têm procurado atender às demandas do mercado de trabalho, bem como de interesses e alianças políticas. Com o propósito de romper com esse sistema, no governo Lula, mediante a Lei n.º 11.892 de 29 de dezembro 2008, surge uma proposta inovadora de oferta no Ensino Profissionalizante: os Institutos Federais trazem consigo o desafio de ofertar Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Ou seja, oferecer essa modalidade de ensino amparados na Resolução CNE/CEB Nº 06/2012, que dispõe sobre a orientação de oferta de Ensino Técnico Integrado ao Médio, Ensino Técnico Subsequente, Ensino PROEJA e Ensino Superior, através dos cursos de Tecnologias e Licenciaturas. Dentre essas modalidades de ensino coexistentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima no Campus Boa Vista, esta pesquisa tem como objeto de estudo o Ensino Técnico Integrado ao Médio, e procura refletir sobre a evolução da educação profissionalizante no país, que permeou a implementação do Ensino Integral; mudança essa ocorrida em 2015 no campus Boa Vista. E, sendo o Curso Técnico Integrado Integral ao Médio em Informática um dos pioneiros, esta pesquisa busca analisar, através da perspectiva discente, o sujeito dessa modificação. Torna-se salutar conhecer quais as expectativas, principais mudanças de rotina de estudo, infraestrutura disponibilizada e desenvolvimento curricular foram desencadeadas ao longo do curso, no período letivo de 2015 a 2017, com o intuito de possibilitar reflexões e auferir sugestões dos participantes da pesquisaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSince the emergence of Vocational Education in the country, in its beginnings, with the school of apprentices and artisans, the dichotomy between High School and Vocational Education coexisted. This disparity was glimpsed on the aegis of the differentiation of knowledge supply, where professional qualification was provided for the children of workers, engaged in an inflexible curricular teaching, in order to qualify them for the labor market. Throughout the historical process, educational legislations have always sought to meet the demands of the labor market, as well as political interests and alliances. With the purpose of breaking with this system, through the Lula government, through Law no. 11,892 of December 29, 2008, an innovative proposal of offer in Vocational Education arises: the Federal Institutes bring with them the challenge of offering Basic Technical and Technological Education. That is, to offer this modality of teaching supported by Resolution CNE / CEB No. 06 of September 20, 2012, which provides on the orientation of offer of Integrated Technical Education to the Middle, Subsequent Technical Education, PROEJA Teaching and Higher Education, through the courses of Technologies and Licenciaturas. Among these teaching modalities coexisting in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima in the Campus Boa Vista, this research has as object of study the Integrated Technical Education to the Middle, and seeks to reflect on the evolution of vocational education in the country, which permeated the implementation of Integral Education; a change that occurred in 2015 at the Boa Vista campus. And, being the Integrated Technical Course of the Integral to the Middle in Informatics one of the pioneers, this research seeks to analyze, through the student perspective, the subject of this modification. It is salutary to know what expectations, main changes of routine of study, available infrastructure and curricular development were triggered during the course, during the academic period from 2015 to 2017, in order to allow reflections and to obtain suggestions from the participants of the researchapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronimiaImplementaçãoInformáticaEnsino MédioImplementationInformaticsHigh SchoolEducaçãoA implementação do curso técnico integrado ao ensino médio de informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de RoraimaThe implementation of the integrated technical course to high school of informatics in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BOA VISTA. Edital n.º16/2014. 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Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei no 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei no 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nos 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4o da Lei no 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. Brasília, 28 de dezembro de 2012. ______. Lei nº 13.415/2017. Altera as Leis nº 9.9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452 de 1 de maio de 1943, e o Decreto-Le4i nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 16 de fevereiro de 2017 BRASIL. Lei nº 3.991/1920. Fixa a Despesa Geral da República dos Estados Unidos do Brasil para o exercício de 1920. Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 1920. ______. Lei nº 4.024/1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 1961. 144 ______. Lei nº 5.154/94. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 23 de julho de 2004. ______. Lei nº 5.692/1971. Fixa Diretrizes para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 11 de agosto de 1971. ______. Lei nº 7.044/1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971 referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília, 18 de outubro de 1982. ______. Lei nº 9.394/1996. Estabelece Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. ______. Medida Provisória n.º 746/2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília, 22 de setembro de 2016. ______. Parecer CNE/CEB nº 11 de 9 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 9 de maio de 2012 ______. Portaria Normativa n.º 18. Dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Brasília, 15 de outubro de 2012 ______. Resolução n.º 2. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 30 de janeiro de 2012 ______. 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description Desde o surgimento da Educação Profissionalizante no país, em seus primórdios, com a escola de aprendizes e artífices, já coexistia a dicotomia entre Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. Essa disparidade era vislumbrada sobre a égide da diferenciação de oferta de saberes, onde a qualificação profissional era proporcionada para os filhos de trabalhadores, fincada em um ensino curricular inflexível, a fim de qualificá-los para o mercado de trabalho. Ao longo do processo histórico, as legislações educacionais sempre têm procurado atender às demandas do mercado de trabalho, bem como de interesses e alianças políticas. Com o propósito de romper com esse sistema, no governo Lula, mediante a Lei n.º 11.892 de 29 de dezembro 2008, surge uma proposta inovadora de oferta no Ensino Profissionalizante: os Institutos Federais trazem consigo o desafio de ofertar Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Ou seja, oferecer essa modalidade de ensino amparados na Resolução CNE/CEB Nº 06/2012, que dispõe sobre a orientação de oferta de Ensino Técnico Integrado ao Médio, Ensino Técnico Subsequente, Ensino PROEJA e Ensino Superior, através dos cursos de Tecnologias e Licenciaturas. Dentre essas modalidades de ensino coexistentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima no Campus Boa Vista, esta pesquisa tem como objeto de estudo o Ensino Técnico Integrado ao Médio, e procura refletir sobre a evolução da educação profissionalizante no país, que permeou a implementação do Ensino Integral; mudança essa ocorrida em 2015 no campus Boa Vista. E, sendo o Curso Técnico Integrado Integral ao Médio em Informática um dos pioneiros, esta pesquisa busca analisar, através da perspectiva discente, o sujeito dessa modificação. Torna-se salutar conhecer quais as expectativas, principais mudanças de rotina de estudo, infraestrutura disponibilizada e desenvolvimento curricular foram desencadeadas ao longo do curso, no período letivo de 2015 a 2017, com o intuito de possibilitar reflexões e auferir sugestões dos participantes da pesquisa
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Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei no 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei no 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nos 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4o da Lei no 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. Brasília, 28 de dezembro de 2012. ______. Lei nº 13.415/2017. Altera as Leis nº 9.9394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452 de 1 de maio de 1943, e o Decreto-Le4i nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 16 de fevereiro de 2017 BRASIL. Lei nº 3.991/1920. Fixa a Despesa Geral da República dos Estados Unidos do Brasil para o exercício de 1920. Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 1920. ______. Lei nº 4.024/1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 1961. 144 ______. Lei nº 5.154/94. Regulamenta o §2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 23 de julho de 2004. ______. Lei nº 5.692/1971. Fixa Diretrizes para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 11 de agosto de 1971. ______. Lei nº 7.044/1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971 referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília, 18 de outubro de 1982. ______. Lei nº 9.394/1996. Estabelece Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. ______. Medida Provisória n.º 746/2016. 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