Trocas políticas entre “amigos” e prestígio de Paulo de Frontin na Primeira República (1896-1911)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Felipe Martins dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13845
Resumo: Este trabalho discute as articulações políticas que envolveram a distribuição de recursos públicos através de relações pessoais na Primeira República brasileira. Utilizamos traços da trajetória de Paulo de Frontin, entre 1896 e 1911, para compreender os vínculos de reciprocidade na formação de clientelas políticas em ambientes urbanos como o da Capital Federal na virada para o século XX. Este personagem construiu grande parte de sua biografia na cidade do Rio de Janeiro, durante as últimas décadas do século XIX e ao longo do primeiro regime republicano. Frontin teve intensa atividade como engenheiro, professor e empresário. Nestas funções, acumulou o prestígio e uma rede de aliados que lhe facilitarem tornar-se uma das lideranças mais sufragadas da política carioca. Desta forma, o nosso recorte cronológico foi orientado pelos momentos em que este ocupou cargos públicos em áreas estratégicas da engenharia, como a ferroviária e de melhoramentos urbanos. Foram eles, a direção da Estrada de Ferro Central do Brasil (1896-1897), direção da Comissão Construtora da Avenida Central (1903-1904) e o seu retorno à diretoria da ferrovia (1910-1911).
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Utilizamos traços da trajetória de Paulo de Frontin, entre 1896 e 1911, para compreender os vínculos de reciprocidade na formação de clientelas políticas em ambientes urbanos como o da Capital Federal na virada para o século XX. Este personagem construiu grande parte de sua biografia na cidade do Rio de Janeiro, durante as últimas décadas do século XIX e ao longo do primeiro regime republicano. Frontin teve intensa atividade como engenheiro, professor e empresário. Nestas funções, acumulou o prestígio e uma rede de aliados que lhe facilitarem tornar-se uma das lideranças mais sufragadas da política carioca. Desta forma, o nosso recorte cronológico foi orientado pelos momentos em que este ocupou cargos públicos em áreas estratégicas da engenharia, como a ferroviária e de melhoramentos urbanos. Foram eles, a direção da Estrada de Ferro Central do Brasil (1896-1897), direção da Comissão Construtora da Avenida Central (1903-1904) e o seu retorno à diretoria da ferrovia (1910-1911).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis paper discusses the political articulations that involved the distribution of public resources through personal relations in the First Brazilian Republic. We used traces of Paulo de Frontin's trajectory between 1896 and 1911 to understand the reciprocal links in the formation of political clienteles in urban environments such as the one of the Federal Capital at the turn of the twentieth century. This character had much of his biography history in the city of Rio de Janeiro. During the last decades of the nineteenth century and throughout the first republican regime, Frontin had an intense activity as an engineer, teacher and businessman. In these functions, he accumulated the prestige and a network of allies that assured him to become one of the most supported leaderships of the Carioca policy. This way, our chronological cut was guided by the moments in which he occupied public positions in strategic areas of the city engineering, like the railway and of urban improvements. These positions were the direction of the Estrada de Ferro Central do Brasil (1896-1897), direction of the Central Avenue Construction Commission (1903- 1904) and return to the railroad board (1910-1911).application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisreciprocidadeclientela políticaprestígioreciprocitypolitical clienteleprestigeHistóriaTrocas políticas entre “amigos” e prestígio de Paulo de Frontin na Primeira República (1896-1911)Political exchanges between "friends" and the prestige of Paulo de Frontin in the First Republic (1896-1911).2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABREU, Maurício de. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPLAN- Rio/ Zahar, 1988 ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS FERROVIÁRIOS. Breve História da EFCB. Sem data. 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Pinto, Surama Conde Sá
Barros, José Costa D'Assunção
Freire, Américo Oscar Guichard
Sant'Anna, Marilene Antunes
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political clientele
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História
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description Este trabalho discute as articulações políticas que envolveram a distribuição de recursos públicos através de relações pessoais na Primeira República brasileira. Utilizamos traços da trajetória de Paulo de Frontin, entre 1896 e 1911, para compreender os vínculos de reciprocidade na formação de clientelas políticas em ambientes urbanos como o da Capital Federal na virada para o século XX. Este personagem construiu grande parte de sua biografia na cidade do Rio de Janeiro, durante as últimas décadas do século XIX e ao longo do primeiro regime republicano. Frontin teve intensa atividade como engenheiro, professor e empresário. Nestas funções, acumulou o prestígio e uma rede de aliados que lhe facilitarem tornar-se uma das lideranças mais sufragadas da política carioca. Desta forma, o nosso recorte cronológico foi orientado pelos momentos em que este ocupou cargos públicos em áreas estratégicas da engenharia, como a ferroviária e de melhoramentos urbanos. Foram eles, a direção da Estrada de Ferro Central do Brasil (1896-1897), direção da Comissão Construtora da Avenida Central (1903-1904) e o seu retorno à diretoria da ferrovia (1910-1911).
publishDate 2017
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