O lugar da educação infantil na universidade: memórias da gestão da escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Iolanda Silva Menezes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13150
Resumo: No presente estudo trago as memórias de três ex-diretoras da Escola de Educação Infantl da Universidade Federal do Rio de Janeiro que ficaram mais tempo no cargo e contribuíram para a permanência dessa escola na universidade ao longo de seus trinta e quatro anos de existência. O estudo encontra-se ancorado teórica e metodologicamente em Bakhtin, Benjamin e outros autores que contribuíram significativamente para que o estudo ganhasse consistência nas reflexões aqui registradas. A metodologia foi pensada sob a égide do encontro com o outro, na compreensão de que as palavras com todas as suas dimensões de significados que não pertencem a um só indivíduo, mas pontes que foram lançadas entre mim e todos esses outros da pesquisa
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13150No presente estudo trago as memórias de três ex-diretoras da Escola de Educação Infantl da Universidade Federal do Rio de Janeiro que ficaram mais tempo no cargo e contribuíram para a permanência dessa escola na universidade ao longo de seus trinta e quatro anos de existência. O estudo encontra-se ancorado teórica e metodologicamente em Bakhtin, Benjamin e outros autores que contribuíram significativamente para que o estudo ganhasse consistência nas reflexões aqui registradas. A metodologia foi pensada sob a égide do encontro com o outro, na compreensão de que as palavras com todas as suas dimensões de significados que não pertencem a um só indivíduo, mas pontes que foram lançadas entre mim e todos esses outros da pesquisathe present study bring memories of three former directors of the School of Education Infant the Federal University of Rio de Janeiro who stayed longer in office and contributed to the permanence of this school at the university over his thirty-four years of existence. The study is grounded theoretically and methodologically in Bakhtin, Benjamin and others who have contributed significantly to the study gained consistency in the reflections recorded here. The methodology was designed under the aegis of the encounter with the other, on the understanding that the words with all aspects of meanings that do not belong to one individual, but bridges that were released between me and all these other researchapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuNarrativasGestãoInstituições Federais de Educação InfantilInstitucionalizaçãoTerritorialidadeNarrativeInstitutions Federal Early Childhood EducationManagementInstitutionalizationTerritorialityEducaçãoO lugar da educação infantil na universidade: memórias da gestão da escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de JaneiroThe place of early childhood education at the university: management memories of the early childhood school of the Federal University of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMORIM, M. 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Araujo, Iolanda Silva Menezes de
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Instituições Federais de Educação Infantil
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Management
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Educação
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description No presente estudo trago as memórias de três ex-diretoras da Escola de Educação Infantl da Universidade Federal do Rio de Janeiro que ficaram mais tempo no cargo e contribuíram para a permanência dessa escola na universidade ao longo de seus trinta e quatro anos de existência. O estudo encontra-se ancorado teórica e metodologicamente em Bakhtin, Benjamin e outros autores que contribuíram significativamente para que o estudo ganhasse consistência nas reflexões aqui registradas. A metodologia foi pensada sob a égide do encontro com o outro, na compreensão de que as palavras com todas as suas dimensões de significados que não pertencem a um só indivíduo, mas pontes que foram lançadas entre mim e todos esses outros da pesquisa
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