Gestão do conhecimento pessoal de especialistas para a efetividade organizacional: proposta de framework em uma empresa de consultoria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15247 |
Resumo: | Atualmente, o conhecimento é reconhecido como um ativo de valor estratégico para as organizações devido a seu potencial transformador e sua contribuição para alcance da efetividade organizacional. Portanto, as organizações precisam gerenciar o conhecimento de forma efetiva por meio de processos consistentes de expansão, disseminação e exploração do conhecimento existente, assim como promover ações capazes de fomentar a criação consciente e sistematizada de conhecimento novo. Neste sentido, a gestão do conhecimento pessoal auxilia os indivíduos a se tornarem mais eficientes na vida pessoal, no trabalho e em suas redes de relacionamento, permitindo que façam contribuições efetivas para a organização em termos de tomada de decisão e solução de problemas. As organizações que atuam no setor de serviços, cujo conhecimento intensivo é reconhecido como de alto valor intelectual agregado, enfrentam o constante desafio de transformar o conhecimento tácito em explícito de forma que possa ser aplicado e renovado constantemente. A partir deste entendimento, a pesquisa teve como objetivo final estruturar um framework para auxiliar na formação, socialização e transferência do conhecimento pessoal aprofundado dos profissionais especialistas de uma empresa de consultoria. Ademais, o estudo averiguou como a organização utiliza os processos e infraestrutura do conhecimento (GOLD et al., 2001), investigou a dimensão tácita e seu desdobramento teórico (NONAKA e TAKEUCHI, 1997), identificou o conhecimento existente, apurou as práticas de gestão do conhecimento pessoal com base no conceito de redes relacionais e analisou a matriz das funções do conhecimento referente ao cultivo e transferência de deep smarts (LEONARD e SWAP, 2005), que é uma forma de conhecimento tácito especializado baseado em experiências acumuladas ao longo da vida O presente trabalho é de caráter descritivo, utilizando-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso simples. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante e foram tratados de forma qualitativa fazendo uso da análise indutiva proposta por Thomas (2006), método de codificação e categorização apresentado por Gibbs (2009) e a técnica de emparelhamento exibida por Trochim (1989). A pesquisa revelou que a empresa estudada demonstra fragilidade em dois aspectos importantes da Gestão do Conhecimento Pessoal, são eles: falta de um modelo estruturado de transferência de conhecimento e ausência de evidências sobre a criação de novos negócios a partir da aplicação de conhecimento novo. Com o intuito de reagir a este cenário, o framework foi elaborado considerando quatro macro áreas classificadas em (i) Pessoas; (ii) Ambiente; (iii) Tecnologia e (iv) Processos, em um fluxo contínuo por meio do qual a Gestão do Conhecimento pessoal deverá ser desenvolvida. Os resultados indicam que, em linhas gerais, os indivíduos formam seus conhecimentos a partir das influências sociais recebidas, socializam o conhecimento através dos diálogos para validar ou absorver conhecimento de pessoas mais experientes e transferem seus conhecimentos durante os processos de trabalho. |
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Nascimento, Alexandre FerreiraRamos Filho, Américo da Costa804.962.297-53Oliveira, Saulo Barbará deRamos Filho, Américo da CostaEntriel, Aparecida Laino727.000.067-50http://lattes.cnpq.br/02084791855553992023-12-22T03:12:02Z2023-12-22T03:12:02Z2017-03-30NASCIMENTO, Alexandre Ferreira. Gestão do conhecimento pessoal de especialistas para a efetividade organizacional: proposta de framework em uma empresa de consultoria. 2017. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia). Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15247Atualmente, o conhecimento é reconhecido como um ativo de valor estratégico para as organizações devido a seu potencial transformador e sua contribuição para alcance da efetividade organizacional. Portanto, as organizações precisam gerenciar o conhecimento de forma efetiva por meio de processos consistentes de expansão, disseminação e exploração do conhecimento existente, assim como promover ações capazes de fomentar a criação consciente e sistematizada de conhecimento novo. Neste sentido, a gestão do conhecimento pessoal auxilia os indivíduos a se tornarem mais eficientes na vida pessoal, no trabalho e em suas redes de relacionamento, permitindo que façam contribuições efetivas para a organização em termos de tomada de decisão e solução de problemas. As organizações que atuam no setor de serviços, cujo conhecimento intensivo é reconhecido como de alto valor intelectual agregado, enfrentam o constante desafio de transformar o conhecimento tácito em explícito de forma que possa ser aplicado e renovado constantemente. A partir deste entendimento, a pesquisa teve como objetivo final estruturar um framework para auxiliar na formação, socialização e transferência do conhecimento pessoal aprofundado dos profissionais especialistas de uma empresa de consultoria. Ademais, o estudo averiguou como a organização utiliza os processos e infraestrutura do conhecimento (GOLD et al., 2001), investigou a dimensão tácita e seu desdobramento teórico (NONAKA e TAKEUCHI, 1997), identificou o conhecimento existente, apurou as práticas de gestão do conhecimento pessoal com base no conceito de redes relacionais e analisou a matriz das funções do conhecimento referente ao cultivo e transferência de deep smarts (LEONARD e SWAP, 2005), que é uma forma de conhecimento tácito especializado baseado em experiências acumuladas ao longo da vida O presente trabalho é de caráter descritivo, utilizando-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso simples. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante e foram tratados de forma qualitativa fazendo uso da análise indutiva proposta por Thomas (2006), método de codificação e categorização apresentado por Gibbs (2009) e a técnica de emparelhamento exibida por Trochim (1989). A pesquisa revelou que a empresa estudada demonstra fragilidade em dois aspectos importantes da Gestão do Conhecimento Pessoal, são eles: falta de um modelo estruturado de transferência de conhecimento e ausência de evidências sobre a criação de novos negócios a partir da aplicação de conhecimento novo. Com o intuito de reagir a este cenário, o framework foi elaborado considerando quatro macro áreas classificadas em (i) Pessoas; (ii) Ambiente; (iii) Tecnologia e (iv) Processos, em um fluxo contínuo por meio do qual a Gestão do Conhecimento pessoal deverá ser desenvolvida. Os resultados indicam que, em linhas gerais, os indivíduos formam seus conhecimentos a partir das influências sociais recebidas, socializam o conhecimento através dos diálogos para validar ou absorver conhecimento de pessoas mais experientes e transferem seus conhecimentos durante os processos de trabalho.Currently, the knowledge is recognized as the strategic value to organizations due your capacity of change and the contribution to achieving organizational effectiveness. Therefore, organizations needs to manager their knowledges effectively through consistent processes of expansion, dissemination and exploitation of existing knowledge, as well as to promote actions to encourage the creation of new knowledge consciously and systematically. In this regards, personal knowledge management helps individuals to become more efficient in terms of relationship in their personal life, work and networks, allowing them to make effective contributions to the organization in terms of decision-making and solving problem. The organizations that are operating in the service industry, whose intensive knowledge is recognized as having high added intellectual value, facing the constant challenge to transforming tacit knowledge into explicit so that it can be constantly applied and renewed. From now, the main objective of this research was to propose a framework to assist the specialists of the consultant company in the process of formation, socialization and transferring their personal (deep smarts) knowledge. In addition, the study had investigated how the organization uses the infrastructure and the processes of knowledge (GOLD et al., 2001), checked the tacit dimension and its theoretical development (NONAKA and TAKEUCHI, 1997), identified existing knowledge based on the concept of relational networks and analyzed the matrix of knowledge functions concerning the cultivation and transferring (deep smarts) knowledge (LEONARD and SWAP, 2005), which is a form of specialized tacit knowledge based on accumulated experiences throughout life. The study is classified as qualitative research and descriptive approach, developed through bibliography, field research and simple case study. The data were collected through semi-structured interviews with employees and participant observation. The analysis was carried out through the methods of the inductive analysis proposed by Thomas (2006), categorization and descriptive coding presented by Gibbs (2009) and the pattern matching exhibited by Trochim 1989). The research has demonstrated that the consulting company shows a weakness in two important aspects of Personal Knowledge Management: the lack of a structured model to the knowledge transferring process and absence of evidence regarding the creation of new business from the application of new knowledge. In order to react to this scenario, the framework is proposing considering four macro areas classified in (i) People; (ii) Environment; (iii) Technology and (iv) Processes, in a continuous flow through which the Personal Knowledge Management should be developed. The results indicate that in general approach, individuals form their knowledges from social influences received in the life, then socialize their knowledges through the dialogues to validate or absorb knowledges from more experienced people and transfer their knowledges during their jobs.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoGestão do conhecimento pessoalTransferência de Deep SmartsEfetividade OrganizacionalPersonal knowledge managementDeep SmartsOrganizational effectivenessAdministraçãoGestão do conhecimento pessoal de especialistas para a efetividade organizacional: proposta de framework em uma empresa de consultoriaPersonal Knowledge Management of Specialists to Organizational Effectiveness. Proposition of framework in a consulting companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9141/2017%20-%20Alexandre%20Ferreira%20Nascimento.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15826/2017%20-%20Alexandre%20Ferreira%20Nascimento.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22200/2017%20-%20Alexandre%20Ferreira%20Nascimento.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28562/2017%20-%20Alexandre%20Ferreira%20Nascimento.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35014/2017%20-%20Alexandre%20Ferreira%20Nascimento.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41354/2017%20-%20Alexandre%20Ferreira%20Nascimento.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47818/2017%20-%20Alexandre%20Ferreira%20Nascimento.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54196/2017%20-%20Alexandre%20Ferreira%20Nascimento.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2559Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-01-04T17:25:14Z No. of bitstreams: 1 2017 - Alexandre Ferreira Nascimento.pdf: 2020987 bytes, checksum: b572bdde68b8a451462f0c30cfc1399c (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-04T17:25:14Z (GMT). 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