Narrativas dos estudantes: sentidos sobre o currículo do Curso Técnico em Logística, na forma Integrada - PROEJA do Instituto Federal do Amapá – IFAP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12699 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal identificar e analisar narrativas de estudantes acerca dos sentidos que possuem sobre o currículo do Curso Técnico de Nível Médio, na forma Integrada - PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Nesse sentido, os discentes foram os participantes desta pesquisa, caracterizada como predominantemente qualitativa. O procedimento metodológico se processou através de três técnicas de recolha de dados: investigação com base em documentos, questionário e entrevista semiestruturada. As fases assim se constituíram: (i) fase documental, em que se buscou analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Logística do Campus Santana, com objetivo de compreender a estrutura organizacional do Projeto Político do Curso, especificamente a matriz curricular; (ii) fase extensiva, que consistiu na aplicação de um questionário para identificar o perfil socioeconômico dos sujeitos do contexto da investigação; e, por fim, (iii) fase intensiva, que se baseou na seleção criteriosa dos estudantes que seriam alvo de uma entrevista semiestruturada, organizada por eixos temáticos que potencializaram a verbalização das narrativas em relação ao currículo. Rigorosamente, buscou-se identificar e compreender falas em que alunos se expressavam sobre o currículo. Em linha com os objetivos traçados, também procurou-se compreender os elementos que perpassaram o cotidiano das práticas pedagógicas na efetivação deste currículo prescrito. À luz da técnica de análise de conteúdo, os resultados indicaram a relevância de se considerar as expectativas e necessidades apontadas pelo alunado, considerando que as suas narrativas se constituíam de indicadores de permanência e de evasão, de modo complexo e contextual. A partir dos resultados obtidos, foi possível compreender a relevância que esse currículo assume em representações de jovens e adultos do PROEJA, que o associam não só à sua formação profissional, mas também pessoal e humana. Essa observação fica presente no desejo que os participantes manifestaram de elevar a escolaridade e na perspectiva de que, após a conclusão do curso, novas oportunidades surjam no sentido de melhorar de vida, pois consideram que o IFAP possui excelência em qualidade de ensino. |
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Souza, Severina Ramos Telécio deCosta, Adriana Alves FernandesCPF: 120.078.891-53Soares, Ana Maria DantasSoares, Ana Maria DantasLima, Miriam MorelliTeixeira, Luana LunaCPF: 358.181.822-15http://lattes.cnpq.br/87979833661221332023-12-22T02:17:20Z2023-12-22T02:17:20Z2019-10-30SOUZA, Severina Ramos Telécio de. Narrativas dos estudantes: sentidos sobre o currículo do Curso Técnico em Logística, na forma Integrada - PROEJA do Instituto Federal do Amapá – IFAP. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12699O presente estudo teve como objetivo principal identificar e analisar narrativas de estudantes acerca dos sentidos que possuem sobre o currículo do Curso Técnico de Nível Médio, na forma Integrada - PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Nesse sentido, os discentes foram os participantes desta pesquisa, caracterizada como predominantemente qualitativa. O procedimento metodológico se processou através de três técnicas de recolha de dados: investigação com base em documentos, questionário e entrevista semiestruturada. As fases assim se constituíram: (i) fase documental, em que se buscou analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Logística do Campus Santana, com objetivo de compreender a estrutura organizacional do Projeto Político do Curso, especificamente a matriz curricular; (ii) fase extensiva, que consistiu na aplicação de um questionário para identificar o perfil socioeconômico dos sujeitos do contexto da investigação; e, por fim, (iii) fase intensiva, que se baseou na seleção criteriosa dos estudantes que seriam alvo de uma entrevista semiestruturada, organizada por eixos temáticos que potencializaram a verbalização das narrativas em relação ao currículo. Rigorosamente, buscou-se identificar e compreender falas em que alunos se expressavam sobre o currículo. Em linha com os objetivos traçados, também procurou-se compreender os elementos que perpassaram o cotidiano das práticas pedagógicas na efetivação deste currículo prescrito. À luz da técnica de análise de conteúdo, os resultados indicaram a relevância de se considerar as expectativas e necessidades apontadas pelo alunado, considerando que as suas narrativas se constituíam de indicadores de permanência e de evasão, de modo complexo e contextual. A partir dos resultados obtidos, foi possível compreender a relevância que esse currículo assume em representações de jovens e adultos do PROEJA, que o associam não só à sua formação profissional, mas também pessoal e humana. Essa observação fica presente no desejo que os participantes manifestaram de elevar a escolaridade e na perspectiva de que, após a conclusão do curso, novas oportunidades surjam no sentido de melhorar de vida, pois consideram que o IFAP possui excelência em qualidade de ensino.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study had as its main goal to identify and to analyze the narratives of students about the meanings that they have regarding the curriculum of the High School Level Technical Course, in Integrated form, PROEJA Modality, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá (IFAP). In this sense, the students were the participants of this research, characterized as predominantly qualitative. The methodological procedure was performed through three data collection techniques: document-based research, questionnaire, and semistructured interview. The phases were constituted as follows: (i) documentary phase, which sought to analyze the Pedagogical Project of the Technical Course in Logistics of Santana Campus, in order to understand the organizational structure of the Political Project of the Course, specifically the curriculum; (ii) extended inquiry phase, which consisted of the application of a questionnaire to identify the socioeconomic profile of the subjects of the investigation context; and, lastly, (iii) selective inquiry phase, which was based on the careful selection of the students that would be the target of a semi-structured interview, organized by thematic axes that enhanced the verbalization of the narratives regarding the curriculum. Strictly, this work sought to identify and understand the statements in which the students expressed themselves about the curriculum. In line with the objectives set, the research also aimed to understand the elements that went through the routine of the pedagogical practices in the execution of this prescribed curriculum. Through the content analysis technique, the results indicated the relevance of taking into account the expectations and needs indicated by the students, considering that their narratives were indicators of permanence and dropout, in a complex and contextual way. From the results obtained, it was possible to understand the relevance that this curriculum has in representations of youngsters and adults of PROEJA, who associated it not only with their professional training, but also personal and human development. This observation is present in the desire - expressed by the participants - of increasing their educational level, and the perspective that, after the conclusion of the course, new opportunities should appear to improve their lives, since they consider that IFAP has excellence in teaching quality.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaNarrativasCurrículoEducação de Jovens e AdultosPROEJANarrativesCurriculumYouth and Adult EducationEducaçãoNarrativas dos estudantes: sentidos sobre o currículo do Curso Técnico em Logística, na forma Integrada - PROEJA do Instituto Federal do Amapá – IFAPStudents’ narratives: senses about the curriculum of the Technical Course in Logistics, in Integrated Form - PROEJA of the Federal Institute of Education of Amapá – IFAPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAHÃO, M. H. M. B; PASSEGGI. Maria. 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O presente estudo teve como objetivo principal identificar e analisar narrativas de estudantes acerca dos sentidos que possuem sobre o currículo do Curso Técnico de Nível Médio, na forma Integrada - PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Nesse sentido, os discentes foram os participantes desta pesquisa, caracterizada como predominantemente qualitativa. O procedimento metodológico se processou através de três técnicas de recolha de dados: investigação com base em documentos, questionário e entrevista semiestruturada. As fases assim se constituíram: (i) fase documental, em que se buscou analisar o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Logística do Campus Santana, com objetivo de compreender a estrutura organizacional do Projeto Político do Curso, especificamente a matriz curricular; (ii) fase extensiva, que consistiu na aplicação de um questionário para identificar o perfil socioeconômico dos sujeitos do contexto da investigação; e, por fim, (iii) fase intensiva, que se baseou na seleção criteriosa dos estudantes que seriam alvo de uma entrevista semiestruturada, organizada por eixos temáticos que potencializaram a verbalização das narrativas em relação ao currículo. Rigorosamente, buscou-se identificar e compreender falas em que alunos se expressavam sobre o currículo. Em linha com os objetivos traçados, também procurou-se compreender os elementos que perpassaram o cotidiano das práticas pedagógicas na efetivação deste currículo prescrito. À luz da técnica de análise de conteúdo, os resultados indicaram a relevância de se considerar as expectativas e necessidades apontadas pelo alunado, considerando que as suas narrativas se constituíam de indicadores de permanência e de evasão, de modo complexo e contextual. A partir dos resultados obtidos, foi possível compreender a relevância que esse currículo assume em representações de jovens e adultos do PROEJA, que o associam não só à sua formação profissional, mas também pessoal e humana. Essa observação fica presente no desejo que os participantes manifestaram de elevar a escolaridade e na perspectiva de que, após a conclusão do curso, novas oportunidades surjam no sentido de melhorar de vida, pois consideram que o IFAP possui excelência em qualidade de ensino. |
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SOUZA, Severina Ramos Telécio de. Narrativas dos estudantes: sentidos sobre o currículo do Curso Técnico em Logística, na forma Integrada - PROEJA do Instituto Federal do Amapá – IFAP. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
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