A educação escolar indígena do povo Guarani M’bya: Uma visão Etnomatemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Bárbara de Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12267
Resumo: A educação escolar indígena vive um enredo de conflito entre os conhecimentos tradicionais indígenas e os não indígenas. Existe a necessidade de articular educação indígena com educação escolar indígena, por meio dos conhecimentos escolares. Porém é importante que nesse processo a cultura indígena seja preservada, respeitada e valorizada. Nesta dissertação apresentamos os resultados, de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o ensino de matemática no Colégio Indígena Estadual Guarani Karaí Kuery Renda do povo guarani M’bya em uma visão etnomatemática. Durante a pesquisa, utilizamos a metodologia de natureza qualitativa, sendo um trabalho descritivo com características etnográficas e assumimos a etnomatemática como um campo teórico. O colégio, onde foi realizada a pesquisa, fica no território Indígena Guarani M’bya, no município de Angra dos Reis, região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Adotamos uma metodologia qualitativa, com observação da rotina da aldeia, entrevistas e questionários, com base no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. Os resultados apontam para dificuldades em matemática provenientes da falta de material didático específico e dificuldades com a língua portuguesa.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12267A educação escolar indígena vive um enredo de conflito entre os conhecimentos tradicionais indígenas e os não indígenas. Existe a necessidade de articular educação indígena com educação escolar indígena, por meio dos conhecimentos escolares. Porém é importante que nesse processo a cultura indígena seja preservada, respeitada e valorizada. Nesta dissertação apresentamos os resultados, de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o ensino de matemática no Colégio Indígena Estadual Guarani Karaí Kuery Renda do povo guarani M’bya em uma visão etnomatemática. Durante a pesquisa, utilizamos a metodologia de natureza qualitativa, sendo um trabalho descritivo com características etnográficas e assumimos a etnomatemática como um campo teórico. O colégio, onde foi realizada a pesquisa, fica no território Indígena Guarani M’bya, no município de Angra dos Reis, região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Adotamos uma metodologia qualitativa, com observação da rotina da aldeia, entrevistas e questionários, com base no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. Os resultados apontam para dificuldades em matemática provenientes da falta de material didático específico e dificuldades com a língua portuguesa.CAPESIndigenous school education is a tangle of conflict between indigenous traditional knowledge and non-indigenous knowledge. There is a need to articulate indigenous education with indigenous school education through academic knowledge. But it is important that in this process the indigenous culture be preserved, respected and valued. In this dissertation we present the results of a research that aimed to analyze the teaching of mathematics at the State Indigenous College Karaí Kuery Renda of the Guarani M'bya indigenous people in an ethnomathematics view. During the research, we used the qualitative methodology, being a descriptive work with ethnographic characteristics and we assumed ethnomathematics as a theoretical field. The school where the research is being carried out is in the Guarani M'bya Indigenous territory, in the municipality of Angra dos Reis, in the southern region of Rio de Janeiro state, Brazil. We adopted a qualitative methodology, with observation of the village routine, interviews and questionnaires, based on the Ubiratan D'Ambrosio's Ethnomathematics Program. The results point to difficulties in mathematics resulting from the lack of specific didactic material.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação escolar indígenaEtnomatemáticaGuarani M’byaEthnomathematicsGuarani M’byaIndigenous school educationAgronomiaEducaçãoA educação escolar indígena do povo Guarani M’bya: Uma visão Etnomatemática.The indigenous school education of the Guarani M'bya people: an ethnomathematics vision.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. (Coleção Pesquisa Qualitativa). Porto Alegre: Artmed, 2009. ALTMANN, L. e ZWETSCH, R. Paíter: o povo Suruí e o compromisso missionário. Chapecó: Cadernos do Povo - PU, 1980. AMADOR, A. P. A geometria das pinturas corporais e o ensino da geometria: um estudo da escola indígena Warara-Awa Assuriní, Tucuruí, Pa. 2015. 96f. 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Marinho, Bárbara de Medeiros
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description A educação escolar indígena vive um enredo de conflito entre os conhecimentos tradicionais indígenas e os não indígenas. Existe a necessidade de articular educação indígena com educação escolar indígena, por meio dos conhecimentos escolares. Porém é importante que nesse processo a cultura indígena seja preservada, respeitada e valorizada. Nesta dissertação apresentamos os resultados, de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o ensino de matemática no Colégio Indígena Estadual Guarani Karaí Kuery Renda do povo guarani M’bya em uma visão etnomatemática. Durante a pesquisa, utilizamos a metodologia de natureza qualitativa, sendo um trabalho descritivo com características etnográficas e assumimos a etnomatemática como um campo teórico. O colégio, onde foi realizada a pesquisa, fica no território Indígena Guarani M’bya, no município de Angra dos Reis, região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Adotamos uma metodologia qualitativa, com observação da rotina da aldeia, entrevistas e questionários, com base no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. Os resultados apontam para dificuldades em matemática provenientes da falta de material didático específico e dificuldades com a língua portuguesa.
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