Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniel Castro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10356
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em analisar qual o discurso ideológico da publicidade vinculada no site de rede social Facebook, de uma marca de cerveja brasileira. Ao buscar alcançar esse objetivo, foi possível problematizar sobre as relações de poder, que neste contexto estão relacionadas aos sentidos que uma publicidade de bebida alcoólica procura instaurar no público receptor. Se tratando de um produto que pode causar dependência, problemas sociais e ser consumido por um público menor de idade, é de grande importância entender quais estratégias discursivas são empregadas pela marca. Para fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura sobre publicidade & propaganda, mídias sociais online, consumo, discurso e ideologia. As fontes foram obtidas por meio de pesquisa documental de cunho qualitativo, que abrangeu dois anos e seis meses, iniciando em Janeiro de 2013 e terminando em Junho de 2015. O corpus de pesquisa foi composto pelas peças publicitárias com maior número de curtidas em cada semestre, distribuída através da página institucional da marca de cerveja Skol no Facebook, o que totalizou dez anúncios compostos pela multimodalidade de imagem e texto. Para identificação da ideologia foram categorizados oito objetos discursivos que compõem três formações discursivas, que são: posicionamento, educando o consumidor e consumo como entretenimento. O método de análise foi a Análise Crítica de Discurso com enfoque no modelo tridimensional de discurso proposto por Fairclough (2001), junto a análise multimodal de Machin & Mayr (2012). Os resultados obtidos sugerem, que a marca de cerveja Skol, procura sustentar a ordem do discurso do consumismo.
id UFRRJ-1_af48a1c35fc60d8f44eeb17ce513ff0d
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/10356
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Santos, Daniel CastroPereira, Severino Joaquim Nunes652.826.984-04Pereira, Severino Joaquim NunesLeandro, Luiz Alberto de LimaBarros, Denise Franca058.293.507-50http://lattes.cnpq.br/77848045050546052023-12-22T01:36:33Z2023-12-22T01:36:33Z2016-04-19SANTOS, Daniel Castro. Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10356O objetivo desta pesquisa consiste em analisar qual o discurso ideológico da publicidade vinculada no site de rede social Facebook, de uma marca de cerveja brasileira. Ao buscar alcançar esse objetivo, foi possível problematizar sobre as relações de poder, que neste contexto estão relacionadas aos sentidos que uma publicidade de bebida alcoólica procura instaurar no público receptor. Se tratando de um produto que pode causar dependência, problemas sociais e ser consumido por um público menor de idade, é de grande importância entender quais estratégias discursivas são empregadas pela marca. Para fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura sobre publicidade & propaganda, mídias sociais online, consumo, discurso e ideologia. As fontes foram obtidas por meio de pesquisa documental de cunho qualitativo, que abrangeu dois anos e seis meses, iniciando em Janeiro de 2013 e terminando em Junho de 2015. O corpus de pesquisa foi composto pelas peças publicitárias com maior número de curtidas em cada semestre, distribuída através da página institucional da marca de cerveja Skol no Facebook, o que totalizou dez anúncios compostos pela multimodalidade de imagem e texto. Para identificação da ideologia foram categorizados oito objetos discursivos que compõem três formações discursivas, que são: posicionamento, educando o consumidor e consumo como entretenimento. O método de análise foi a Análise Crítica de Discurso com enfoque no modelo tridimensional de discurso proposto por Fairclough (2001), junto a análise multimodal de Machin & Mayr (2012). Os resultados obtidos sugerem, que a marca de cerveja Skol, procura sustentar a ordem do discurso do consumismo.The objective of this research is to analyze what the ideological discourse of the linked advertising on social networking site Facebook, a Brazilian beer brand. In seeking to achieve this goal, it was possible to question about the relations of power, which in this context are related to the way that an alcoholic beverage demand advertising set up on the receiving audience. If dealing with a product that can cause addiction, social problems and be consumed by an underage audience, it is very important to understand what discursive strategies are employed by the brand. For theoretical foundation was made a literature review about advertising & advertising, online social media, consumer, discourse and ideology. The sources were obtained through desk research of qualitative nature, which lasted two years and six months, starting in January 2013 and ending in June 2015. The research corpus was composed of advertisements with more tanned in each semester , distributed through institutional page of Skol beer brand on Facebook, which totaled ten ads compounds for image and text multimodality. For ideology of identification were categorized eight discursive objects that make up three discursive formations, which are: positioning, educating consumers and consumption as entertainment. The analysis method was Discourse Critical Analysis focused on three-dimensional model of discourse proposed by Fairclough (2001), along with multimodal analysis Machin & Mayr (2012). The results suggest that the Skol beer brand, seeks to sustain consumerism speech order, or market ideology.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisideologyadvertisingcritical discourse analysisideologiapublicidadeanálise crítica de discursoAdministraçãoConsumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileiraConsumption and ideology: a critical analysis of advertising parts of speech on Facebook of a brazilian beer brandinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7011/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20706/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27029/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33406/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39824/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46246/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52576/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59080/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2018Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-09-05T20:45:02Z No. of bitstreams: 1 2016 - Daniel Castro dos Santos.pdf: 2955105 bytes, checksum: f979a756e7825e9d12a172baf71e4498 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-05T20:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Daniel Castro dos Santos.pdf: 2955105 bytes, checksum: f979a756e7825e9d12a172baf71e4498 (MD5) Previous issue date: 2016-04-19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2016 - Daniel Castro dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2503https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10356/1/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpgf8a9e066976be5242cce26958f77ee04MD51TEXT2016 - Daniel Castro dos Santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain303154https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10356/2/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.txt65c6270eb6d3533acab1cc9bbe81abe6MD52ORIGINAL2016 - Daniel Castro dos Santos.pdfDocumento principalapplication/pdf2949897https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10356/3/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf3a221b8996f019c2b35d1d9a30898c89MD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10356/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/103562023-12-21 22:36:33.962oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T01:36:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Consumption and ideology: a critical analysis of advertising parts of speech on Facebook of a brazilian beer brand
title Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira
spellingShingle Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira
Santos, Daniel Castro
ideology
advertising
critical discourse analysis
ideologia
publicidade
análise crítica de discurso
Administração
title_short Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira
title_full Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira
title_fullStr Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira
title_full_unstemmed Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira
title_sort Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira
author Santos, Daniel Castro
author_facet Santos, Daniel Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniel Castro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Severino Joaquim Nunes
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 652.826.984-04
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Severino Joaquim Nunes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leandro, Luiz Alberto de Lima
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Barros, Denise Franca
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 058.293.507-50
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7784804505054605
contributor_str_mv Pereira, Severino Joaquim Nunes
Pereira, Severino Joaquim Nunes
Leandro, Luiz Alberto de Lima
Barros, Denise Franca
dc.subject.eng.fl_str_mv ideology
advertising
critical discourse analysis
topic ideology
advertising
critical discourse analysis
ideologia
publicidade
análise crítica de discurso
Administração
dc.subject.por.fl_str_mv ideologia
publicidade
análise crítica de discurso
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description O objetivo desta pesquisa consiste em analisar qual o discurso ideológico da publicidade vinculada no site de rede social Facebook, de uma marca de cerveja brasileira. Ao buscar alcançar esse objetivo, foi possível problematizar sobre as relações de poder, que neste contexto estão relacionadas aos sentidos que uma publicidade de bebida alcoólica procura instaurar no público receptor. Se tratando de um produto que pode causar dependência, problemas sociais e ser consumido por um público menor de idade, é de grande importância entender quais estratégias discursivas são empregadas pela marca. Para fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura sobre publicidade & propaganda, mídias sociais online, consumo, discurso e ideologia. As fontes foram obtidas por meio de pesquisa documental de cunho qualitativo, que abrangeu dois anos e seis meses, iniciando em Janeiro de 2013 e terminando em Junho de 2015. O corpus de pesquisa foi composto pelas peças publicitárias com maior número de curtidas em cada semestre, distribuída através da página institucional da marca de cerveja Skol no Facebook, o que totalizou dez anúncios compostos pela multimodalidade de imagem e texto. Para identificação da ideologia foram categorizados oito objetos discursivos que compõem três formações discursivas, que são: posicionamento, educando o consumidor e consumo como entretenimento. O método de análise foi a Análise Crítica de Discurso com enfoque no modelo tridimensional de discurso proposto por Fairclough (2001), junto a análise multimodal de Machin & Mayr (2012). Os resultados obtidos sugerem, que a marca de cerveja Skol, procura sustentar a ordem do discurso do consumismo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T01:36:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T01:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Daniel Castro. Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10356
identifier_str_mv SANTOS, Daniel Castro. Consumo e ideologia: uma análise crítica do discurso de peças publicitárias no Facebook de uma marca de cerveja brasileira. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10356/1/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10356/2/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10356/3/2016%20-%20Daniel%20Castro%20dos%20Santos.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/10356/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f8a9e066976be5242cce26958f77ee04
65c6270eb6d3533acab1cc9bbe81abe6
3a221b8996f019c2b35d1d9a30898c89
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108207211741184