A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinco, Jefferson de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13748
Resumo: O urbano pós-moderno apresenta desafios interpretativos que já foram enfrentados por importantes autores dentro da geografia. Entretanto, o quadro elucidativo foi construído visando explicar os processos observados em grandes metrópoles financeiras, nas cidades que são o coração da economia capitalista contemporânea. Nossa intenção se volta para as cidades consideradas históricas, em geral, cidades pequenas ou médias, que possuem um considerável nível de preservação de seus monumentos. Essas cidades-patrimônio ascendem no, século XX, como importantes espaços destinados a cultura, a história, a memória e ao lazer e seus perímetros urbano-históricos são produzidos para se tornarem espaços de consumo visual. A pós-modernidade chega ao urbano a partir da culturalização do planejamento citadino, uma série de preservações, restaurações e invenções são aplicadas na cidade objetivando desenvolver formas e histórias que sejam atrativas aos olhos e assim mobilizem desejos de consumo. Patrimonialização, espetacularização e festivalização são processos que se unem e formam uma tríade, que constrói cenários utilizando a valorização estética do passado, ou do que se imagina e se quer produzir como passado, para constituir rendas de monopólio através da exploração de características urbanas distintivas, únicas em todo país. Logo, é Paraty e sua festa literária que aguçam nossos olhares e nos motivam a interpretar os intensos processos que incidem sobre o urbano e acabam assim por fragmentá-lo e esfacelá-lo devido à produção desigual do espaço. A intensa periferização a qual a cidade foi submetida, no momento em que seu centro histórico começou a ser produzido como uma mercadoria-cultural de luxo, responde aos ideais da constituição de simulacros urbanos pós-modernos em que tudo e todos são transformados em imagem e rendidos ao império do dinheiro, degradando toda sociabilidade, outrora tão efusiva e extasiante na pacata cidade isolada entre a planície e a serra
id UFRRJ-1_b97f78afcde358d3976c57606a53b7ff
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/13748
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Vinco, Jefferson de OliveiraBotelho, Maurilio Lima07184279719http://lattes.cnpq.br/8497914267709973Botelho, Maurilio LimaOliveira, Leandro Dias deCosta, Maria de Fátima Tardin15121863764http://lattes.cnpq.br/08392079450198292023-12-22T02:50:40Z2023-12-22T02:50:40Z2017-09-26Vinco, Jefferson de Oliveira. A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip. 2017. [119 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13748O urbano pós-moderno apresenta desafios interpretativos que já foram enfrentados por importantes autores dentro da geografia. Entretanto, o quadro elucidativo foi construído visando explicar os processos observados em grandes metrópoles financeiras, nas cidades que são o coração da economia capitalista contemporânea. Nossa intenção se volta para as cidades consideradas históricas, em geral, cidades pequenas ou médias, que possuem um considerável nível de preservação de seus monumentos. Essas cidades-patrimônio ascendem no, século XX, como importantes espaços destinados a cultura, a história, a memória e ao lazer e seus perímetros urbano-históricos são produzidos para se tornarem espaços de consumo visual. A pós-modernidade chega ao urbano a partir da culturalização do planejamento citadino, uma série de preservações, restaurações e invenções são aplicadas na cidade objetivando desenvolver formas e histórias que sejam atrativas aos olhos e assim mobilizem desejos de consumo. Patrimonialização, espetacularização e festivalização são processos que se unem e formam uma tríade, que constrói cenários utilizando a valorização estética do passado, ou do que se imagina e se quer produzir como passado, para constituir rendas de monopólio através da exploração de características urbanas distintivas, únicas em todo país. Logo, é Paraty e sua festa literária que aguçam nossos olhares e nos motivam a interpretar os intensos processos que incidem sobre o urbano e acabam assim por fragmentá-lo e esfacelá-lo devido à produção desigual do espaço. A intensa periferização a qual a cidade foi submetida, no momento em que seu centro histórico começou a ser produzido como uma mercadoria-cultural de luxo, responde aos ideais da constituição de simulacros urbanos pós-modernos em que tudo e todos são transformados em imagem e rendidos ao império do dinheiro, degradando toda sociabilidade, outrora tão efusiva e extasiante na pacata cidade isolada entre a planície e a serraPost-modern urban presents interpretative challenges that were faced by important authors within Geography. However, the elucidated framework was constructed looking forward to explain the observed processes in large financial metropolis, in the cities that are the heart of the contemporary capitalist economy. Our intention turns to the considered historic cities, in general, small or medium- sized cities, that has a considerable level of preservation of its monuments. These Heritage cities ascends, in 20th century, as important spaces destined to culture, history, memory and leisure and its urbans-historical perimeters are produced to become spaces of visual consumption. The post-modernity comes to the urban from the culturalization of city planning, a series of preservation, restorations and inventions are applied in the city in order to develop forms and stories that can be attractive to the eyes and this way mobilizing the desires of consumption. Patrimonialization, spectacularization and festivalization are processes that unites together and form a triad which builds scenarios using the aesthetic valorization of the past and of what is imagined and is wanted to be produced as past, to constitute a monopoly's income through the exploration of distinctives urbans characteristics, unique in all the country. Therefore, is Paraty and its literally party that sharpens our eyes and motivate us to interpret the intense processes that incur on the urban and ends up fragmenting and crushing itself, due to the unequal production of the space. The intense peripherisation of which the city was submitted, in the very moment where its historic center started to be produced as a luxury cultural-merchandise, which responds to the ideals of the constitution of urbans postmodern simulacrums in which everything and everyone are transformed in images and surrendered to the empire of money, degradating all sociability, formerly so effusive and ravishing in the quiet isolated city between the lowland and the mountain rangeapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de TecnologiaEspetacularizaçãoPatrimonializaçãoFestivalizaçãoPós-modernidadeParatySpectacularizationPatrimonializationFestivalizationPost-modernityParatyGeografiaA cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flipThe historic city in postmodernity. the urban production to the visual consumption – looks over Paraty and the flipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDERSON, Perry. As origens da Pós-modernidade. Rio de Janeiro. Zahar, 1999. ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia. A Cidade do Pensamento Único. Rio de Janeiro. Vozes, 2013. 8ªed. ARANTES, Otília. Berlim e Barcelona: duas imagens estratégicas. São Paulo. Annablume. 2012. BATALLER, Maria Alba Sargatal; BOTELHO, Maurílio Lima. O estudo da gentrificação. Revista Continentes n. 1, p. 9-37, jul.2012. BAUDRILLARD, Jean. Modernity. Canadian Journal of political and social theory. Volume XI, Nº 3. 1987. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro, Zahar. 2001. CHOYA, Françoise. A Alegria do Patrimônio. São Paulo. Estação da Liberdade: Unesp. 2006. COMPANS, Rose. Intervenções de Recuperação de Zonas Urbanas Centrais: Experienciais Nacionais e Internacionais. s/d. CONSCIÊNCIA, Ana. Postal Paraty. dARQ, FCTUC Coimbra, 2009. COSTA, E. B. Totalidade Urbana e Totalidade-Mundo: As Cidades Coloniais Barrocas Face à Patrimonialização Global. Tese, USP, 2011. COSTA, E. B. Fundamentos de uma emergente patrimonialização global. GEOGRAFIA, Rio Claro, V.39, nº2, p.241-256, mai./ago. 2014. COSTA, E. B. Cidades, Imagem e Patrimônio: consideração metodológica. X ENANPEGE, São Paulo, 2013. COSTA, E. B. Refuncionalização de Patrimônio Cultural e a Nova Racionalidade da Organização Sócio-Espacial em Núcleos Urbanos Tombados. Estudos Geográficos – Rio Claro. 2008. COSTA, E. B; SCARLATO, F. C. As fases de (Re)Produção do Patrimônio Histórico Brasileiro: Interpretação e Valorização da Paisagem Urbana da Gênese Colonial à Mercantilização das Cidades Históricas no Brasil. OLAM – Ciência e Tecnologia –Rio Claro – ano IX, Vol.9. 2009. COTRIM, Cassio Ramiro Mohallem. Villa de Paraty. Capivara, Rio de Janeiro. 2012. CRUZ, Rita de Cássia Arizada.“Patrimonialização do patrimônio”: ensaio sobre a relação entre turismo, “patrimônio cultural” e produção do espaço. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, Nº31, pp.95-104, 2012. CUNHA, Cláudia Reis e. Alois Riegl e “O culto moderno dos monumentos”. Revista CPC, São Paulo, v.1, n.2, p.6-16, maio/out. 2006. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 2003. 117 DEFFONTAINES, Pierre. Como se constituiu no Brasil a rede das cidades. In: Boletim Geográfico, ano II, n.14 e 15, maio e junho, 1944. EAGLETON, Terry. A ideia de Cultura. 2003. GIRELLI, Luciana. GIRELLI, Luciana. A lógica cultural do capitalismo contemporâneo a partir da obra de Fredric Jameson. Universidade Federal do Espírito Santo. PPG em Política Social, Vitória, 2011. HALL, Peter. Cidades do amanhã. São Paulo, Editora Perspectiva. 2002. HARVEY, David. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Espaço & Debates n. 39. 1996. HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. ANNBLUME, 2003. HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. Edições Loyola, São Paulo. 2013. HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados. São Paulo. Companhia das Letras. 2013 JACQUES, P.B. Espetacularização urbana contemporânea. Caderno PPG-AU. ANO II – Número especial, 2004. JAMESON, Fredric. A Estética da Singularidade. Fronteira do Pensamento - UFRGS. Porto Alegre. 2011. JAPPE, Anselm. O reino da contemplação passiva. 2011. JAPPE, Anselm. Guy Debord. Editora Vozes. Petrópolis. 1999. KURZ, Robert. A Degradação da Cultura. Folha de São Paulo. 1998. KURZ, Robert. O Fantasma das Belas Artes: Porque já não pode a sociedade reflectir sobre si mesma na modernidade. Folha de São Paulo. 1999. KURZ, Robert. O Sentido Cultural do Século XXI: Orientação simbólica e nova crítica social. Folha de São Paulo. 1999. KURZ, Robert. A Estética da Modernização: Da cisão à integração negativa da arte. Folha de São Paulo. 1999. LEFEBVRE, Henri. Espaço e Política. UFMG, Minas Gerais. 2005. LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. Centauro. São Paulo. 2013. LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo. Companhia das Letras. 2011. LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo. Companhia das Letras. 2015. LUCHIARI, M.T.D. A Reinvenção do Patrimônio Histórico no Consumo das Cidades. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo. 2005 118 LUCHIARI, M.T.D. Centros Históricos – Mercantilização do Patrimônio e Territorialidades do Patrimônio Cultural Urbano. GEOgraphia. Ano7, Nº14. 2006. MONNET, Jerôme. O álibi do patrimônio: crise da cidade, gestão urbana e nostalgia do passado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Número 24/1996. MOURE, Laura Bahia Ramos. INBI-SU – Resultados parciais de Parati, Petrópolis e Praça XV. In: CORREIA, Maria Rosa (Org.). Oficina de Estudos de Preservação – Coletânea I. Rio de Janeiro, 2008. PESTANA, Til. Sobre o tema da gestão do patrimônio cultural. S/d PRIESTER, Mariana Freitas. Os olhares sobre o bairro histórico de Paraty/RJ: análise de intervenções na arquitetura civil e no espaço público. Dissertação. IPHAN, 2015. PRIORE, Mary del. Festas e utopias no Brasil colonial. São Paulo. Editora brasiliense. 1994. RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos. Edições 70, 2013. RODRIGUES. Donizete. Patrimônio cultural, memória social e identidade: uma abordagem antropológica. Universidade da Beira Interior. Center of Research in Anthropology, Lisboa, 2012. SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades na virada do século: Agentes, estratégias e escalas de ação política. Revista de Sociologia e Política. Curitiba. 2001. SÁNCHEZ, Fernanda. Produção de sentido e produção do espaço: Convergências discursivas nos grandes projetos urbanos. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n°107, 2004. SAN´TANNA, Márcia. A Cidade-Atração: Patrimônio e valorização de áreas centrais no Brasil dos anos 90. Caderno PPG-AU. ANO II – Número especial, 2004. SILVEIRA, Carmem Beatriz. O enfoque urbanístico-cultural no planejamento a partir da década de 1980: os projetos de revitalização na cidade do Rio de Janeiro. Caderno PPG-AU. ANO II – Número especial, 2004. SMITH, Neil. The new urban frontier: Gentrification and the revanchist city. Routledge. New York. 2005. SOJA, Edward. Geografias Pós-modernas. Rio de Janeiro. Zahar. 1993. SOUZA, Marina de Mello e. Parati: a cidade e as festas. Rio de Janeiro. Editora UFRJ. 1994. VAZ, L. F. A culturalização do planejamento e da cidade: novos modelos? Caderno PPG-AU. ANO II – Número especial, 2004. WINTER, Rafael. Paisagem cultural e patrimônio. IPHAN. Rio de Janeiro. 2007. ZUKIN, Sharon. The culture of cities. Oxford, Blackwell, 1995. 119 ZUKIN, Sharon. Paisagens urbanas pós-modernas: Mapeando cultura e poder. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n°24, 1996https://tede.ufrrj.br/retrieve/64847/2017%20-%20Jefferson%20de%20Oliveira%20Vinco.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4585Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-04-29T14:02:16Z No. of bitstreams: 1 2017 - Jefferson de Oliveira Vinco.pdf: 2790614 bytes, checksum: 3f64812523f99bce1fc069eef2c667ec (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-29T14:02:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Jefferson de Oliveira Vinco.pdf: 2790614 bytes, checksum: 3f64812523f99bce1fc069eef2c667ec (MD5) Previous issue date: 2017-09-26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2017 - Jefferson de Oliveira Vinco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg6698https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13748/1/2017%20-%20Jefferson%20de%20Oliveira%20Vinco.pdf.jpg6bc91bfdc0b9e00972a7ed5b8abf9a25MD51TEXT2017 - Jefferson de Oliveira Vinco.pdf.txtExtracted Texttext/plain364964https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13748/2/2017%20-%20Jefferson%20de%20Oliveira%20Vinco.pdf.txtacac67608a0b6c017ab8d3e116376214MD52ORIGINAL2017 - Jefferson de Oliveira Vinco.pdfJefferson de Oliveira Vincoapplication/pdf2790614https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13748/3/2017%20-%20Jefferson%20de%20Oliveira%20Vinco.pdf3f64812523f99bce1fc069eef2c667ecMD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13748/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/137482023-12-21 23:50:40.768oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:50:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
dc.title.alternative.por.fl_str_mv The historic city in postmodernity. the urban production to the visual consumption – looks over Paraty and the flip
title A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
spellingShingle A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
Vinco, Jefferson de Oliveira
Espetacularização
Patrimonialização
Festivalização
Pós-modernidade
Paraty
Spectacularization
Patrimonialization
Festivalization
Post-modernity
Paraty
Geografia
title_short A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
title_full A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
title_fullStr A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
title_full_unstemmed A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
title_sort A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
author Vinco, Jefferson de Oliveira
author_facet Vinco, Jefferson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinco, Jefferson de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, Maurilio Lima
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 07184279719
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8497914267709973
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Botelho, Maurilio Lima
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Leandro Dias de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Costa, Maria de Fátima Tardin
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15121863764
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0839207945019829
contributor_str_mv Botelho, Maurilio Lima
Botelho, Maurilio Lima
Oliveira, Leandro Dias de
Costa, Maria de Fátima Tardin
dc.subject.por.fl_str_mv Espetacularização
Patrimonialização
Festivalização
Pós-modernidade
Paraty
topic Espetacularização
Patrimonialização
Festivalização
Pós-modernidade
Paraty
Spectacularization
Patrimonialization
Festivalization
Post-modernity
Paraty
Geografia
dc.subject.eng.fl_str_mv Spectacularization
Patrimonialization
Festivalization
Post-modernity
Paraty
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Geografia
description O urbano pós-moderno apresenta desafios interpretativos que já foram enfrentados por importantes autores dentro da geografia. Entretanto, o quadro elucidativo foi construído visando explicar os processos observados em grandes metrópoles financeiras, nas cidades que são o coração da economia capitalista contemporânea. Nossa intenção se volta para as cidades consideradas históricas, em geral, cidades pequenas ou médias, que possuem um considerável nível de preservação de seus monumentos. Essas cidades-patrimônio ascendem no, século XX, como importantes espaços destinados a cultura, a história, a memória e ao lazer e seus perímetros urbano-históricos são produzidos para se tornarem espaços de consumo visual. A pós-modernidade chega ao urbano a partir da culturalização do planejamento citadino, uma série de preservações, restaurações e invenções são aplicadas na cidade objetivando desenvolver formas e histórias que sejam atrativas aos olhos e assim mobilizem desejos de consumo. Patrimonialização, espetacularização e festivalização são processos que se unem e formam uma tríade, que constrói cenários utilizando a valorização estética do passado, ou do que se imagina e se quer produzir como passado, para constituir rendas de monopólio através da exploração de características urbanas distintivas, únicas em todo país. Logo, é Paraty e sua festa literária que aguçam nossos olhares e nos motivam a interpretar os intensos processos que incidem sobre o urbano e acabam assim por fragmentá-lo e esfacelá-lo devido à produção desigual do espaço. A intensa periferização a qual a cidade foi submetida, no momento em que seu centro histórico começou a ser produzido como uma mercadoria-cultural de luxo, responde aos ideais da constituição de simulacros urbanos pós-modernos em que tudo e todos são transformados em imagem e rendidos ao império do dinheiro, degradando toda sociabilidade, outrora tão efusiva e extasiante na pacata cidade isolada entre a planície e a serra
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:50:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:50:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vinco, Jefferson de Oliveira. A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip. 2017. [119 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13748
identifier_str_mv Vinco, Jefferson de Oliveira. A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip. 2017. [119 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ANDERSON, Perry. As origens da Pós-modernidade. Rio de Janeiro. Zahar, 1999. ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia. A Cidade do Pensamento Único. Rio de Janeiro. Vozes, 2013. 8ªed. ARANTES, Otília. Berlim e Barcelona: duas imagens estratégicas. São Paulo. Annablume. 2012. BATALLER, Maria Alba Sargatal; BOTELHO, Maurílio Lima. O estudo da gentrificação. Revista Continentes n. 1, p. 9-37, jul.2012. BAUDRILLARD, Jean. Modernity. Canadian Journal of political and social theory. Volume XI, Nº 3. 1987. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de janeiro, Zahar. 2001. CHOYA, Françoise. A Alegria do Patrimônio. São Paulo. Estação da Liberdade: Unesp. 2006. COMPANS, Rose. Intervenções de Recuperação de Zonas Urbanas Centrais: Experienciais Nacionais e Internacionais. s/d. CONSCIÊNCIA, Ana. Postal Paraty. dARQ, FCTUC Coimbra, 2009. COSTA, E. B. Totalidade Urbana e Totalidade-Mundo: As Cidades Coloniais Barrocas Face à Patrimonialização Global. Tese, USP, 2011. COSTA, E. B. Fundamentos de uma emergente patrimonialização global. GEOGRAFIA, Rio Claro, V.39, nº2, p.241-256, mai./ago. 2014. COSTA, E. B. Cidades, Imagem e Patrimônio: consideração metodológica. X ENANPEGE, São Paulo, 2013. COSTA, E. B. Refuncionalização de Patrimônio Cultural e a Nova Racionalidade da Organização Sócio-Espacial em Núcleos Urbanos Tombados. Estudos Geográficos – Rio Claro. 2008. COSTA, E. B; SCARLATO, F. C. As fases de (Re)Produção do Patrimônio Histórico Brasileiro: Interpretação e Valorização da Paisagem Urbana da Gênese Colonial à Mercantilização das Cidades Históricas no Brasil. OLAM – Ciência e Tecnologia –Rio Claro – ano IX, Vol.9. 2009. COTRIM, Cassio Ramiro Mohallem. Villa de Paraty. Capivara, Rio de Janeiro. 2012. CRUZ, Rita de Cássia Arizada.“Patrimonialização do patrimônio”: ensaio sobre a relação entre turismo, “patrimônio cultural” e produção do espaço. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, Nº31, pp.95-104, 2012. CUNHA, Cláudia Reis e. Alois Riegl e “O culto moderno dos monumentos”. Revista CPC, São Paulo, v.1, n.2, p.6-16, maio/out. 2006. DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 2003. 117 DEFFONTAINES, Pierre. Como se constituiu no Brasil a rede das cidades. In: Boletim Geográfico, ano II, n.14 e 15, maio e junho, 1944. EAGLETON, Terry. A ideia de Cultura. 2003. GIRELLI, Luciana. GIRELLI, Luciana. A lógica cultural do capitalismo contemporâneo a partir da obra de Fredric Jameson. Universidade Federal do Espírito Santo. PPG em Política Social, Vitória, 2011. HALL, Peter. Cidades do amanhã. São Paulo, Editora Perspectiva. 2002. HARVEY, David. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Espaço & Debates n. 39. 1996. HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. ANNBLUME, 2003. HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. Edições Loyola, São Paulo. 2013. HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados. São Paulo. Companhia das Letras. 2013 JACQUES, P.B. Espetacularização urbana contemporânea. Caderno PPG-AU. ANO II – Número especial, 2004. JAMESON, Fredric. A Estética da Singularidade. Fronteira do Pensamento - UFRGS. Porto Alegre. 2011. JAPPE, Anselm. O reino da contemplação passiva. 2011. JAPPE, Anselm. Guy Debord. Editora Vozes. Petrópolis. 1999. KURZ, Robert. A Degradação da Cultura. Folha de São Paulo. 1998. KURZ, Robert. O Fantasma das Belas Artes: Porque já não pode a sociedade reflectir sobre si mesma na modernidade. Folha de São Paulo. 1999. KURZ, Robert. O Sentido Cultural do Século XXI: Orientação simbólica e nova crítica social. Folha de São Paulo. 1999. KURZ, Robert. A Estética da Modernização: Da cisão à integração negativa da arte. Folha de São Paulo. 1999. LEFEBVRE, Henri. Espaço e Política. UFMG, Minas Gerais. 2005. LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. Centauro. São Paulo. 2013. LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo. Companhia das Letras. 2011. LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo. Companhia das Letras. 2015. LUCHIARI, M.T.D. A Reinvenção do Patrimônio Histórico no Consumo das Cidades. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo. 2005 118 LUCHIARI, M.T.D. Centros Históricos – Mercantilização do Patrimônio e Territorialidades do Patrimônio Cultural Urbano. GEOgraphia. Ano7, Nº14. 2006. MONNET, Jerôme. O álibi do patrimônio: crise da cidade, gestão urbana e nostalgia do passado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Número 24/1996. MOURE, Laura Bahia Ramos. INBI-SU – Resultados parciais de Parati, Petrópolis e Praça XV. In: CORREIA, Maria Rosa (Org.). Oficina de Estudos de Preservação – Coletânea I. Rio de Janeiro, 2008. PESTANA, Til. Sobre o tema da gestão do patrimônio cultural. S/d PRIESTER, Mariana Freitas. Os olhares sobre o bairro histórico de Paraty/RJ: análise de intervenções na arquitetura civil e no espaço público. Dissertação. IPHAN, 2015. PRIORE, Mary del. Festas e utopias no Brasil colonial. São Paulo. Editora brasiliense. 1994. RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos. Edições 70, 2013. RODRIGUES. Donizete. Patrimônio cultural, memória social e identidade: uma abordagem antropológica. Universidade da Beira Interior. Center of Research in Anthropology, Lisboa, 2012. SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades na virada do século: Agentes, estratégias e escalas de ação política. Revista de Sociologia e Política. Curitiba. 2001. SÁNCHEZ, Fernanda. Produção de sentido e produção do espaço: Convergências discursivas nos grandes projetos urbanos. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n°107, 2004. SAN´TANNA, Márcia. A Cidade-Atração: Patrimônio e valorização de áreas centrais no Brasil dos anos 90. Caderno PPG-AU. ANO II – Número especial, 2004. SILVEIRA, Carmem Beatriz. O enfoque urbanístico-cultural no planejamento a partir da década de 1980: os projetos de revitalização na cidade do Rio de Janeiro. Caderno PPG-AU. ANO II – Número especial, 2004. SMITH, Neil. The new urban frontier: Gentrification and the revanchist city. Routledge. New York. 2005. SOJA, Edward. Geografias Pós-modernas. Rio de Janeiro. Zahar. 1993. SOUZA, Marina de Mello e. Parati: a cidade e as festas. Rio de Janeiro. Editora UFRJ. 1994. VAZ, L. F. A culturalização do planejamento e da cidade: novos modelos? Caderno PPG-AU. ANO II – Número especial, 2004. WINTER, Rafael. Paisagem cultural e patrimônio. IPHAN. Rio de Janeiro. 2007. ZUKIN, Sharon. The culture of cities. Oxford, Blackwell, 1995. 119 ZUKIN, Sharon. Paisagens urbanas pós-modernas: Mapeando cultura e poder. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n°24, 1996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13748/1/2017%20-%20Jefferson%20de%20Oliveira%20Vinco.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13748/2/2017%20-%20Jefferson%20de%20Oliveira%20Vinco.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13748/3/2017%20-%20Jefferson%20de%20Oliveira%20Vinco.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/13748/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bc91bfdc0b9e00972a7ed5b8abf9a25
acac67608a0b6c017ab8d3e116376214
3f64812523f99bce1fc069eef2c667ec
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107853800734720