Expansão e interiorização da rede federal de educação profissional: reflexões sobre a implantação do IFES Campus Ibatiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Felipe Alexandre Lima Fernandes dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12601
Resumo: A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 2008 são os objetos centrais da construção deste trabalho, que compreende a expansão da educação profissional no período após 2003, enquanto um fenômeno de possibilidade de repensar a histórica dualidade que estrutura a educação no Brasil, mais especificamente, na relação entre a educação profissional e a educação básica, instaurados desde o início das primeiras escolas cuja finalidade seria a preparação para o trabalho em algumas profissões ainda no século XIX. Sempre baseada numa dualidade, entre as categorias de trabalho intelectual e trabalho manual, a formação dos trabalhadores em nosso país tem sido marcadas pelas questões de classe e de subordinação ao mercado de trabalho, expressando características da própria formação sociedade brasileira. Baseando-se no conceito do trabalho como princípio educativo, investigou-se as alterações nas políticas públicas para a educação profissional, ocorridas no Brasil, durante os últimos anos, através da análise de dados e documentos institucionais e normativos, levantamento bibliográfico, buscando entender as políticas em implantação como a possibilidade de reduzir a dualidade estrutural. O Decreto nº 5.154/04, que oferece a possibilidade de (re)integração entre o ensino técnico e a educação básica, através da modalidade Ensino Médio Integrado, permitindo a construção do conceito de reintegração como a base da mudança, ocorrendo paralelamente com a interiorização dos Institutos Federais. O estudo do caso da implantação do campus Ibatiba do Instituto Federal do Espírito Santo nos forneceu informações e análises mais específicas da expansão e da interiorização, facilitando a compreensão do processo nacional, permitindo perceber mudanças como a diversificação das possibilidades de formação, de acesso a essas instituições e as características desse público que passaram a frequentar essas escolas de qualidade reconhecida pela sociedade. Alguns aspectos da dualidade histórica com a educação básica foram percebidas, assim como a relação com o mercado de trabalho. Em determinados momentos identificamos mudanças estruturais e em outros foram identificadas a continuação de modelos anteriores
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2016 .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12601A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 2008 são os objetos centrais da construção deste trabalho, que compreende a expansão da educação profissional no período após 2003, enquanto um fenômeno de possibilidade de repensar a histórica dualidade que estrutura a educação no Brasil, mais especificamente, na relação entre a educação profissional e a educação básica, instaurados desde o início das primeiras escolas cuja finalidade seria a preparação para o trabalho em algumas profissões ainda no século XIX. Sempre baseada numa dualidade, entre as categorias de trabalho intelectual e trabalho manual, a formação dos trabalhadores em nosso país tem sido marcadas pelas questões de classe e de subordinação ao mercado de trabalho, expressando características da própria formação sociedade brasileira. Baseando-se no conceito do trabalho como princípio educativo, investigou-se as alterações nas políticas públicas para a educação profissional, ocorridas no Brasil, durante os últimos anos, através da análise de dados e documentos institucionais e normativos, levantamento bibliográfico, buscando entender as políticas em implantação como a possibilidade de reduzir a dualidade estrutural. O Decreto nº 5.154/04, que oferece a possibilidade de (re)integração entre o ensino técnico e a educação básica, através da modalidade Ensino Médio Integrado, permitindo a construção do conceito de reintegração como a base da mudança, ocorrendo paralelamente com a interiorização dos Institutos Federais. O estudo do caso da implantação do campus Ibatiba do Instituto Federal do Espírito Santo nos forneceu informações e análises mais específicas da expansão e da interiorização, facilitando a compreensão do processo nacional, permitindo perceber mudanças como a diversificação das possibilidades de formação, de acesso a essas instituições e as características desse público que passaram a frequentar essas escolas de qualidade reconhecida pela sociedade. Alguns aspectos da dualidade histórica com a educação básica foram percebidas, assim como a relação com o mercado de trabalho. Em determinados momentos identificamos mudanças estruturais e em outros foram identificadas a continuação de modelos anterioresThe creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology and the Federal Network of Vocational and Technological Education in 2008 are the central objects of the construction of this work, which includes the expansion of education in the period after 2003, as a phenomenon of opportunity to rethink the historical duality that structures education in Brazil, specifically the relationship between education and basic education, initiated since the beginning of the first schools whose purpose would be to prepare for work in some professions in the nineteenth century. Always based on a duality between the categories of intellectual and manual labor, training of workers in our country has been marked by issues of class and subordination to the labor market, expressing features of the training itself Brazilian society. Relying on the concept of work as an educational principle, we investigated the changes in public policies for professional education that took place in Brazil in recent years, through data analysis and institutional and normative documents, literature, seeking to understand the implementation of policies such as the possibility of reducing the estrutural. O Decree duality No. 5.154 / 04, which offers the possibility of (re) integration of technical education and basic education, through the Integrated school mode, allowing the construction of the concept of reintegration as the basis change, taking place in parallel with the internalization of the Federal Institutes. The case study of Ibatiba campus implementation of the Federal Institute of the Holy Spirit has provided us with information and more specific analysis of the expansion and internalization, facilitating the understanding of the national process, allowing realize changes such as the diversification of educational opportunities, access to these institutions and the characteristics of the public who came to attend these quality schools recognized by society. Some aspects of the historical duality with basic education were perceived, as well as the relationship with the labor market. At times we identify structural changes and others have identifiedthe continuation of previous modelsapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaeducação profissional;expansão educacionalinteriorizaçãopolíticas públicasprofessional educationeducational expansioninteriorizationpublic policiesEducaçãoExpansão e interiorização da rede federal de educação profissional: reflexões sobre a implantação do IFES Campus IbatibaExpansion and internalization of the federal network of professional education: reflections on the implantation of the IFES Campus Ibatibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALGEBAILE, Eveline B. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, Faperj, 2009. ALVES, Nilda. Juventudes e inserção profissional. Lisboa: Educa & Ui&DCE, 2008. CASTELLS, Manuel. 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interiorization
public policies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 2008 são os objetos centrais da construção deste trabalho, que compreende a expansão da educação profissional no período após 2003, enquanto um fenômeno de possibilidade de repensar a histórica dualidade que estrutura a educação no Brasil, mais especificamente, na relação entre a educação profissional e a educação básica, instaurados desde o início das primeiras escolas cuja finalidade seria a preparação para o trabalho em algumas profissões ainda no século XIX. Sempre baseada numa dualidade, entre as categorias de trabalho intelectual e trabalho manual, a formação dos trabalhadores em nosso país tem sido marcadas pelas questões de classe e de subordinação ao mercado de trabalho, expressando características da própria formação sociedade brasileira. Baseando-se no conceito do trabalho como princípio educativo, investigou-se as alterações nas políticas públicas para a educação profissional, ocorridas no Brasil, durante os últimos anos, através da análise de dados e documentos institucionais e normativos, levantamento bibliográfico, buscando entender as políticas em implantação como a possibilidade de reduzir a dualidade estrutural. O Decreto nº 5.154/04, que oferece a possibilidade de (re)integração entre o ensino técnico e a educação básica, através da modalidade Ensino Médio Integrado, permitindo a construção do conceito de reintegração como a base da mudança, ocorrendo paralelamente com a interiorização dos Institutos Federais. O estudo do caso da implantação do campus Ibatiba do Instituto Federal do Espírito Santo nos forneceu informações e análises mais específicas da expansão e da interiorização, facilitando a compreensão do processo nacional, permitindo perceber mudanças como a diversificação das possibilidades de formação, de acesso a essas instituições e as características desse público que passaram a frequentar essas escolas de qualidade reconhecida pela sociedade. Alguns aspectos da dualidade histórica com a educação básica foram percebidas, assim como a relação com o mercado de trabalho. Em determinados momentos identificamos mudanças estruturais e em outros foram identificadas a continuação de modelos anteriores
publishDate 2016
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