Equoterapia educacional: um aporte colaborativo na inclusão da criança com transtorno do espectro autista na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Francelina de Queiroz Felipe
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12927
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central identificar e analisar as contribuições da Equoterapia na inclusão e escolarização do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a atuação dessa prática como um Atendimento Educacional Especializado gerou possibilidades colaborativas para realização de outras estratégias de significação de escolarização de um aluno com TEA no interior de uma escola. Neste sentido, os estudos aqui elencados nos sugerem uma reflexão a cerca das práticas educativas inclusivas, por meio colaborativo, na escola. Para a aplicação do estudo realizamos uma abordagem qualitativa, sob o olhar reflexivo do referencial teórico e metodológico dialógico da perspectiva inclusiva a partir do encontro de regularidades nos discursos dos agentes pedagógicos da pesquisa que trataram de produzir o sentido de suporte do outro no processo de escolarizar um aluno autista. Desta forma, o caminho percorrido para as coletas de dados perpassaram pela observação das sessões de equoterapia na escola, entrevistas semiestruturadas, análises de relatórios pedagógicos das atividades educativas intraclasse, laudos e anamneses clínicas do aluno com TEA, objeto do estudo. Os principais temas abordados estão relacionados sempre a partir da interação entre o objeto da pesquisa, o cavalo, os mediadores e agentes escolares, que atuaram como mais um elemento colaborativo na construção do ensino, aprendizagem e do desenvolvimento da criança com TEA como um todo, o que trouxe à tona experiências efetivadas, na cultura escolarizada, com ações pedagógicas de inserir crianças com TEA num tipo de Equoterapia Escolar Inclusiva em que se formassem a partir da vivência coletiva com outras crianças neurotípicas nos diferentes tempos e espaços da escola. Descrevendo finalmente o caminho percorrido no processo de inclusão da criança com TEA no espaço educativo da escola Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho identificando seus avanços e ou retrocessos comportamentais, afetivos e significativos dessas crianças, rompendo com as perspectivas conservadoras baseadas na limitação de aprendizagem, sendo aos poucos desfeitas nas interações. Favorecendo a superação para a expectativa transformadora da aprendizagem desvendando novos saberes e práticos educativos, trazendo novos significados pedagógicos
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spelling Cruz, Francelina de Queiroz FelipeRamos, José Ricardo da Silva783.970.067-53http://lattes.cnpq.br/5133720913525187Oliveira, Valéria MarquesRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de4150841721http://lattes.cnpq.br/50023711658037242023-12-22T02:30:18Z2023-12-22T02:30:18Z2016-10-11Cruz, Francelina de Queiroz Felipe. Equoterapia educacional: um aporte colaborativo na inclusão da criança com transtorno do espectro autista na escola. 2016. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12927Esta pesquisa teve como objetivo central identificar e analisar as contribuições da Equoterapia na inclusão e escolarização do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a atuação dessa prática como um Atendimento Educacional Especializado gerou possibilidades colaborativas para realização de outras estratégias de significação de escolarização de um aluno com TEA no interior de uma escola. Neste sentido, os estudos aqui elencados nos sugerem uma reflexão a cerca das práticas educativas inclusivas, por meio colaborativo, na escola. Para a aplicação do estudo realizamos uma abordagem qualitativa, sob o olhar reflexivo do referencial teórico e metodológico dialógico da perspectiva inclusiva a partir do encontro de regularidades nos discursos dos agentes pedagógicos da pesquisa que trataram de produzir o sentido de suporte do outro no processo de escolarizar um aluno autista. Desta forma, o caminho percorrido para as coletas de dados perpassaram pela observação das sessões de equoterapia na escola, entrevistas semiestruturadas, análises de relatórios pedagógicos das atividades educativas intraclasse, laudos e anamneses clínicas do aluno com TEA, objeto do estudo. Os principais temas abordados estão relacionados sempre a partir da interação entre o objeto da pesquisa, o cavalo, os mediadores e agentes escolares, que atuaram como mais um elemento colaborativo na construção do ensino, aprendizagem e do desenvolvimento da criança com TEA como um todo, o que trouxe à tona experiências efetivadas, na cultura escolarizada, com ações pedagógicas de inserir crianças com TEA num tipo de Equoterapia Escolar Inclusiva em que se formassem a partir da vivência coletiva com outras crianças neurotípicas nos diferentes tempos e espaços da escola. Descrevendo finalmente o caminho percorrido no processo de inclusão da criança com TEA no espaço educativo da escola Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho identificando seus avanços e ou retrocessos comportamentais, afetivos e significativos dessas crianças, rompendo com as perspectivas conservadoras baseadas na limitação de aprendizagem, sendo aos poucos desfeitas nas interações. Favorecendo a superação para a expectativa transformadora da aprendizagem desvendando novos saberes e práticos educativos, trazendo novos significados pedagógicosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis research was to study to identify and analyze the contributions of hippotherapy Education, in schools, inclusion and development of students with Autism Spectrum Disorder, and the performance of this practice as an educational Specialized care in the input learning. In this sense the studies listed here to suggest a reflection about the inclusive educational practices for collaborative environment, in school Integral Care Center for Children - CAIC Paul Dacorso Son in UFRRJ. For the application of the study carried out a qualitative approach, under the reflective gaze of the theoretical and methodological framework of inclusive perspective from the Operational Guidelines for Basic Education and authors dealing with such reference action research. In this way the path for the data collection permeated by observing the hippotherapy sessions at school, semi-structured interviews, reports pedagogical analysis of educational intra-class activities, reports and clinical case histories and the student with ASD, object of study. The main topics are always related by the interaction between the research object, the horse, mediators and school agents who acted as more of a collaborative element in the construction of teaching, learning and development of the autistic child as a whole, which brought to light effect experiences in educated culture with pedagogical actions of autistic children enter a type of Therapeutic Riding school Inclusive that had formed from the collective experience with other children neurotípicas in different times and school spaces. finally describing the path in the process of inclusion of children with ASD in school educational space CAIC Paul Dacorso Son identifying its advances and or behavioral setbacks, affective and significant of these children, breaking with the conservative outlook based on limitation of learning, and gradually broken in interactions. Favoring overcome for manufacturing expectations of learning unveiling new knowledge and educational practice, bringing new pedagogical meanings.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInclusionAutismPractice CollaborativehippotherapyInclusãoAutismoPrática ColaborativaEquoterapiaCiências HumanasEquoterapia educacional: um aporte colaborativo na inclusão da criança com transtorno do espectro autista na escolaThe Educational Hippotherapy as Collaborative proposal Inclusion in the School of children with Autism Spectrum Disorder in Comprehensive Care Center for Childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANACHE, A. A. As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa sobre os processos de aprendizagem da pessoa com deficiência mental. In; BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M. & JESUS, D. M. (Org.) Educação Especial: diálogo e pluralidade. 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Cruz, Francelina de Queiroz Felipe
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description Esta pesquisa teve como objetivo central identificar e analisar as contribuições da Equoterapia na inclusão e escolarização do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo a atuação dessa prática como um Atendimento Educacional Especializado gerou possibilidades colaborativas para realização de outras estratégias de significação de escolarização de um aluno com TEA no interior de uma escola. Neste sentido, os estudos aqui elencados nos sugerem uma reflexão a cerca das práticas educativas inclusivas, por meio colaborativo, na escola. Para a aplicação do estudo realizamos uma abordagem qualitativa, sob o olhar reflexivo do referencial teórico e metodológico dialógico da perspectiva inclusiva a partir do encontro de regularidades nos discursos dos agentes pedagógicos da pesquisa que trataram de produzir o sentido de suporte do outro no processo de escolarizar um aluno autista. Desta forma, o caminho percorrido para as coletas de dados perpassaram pela observação das sessões de equoterapia na escola, entrevistas semiestruturadas, análises de relatórios pedagógicos das atividades educativas intraclasse, laudos e anamneses clínicas do aluno com TEA, objeto do estudo. Os principais temas abordados estão relacionados sempre a partir da interação entre o objeto da pesquisa, o cavalo, os mediadores e agentes escolares, que atuaram como mais um elemento colaborativo na construção do ensino, aprendizagem e do desenvolvimento da criança com TEA como um todo, o que trouxe à tona experiências efetivadas, na cultura escolarizada, com ações pedagógicas de inserir crianças com TEA num tipo de Equoterapia Escolar Inclusiva em que se formassem a partir da vivência coletiva com outras crianças neurotípicas nos diferentes tempos e espaços da escola. Descrevendo finalmente o caminho percorrido no processo de inclusão da criança com TEA no espaço educativo da escola Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho identificando seus avanços e ou retrocessos comportamentais, afetivos e significativos dessas crianças, rompendo com as perspectivas conservadoras baseadas na limitação de aprendizagem, sendo aos poucos desfeitas nas interações. Favorecendo a superação para a expectativa transformadora da aprendizagem desvendando novos saberes e práticos educativos, trazendo novos significados pedagógicos
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