A experiência do PROJOVEM Urbano no município de Nova Iguaçu/RJ: inclusão social ou conformação de jovens ao trabalho precário?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13006 |
Resumo: | Diante da crise estrutural do capital e do consequente processo de reestruturação produtiva e reconfiguração dos mecanismos de mediação do conflito de classes, a qualificação do trabalhador é conduzida ao status de fator de empregabilidade e passa assumir papel estratégico nas políticas públicas de trabalho e renda. A população jovem de 18 a 24 anos constitui o principal público-alvo dessas políticas, certamente por representar o segmento populacional mais penalizado pelos efeitos deletérios da reação burguesa para enfrentar a crise estrutural. Este fenômeno suscita no Brasil a implementação de inúmeros programas de governo para a inclusão social de jovens que combinam aceleração de escolaridade com educação profissional. Diante desta problemática, elege-se como objeto de pesquisa a experiência do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) na modalidade PROJOVEM Urbano no município de Nova Iguaçu (RJ), Brasil. Nosso objetivo é verificar se esta política de formação profissional gerida pelo poder público local atende às demandas de formação/qualificação profissional dos jovens trabalhadores desempregados e se elas são capazes de inserir ou reinserir esses jovens no mercado de trabalho formal. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, de caráter descritivo, que, em termos de procedimentos metodológicos, se insere na categoria de levantamento de dados, embora tenha se utilizado de instrumentos típicos de pesquisa bibliográfica e documental: revisão da literatura sobre “Trabalho e Educação”, “Economia do Trabalho”, “Sociologia do Trabalho” e “Políticas Públicas para a Juventude”; fontes bibliográficas primárias (entrevistas semiestruturadas, documentos oficiais, sítios na Web, material de divulgação etc.). Verifica-se que os jovens atendidos pelo PROJOVEM Urbano estão na faixa etária de 18 a 29 anos, na maioria são negros e do gênero feminino, em situação de risco social. Os dados coletados apontam que, apesar de o PROJOVEM Urbano ter o objetivo de promover reintegração dos jovens ao processo educacional por meio da elevação de escolaridade com a conclusão do ensino fundamental, não existe real integração desta dimensão do Programa com a formação profissional. Além disto, a carga horária curricular voltada para esta parte do currículo é baixa demais para garantir o êxito dos objetivos do Programa. Não obstante, constatamos que a função mais evidente deste programa é a conformação de um contingente imenso da população ao mercado de trabalho competitivo e excludente de um modelo de desenvolvimento marcado pela flexibilização do trabalho e da produção, desregulamentação de direitos trabalhistas, precarização do trabalho e desemprego estrutural, minimizando substancialmente o conflito de classe. |
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação / Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13006Diante da crise estrutural do capital e do consequente processo de reestruturação produtiva e reconfiguração dos mecanismos de mediação do conflito de classes, a qualificação do trabalhador é conduzida ao status de fator de empregabilidade e passa assumir papel estratégico nas políticas públicas de trabalho e renda. A população jovem de 18 a 24 anos constitui o principal público-alvo dessas políticas, certamente por representar o segmento populacional mais penalizado pelos efeitos deletérios da reação burguesa para enfrentar a crise estrutural. Este fenômeno suscita no Brasil a implementação de inúmeros programas de governo para a inclusão social de jovens que combinam aceleração de escolaridade com educação profissional. Diante desta problemática, elege-se como objeto de pesquisa a experiência do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM) na modalidade PROJOVEM Urbano no município de Nova Iguaçu (RJ), Brasil. Nosso objetivo é verificar se esta política de formação profissional gerida pelo poder público local atende às demandas de formação/qualificação profissional dos jovens trabalhadores desempregados e se elas são capazes de inserir ou reinserir esses jovens no mercado de trabalho formal. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, de caráter descritivo, que, em termos de procedimentos metodológicos, se insere na categoria de levantamento de dados, embora tenha se utilizado de instrumentos típicos de pesquisa bibliográfica e documental: revisão da literatura sobre “Trabalho e Educação”, “Economia do Trabalho”, “Sociologia do Trabalho” e “Políticas Públicas para a Juventude”; fontes bibliográficas primárias (entrevistas semiestruturadas, documentos oficiais, sítios na Web, material de divulgação etc.). Verifica-se que os jovens atendidos pelo PROJOVEM Urbano estão na faixa etária de 18 a 29 anos, na maioria são negros e do gênero feminino, em situação de risco social. Os dados coletados apontam que, apesar de o PROJOVEM Urbano ter o objetivo de promover reintegração dos jovens ao processo educacional por meio da elevação de escolaridade com a conclusão do ensino fundamental, não existe real integração desta dimensão do Programa com a formação profissional. Além disto, a carga horária curricular voltada para esta parte do currículo é baixa demais para garantir o êxito dos objetivos do Programa. Não obstante, constatamos que a função mais evidente deste programa é a conformação de um contingente imenso da população ao mercado de trabalho competitivo e excludente de um modelo de desenvolvimento marcado pela flexibilização do trabalho e da produção, desregulamentação de direitos trabalhistas, precarização do trabalho e desemprego estrutural, minimizando substancialmente o conflito de classe.CAPESGiven the structural crisis of capital and, in consequent, the restructuring productive process and the reconfiguration of class conflict mediation mechanisms, the qualification of the worker assumes status of employability factor, being led to strategic function of the public policy employment and income. The Young people aged 18-24 years are the main target of these policies, certainly to represent the population segment most penalized by the deleterious effects of bourgeois reaction to address the structural crisis of capital. This phenomenon gives rise to implementation of numerous government programs for social inclusion of youth who combine schooling process acceleration with professional education. Faced with this problem, is chose as a research object the experience of the National Youth Inclusion Program (PROJOVEM) in the modality of Urban PROJOVEM in Nova Iguaçu municipality, Rio de Janeiro state, Brazil. The purpose of this research is to verify if training policy implemented by local government meets the demands of professional qualifications of young unemployed workers and if this policies are capable of to insert or reinsert these young people in the formal labor market. This is a basic research, based in a qualitative analysis, with descriptive character, which, in terms of methodological procedures, falls into the category of bibliographic and documentary research: review of the literature on "Work and Education", "Labour Economics", "Labour Sociology" and "Youth Public Policy"; primary literature sources (structured interviews, official documents, web sites, promotional material etc.). It's perceived that the young people attended by Urban PROJOVEM are aged 18 to 29 years and, in majority, are black and female in social risk. The collected data show that, despite the Urban PROJOVEM has the objective of promoting the youth reintegration to the educational process by increasing schooling with the completion of primary education, there is no real integration of this dimension of the program with professional training. Moreover, the curricular hour load oriented for job training is too low to ensure the success of the Program's objectives. Nevertheless, verified that the most obvious program’s feature is the conformation of a huge contingent of people to the job market of a competitive and exclusionary development model characterized by the flexibility of labor and production, deregulation of labor rights, job insecurity and structural unemployment, minimizing substantially the class conflict.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoTrabalhoJuventudePolíticas PúblicasEducação ProfissionalEducação BásicaQualificaçãoJobQualificationYouthPublic PolicyProfessional EducationBasic EducationEducaçãoA experiência do PROJOVEM Urbano no município de Nova Iguaçu/RJ: inclusão social ou conformação de jovens ao trabalho precário?The Urban PROJOVEM Program experience in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil: social inclusion or conformation of youth to Precarious Work?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8771/2013%20-%20Ricardo%20de%20Souza%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15444/2013%20-%20Ricardo%20de%20Souza%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21746/2013%20-%20Ricardo%20de%20Souza%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28130/2013%20-%20Ricardo%20de%20Souza%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34508/2013%20-%20Ricardo%20de%20Souza%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40896/2013%20-%20Ricardo%20de%20Souza%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47252/2013%20-%20Ricardo%20de%20Souza%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53674/2013%20-%20Ricardo%20de%20Souza%20Ribeiro.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2494Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-10-18T18:13:49Z No. of bitstreams: 1 2013 - Ricardo de Souza Ribeiro.pdf: 1632231 bytes, checksum: a7c2a7bb5f69da243128353cb687a4f1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-18T18:13:49Z (GMT). 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