Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Eliana Maria Fabiano de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12514
Resumo: O sistema educacional brasileiro , alvo de vários modelos governamentais , atinge em 2008 um percentual de analfabetismo de 11%, conseguindo a proeza de ter uma população percentual de analfabetos superior à Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador , República Dominicana, Bolívia e Jamaica. Esse fato pode ser potencializado por elementos políticos , técnicos e/ ou culturais, dentre outros . O fato é que a exclusão social afeta diretamente toda a população , quiçá o desenvolvimento da nação . Dessa forma , preocupada com os elementos que possam contribuir para a exclusão educacional social gerada pelos sistemas de ingresso em Instituições Federais de nível médio , é que o presente estudo tornouse necessário . Esse trabalho busca apresentar dados relevantes sobre a presença da entrevista como ferramenta de seleção de alunos para cursos profissionalizantes de nível médio em Instituições Federais de Ensino Agrícola , a qual pode ser um potencial para exclusão de alunos que possuam real interesse em atuar no complexo rural , objetivo proposto pela habilitação técnica . Para a coleta de dados , utilizou-se alunos do curso Técnico em Agropecuária , modalidade concomitante ao Ensino Médio do Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) em períodos escolhidos aleatoriamente, utilizando como período amostral, dois anos em o processo seletivo contemplou a entrevista como ferramenta de seleção , e dois anos sem a utilização da mesma . Observou-se com o estudo que a presença da entrevista no processo seletivo alterou mais de 40% da lista dos alunos aprovados , e que destes mais de 60% não apresentaram resultados satisfatório ao longo do curso , desistindo e/ ou reprovando. Com base nos dados , conclui-se que a presença da entrevista nos processos seletivos para ingresso de alunos em Instituições agrícolas de nível médio merece maior atenção e talvez deva ser revista .
id UFRRJ-1_a1e5c84e3c9cc6a92ded73ece369af5e
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12514
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Almeida, Eliana Maria Fabiano deBoas, Ana Alice Vilas559.274.916-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7002.547.037-45http://lattes.cnpq.br/19629303887098072023-12-22T02:10:04Z2023-12-22T02:10:04Z2008-09-29ALMEIDA, Eliana Maria Fabiano de. Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC. 2008. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12514O sistema educacional brasileiro , alvo de vários modelos governamentais , atinge em 2008 um percentual de analfabetismo de 11%, conseguindo a proeza de ter uma população percentual de analfabetos superior à Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador , República Dominicana, Bolívia e Jamaica. Esse fato pode ser potencializado por elementos políticos , técnicos e/ ou culturais, dentre outros . O fato é que a exclusão social afeta diretamente toda a população , quiçá o desenvolvimento da nação . Dessa forma , preocupada com os elementos que possam contribuir para a exclusão educacional social gerada pelos sistemas de ingresso em Instituições Federais de nível médio , é que o presente estudo tornouse necessário . Esse trabalho busca apresentar dados relevantes sobre a presença da entrevista como ferramenta de seleção de alunos para cursos profissionalizantes de nível médio em Instituições Federais de Ensino Agrícola , a qual pode ser um potencial para exclusão de alunos que possuam real interesse em atuar no complexo rural , objetivo proposto pela habilitação técnica . Para a coleta de dados , utilizou-se alunos do curso Técnico em Agropecuária , modalidade concomitante ao Ensino Médio do Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) em períodos escolhidos aleatoriamente, utilizando como período amostral, dois anos em o processo seletivo contemplou a entrevista como ferramenta de seleção , e dois anos sem a utilização da mesma . Observou-se com o estudo que a presença da entrevista no processo seletivo alterou mais de 40% da lista dos alunos aprovados , e que destes mais de 60% não apresentaram resultados satisfatório ao longo do curso , desistindo e/ ou reprovando. Com base nos dados , conclui-se que a presença da entrevista nos processos seletivos para ingresso de alunos em Instituições agrícolas de nível médio merece maior atenção e talvez deva ser revista .The Brazilian educational system, objective of several government models, reaches 11% of illiteracy in 2008 and this illiterate percentage of the population is greater than Nicaragua, Guatemala, Honduras, El Salvador, Dominican Republic, Bolivia and Jamaica. This fact may have been provoked by several elements such as political, technical or cultural ones, among others. The fact is that social exclusion directly affects the whole population and maybe even the development of the nation. The present study becomes necessary because it is important to know which elements may contribute to social education exclusion generated by systems for entrance into Federal Institutions of secondary teaching. This research seeks to show relevant data about the inclusion of an interview as part of the tool for student selection for Secondary Teaching school vocational courses at Federal Institutions of Agricultural education. The interview might be a reason for the exclusion of certain students with a real interest in working in the rural compound. The latter being the objective proposed by such technical qualifications For data collection, students from the Technical Farming and Agricultural Course concomitant with Secondary Teaching school, a modality at the Colégio Agrícola de Camboriú (CAC), were randomly chosen for sample periods in two years when the interview was included as part of the selection tool and another two years without the use of the same. This study observed that the interview in the selective process altered the list of approved students by over 40% and that more than 60% of these showed unsatisfactory results during the course, resulting in giving up or failing. Based on the data, it can be concluded that the inclusion of an interview in the selection process for entrance to the Farming and Agricultural Institutions at Secondary Teaching level deserves greater attention and should perhaps be revised.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaentrevistaeducação agrícolaexame de seleçãointerviewagricultural educationselective processEducaçãoAnálise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SCAnalysis of the application of an interview as part of the selection process for the Technical course in Farming and Agricultural at the Colégio Agrícola de Camboriú/SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3704/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17882/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24222/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30571/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36963/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43365/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49719/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56194/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/127Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Eliana Maria Fabiano de Almeida.pdf: 870616 bytes, checksum: fab57d42b7366d00f2ef84139cc277cd (MD5) Previous issue date: 2008-09-29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2008 - Eliana Maria Fabiano de Almeida.pdf.txtExtracted Texttext/plain132571https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12514/1/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.txt8a2364edf73224057e40842a1877f075MD51ORIGINAL2008 - Eliana Maria Fabiano de Almeida.pdfDocumento principalapplication/pdf870875https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12514/2/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf7cacfb5439133fd8327649ae49e959ebMD52THUMBNAIL2008 - Eliana Maria Fabiano de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12514/3/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD5320.500.14407/125142023-12-21 23:10:04.616oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:10:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Analysis of the application of an interview as part of the selection process for the Technical course in Farming and Agricultural at the Colégio Agrícola de Camboriú/SC
title Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC
spellingShingle Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC
Almeida, Eliana Maria Fabiano de
entrevista
educação agrícola
exame de seleção
interview
agricultural education
selective process
Educação
title_short Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC
title_full Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC
title_fullStr Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC
title_full_unstemmed Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC
title_sort Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC
author Almeida, Eliana Maria Fabiano de
author_facet Almeida, Eliana Maria Fabiano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Eliana Maria Fabiano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boas, Ana Alice Vilas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 559.274.916-34
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 002.547.037-45
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1962930388709807
contributor_str_mv Boas, Ana Alice Vilas
dc.subject.por.fl_str_mv entrevista
educação agrícola
exame de seleção
topic entrevista
educação agrícola
exame de seleção
interview
agricultural education
selective process
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv interview
agricultural education
selective process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description O sistema educacional brasileiro , alvo de vários modelos governamentais , atinge em 2008 um percentual de analfabetismo de 11%, conseguindo a proeza de ter uma população percentual de analfabetos superior à Nicarágua, Guatemala, Honduras, El Salvador , República Dominicana, Bolívia e Jamaica. Esse fato pode ser potencializado por elementos políticos , técnicos e/ ou culturais, dentre outros . O fato é que a exclusão social afeta diretamente toda a população , quiçá o desenvolvimento da nação . Dessa forma , preocupada com os elementos que possam contribuir para a exclusão educacional social gerada pelos sistemas de ingresso em Instituições Federais de nível médio , é que o presente estudo tornouse necessário . Esse trabalho busca apresentar dados relevantes sobre a presença da entrevista como ferramenta de seleção de alunos para cursos profissionalizantes de nível médio em Instituições Federais de Ensino Agrícola , a qual pode ser um potencial para exclusão de alunos que possuam real interesse em atuar no complexo rural , objetivo proposto pela habilitação técnica . Para a coleta de dados , utilizou-se alunos do curso Técnico em Agropecuária , modalidade concomitante ao Ensino Médio do Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) em períodos escolhidos aleatoriamente, utilizando como período amostral, dois anos em o processo seletivo contemplou a entrevista como ferramenta de seleção , e dois anos sem a utilização da mesma . Observou-se com o estudo que a presença da entrevista no processo seletivo alterou mais de 40% da lista dos alunos aprovados , e que destes mais de 60% não apresentaram resultados satisfatório ao longo do curso , desistindo e/ ou reprovando. Com base nos dados , conclui-se que a presença da entrevista nos processos seletivos para ingresso de alunos em Instituições agrícolas de nível médio merece maior atenção e talvez deva ser revista .
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:10:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:10:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Eliana Maria Fabiano de. Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC. 2008. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12514
identifier_str_mv ALMEIDA, Eliana Maria Fabiano de. Análise da aplicação da entrevista no processo classificatório do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola de Camboriú/SC. 2008. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12514/1/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12514/2/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12514/3/2008%20-%20Eliana%20Maria%20Fabiano%20de%20Almeida.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a2364edf73224057e40842a1877f075
7cacfb5439133fd8327649ae49e959eb
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108122755235840