O fantasma do futuro: interfaces tecnológicas na animação japonesa Ghost in the Shell (1995)

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Autor(a) principal: Costa, Geovana Siqueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14046
Resumo: A dissertação propõe uma reflexão acerca da construção de uma imagem de futuro feita pela animação japonesa Ghost In The Shell (1995). A intenção é pensar nas interfaces proporcionadas pela tecnologia digital, composição e narrativa, e analisar o modo como a animação utiliza e discursa tecnologicamente. As chaves de análise perpassam os deslocamentos e encontros entre os elementos da cibercultura e da cultura japonesa, mostrando que a imagem de futuro projetada pelo filme não é a do progressismo utópico e nem das distopias incapacitantes, mas a de um futuro ambíguo e possível.
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spelling Costa, Geovana SiqueiraTeixeira, Rebeca Gontijo026.559.497-90http://lattes.cnpq.br/0522023633864556Teixeira, Rebeca GontijoOliveira, Janete da SilvaPereira, Mateus Henrique de FariaTurin, Rodrigo159.802.247-42https://orcid.org/0000-0003-3529-9869http://lattes.cnpq.br/19274343532502732023-12-22T02:54:39Z2023-12-22T02:54:39Z2021-07-09COSTA, Geovana Siqueira. O fantasma do futuro: interfaces tecnológicas na animação japonesa Ghost in the Shell (1995). 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14046A dissertação propõe uma reflexão acerca da construção de uma imagem de futuro feita pela animação japonesa Ghost In The Shell (1995). A intenção é pensar nas interfaces proporcionadas pela tecnologia digital, composição e narrativa, e analisar o modo como a animação utiliza e discursa tecnologicamente. As chaves de análise perpassam os deslocamentos e encontros entre os elementos da cibercultura e da cultura japonesa, mostrando que a imagem de futuro projetada pelo filme não é a do progressismo utópico e nem das distopias incapacitantes, mas a de um futuro ambíguo e possível.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe dissertation proposes a reflection about the future image construction made by the Japanese animation Ghost In The Shell (1995). The attempt is to think the interface between digital technology, composing and narrative, and analyse the way animation use and speech technologically. The analyses key also crosses dislocation and encounters between elements of cyberculture and Japanese culture, showing that the future image projected isn’t the image of progressive utopian neither disabling dystopias , but an ambiguous and possible future.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaiscinemaciberculturaanimação japonesaJapãoanimecybercultureJapanese animationJapanHistóriaO fantasma do futuro: interfaces tecnológicas na animação japonesa Ghost in the Shell (1995)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis*** Fontes: *** Museu Nacional de Arte Moderna de Tōkyō. Filmes Clássicos de Animação Japonesa. 2017. Disponível em: <https://animation.filmarchives.jp/en/>. Acesso em: 30 de maio de 2020. O Fantasma do Futuro (Ghost In The Shell/攻殻機動隊). Direção: Oshii Mamoru. Produção: Mizuo Yoshimasa, Matsumoto Ken, Iyadomi Ken, Ishikawa Mitsuhisa. 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