Representações sociais sobre o não-fracasso escolar: um estudo comparativo entre alunos da rede pública e particular de ensino do interior do estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Eduardo de Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14501
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar o fenômeno social do não-fracasso escolar, buscando comparar indivíduos de escolas públicas e particulares. Esta pesquisa justifica-se na necessidade de investigação dos fatores positivos no ambiente escolar. Utilizamos como principal referência para esta investigação a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, buscando a partir da abordagem estrutural de Jean-Claud Abric identificar o núcleo central e periférico destas representações sociais. Apresentou-se questões relativas ao histórico do fracasso escolar, das ideias pedagógicas, dados nacionais de aprovação e reprovação. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos na coleta de dados o Tarefa de Evocação Livre de Palavras a partir do termo indutor “Passar de Ano” que permitiu ainda uma análise semântica destas respostas e também utilizamos o Inventário de Metas Acadêmicas – IMA, que permitiu avaliar metas/objetivos de realização acadêmica nos participantes. A pesquisa foi realizada em escolas públicas e particulares do interior do estado do Rio de Janeiro, envolvendo 193 indivíduos, sendo 86 indivíduos matriculados em escolas públicas e 107 matriculados em escolas particulares cursando o último ano do ensino médio. Os resultados revelaram que os termos “dedicação”, “faculdade”, “notas” e “trabalho” foram os evocados maior número de vezes por alunos de escolas públicas, configurando este como o provável núcleo central da representação social e para os alunos de escolas privadas os termos mais evocados foram “alívio” e “esforço”, sendo estes o provável núcleo central da representação social desta amostra. O IMA mostrou que não houveram diferenças significativas entre alunos de escolas públicas e escolas privadas no que tange às metas acadêmicas.
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Utilizamos como principal referência para esta investigação a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, buscando a partir da abordagem estrutural de Jean-Claud Abric identificar o núcleo central e periférico destas representações sociais. Apresentou-se questões relativas ao histórico do fracasso escolar, das ideias pedagógicas, dados nacionais de aprovação e reprovação. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos na coleta de dados o Tarefa de Evocação Livre de Palavras a partir do termo indutor “Passar de Ano” que permitiu ainda uma análise semântica destas respostas e também utilizamos o Inventário de Metas Acadêmicas – IMA, que permitiu avaliar metas/objetivos de realização acadêmica nos participantes. A pesquisa foi realizada em escolas públicas e particulares do interior do estado do Rio de Janeiro, envolvendo 193 indivíduos, sendo 86 indivíduos matriculados em escolas públicas e 107 matriculados em escolas particulares cursando o último ano do ensino médio. Os resultados revelaram que os termos “dedicação”, “faculdade”, “notas” e “trabalho” foram os evocados maior número de vezes por alunos de escolas públicas, configurando este como o provável núcleo central da representação social e para os alunos de escolas privadas os termos mais evocados foram “alívio” e “esforço”, sendo estes o provável núcleo central da representação social desta amostra. O IMA mostrou que não houveram diferenças significativas entre alunos de escolas públicas e escolas privadas no que tange às metas acadêmicas.The present study aimed to investigate the social phenomenon of school non-failure, seeking to compare individuals from public and private schools. This research justifies the need to investigate the positive factors in the school environment. We use as main reference for this investigation the Theory of Social Representations of Serge Moscovici, seeking from the structural approach of Jean-Claud Abric to identify the central and peripheral nucleus of these social representations. Questions related to the history of school failure, pedagogical ideas, national data of approval and disapproval were presented. It was a qualitative research, where we used in the data collection the task of free evocation of words from the term inductor "passar de ano" that also allowed a semantic analysis of these answers and also we used the Inventory of Academic Goals - IMA, which allowed to evaluate goals / objectives of academic achievement in the participants. The research was carried out in public and private schools in the state of Rio de Janeiro, involving 193 individuals, 86 individuals enrolled in public schools and 107 enrolled in private schools attending the last year of high school. The results revealed that the terms "dedication", "faculty", "grades" and "work" were the most evoked by public school students, as the probable central nucleus of social representation and for students in schools the most evoked terms were "relief" and "effort", these being the probable central nucleus of the social representation of this sample. The IMA showed that there were no significant differences between students in public schools and private schools in terms of academic goals.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoRepresentações sociaisNão-fracasso escolarEstudo comparativoSocial representationsSchool non-failureComparative studyPsicologiaRepresentações sociais sobre o não-fracasso escolar: um estudo comparativo entre alunos da rede pública e particular de ensino do interior do estado do Rio de JaneiroSocial Representations about school non-failure: a comparative study between students from public and private schools in the interior of the state of Rio de Janeiro.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRIC, J-C. A abordagem estrutural das representações sociais. Estudos interdisciplinares de representação social, v. 2, p. 27-38, 1998. ABRIC, J.-C. 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Miranda, Eduardo de Freitas
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description O presente estudo teve por objetivo investigar o fenômeno social do não-fracasso escolar, buscando comparar indivíduos de escolas públicas e particulares. Esta pesquisa justifica-se na necessidade de investigação dos fatores positivos no ambiente escolar. Utilizamos como principal referência para esta investigação a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, buscando a partir da abordagem estrutural de Jean-Claud Abric identificar o núcleo central e periférico destas representações sociais. Apresentou-se questões relativas ao histórico do fracasso escolar, das ideias pedagógicas, dados nacionais de aprovação e reprovação. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, onde utilizamos na coleta de dados o Tarefa de Evocação Livre de Palavras a partir do termo indutor “Passar de Ano” que permitiu ainda uma análise semântica destas respostas e também utilizamos o Inventário de Metas Acadêmicas – IMA, que permitiu avaliar metas/objetivos de realização acadêmica nos participantes. A pesquisa foi realizada em escolas públicas e particulares do interior do estado do Rio de Janeiro, envolvendo 193 indivíduos, sendo 86 indivíduos matriculados em escolas públicas e 107 matriculados em escolas particulares cursando o último ano do ensino médio. Os resultados revelaram que os termos “dedicação”, “faculdade”, “notas” e “trabalho” foram os evocados maior número de vezes por alunos de escolas públicas, configurando este como o provável núcleo central da representação social e para os alunos de escolas privadas os termos mais evocados foram “alívio” e “esforço”, sendo estes o provável núcleo central da representação social desta amostra. O IMA mostrou que não houveram diferenças significativas entre alunos de escolas públicas e escolas privadas no que tange às metas acadêmicas.
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