Avaliação educacional externa: Impactos do Ensino Fundamental nas práticas da Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Lima da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13012
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os impactos da Avaliação Diagnóstica- realizada no processo de inserção da criança no primeiro ano do Ensino Fundamental - nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, dentro do contexto das políticas de avaliação externa do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Para tanto, apresento um breve histórico sobre a Avaliação Educacional no Brasil, a fim de compreender o percurso que a cerca nos dias de hoje e problematizar a relação entre as avaliações em larga escala e as práticas pedagógicas na Educação Infantil a partir do diálogo com autores que tem se dedicado a essa análise (LUCKESI, 2011; HOFFMANN, 2014; BONAMINO, 2012). Abordo, ainda, a Avaliação Educacional no município do Rio de Janeiro entre o período de 1996 a 2016, que aponta as reformulações das políticas avaliativas e revela que os instrumentos avaliativos criados a partir de 2009 servem para direcionar o trabalho do professor, restringindo a sua autonomia pedagógica, e para minimizar os espaços de criação e ações docentes. Através da abordagem do Ciclo de Políticas, formulado por Stephen Ball (1992;1994), discutimos a política proposta e a política em uso no contexto da prática. Para a realização desta pesquisa optou-se pela entrevista semiestruturada, com professoras da Educação Infantil e com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental; observação numa turma de Pré-Escola com registros num caderno de campo e através de fotografias de atividades realizadas com as crianças. O trabalho traça um paralelo entre as atividades do Caderno Pedagógico (2015), elaborados e distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e a Avaliação Diagnóstica (2015) problematiza as concepções de alfabetização e do seu caráter preparatório para o Ensino Fundamental, pela conclusão de que tal Avaliação é determinadora das práticas pedagógicas na Educação Infantil.
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Para tanto, apresento um breve histórico sobre a Avaliação Educacional no Brasil, a fim de compreender o percurso que a cerca nos dias de hoje e problematizar a relação entre as avaliações em larga escala e as práticas pedagógicas na Educação Infantil a partir do diálogo com autores que tem se dedicado a essa análise (LUCKESI, 2011; HOFFMANN, 2014; BONAMINO, 2012). Abordo, ainda, a Avaliação Educacional no município do Rio de Janeiro entre o período de 1996 a 2016, que aponta as reformulações das políticas avaliativas e revela que os instrumentos avaliativos criados a partir de 2009 servem para direcionar o trabalho do professor, restringindo a sua autonomia pedagógica, e para minimizar os espaços de criação e ações docentes. Através da abordagem do Ciclo de Políticas, formulado por Stephen Ball (1992;1994), discutimos a política proposta e a política em uso no contexto da prática. Para a realização desta pesquisa optou-se pela entrevista semiestruturada, com professoras da Educação Infantil e com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental; observação numa turma de Pré-Escola com registros num caderno de campo e através de fotografias de atividades realizadas com as crianças. O trabalho traça um paralelo entre as atividades do Caderno Pedagógico (2015), elaborados e distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e a Avaliação Diagnóstica (2015) problematiza as concepções de alfabetização e do seu caráter preparatório para o Ensino Fundamental, pela conclusão de que tal Avaliação é determinadora das práticas pedagógicas na Educação Infantil.This research aims to characterize the impact of the Diagnostic Evaluation - carried out in the process of insertion of the child in the first year of Primary Education - in the pedagogical practices of Early Childhood Education within the context of the policies of external evaluation of the Municipal Education System of Rio de Janeiro. In order to do so, I present a brief history of the Educational Evaluation in Brazil, in order to understand the course that surrounds the evaluation today and to problematize the relationship between large-scale evaluations and pedagogical practices in Early Childhood Education through dialogue with authors who have dedicated themselves to this analysis (LUCKESI, 2011; HOFFMANN, 2014; BONAMINO, 2012). I approach the Educational Evaluation in the city of Rio de Janeiro between 1996 and 2016, which points out the reformulations of the evaluation policies and reveals that the evaluation instruments created from 2009 serve to direct the work of the teacher, restricting their pedagogical autonomy, and to minimize spaces of creation and teaching actions. Through the Policy Cycle approach formulated by Stephen Ball (1992, 1994) we discuss the proposed policy and the policy in use in the context of practice. In order to carry out this research, we opted for the semi-structured interview with teachers of Early Childhood Education and a teacher of the first year of elementary school, observation in a pre-school class with records in a field notebook and photographs of activities carried out with the children. The paper draws a parallel between the activities of the Pedagogical Notebook (2015) and the Diagnostic Assessment (2015) and raises questions about the conception of literacy and its preparatory character for Elementary School. This study concludes that the Diagnostic Evaluation determines the pedagogical practices in Early Childhood Education through Pedagogical Notebooks prepared and distributed by the Municipal Department of Education of Rio de Janeiro.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoAvaliação DiagnósticaEducação InfantilPráticas PedagógicasDiagnostic EvaluationChild educationPedagogical practicesEducaçãoAvaliação educacional externa: Impactos do Ensino Fundamental nas práticas da Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002. AQUINO, Ligia. E VASCONCELLOS, Vera. Orientação curricular para educação infantil: Referencial Curricular Nacional (RCNEI) & Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI). In: VASCONCELLOS, Vera. 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description Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os impactos da Avaliação Diagnóstica- realizada no processo de inserção da criança no primeiro ano do Ensino Fundamental - nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, dentro do contexto das políticas de avaliação externa do Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Para tanto, apresento um breve histórico sobre a Avaliação Educacional no Brasil, a fim de compreender o percurso que a cerca nos dias de hoje e problematizar a relação entre as avaliações em larga escala e as práticas pedagógicas na Educação Infantil a partir do diálogo com autores que tem se dedicado a essa análise (LUCKESI, 2011; HOFFMANN, 2014; BONAMINO, 2012). Abordo, ainda, a Avaliação Educacional no município do Rio de Janeiro entre o período de 1996 a 2016, que aponta as reformulações das políticas avaliativas e revela que os instrumentos avaliativos criados a partir de 2009 servem para direcionar o trabalho do professor, restringindo a sua autonomia pedagógica, e para minimizar os espaços de criação e ações docentes. Através da abordagem do Ciclo de Políticas, formulado por Stephen Ball (1992;1994), discutimos a política proposta e a política em uso no contexto da prática. Para a realização desta pesquisa optou-se pela entrevista semiestruturada, com professoras da Educação Infantil e com uma professora do primeiro ano do Ensino Fundamental; observação numa turma de Pré-Escola com registros num caderno de campo e através de fotografias de atividades realizadas com as crianças. O trabalho traça um paralelo entre as atividades do Caderno Pedagógico (2015), elaborados e distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e a Avaliação Diagnóstica (2015) problematiza as concepções de alfabetização e do seu caráter preparatório para o Ensino Fundamental, pela conclusão de que tal Avaliação é determinadora das práticas pedagógicas na Educação Infantil.
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