O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8742 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a forma com que são construídas e mantidas as relações comerciais entre as empresas e os produtores de soja no sudeste Mato-Grossense (Brasil), valendo-se da sociologia econômica como principal abordagem teórico-metodológica. Para tanto, conciliou-se um amplo conjunto de técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, como revisão bibliográfica, análise estatística, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados apontam que apesar de a soja se caracterizar como um mercado padronizado, com preço estabelecido internacionalmente, pautada em um comércio global, dominada por empresas transnacionais e com expressiva participação dos grandes proprietários rurais, isto não significa que esse mercado esteja protegido das dinâmicas locais e imune à influência e interferência das questões sociais, históricas, políticas e culturais. Apesar do preço do produto, das condições de pagamento, dos prazos etc. serem fatores condicionantes da transação mercantil, em muitas situações eles não são os elementos determinantes dessas relações, que perpassa o histórico de relacionamento, confiança, amizade, vínculos familiares, reciprocidade, valores morais, reputações etc. |
id |
UFRRJ-1_b8d8ee46f5fdb097cb1f062c39b866a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/8742 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Wesz Junior, Valdemar João2023-07-06T17:53:12Z2023-07-06T17:53:12Z2019-02-09WESZ JUNIOR, V. J. O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica. Dados: revista de ciências sociais, v. 62, p. 1-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/001152582019170. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/218/21868614001/16784588https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8742O objetivo deste trabalho é analisar a forma com que são construídas e mantidas as relações comerciais entre as empresas e os produtores de soja no sudeste Mato-Grossense (Brasil), valendo-se da sociologia econômica como principal abordagem teórico-metodológica. Para tanto, conciliou-se um amplo conjunto de técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, como revisão bibliográfica, análise estatística, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados apontam que apesar de a soja se caracterizar como um mercado padronizado, com preço estabelecido internacionalmente, pautada em um comércio global, dominada por empresas transnacionais e com expressiva participação dos grandes proprietários rurais, isto não significa que esse mercado esteja protegido das dinâmicas locais e imune à influência e interferência das questões sociais, históricas, políticas e culturais. Apesar do preço do produto, das condições de pagamento, dos prazos etc. serem fatores condicionantes da transação mercantil, em muitas situações eles não são os elementos determinantes dessas relações, que perpassa o histórico de relacionamento, confiança, amizade, vínculos familiares, reciprocidade, valores morais, reputações etc.GEMAPIESP/UERJhttps://www.redalyc.org/journal/218/21868614001/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJMercado da sojaRelações de trocaSociologia econômicaMato GrossoO mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALO mercado da soja no sudeste de Mato Grosso(Brasil)_ uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia economica.pdfO mercado da soja no sudeste de Mato Grosso(Brasil)_ uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia economica.pdfapplication/pdf743348https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8742/1/O%20mercado%20da%20soja%20no%20sudeste%20de%20Mato%20Grosso%28Brasil%29_%20uma%20an%c3%a1lise%20das%20rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20produtores%20rurais%20e%20empresas%20a%20partir%20da%20sociologia%20economica.pdf737d0d481f4771d5f3f1308a2526201dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8742/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTO mercado da soja no sudeste de Mato Grosso(Brasil)_ uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia economica.pdf.txtO mercado da soja no sudeste de Mato Grosso(Brasil)_ uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia economica.pdf.txtExtracted texttext/plain93587https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8742/3/O%20mercado%20da%20soja%20no%20sudeste%20de%20Mato%20Grosso%28Brasil%29_%20uma%20an%c3%a1lise%20das%20rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20produtores%20rurais%20e%20empresas%20a%20partir%20da%20sociologia%20economica.pdf.txt22a6c4091c6d7fcb7fbe8bdb894a324bMD53THUMBNAILO mercado da soja no sudeste de Mato Grosso(Brasil)_ uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia economica.pdf.jpgO mercado da soja no sudeste de Mato Grosso(Brasil)_ uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia economica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1512https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8742/4/O%20mercado%20da%20soja%20no%20sudeste%20de%20Mato%20Grosso%28Brasil%29_%20uma%20an%c3%a1lise%20das%20rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20produtores%20rurais%20e%20empresas%20a%20partir%20da%20sociologia%20economica.pdf.jpgcdd56621808b81178675bf26c1ab8dc7MD5420.500.14407/87422023-12-27 05:50:37.086oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/8742Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-27T08:50:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica |
title |
O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica |
spellingShingle |
O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica Wesz Junior, Valdemar João Mercado da soja Relações de troca Sociologia econômica Mato Grosso |
title_short |
O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica |
title_full |
O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica |
title_fullStr |
O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica |
title_full_unstemmed |
O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica |
title_sort |
O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica |
author |
Wesz Junior, Valdemar João |
author_facet |
Wesz Junior, Valdemar João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wesz Junior, Valdemar João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado da soja Relações de troca Sociologia econômica Mato Grosso |
topic |
Mercado da soja Relações de troca Sociologia econômica Mato Grosso |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar a forma com que são construídas e mantidas as relações comerciais entre as empresas e os produtores de soja no sudeste Mato-Grossense (Brasil), valendo-se da sociologia econômica como principal abordagem teórico-metodológica. Para tanto, conciliou-se um amplo conjunto de técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, como revisão bibliográfica, análise estatística, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados apontam que apesar de a soja se caracterizar como um mercado padronizado, com preço estabelecido internacionalmente, pautada em um comércio global, dominada por empresas transnacionais e com expressiva participação dos grandes proprietários rurais, isto não significa que esse mercado esteja protegido das dinâmicas locais e imune à influência e interferência das questões sociais, históricas, políticas e culturais. Apesar do preço do produto, das condições de pagamento, dos prazos etc. serem fatores condicionantes da transação mercantil, em muitas situações eles não são os elementos determinantes dessas relações, que perpassa o histórico de relacionamento, confiança, amizade, vínculos familiares, reciprocidade, valores morais, reputações etc. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-06T17:53:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-06T17:53:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WESZ JUNIOR, V. J. O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica. Dados: revista de ciências sociais, v. 62, p. 1-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/001152582019170. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/218/21868614001/ |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8742 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
16784588 |
identifier_str_mv |
WESZ JUNIOR, V. J. O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica. Dados: revista de ciências sociais, v. 62, p. 1-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/001152582019170. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/218/21868614001/ 16784588 |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IESP/UERJ |
publisher.none.fl_str_mv |
IESP/UERJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://www.redalyc.org/journal/218/21868614001/ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8742/1/O%20mercado%20da%20soja%20no%20sudeste%20de%20Mato%20Grosso%28Brasil%29_%20uma%20an%c3%a1lise%20das%20rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20produtores%20rurais%20e%20empresas%20a%20partir%20da%20sociologia%20economica.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8742/2/license.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8742/3/O%20mercado%20da%20soja%20no%20sudeste%20de%20Mato%20Grosso%28Brasil%29_%20uma%20an%c3%a1lise%20das%20rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20produtores%20rurais%20e%20empresas%20a%20partir%20da%20sociologia%20economica.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/8742/4/O%20mercado%20da%20soja%20no%20sudeste%20de%20Mato%20Grosso%28Brasil%29_%20uma%20an%c3%a1lise%20das%20rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20produtores%20rurais%20e%20empresas%20a%20partir%20da%20sociologia%20economica.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
737d0d481f4771d5f3f1308a2526201d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 22a6c4091c6d7fcb7fbe8bdb894a324b cdd56621808b81178675bf26c1ab8dc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810107965325180928 |