Concepções e práticas de assistência estudantil no Campus Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gutemberg Germano da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12261
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar de que forma as concepções ideológicas e políticas presentes no atual governo federal e na sociedade brasileira tem influenciado a maneira de pensar e de agir dos sujeitos que atuam na condução da política de assistência estudantil de instituições de ensino pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira. A análise empreendida parte do pressuposto de que a política de assistência estudantil é resultante de intensas lutas históricas dos movimentos sociais brasileiros contra os interesses da classe hegemônica que tenta, a qualquer custo, manter o Estado servil aos interesses do grande capital. Então, os profissionais que atuam na área da assistência estudantil possuidores de concepções ideológicas de viés transformador, de caráter distinto da concepção dominante, têm o seguinte desafio a enfrentar: como atuar de forma crítica e transformadora, frente às intensas e constantes ofensivas do capital na contemporaneidade para manter a ordem social de produção e reprodução da vida material? Com a expectativa de responder a esta questão, a investigação empreendida toma como objeto de estudo a estrutura e o funcionamento do trabalho de assistência estudantil de uma unidade escolar da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a saber: o Campus Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que combina técnicas de pesquisas de levantamento com técnicas de pesquisa documental, uma vez que utiliza entrevistas, observação participante e análise de fontes primárias e secundárias. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que além das dezenas de problemas de ordem organizacional e estrutural e de escassez de recursos humanos, financeiros e materiais, o principal problema que a Instituição enfrenta é a falta de percepção por parte de seus sujeitos sobre a sua própria realidade, sobretudo o que se refere à assistência estudantil, de modo que se pode considerar que os sujeitos investigados, em sua grande maioria, estão alienados. A título de conclusão, o trabalho infere que, diante da ofensiva neoliberal na contemporaneidade, os profissionais que atuam na assistência estudantil em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e que optam por uma ação transformadora e distinta daquela que se enquadra nos limites da ordem dominante, precisam adquirir um posicionamento profissional consequente, através da divulgação das atividades que realizam e dos dados quantitativos e qualitativos que levantam, bem como dos documentos que sistematizam. Estes profissionais precisam ainda estabelecer um processo de comunicação entre eles próprios e a comunidade escolar, composta principalmente por membros das camadas populares. Para tanto, eles precisam investir em suas próprias formações. Somente por este caminho, eles conseguirão demonstrar a indispensabilidade da política de assistência estudantil e, de fato, contribuírem para a garantia dos direitos socioassistenciais dos estudantes pertencentes às classes populares.
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A análise empreendida parte do pressuposto de que a política de assistência estudantil é resultante de intensas lutas históricas dos movimentos sociais brasileiros contra os interesses da classe hegemônica que tenta, a qualquer custo, manter o Estado servil aos interesses do grande capital. Então, os profissionais que atuam na área da assistência estudantil possuidores de concepções ideológicas de viés transformador, de caráter distinto da concepção dominante, têm o seguinte desafio a enfrentar: como atuar de forma crítica e transformadora, frente às intensas e constantes ofensivas do capital na contemporaneidade para manter a ordem social de produção e reprodução da vida material? Com a expectativa de responder a esta questão, a investigação empreendida toma como objeto de estudo a estrutura e o funcionamento do trabalho de assistência estudantil de uma unidade escolar da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a saber: o Campus Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que combina técnicas de pesquisas de levantamento com técnicas de pesquisa documental, uma vez que utiliza entrevistas, observação participante e análise de fontes primárias e secundárias. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que além das dezenas de problemas de ordem organizacional e estrutural e de escassez de recursos humanos, financeiros e materiais, o principal problema que a Instituição enfrenta é a falta de percepção por parte de seus sujeitos sobre a sua própria realidade, sobretudo o que se refere à assistência estudantil, de modo que se pode considerar que os sujeitos investigados, em sua grande maioria, estão alienados. A título de conclusão, o trabalho infere que, diante da ofensiva neoliberal na contemporaneidade, os profissionais que atuam na assistência estudantil em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e que optam por uma ação transformadora e distinta daquela que se enquadra nos limites da ordem dominante, precisam adquirir um posicionamento profissional consequente, através da divulgação das atividades que realizam e dos dados quantitativos e qualitativos que levantam, bem como dos documentos que sistematizam. Estes profissionais precisam ainda estabelecer um processo de comunicação entre eles próprios e a comunidade escolar, composta principalmente por membros das camadas populares. Para tanto, eles precisam investir em suas próprias formações. Somente por este caminho, eles conseguirão demonstrar a indispensabilidade da política de assistência estudantil e, de fato, contribuírem para a garantia dos direitos socioassistenciais dos estudantes pertencentes às classes populares.This dissertation aims to examine how the ideological and political conceptions present in the current federal government and in the Brazilian society has influenced the thinking and acting of individuals who work in the conduct of student assistance policy of educational institutions belonged to the Brazilian Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. The undertaken analysis assumes that the political student assistance is the result of intense historical struggles of Brazilian social movements against the interests of the hegemonic class who tries, at all costs, keeps the servile State to the interests of the big capital. So, the professionals who work in the student assistance area possessors of ideological conceptions of transformer bias, of the distinct character, of the dominant conception, have to face the next challenge: how to act critically and transforming way face to the intense and constant offensive of the capital in the contemporary world to keep the social order of production and reproduction of the material life? Expecting to answer this question, the undertaken research has as study object the structure and function of the work of student assistance of a school unit of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, namely: Campus Ariquemes of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO). This is a basic research, of qualitative analysis, of explanatory character, which combines research techniques of type collection with documentary research techniques, since it makes use of interviews, participant observation and analysis of primary and secondary sources. From the analysis of the collected data, it was found that beyond from the dozens of problems of organizational and structural order and lack of human, financial and material resources, the main problem that the institution faces is the lack of awareness on the part of its subjects about their own reality, especially what relates to student assistance, so that we can consider that the investigated subjects, mostly, are alienated. In conclusion, the work implies that, given the neoliberal offensive in the contemporary world, the professionals who work in student assistance in the institutions of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education and choose for a transformative and distinct action from that which fits in the limits of the dominant order, need to acquire a consequential professional placement through the dissemination of the activities they undertake and the quantitative and qualitative data that raise, as well as the documents that systematize. These professionals have still to establish a process of communication among themselves and the school community, composed mainly of members of the lower classes. For this, they need to invest on their own training. Only by this way, they will be able to demonstrate the indispensability of the student assistance policy and, in fact, contribute to guarantee the rights of social assistance of the students belonged to the popular classes.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPolítica SocialAssistência EstudantilEnsino MédioEnsino TécnicoEducação ProfissionalSocial PolicyStudent AssistanceHigh SchoolTechnical EducationProfessional EducationEducaçãoConcepções e práticas de assistência estudantil no Campus Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de RondôniaConcepts and practices of student assistance in the Campus Ariquemes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11575/2014%20-%20Gutemberg%20Germano%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16918/2014%20-%20Gutemberg%20Germano%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23232/2014%20-%20Gutemberg%20Germano%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29610/2014%20-%20Gutemberg%20Germano%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35984/2014%20-%20Gutemberg%20Germano%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42380/2014%20-%20Gutemberg%20Germano%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48762/2014%20-%20Gutemberg%20Germano%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55212/2014%20-%20Gutemberg%20Germano%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3128Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-11-29T18:06:53Z No. of bitstreams: 1 2014 - Gutemberg Germano da Silva.pdf: 6414846 bytes, checksum: f1d4fcdd4d785cfca218520170e8a719 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-29T18:06:53Z (GMT). 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