Estratégia de operações, logística nos serviços de concretagem: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Murilo Barbosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15307
Resumo: Esta dissertação relata um estudo exploratório realizado em uma empresa subsidiária brasileira na prestação de serviços de concretagem, sobre os impactos das características dos serviços de concretagem, na formulação da estratégia de operações, o planejamento logístico e seus respectivos reflexos no serviço ao cliente. Por meio de um estudo de caso, foram abordadas as questões relativas à formulação da estratégia de operações, a saber: integração vertical, localização de instalações e capacidade produtiva, à luz dos objetivos de desempenho, além de questões envolvendo a logística de distribuição, política de estoques e armazenagem. Foram entrevistados cinco gestores e um analista, representantes das áreas responsáveis pelas operações, logística e comercialização dos serviços da empresa. As entrevistas, realizadas entre janeiro e maio de 2010, foram elaboradas de forma semiestruturada, contendo questões fechadas, com alternativas fixas de resposta, e questões semiabertas ou focadas. Foram aplicados também três questionários: dois voltados ao gestor principal de uma das filiais da empresa, e um voltado a um grupo de clientes de empresas prestadoras de serviços de concretagem. As conclusões indicam que o tempo de pega e endurecimento do concreto, e a programação de obra, exercem uma influência direta na estratégia de operações e na logística da empresa estudada são. A qualidade e a confiabilidade são as prioridades competitivas responsáveis pelo controle, limitado, da demanda. A empresa controla diretamente todas as atividades-fim, e está fortemente orientada para o mercado. Recomenda-se que nos próximos estudos seja feito um reconhecimento da concorrência
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spelling Salles, Murilo BarbosaOliveira, Saulo Barbará de244.340.867-15http://lattes.cnpq.br/0247628533800844Frujuelle, RosanaOliveira, Murilo Alvarenga de053.310.227-82http://lattes.cnpq.br/90294489922299512023-12-22T03:13:25Z2023-12-22T03:13:25Z2010-07-30Salles, Murilo Barbosa. Estratégia de operações, logística nos serviços de concretagem: um estudo de caso. 2010. 121 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15307Esta dissertação relata um estudo exploratório realizado em uma empresa subsidiária brasileira na prestação de serviços de concretagem, sobre os impactos das características dos serviços de concretagem, na formulação da estratégia de operações, o planejamento logístico e seus respectivos reflexos no serviço ao cliente. Por meio de um estudo de caso, foram abordadas as questões relativas à formulação da estratégia de operações, a saber: integração vertical, localização de instalações e capacidade produtiva, à luz dos objetivos de desempenho, além de questões envolvendo a logística de distribuição, política de estoques e armazenagem. Foram entrevistados cinco gestores e um analista, representantes das áreas responsáveis pelas operações, logística e comercialização dos serviços da empresa. As entrevistas, realizadas entre janeiro e maio de 2010, foram elaboradas de forma semiestruturada, contendo questões fechadas, com alternativas fixas de resposta, e questões semiabertas ou focadas. Foram aplicados também três questionários: dois voltados ao gestor principal de uma das filiais da empresa, e um voltado a um grupo de clientes de empresas prestadoras de serviços de concretagem. As conclusões indicam que o tempo de pega e endurecimento do concreto, e a programação de obra, exercem uma influência direta na estratégia de operações e na logística da empresa estudada são. A qualidade e a confiabilidade são as prioridades competitivas responsáveis pelo controle, limitado, da demanda. A empresa controla diretamente todas as atividades-fim, e está fortemente orientada para o mercado. Recomenda-se que nos próximos estudos seja feito um reconhecimento da concorrênciaThis dissertation reports an exploratory study in a Brazilian subsidiary in providing concreting hereinafter called Alfa, on the impacts of the characteristics of concreting services in the formulation of operations strategy, logistics planning and their reflections in client service. Based on the methodology of the case study were addressed issues related to structural decisions concerning the strategy formulation of operations, namely, vertical integration, facility location and capacity, in the heart of compeititve priorities, and issues involving logistics distribution, warehousing and inventory policy. Five managers and one analyst were interviewed. They were representatives of the areas responsible for operations, logistics and marketing services of the company. The interviews, conducted between January and May 2010, have been developed semi-structured, with closed questions with fixed response alternatives, and semi-open questions. Were applied to three questionnaires: two facing the manager than one of the subsidiaries of the company, and one devoted to a client group of providing services concreting companies. The findings indicate that the variables that exert a direct influence on operations strategy and logistics of the studied enterprise are: time of catch and hardening of concrete and programming work. Quality and reliability are competitive priorities which are responsible for a control, even if limited, of demand. The company maintains direct control of all core activities, and is strongly oriented towards the market. It is recommended that further studies be done in a more thorough recognition of how it behaves concurrenceapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais Aplicadasestratégia de operaçõeslogísticaserviços de concretagemoperations strategylogisticsconcreting servicesAdministraçãoEstratégia de operações, logística nos serviços de concretagem: um estudo de casoOperations strategy and logistics in concreting services: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisABESC. Concreto dosado em central. São Paulo. 2007. 36 p. (Manual da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem do Brasil). BALLOU, Ronald.H . Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1993. _________________ Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5 ed. 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description Esta dissertação relata um estudo exploratório realizado em uma empresa subsidiária brasileira na prestação de serviços de concretagem, sobre os impactos das características dos serviços de concretagem, na formulação da estratégia de operações, o planejamento logístico e seus respectivos reflexos no serviço ao cliente. Por meio de um estudo de caso, foram abordadas as questões relativas à formulação da estratégia de operações, a saber: integração vertical, localização de instalações e capacidade produtiva, à luz dos objetivos de desempenho, além de questões envolvendo a logística de distribuição, política de estoques e armazenagem. Foram entrevistados cinco gestores e um analista, representantes das áreas responsáveis pelas operações, logística e comercialização dos serviços da empresa. As entrevistas, realizadas entre janeiro e maio de 2010, foram elaboradas de forma semiestruturada, contendo questões fechadas, com alternativas fixas de resposta, e questões semiabertas ou focadas. Foram aplicados também três questionários: dois voltados ao gestor principal de uma das filiais da empresa, e um voltado a um grupo de clientes de empresas prestadoras de serviços de concretagem. As conclusões indicam que o tempo de pega e endurecimento do concreto, e a programação de obra, exercem uma influência direta na estratégia de operações e na logística da empresa estudada são. A qualidade e a confiabilidade são as prioridades competitivas responsáveis pelo controle, limitado, da demanda. A empresa controla diretamente todas as atividades-fim, e está fortemente orientada para o mercado. Recomenda-se que nos próximos estudos seja feito um reconhecimento da concorrência
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