Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB) Ayó: uma experiência em uma escola da rede municipal de educação do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13047 |
Resumo: | A escola é uma das instituições responsáveis pela socialização dos mais jovens. Neste processo de socialização são ensinados conhecimentos e valores, tanto via currículo e práticas pedagógicas de sala de aula, como no contato entre alunos de diferentes origens com visões de mundo diversas. Cabe destacar que esta socialização no ambiente escolar nem sempre se dá de forma harmônica, sem gerar conflitos. Pesquisas no campo das relações étnico-raciais na educação apontam para várias formas de exclusão sofridas por estudantes negros durante sua trajetória escolar. O discurso social pregado na sociedade brasileira – e reproduzido nas escolas – criou estereótipos, barreiras e colocou a população negra em posição de inferioridade. No sentido de eliminar as desigualdades produzidas contra negros e afrodescendentes, nas últimas décadas o Brasil vem criando estruturas legais e ações concretas para efetivar uma educação das relações étnico-raciais. O estímulo à expansão dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), principalmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), foi uma dessas ações. A pesquisa que foi desenvolvida no mestrado, refere-se a um NEAB criado na Escola Municipal Clementino Fraga. O NEAB é mais um esforço para a efetivação da lei nº 10.639/03 dentro da escola, proporcionando um espaço interdisciplinar de discussões sobre a questão racial na sociedade e na escola. Nesta pesquisa, os esforços se concentram em analisar a trajetória histórica, política e pedagógica que marca a criação do NEAB dentro de uma escola de ensino fundamental, bem como refletir acerca das ações que impactam no cotidiano de alunos, professores, comunidade do entorno, com vistas à uma formação antirracista. Entre os dispositivos de encaminhar esta pesquisa estará um vídeo – realizado por outros membros do LEAM – que será produzido com a comunidade escolar, assim como pelo estudo de outros documentos e pelas pistas deixadas nas relações e situações vividas no cotidiano da escola. Este projeto é resultado dos esforços por uma educação embasada nas relações étnico-raciais, fruto do Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídias (LEAM) do qual faço parte |
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Cabe destacar que esta socialização no ambiente escolar nem sempre se dá de forma harmônica, sem gerar conflitos. Pesquisas no campo das relações étnico-raciais na educação apontam para várias formas de exclusão sofridas por estudantes negros durante sua trajetória escolar. O discurso social pregado na sociedade brasileira – e reproduzido nas escolas – criou estereótipos, barreiras e colocou a população negra em posição de inferioridade. No sentido de eliminar as desigualdades produzidas contra negros e afrodescendentes, nas últimas décadas o Brasil vem criando estruturas legais e ações concretas para efetivar uma educação das relações étnico-raciais. O estímulo à expansão dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), principalmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), foi uma dessas ações. A pesquisa que foi desenvolvida no mestrado, refere-se a um NEAB criado na Escola Municipal Clementino Fraga. O NEAB é mais um esforço para a efetivação da lei nº 10.639/03 dentro da escola, proporcionando um espaço interdisciplinar de discussões sobre a questão racial na sociedade e na escola. Nesta pesquisa, os esforços se concentram em analisar a trajetória histórica, política e pedagógica que marca a criação do NEAB dentro de uma escola de ensino fundamental, bem como refletir acerca das ações que impactam no cotidiano de alunos, professores, comunidade do entorno, com vistas à uma formação antirracista. Entre os dispositivos de encaminhar esta pesquisa estará um vídeo – realizado por outros membros do LEAM – que será produzido com a comunidade escolar, assim como pelo estudo de outros documentos e pelas pistas deixadas nas relações e situações vividas no cotidiano da escola. Este projeto é resultado dos esforços por uma educação embasada nas relações étnico-raciais, fruto do Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídias (LEAM) do qual faço parteThe school is one of the institutions responsible for the socialization of the young people. In this process of socialization, knowledges and values are taught, both via curriculum and teaching practices in the classroom and in the contact between students of different origins, with various worldviews. It is worth highlighting that this socialization in the school environment not always occurs in a harmonic way, without generating conflicts. Researches in the field of ethnic-racial relations in the education, point to various ways of exclusion suffered by black students during their school career. The social discourse preached in the brazilian society – and reproduced in schools – created stereotypes, barriers and placed the black population in a position of inferiority. To remove the inequalities produced against blacks and afro-descendants, in the last decades, Brazil has been creating legal structures and concrete actions to implement an education of the ethnic-racial relations. The stimulus to the expansion of the Afro-brazilian Nucleous of Studies (NEABs), especially in the Federal Institutions of Higher Education (IFES), was one of these actions. The research project which I have been developing on the Master`s Degree refers to a NEAB created in the Municipal School Clementino Fraga. The NEAB is one more effort for the realization of the law number 10,639 inside the school, providing an interdisciplinary space of discussions about racial issue in the society and in the school. In this research all efforts are concentrated in analyzing the historical, political and educational trajectory which marks the creation of the NEAB within an elementary school, as well as, to what extent their actions impact on the everyday lives of students, teachers, neighboring community for an anti-racist education. The mechanisms of monitoring of this research will be bound to the production of a video with students, teachers, direction and coordination, as well as through the study of other documents and clues left in the relations and situations lived in the school routine. This project is under discussion in the collective orientations developed in the Laboratory of Studies and Primes Multimedia (LEAM) of which I am a part.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuNEABLei 10.639relações raciaisformação de professoresNEABLaw 10.639race relationsschool educationEducaçãoNúcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB) Ayó: uma experiência em uma escola da rede municipal de educação do Rio de JaneiroCenter of Afro-brazilian studies (NEAB) Ayó: an experience in a school of the municipal education network of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARRETO, M. A. S. C. O núcleo de estudos Afro-brasileiros da UFES: Construção possibilidades no campo da educação. Revista Ensaios e Pesquisa em Educação. 2016.2/VOL. 01. BARRETO, M. A. S. 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A escola é uma das instituições responsáveis pela socialização dos mais jovens. Neste processo de socialização são ensinados conhecimentos e valores, tanto via currículo e práticas pedagógicas de sala de aula, como no contato entre alunos de diferentes origens com visões de mundo diversas. Cabe destacar que esta socialização no ambiente escolar nem sempre se dá de forma harmônica, sem gerar conflitos. Pesquisas no campo das relações étnico-raciais na educação apontam para várias formas de exclusão sofridas por estudantes negros durante sua trajetória escolar. O discurso social pregado na sociedade brasileira – e reproduzido nas escolas – criou estereótipos, barreiras e colocou a população negra em posição de inferioridade. No sentido de eliminar as desigualdades produzidas contra negros e afrodescendentes, nas últimas décadas o Brasil vem criando estruturas legais e ações concretas para efetivar uma educação das relações étnico-raciais. O estímulo à expansão dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), principalmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), foi uma dessas ações. A pesquisa que foi desenvolvida no mestrado, refere-se a um NEAB criado na Escola Municipal Clementino Fraga. O NEAB é mais um esforço para a efetivação da lei nº 10.639/03 dentro da escola, proporcionando um espaço interdisciplinar de discussões sobre a questão racial na sociedade e na escola. Nesta pesquisa, os esforços se concentram em analisar a trajetória histórica, política e pedagógica que marca a criação do NEAB dentro de uma escola de ensino fundamental, bem como refletir acerca das ações que impactam no cotidiano de alunos, professores, comunidade do entorno, com vistas à uma formação antirracista. Entre os dispositivos de encaminhar esta pesquisa estará um vídeo – realizado por outros membros do LEAM – que será produzido com a comunidade escolar, assim como pelo estudo de outros documentos e pelas pistas deixadas nas relações e situações vividas no cotidiano da escola. Este projeto é resultado dos esforços por uma educação embasada nas relações étnico-raciais, fruto do Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídias (LEAM) do qual faço parte |
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2018 |
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SILVA,Gustavo Pinto Alves da. Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (NEAB) Ayó : uma experiência em uma escola da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2018. 102 f.. Dissertação(Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018. |
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