Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano/ Câmpus Urutaí - GO: formação profissional, condições de gênero e expectativas de futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12554 |
Resumo: | O objetivo geral desse estudo é verificar como as moças e os rapazes, que cursam o terceiro ano do Técnico em Agropecuária integrado no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, consideram o futuro profissional em relação às expectativas que o curso lhes dá, como compreender como as condições de gênero se inserem nesse processo de formação no que tange às expectativas profissionais de cada aluno quanto ao futuro. Os objetivos específicos foram: i) identificar os motivos que orientam a escolha pelo futuro profissional na área da agropecuária de moças e rapazes; ii) investigar como as condições ou papéis de gênero influenciam a formação em Técnico em Agropecuária; iii) analisar como os papéis de gênero de moças e rapazes se articulam com o projeto de formação adotado pela Instituição; iv) mapear as expectativas desses jovens quanto ao seu futuro após a formação profissional e sua relação com a identidade rural e v) realizar análise crítica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para compreender informações gerais do curso. Na sociedade contemporânea, compreendemos que o conhecimento pode ser algo diferencial nas relações entre os indivíduos, as culturas e as classes sociais. O pressuposto estabelecido é que, para a escolha da profissão, os jovens rurais são influenciados pelos pais que trabalham em atividades agropecuárias, a maioria na agricultura familiar. Vale dizer, que se trata de uma pesquisa qualitativa, cujo método de levantamento de dados foi o Estudo de Caso. Cabe salientar que a faixa etária dessas moças e rapazes é entre 16 e 24 anos de idade. Foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. A partir da interpretação dos dados coletados e da bibliografia estudada foi possível compreender a escolha desses jovens para o curso Técnico em Agropecuária, bem como a formação e o projeto de vida desses alunos, além de identificar as perspectivas da juventude rural. Podemos concluir que a escolha do curso profissionalizante de Técnico em Agropecuária integrado ao nível médio ocorre especialmente para garantirem bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para ingressarem em cursos superiores da mesma área e para terem mais certeza sobre a escolha profissional que impactará diretamente no futuro profissional dessas moças e rapazes. |
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Gonçalves, Patrícia BatistaPereira, Jorge Luiz de Goés949.077.307-72Pereira, Jorge Luiz de GóesSoares, Ana Maria DantasBreitenbach, Raquel936.844.871-04http://lattes.cnpq.br/84070476616132362023-12-22T02:11:30Z2023-12-22T02:11:30Z2020-10-16GONÇALVES, Patrícia Batista. Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano/ Câmpus Urutaí - GO: formação profissional, condições de gênero e expectativas de futuro. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12554O objetivo geral desse estudo é verificar como as moças e os rapazes, que cursam o terceiro ano do Técnico em Agropecuária integrado no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, consideram o futuro profissional em relação às expectativas que o curso lhes dá, como compreender como as condições de gênero se inserem nesse processo de formação no que tange às expectativas profissionais de cada aluno quanto ao futuro. Os objetivos específicos foram: i) identificar os motivos que orientam a escolha pelo futuro profissional na área da agropecuária de moças e rapazes; ii) investigar como as condições ou papéis de gênero influenciam a formação em Técnico em Agropecuária; iii) analisar como os papéis de gênero de moças e rapazes se articulam com o projeto de formação adotado pela Instituição; iv) mapear as expectativas desses jovens quanto ao seu futuro após a formação profissional e sua relação com a identidade rural e v) realizar análise crítica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para compreender informações gerais do curso. Na sociedade contemporânea, compreendemos que o conhecimento pode ser algo diferencial nas relações entre os indivíduos, as culturas e as classes sociais. O pressuposto estabelecido é que, para a escolha da profissão, os jovens rurais são influenciados pelos pais que trabalham em atividades agropecuárias, a maioria na agricultura familiar. Vale dizer, que se trata de uma pesquisa qualitativa, cujo método de levantamento de dados foi o Estudo de Caso. Cabe salientar que a faixa etária dessas moças e rapazes é entre 16 e 24 anos de idade. Foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. A partir da interpretação dos dados coletados e da bibliografia estudada foi possível compreender a escolha desses jovens para o curso Técnico em Agropecuária, bem como a formação e o projeto de vida desses alunos, além de identificar as perspectivas da juventude rural. Podemos concluir que a escolha do curso profissionalizante de Técnico em Agropecuária integrado ao nível médio ocorre especialmente para garantirem bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para ingressarem em cursos superiores da mesma área e para terem mais certeza sobre a escolha profissional que impactará diretamente no futuro profissional dessas moças e rapazes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe general objective of this study is to verify how the girls and boys, who are attending the third year of the Técnico em Agropecuária course integrated at the Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, consider the professional future in relation to the expectations that the course gives, how to understand how the gender conditions are inserted in this formation process in reference of the professional expectations of each student regarding the future. The specific objectives were: i) to identify the reasons that guide the choice for the future professional in the field of agriculture for girls and boys; ii) investigate how conditions or gender roles influence agricultural technician training; iii) analyze how the gender roles of girls and boys are articulated with the training project adopted by the Institution; iv) map the expectations of these young people regarding their future after professional training and their relationship with rural identity and v) perform a critical analysis of the Projeto Pedagógico do Curso (PPC) to understand the general information of the course. In contemporary society, we understand that knowledge can be a differential in the relationships between individuals, cultures and social classes. The established assumption is that, in choosing their profession, rural youth are influenced by their parents who work in agricultural activities, the majority in family farming. Worth saying, that it is a qualitative research, whose method of data collection was the Case Study. It should be noted that age group of these girls and boys is between 16 and 24 years old. The application of questionnaires with open and closed questions was used. From the interpretation of the collected data and the bibliographic study, it was possible to understand the choice of these young people for the Técnico em Agropecuária course, as well as the education and life project of these students, in addition to identifying the perspectives of rural youth. We can conclude that the choice of the vocational training course Técnico em Agropecuária integrated at the high school happens specially to guarantee good performance in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), to get into to the college in the same area and to be more sure about the professional choice that will directly impact the professional future of these girls and boys.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaTécnico em AgropecuáriaFormação ProfissionalGêneroJuventude ruralAgricultural TechnicianProfessional qualificationGenreRural youthEducaçãoEstudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano/ Câmpus Urutaí - GO: formação profissional, condições de gênero e expectativas de futuroStudents of the Technical Course in Agriculture at Instituto Federal Goiano/ Câmpus Urutaí - GO: professional training, gender conditions and expectations for the futureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANTUNES, R. 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O objetivo geral desse estudo é verificar como as moças e os rapazes, que cursam o terceiro ano do Técnico em Agropecuária integrado no Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, consideram o futuro profissional em relação às expectativas que o curso lhes dá, como compreender como as condições de gênero se inserem nesse processo de formação no que tange às expectativas profissionais de cada aluno quanto ao futuro. Os objetivos específicos foram: i) identificar os motivos que orientam a escolha pelo futuro profissional na área da agropecuária de moças e rapazes; ii) investigar como as condições ou papéis de gênero influenciam a formação em Técnico em Agropecuária; iii) analisar como os papéis de gênero de moças e rapazes se articulam com o projeto de formação adotado pela Instituição; iv) mapear as expectativas desses jovens quanto ao seu futuro após a formação profissional e sua relação com a identidade rural e v) realizar análise crítica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para compreender informações gerais do curso. Na sociedade contemporânea, compreendemos que o conhecimento pode ser algo diferencial nas relações entre os indivíduos, as culturas e as classes sociais. O pressuposto estabelecido é que, para a escolha da profissão, os jovens rurais são influenciados pelos pais que trabalham em atividades agropecuárias, a maioria na agricultura familiar. Vale dizer, que se trata de uma pesquisa qualitativa, cujo método de levantamento de dados foi o Estudo de Caso. Cabe salientar que a faixa etária dessas moças e rapazes é entre 16 e 24 anos de idade. Foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. A partir da interpretação dos dados coletados e da bibliografia estudada foi possível compreender a escolha desses jovens para o curso Técnico em Agropecuária, bem como a formação e o projeto de vida desses alunos, além de identificar as perspectivas da juventude rural. Podemos concluir que a escolha do curso profissionalizante de Técnico em Agropecuária integrado ao nível médio ocorre especialmente para garantirem bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para ingressarem em cursos superiores da mesma área e para terem mais certeza sobre a escolha profissional que impactará diretamente no futuro profissional dessas moças e rapazes. |
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