Apostasia solar. Juliano (361-363 d. C.) e a restauração do culto solar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Eduardo Belleza Abdala
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13910
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as ações político-religiosas do imperador romano Flávio Cláudio Juliano (361 – 363 d. C.), conhecido como “o apóstata”. Para cumprir com a proposta da dissertação, será preciso compreender um pouco sobre o período no qual Juliano governou Roma, conhecido como Dominato. A partir de uma periodização sugerida neste texto, buscamos identificar quais as características desse sistema político e qual a importância dessa investigação para a análise do império de Juliano. Faremos, então, uma breve pesquisa biográfica sobre o soberano, compreendendo toda sua formação filosófica, política e religiosa, para que, assim, possamos compreender densamente seus objetivos político-religiosos ao se tornar imperador. Utilizamos como fonte principal um hino em devoção ao deus do Sol, Hélios, elaborado em grego por Juliano e traduzido para o inglês por Wilmer Wright. Dentro da dinâmica da pesquisa, o trabalho busca se desvincular da hipótese de que o imperador seguia o deus Mitra, divindade solar indo-iraniana. A dissertação propõe uma análise das duas divindades separadamente, para que seja possível identificar qual delas Juliano seguia de fato. Feito estes estudos, poderemos chegar a principal hipótese deste trabalho: identificar a transformação política que Juliano procurava realizar a partir de uma perspectiva religiosa com base no culto solar
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spelling Miranda, Eduardo Belleza AbdalaCaldas, Marcos José de Araújo010.398.607-37http://lattes.cnpq.br/0462102982176400Farrell, Elaine Cristine dos Santos Pereira095.500.277-08http://lattes.cnpq.br/5769789852797641Arrais, Nely FeitozaCabeceiras, Manuel Rolph deMarques, Juliana Bastos133.200.647-70http://lattes.cnpq.br/84158918731856282023-12-22T02:52:20Z2023-12-22T02:52:20Z2016-04-25MIRANDA, Eduardo Belleza Abdala. Apostasia solar. Juliano (361-363 d. C.) e a restauração do culto solar. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13910O presente trabalho tem por objetivo analisar as ações político-religiosas do imperador romano Flávio Cláudio Juliano (361 – 363 d. C.), conhecido como “o apóstata”. Para cumprir com a proposta da dissertação, será preciso compreender um pouco sobre o período no qual Juliano governou Roma, conhecido como Dominato. A partir de uma periodização sugerida neste texto, buscamos identificar quais as características desse sistema político e qual a importância dessa investigação para a análise do império de Juliano. Faremos, então, uma breve pesquisa biográfica sobre o soberano, compreendendo toda sua formação filosófica, política e religiosa, para que, assim, possamos compreender densamente seus objetivos político-religiosos ao se tornar imperador. Utilizamos como fonte principal um hino em devoção ao deus do Sol, Hélios, elaborado em grego por Juliano e traduzido para o inglês por Wilmer Wright. Dentro da dinâmica da pesquisa, o trabalho busca se desvincular da hipótese de que o imperador seguia o deus Mitra, divindade solar indo-iraniana. A dissertação propõe uma análise das duas divindades separadamente, para que seja possível identificar qual delas Juliano seguia de fato. Feito estes estudos, poderemos chegar a principal hipótese deste trabalho: identificar a transformação política que Juliano procurava realizar a partir de uma perspectiva religiosa com base no culto solarThis work aims to analyze the political-religious actions of the Roman Emperor Flavius Claudius Julian (361 – 363 AD), known as “the Apostate”. To comply with the proposal of the dissertation, will be need to understand a little about the period in which Julian ruled Rome, known as Dominato. From a periodization suggested in this paper, we seek to identify the characteristics of the political system and the importance of such research for the analysis of Julian's empire. Then we will make a brief biographical research on the sovereign comprising all his philosophical, political and religious formation, so we can understand densely their political and religious goals to become emperor. We used as the main source a hymn in devotion to the sun god, Helios, designed by Julian in Greek and translated into English by Wilmer Wright. Within the dynamics of research, the work seeks to avoid its hypothesis that the emperor followed the god Mithras, solar deity Indo-Iranian. The dissertation presents an analysis of the two deities separately, so you can identify which Julian followed suit. Made these studies, will we can reach the main hypothesis of this study was to identify the political transformation that Julian sought to achieve from a religious perspective based on the solar-worshipapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisJulianRoman EmpireHeliossolar-worshipJulianoHéliosImpério Romanoculto solarHistóriaApostasia solar. Juliano (361-363 d. C.) e a restauração do culto solarSolar apostasy. Julian (361-363 d. C.) and the restoration of the solar cultinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAMIANO MARCELINO. HISTORIA. Libros XV – XXIII. Tomo I. Madrid. (editora não informada). 1895. AURÉLIO VICTOR. Libro de los Cesares. In: FALQUE, Emma. Breviário y Libros Cesares. Eutrópio y Aurélio Victor. Madrid: Gredos. 2008. CESARÉIA, Eusébio. História Eclesiástica. São Paulo: Novo Século, 2002. __________. 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description O presente trabalho tem por objetivo analisar as ações político-religiosas do imperador romano Flávio Cláudio Juliano (361 – 363 d. C.), conhecido como “o apóstata”. Para cumprir com a proposta da dissertação, será preciso compreender um pouco sobre o período no qual Juliano governou Roma, conhecido como Dominato. A partir de uma periodização sugerida neste texto, buscamos identificar quais as características desse sistema político e qual a importância dessa investigação para a análise do império de Juliano. Faremos, então, uma breve pesquisa biográfica sobre o soberano, compreendendo toda sua formação filosófica, política e religiosa, para que, assim, possamos compreender densamente seus objetivos político-religiosos ao se tornar imperador. Utilizamos como fonte principal um hino em devoção ao deus do Sol, Hélios, elaborado em grego por Juliano e traduzido para o inglês por Wilmer Wright. Dentro da dinâmica da pesquisa, o trabalho busca se desvincular da hipótese de que o imperador seguia o deus Mitra, divindade solar indo-iraniana. A dissertação propõe uma análise das duas divindades separadamente, para que seja possível identificar qual delas Juliano seguia de fato. Feito estes estudos, poderemos chegar a principal hipótese deste trabalho: identificar a transformação política que Juliano procurava realizar a partir de uma perspectiva religiosa com base no culto solar
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